Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 111896 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #150 Online: 28 de Dezembro de 2017, 12:17:24
Sou amador, entrei neste mundo por prazer, pelo conhecimento e pela fotografia. A cada dia penso mais em simplificar os processos desde a captura, edição e visualização/impressão.
Inicialmente vendi meu set FF Canon 6D, fui para uma ML e 3 lentes primes - muito satisfeito com a mudança.
Mais recentemente fiz alguns passeios e fotografei tudo em Jpeg, impressionante como 90% das fotos ficaram como eu desejava, uma ou outra noturna editei o RAW... encurtei e muito o processo.
Na última semana utilizei um Samsung S8 do meu sogro, fotografei em modo Pro e salvei alguns arquivos em RAW (DNG), editei no próprio celular, pelo Lightroom CC, quando cheguei em casa a foto já estava no meu catálogo e com as alterações que inicialmente fiz no celular... achei simplesmente sensacional!!
Para o meu uso as limitações seriam - distância focal fixa > parcialmente resolvido com modelos de 2 lentes e zoom optico de até 2x; ausência de controle real de abertura no modo manual.
Mas sinceramente, para o meu uso, acho que atenderia muito, mas muito bem... para aqueles 5% em que seria necessário um equipamento específico... deixo estas lembranças ficarem na memória!!
Hoje com o set lentes + câmera + acessórios, daria para comprar um celular top, mesmo com os preços/custo Brasil, e ainda sobrar uma grana...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #151 Online: 31 de Janeiro de 2018, 16:52:39
As coisas estão sendo levadas a outro nível pela Motorola.

Segundo a matéria, está sendo desenvolvido um moto snap que permitirá o acoplamento de objetivas Sony/Nikon/Canon.

Isso realmente irá fazer uma diferença, só ver qual sensor será usado nesse snap.

https://m.tecmundo.com.br/dispositivos-moveis/126696-novos-moto-snaps-chegando-camera-profissional-projetor-melhorado.htm

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #152 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 11:45:12
Daqui a pouco vão dizer que um celular é capaz de substituir uma full frame.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2018, 11:45:31 por Claudio Barros »


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #153 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 11:53:21
Particularmente acho que os celulares hoje substituem muito bem uma câmera fotográfica para os tipos de fotos que a maioria faz no seu dia a dia.
Fotografia em família em um passeio, uma festinha entre amigos ou uma festa de aniversário ou o que valha.
Mas é sempre bom lembrar que a fotografia são a junção de arte, técnica e; sim, qualidade de imagem.
Você pode ter feito uma baita foto, do ponto de vista artístico, mas ai a qualidade de imagem deixa a comprometer, ela perde o poder visual que ela poderia produzir.

O sensor de uma câmera fotográfica de um celular, nunca (talvez algum dia consigam) vai superar um sensor de uma câmera cropada ou full frame. A diferença de captura de luz, densidade e cor, não tem software de simulação que consigam superar esse parâmetros quando se compara os dois tipos (celular e FF ou APS)

Agora, se só se olhar do ponto de vista artístico, ai tanto faz um ou outro equipamento.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #154 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 11:57:15
Particularmente acho que os celulares hoje substituem muito bem uma câmera fotográfica para os tipos de fotos que a maioria faz no seu dia a dia.
Fotografia em família em um passeio, uma festinha entre amigos ou uma festa de aniversário ou o que valha.
Mas é sempre bom lembrar que a fotografia são a junção de arte, técnica e; sim, qualidade de imagem.
Você pode ter feito uma baita foto, do ponto de vista artístico, mas ai a qualidade de imagem deixa a comprometer, ela perde o poder visual que ela poderia produzir.

O sensor de uma câmera fotográfica de um celular, nunca (talvez algum dia consigam) vai superar um sensor de uma câmera cropada ou full frame. A diferença de captura de luz, densidade e cor, não tem software de simulação que consigam superar esse parâmetros quando se compara os dois tipos (celular e FF ou APS)

Agora, se só se olhar do ponto de vista artístico, ai tanto faz um ou outro equipamento.
Exatamente o que penso, porém pelo que entendi esse acessório irá ter um sensor próprio, usando o celular somente para processar a imagem.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #155 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 14:36:04
Mudando um pouco sobre a ideia deste tópico, quando viajo para alguma região mais perigosa, não levo minha DSLR e me viro com a câmera do celular. A cada ano vejo melhorias nessas câmeras, e em 80% dos casos, nem sinto a falta da minha "pesadona"... :D

Neste caso (para passeios e viagens), o celular praticamente substituiu a minha DSLR.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #156 Online: 10 de Fevereiro de 2018, 23:52:38
Mudando um pouco sobre a ideia deste tópico, quando viajo para alguma região mais perigosa, não levo minha DSLR e me viro com a câmera do celular. A cada ano vejo melhorias nessas câmeras, e em 80% dos casos, nem sinto a falta da minha "pesadona"... :D

Neste caso (para passeios e viagens), o celular praticamente substituiu a minha DSLR.

Penso que os celulares tem melhorado sua qualidade e muito. Mas há detalhes que ainda não chegam no nível das DSLR. Agora tudo é possível nesse mundo da tecnologia né.


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #157 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 11:27:58
Muitas vezes me deparo em situacoes com 1.2 de abertura 4000 de ISO e 1/160. O dia que um celular fizer isso e durar pelo menos 200 casamentos eu migro para um.

Digno de trancar o tópico.  :worship:


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #158 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 11:39:29
Uma vez vi uma foto feita com esses super smartphones num monitor fodão, a foto toda grandona lá. A qualidade de imagem era lastimável.

Qualidade de imagem sob o sol da manhã nas poucas polegadas da tela do smartphone é algo estúpido de fácil. Qualquer foto fica boa.

