Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 111951 vezes)

Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #196 Online: 30 de Julho de 2019, 15:58:28
Para contribuir com a discussão:

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/9941/chefe-da-fabricante-de-lentes-zeiss-diz-que-cameras-de-celulares-tem-um-limite-de-qualidade

Ainda não li a matéria, mas só pelo titulo eu já concordo kkkk, realmente é meio impossível fazer a mesma ótica usada em lentes enorme pra um celular, pra fazer algo tão compacto teria que ter algo tão excelente que seria absurdo de caro, sem contar que o sensor teria que ser microscópico 


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #197 Online: 31 de Julho de 2019, 10:31:31
Que tem limite, tudo na Física tem.
Parte desse limite está sendo transposto pela inclusão de várias câmeras no mesmo aparelho.
O resultado da imagem é a soma delas, e portanto, uma imagem com mais definição.

Na realidade, se pensarmos bem, pro público geral, esse resultado já é mais que aceitável.
Então pro grande público, a guerra já tá ganha pelos celulares.

O ponto interessante pra gente é quando essa evolução chegará ao nível de um trabalho profissional.
Quando as pessoas irão perceber ou entender que já não compensa contratar um fotógrafo pros 15 anos da filha, pois ele entrega a "mesma qualidade" que os seus convidados...

Sobre os mounts... Isso é a maior idiotice da indústria. Os caras tinham que alinhar tudo... Tipo mount Canon, mount Sony, Nikon, etc...


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #198 Online: 31 de Julho de 2019, 11:01:50
Parte desse limite está sendo transposto pela inclusão de várias câmeras no mesmo aparelho.
O resultado da imagem é a soma delas, e portanto, uma imagem com mais definição.

Na realidade, se pensarmos bem, pro público geral, esse resultado já é mais que aceitável.
Então pro grande público, a guerra já tá ganha pelos celulares.

O ponto interessante pra gente é quando essa evolução chegará ao nível de um trabalho profissional.
Quando as pessoas irão perceber ou entender que já não compensa contratar um fotógrafo pros 15 anos da filha, pois ele entrega a "mesma qualidade" que os seus convidados...

Sobre os mounts... Isso é a maior idiotice da indústria. Os caras tinham que alinhar tudo... Tipo mount Canon, mount Sony, Nikon, etc...

Eu penso também o seguinte, a existência de celulares com muitas câmeras e qualidade excelente ainda sim não mataria as câmeras profissionais por um motivo. As câmeras profissionais são feitas para fotógrafos profissionais, que diferente do consumidor comum, são pessoas que estudam as diversas aplicações da fotografia. Isso quer dizer que existem dois públicos diferentes, nós que nos empenhamos em estudar fotografia de verdade e o publico comum que compra o melhor celular do mundo e tira uma foto mais feia que qualquer um de nós com um celular intermediário da Motorola.
O consumidor comum sempre vai olhar para os trabalhos de um profissional e entender que é superior a qualquer coisa que ele faria com seu celular, não por causa do equipamento, mas por causa do conhecimento e visão artística. O que quero dizer é que nós poderíamos hoje trabalhar profissionalmente com celulares e continuar tendo o mesmo reconhecimento, mas como a maioria dos fotógrafos, queremos entregar o nosso melhor, então se faz necessário um produto superior ao produto comum (que seriam os celulares e câmeras point and shoot). Nós somos um mercado, que precisa ser suprido de um equipamento superior, então é praticamente impossível criarem um produto que é comum para nós e para o publico comum, que atende aos dois públicos.
Então eu não consigo ver uma situação onde vão fazer um Iphone XYZ PLus gold que suprirá nossas necessidades e a do publico comum, pois se suprir as nossas necessidades, vai ser coisa demais para o publico comum (sem ocntar o preço exagerado) e se suprir as necessidades somente do publico comum, vai ser pouco para nós.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #199 Online: 31 de Julho de 2019, 13:49:12
Então pro grande público, a guerra já tá ganha pelos celulares.

O ponto interessante pra gente é quando essa evolução chegará ao nível de um trabalho profissional.
Quando as pessoas irão perceber ou entender que já não compensa contratar um fotógrafo pros 15 anos da filha, pois ele entrega a "mesma qualidade" que os seus convidados...

Cara, em menos de 5 anos os telefones vão passar a pena nas câmeras dedicadas... a galera compara o que tem hoje, e ignora o avanço dos últimos anos em câmeras x celulares... O profissional da fotografia (e vídeo) pode não "sumir", mas sua ferramenta de trabalho será um gimbal e um telefone.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #200 Online: 31 de Julho de 2019, 13:55:57
Então eu não consigo ver uma situação onde vão fazer um Iphone XYZ PLus gold que suprirá nossas necessidades e a do publico comum, pois se suprir as nossas necessidades, vai ser coisa demais para o publico comum (sem ocntar o preço exagerado) e se suprir as necessidades somente do publico comum, vai ser pouco para nós.