O pessoal pró-smartphone argumenta sob o ponto de vista da selfie, da rede social, do amadorismo, da diversão e do dia-a-dia.
Pega o Iphone e vai fazer uma carreira de fotógrafo...Trabalhe só um ano com um, fazendo eventos semanais, com centenas e milhares de cliques cada um. Veja se vai dar certo.

Uma coisa é a evolução e nível a que essas coisinhas tecnológicas chegaram e servem ao entretenimento digital da massa. Isso é muito válido.
Mas dizer que isso substitui um equipamento fotográfico dedicado em trabalhos profissionais sólidos e constantes...é um tanto demais.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #159 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 12:11:10
Concordo com as opiniões acima, para trabalho que exige demandas específicas, robustez, durabilidade etc... não penso em uma real substituição.... porém como o título do tópico é genérico e não específico para situações de trabalho, considero que para uso como lazer... já substituiu...

Há pouco tempo, o amador mais entusiasmado por fotografia, quando desejava melhorar a qualidade das suas imagens, via como único caminho a migração para uma DSRL de entrada, no Brasil quase que em sua maioria uma Rebel; nas viagens e passeios era comum vermos turistas com as suas DSRLs... hoje tenho percebido uma diminuição evidente... o celular ocupou este espaço, e acho mais do que justo... era um público que em sua maioria não queria aprender sobre exposição ou modos manuais, compravam e ficavam com a lente do kit... para essa turma o celular resolveu e muito bem....

Hoje tenho uma mirrorless por questão de tamanho e peso, adoro fotografar com ela e não me vejo abandonando por um celular, simplesmente pelo prazer de olhar pelo EVF, compor, controlar todos os parâmetros, etc..... e o resultado.

Mas a cada dia me pergunto mais sobre a necessidade de mais MegaPixel, e de ultra detalhamento da imagem quando ampliamos em 100% na tela do monitor.

Imprimir uma imagem é cada vez mais raro para a maioria, e quando o fazem em 10x15, com qualidade questionável de papel e tinta, os monitores domésticos que já tiveram a fase de aumento de tamanho - agora estabilizaram, a imensa maioria até 21 pol; Na imensa maioria das vezes as imagem são observadas em telas de celulares de até 6 pol, Os PCs domésticos quando quebram estão sendo substituídos por notebooks com telas de até 14, 15 polegadas...

Acho que a visualização em 100% na tela durante a edição, criou em nós uma neura por nitidez, artefatos, qualidade, ruído... sem um propósito final, na maioria das vezes...

Criei uma rotina de a cada 3 meses, enviar fotos para impressão, faço até 30x45, mas em sua imensa maioria em 20x30, ficam em um painel no quarto do computador, são os momentos que mais me dão prazer... tenho algumas feitas por celular também em 20x30, percebo a diferença destas, mas me impressiono a cada dia como estão melhorando !!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #160 Online: 01 de Junho de 2018, 21:02:00
Um comentário que concordo é acho pertinente.
Nada contra os celulares, mas cambiar uma objetiva escolhendo a ideal para a foto, ainda me apaixona.

https://willianmachado0.blogspot.com/2018/06/me-desculpe-por-nao-fotografar-com-celular.html?m=1

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #161 Online: 15 de Setembro de 2018, 09:40:05
Já substitui várias câmeras, as pessoas não compram mais câmeras como antigamente, claro que isso trouxe um divisor mais claro entre profissionais e usuários amadores, DSRL ficará restrito a um público especifico, vendi todo meus set Canon que incluía uma 5D Mark 2, diversas lentes, flash, tripé e uma grande lista de acessórios, como usuário avançado começou a incomodar o peso, e onde ia achavam que era o fotografo do evento, fotos com celulares começou a tornar mais frequente, mas a qualidade pesou e comprei novamente uma câmera sem espelho por ser mais leve e garantir uma certa qualidade, estava sentido falta de uma Câmera mais robusta e comprei uma 6D  :D :D :D :doh: os celulares atuais evoluíram novamente, mas quem gosta de fotografar com esse tipo especifico de câmera não troca.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #162 Online: 06 de Março de 2019, 13:58:57
Levantando a discussão, na época que o tópico foi criado, cojitava-se um celular com várias câmeras, um ano e meio depois mas temos modelos em linha de produção:



Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #163 Online: 06 de Março de 2019, 14:02:10
Nokia 9 Pureview


Conhecimento importa mais que equipamento.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #164 Online: 07 de Março de 2019, 12:00:57
Tenho um Galaxy S8 e estava ansioso justamente para ver se o S10 viria com esse trio. Digo, já tinha curtido muito a ideia das câmeras-duplas, com uma wide e uma "tele" (que na verdade é uma normal! haha), mas gosto bastante de ultra-wides, então esse tipo de combinação com 3 fixas agora praticamente supre todos os meus desejos.

Acho que o próximo passo, após consolidado esse modelo de câmeras-múltiplas, seja conseguir manter o mesmo padrão da câmera "principal" para as outras duas. Digo, o mesmo tamanho de sensor e tecnologias da câmera principal aplicado na ultra-wide e na tele.

Outro limitante que ainda existe é o de teles longas, até pela questão física da coisa (tamanho da lente). É algo que poucos realmente precisam, mas que ainda obrigam as pessoas que realmente querem fotos aproximadas do assunto a terem uma super-zoom ou uma DSLR. Por exemplo, fotografia de esportes, peças teatrais, vida selvagem etc... Eu mesmo estou indo para a África do Sul na semana que vem e vou carregar um peso extra para levar a DSLR com uma tele e tentar flagrar uns bichinhos por lá. Neste caso, nem celular e nem minha compacta iriam resolver.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C