Você acha mesmo que se a Apple, Samsung, ou qualquer outra tiver a oportunidade de abraçar os dois mercados, elas vão vacilar? Vão engolir a Canon, Nikon ou qualquer outra que fique no seu caminho.

Vai ser como a transição do filme para o digital, os saudosistas vão se manter por um tempo, e os que não se renderem a tecnologia, serão esmagados pelo novos conceitos.


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #201 Online: 31 de Julho de 2019, 14:35:35
Você acha mesmo que se a Apple, Samsung, ou qualquer outra tiver a oportunidade de abraçar os dois mercados, elas vão vacilar? Vão engolir a Canon, Nikon ou qualquer outra que fique no seu caminho.

Vai ser como a transição do filme para o digital, os saudosistas vão se manter por um tempo, e os que não se renderem a tecnologia, serão esmagados pelo novos conceitos.
Cara, acho que não ó, tipo, olha a Canon, a quanto tempo ela insiste em DSLR e só agora ta partindo pra mirrorless e sem deixar as DSLRs pra trás. Todas as empresas tem seus nichos, uma Apple da vida dificilmente vai fazer uma câmera pra concorrer com uma câmera top da Canon, porque não faz parte do nicho dela, ela pode até começar aos poucos, como foi a Samsung produzindo smartphones para concorrer com o Iphone, não foi de uma hora pra outra.
Quando se tem uma empresa e você ja tem um publico bem estabelecido, dificilmente você muda de segmento, a não ser que um determinado segmento não tenha concorrentes ou concorrentes fracos.
Mas acho que o assunto aqui é outros, uma empresa como a Apple e a Samsung teriam muito trabalho para criar um produto no modelo de um smartphone para concorrer com uma Canon ou uma Sony, mas mesmo assim, o Iphone ja é um aparelho com qualidade boa de camera pra se comparar a uma DSLR, mas mesmo sendo o melhor celular do mundo, ainda sim, não é um aparelho profissional voltado para fotografia. Da mesma forma que existe a fabrica da Ferrari, que são carros de rua com potencia de carros de corrida, você não vê muitas Ferraris por aí né na rua e também não vê uma Ferrari de rua apostando corrida com um carros profissionais como os da Stock Car.
Enfim, a Apple pode até vir a fabricar câmeras profissionais para bater na Canon, mas não um celular que vai atender todas as necessidades de um fotografo profissional que busca excelência (Não estou falando que não da pra fazer um trabalho excelente com um celular).


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #202 Online: 31 de Julho de 2019, 17:16:39
...
Enfim, a Apple pode até vir a fabricar câmeras profissionais para bater na Canon, mas não um celular que vai atender todas as necessidades de um fotografo profissional que busca excelência (Não estou falando que não da pra fazer um trabalho excelente com um celular).

Acho que você entendeu errado, ou deixei a explicação confusa.

Por que a Apple fabricaria uma câmera profissional, se o mercado esta morrendo!?
O que eu disse foi justamente o contrário, eles vão é botar telefones com qualidade de câmeras profissionais, ou melhores.

Olha a evolução das câmeras de celulares de 5 anos atrás até agora e imagine de agora a 5 anos a frente! Consegue imaginar?

Os avanços tecnológicos são cada vez mais rápido. Não consigo ver limites para esses aparelhos, já as fabricantes de câmeras parecem cego em tiroteio.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #203 Online: 31 de Julho de 2019, 18:56:59
Quando eu troquei o meu iPhone 4 por um 4S (que trouxe estabilização pra video -1080p - e uma sensível melhora geral na qualidade das fotos), em 2012, eu lembro de ter dito pra um amigo fotógrafo que, dali a 2-3 anos, ele ia fotografar e filmar eventos com um iPhone 6 ou 7 (da minha especulação de 2012, não o iPhone 6/7 que foi lançado de fato).

Ele deu risada.

Hoje ele trabalha com agricultura, largou de foto e video.

Os clientes dele (alguns deles são meus clientes também) não contratam mais captação de video - ao invés disso os funcionários fazem seus proprios videos (tirando poucas exceções - e eu entendo que isso é "por enquanto"). Em caso de eventos, alguns ainda contratam fotógrafos mas pagam uma merreca. Uma época o pessoal de filmagem até tava usando essas A6300/A6400 da Sony, mas já partiram pro gimbal+S9/S10...

No fim, eu acho decepcionante que os telefones tenham evoluído tão pouco. No meu entender, hoje em dia (2019) 7 anos depois do meu chute lá em 2012, já era pra DSLR ter o mesmo status da Rollei 6x6... Tive amigo que comprou D600 junto comigo pra tirar foto dos filhos (começo de 2013), e 2 anos depois vendeu a camera e as lentes e pegou um iPhone 6 - o 1o que fazia os videos em slow motion. Eu lembro dele achar que eu era retardado por ter ficado com a minha DSLR ainda... (fiquei até 2016!).

Eu lembro de viagens que eu fiz nas quais bastante gente levava DSLR, até que nas últimas que eu fiz, só eu e mais 1 ou outro gato pingado tinham cameras que trocam lente e tal (no meu caso, uma A7ii). O bom é que ficou "mais fácil" fazer "novas amizades" pois as pessoas vêm a sua câmera e veem conversar (escrevi certo os verbos ver e vir?)

Podem falar "ãin mas e o tamanho do sensor bla bla bla"... cara, cliente vê imagem final.

Se a fotografia computacional gerar aquela imagem que o cara fale "óóóóó", os clientes vão rir da cara do idiota que aparecer com aquele monte de equipamento - camera, flash, lentes...

Fotografia com "F" maiúsculo, seja ela de filme, digital feita com controles manuais, humanos, e ainda mais impressa em papel, cara, isso vai ser coisa de nicho de um nicho...

...infelizmente (IMHO).
« Última modificação: 31 de Julho de 2019, 19:02:19 por lsd »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #204 Online: 31 de Julho de 2019, 21:05:00
Se a fotografia computacional gerar aquela imagem que o cara fale "óóóóó", os clientes vão rir da cara do idiota que aparecer com aquele monte de equipamento - camera, flash, lentes...

É isso que to tentando dizer, mas a galera romantiza a ferramenta...

Dias atras eu estava fotografando um aniversário infantil (acho que já contei isso aqui), um dos convidados (tio do aniversariante) estava com um desses telefones modernos (nem reparei qual era), em um determinado momento o cara veio conversar comigo e começou a me mostrar as fotos, cara... fiquei com vergonha de mostrar as fotos na minha câmera, desconversei e não mostrei, e ainda fiquei com um grilo na cabeça, quando a mãe visse as fotos dele e as minhas iria pensar "Nossa, por que eu paguei um fotógrafo?"

No nicho dos casamentos, eu acredito que a profissão não acaba, precisa de alguém dedicado a capturar as imagens, mas a ferramenta vai encolher, e preço que se cobra vai encolher junto, e muito.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #205 Online: 31 de Julho de 2019, 23:04:24
Mas mesmo pra casamento... daqui a pouco os celulares dominam essa área também...

A saída possível para os fabricantes “tradicionais” seria eles incorporarem essas novas tecnologias, como a inteligência artificial e etc., senão serão engolidas por Apple, Google (o Pixel faz milagre com as Fotos), Samsung e as chinesas.

Já chegamos num ponto em que não são mais os celulares que precisam evoluir pra ultrapassar as câmeras... é o contrário.

Só não se resolveu ainda a questão do zoom... ops, já se resolveu, um fabricante chinês meteu um periscópio dentro do celular.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #206 Online: 31 de Julho de 2019, 23:35:10

Já chegamos num ponto em que não são mais os celulares que precisam evoluir pra ultrapassar as câmeras... é o contrário...
...

A melhor frase do tópico  ....   :ponder:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #207 Online: 01 de Agosto de 2019, 06:59:35
Mas mesmo pra casamento... daqui a pouco os celulares dominam essa área também...

Sim, como eu disse em algumas postagens atras, para trabalhar vamos precisar de um telefone e um gimbal.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #208 Online: 01 de Agosto de 2019, 07:10:51
Já chegamos num ponto em que não são mais os celulares que precisam evoluir pra ultrapassar as câmeras... é o contrário.

Olha, se levarmos em conta o tamanho de sensor e lentes de uma DSLR (ou derivados), e do sensor e lentes de um telefone, e a qualidade de imagem de ambos, podemos ver que os celulares estão infinitamente a frente das câmeras.




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #209 Online: 01 de Agosto de 2019, 11:10:39
Acontece com ambos os produtos, assim como os celulares evoluem, as câmeras tbm evoluem rapidamente, de maneira que se formos analisar apenas o equipamento que produz imagens com melhor qualidade, jamais os celulares chegarão junto em uma mesma geração.

Porem o fato é que, para os meios de publicação da maioria absoluta das imagens hoje em dia, veja, são imagens digitais que circulam pela internet, visualizadas em uma tela retroiluminada, como painel LCD de celular ou monitor um pouco maior, a qualidade daquilo que o celular produz já é bem suficiente, não demora muito para chegar à perfeição.

Uma câmera pro, apesar de maravilhosa, já ultrapassou o suficiente em muitos casos; obviamente que vai ficar mais restrita para as aplicações profissionais especificas, com demandas e características onde o celular não consegue acompanhar.
Conhecimento importa mais que equipamento.