Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 112430 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #210 Online: 01 de Agosto de 2019, 14:16:39
Porem o fato é que, para os meios de publicação da maioria absoluta das imagens hoje em dia, veja, são imagens digitais que circulam pela internet, visualizadas em uma tela retroiluminada, como painel LCD de celular ou monitor um pouco maior, a qualidade daquilo que o celular produz já é bem suficiente, não demora muito para chegar à perfeição.
Concordo!  :ok:

E mais... Aquela coisinha que chamamos de limite, tende a ser superado com o tempo e tecnologia.

https://super.abril.com.br/tecnologia/cientistas-criam-lente-de-contato-que-da-zoom/?fbclid=IwAR3NsaZubqw88I7daZQIEDoji6U8h-tq7tz3K_spOOD3LE4Qlj3fUKTyTVo


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #211 Online: 23 de Agosto de 2019, 08:51:14
Substituir eu não acredito.
Mas talvez a fotografia c dslr ou vire nicho ou fique exclusiva de profissionais, entusiastas, amadores avançados e etc.
A verdade é que quem passou pela experiência de usar uma dslr c lente de qualidade sabe que o resultado é muito superior, principalmente em situações de pouca luz.
Mas esta mesma experiência nos diz que a comodidade e a facilidade de usar um celular rapidamente conta muito.
Quem aqui já não se utilizou de seu celular, fez uma foto muito boa e a partir dali pensou na possibilidade de expandir este horizonte?
E uma coisa que não pode ser descartada é o uso conjunto mesmo que o resultado de ambos seja bem diferente.
 :ok:
« Última modificação: 23 de Agosto de 2019, 08:52:15 por peridapituba »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #212 Online: 16 de Setembro de 2019, 08:13:42


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #213 Online: 16 de Setembro de 2019, 08:24:22

Não tem jeito, até quem fotografa com equipamento dedicado, usa celular, porém isso embora irreversível, não acredito que elimine o equipamento dedicado, ele sempre precisará existir.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #214 Online: 16 de Setembro de 2019, 09:51:18
Realmente é incrível os avanços tecnológicos das câmeras de celulares e a letargia das fabricantes de câmeras em acompanhar esse avanço.

Dito isso, da minha experiência pessoal, não consigo me acostumar a usar o celular para fotografar. Ainda uso um S6 antigo, não conheço os celulares mais modernos que devem ser melhores , porém como não é a qualidade da imagem o que me frusta na experiência e sim a interface e ergonomia do celular, não creio que fará muito diferença.
Mas essa é uma questão muito pessoal. Eu também não gosto de fotografar utilizando o LCD da camera, por exemplo, mas vejo muito gente que usa tranquilamente, então é questão de gosto, mas pra mim o celular é quebra galho quando não estou com a câmera a mão.

No entanto, quando alguém me pede dica sobre comprar camera (geralmente qdo vêem você fotografando com a camera na rua) eu digo sempre se você quer levar a sério fotografia aí pode ser interessante comprar uma camera, do contrário compre um celular de ponta que será muito melhor:  qualidade já é excelente, portabilidade maior, conectividade nem sem compara...
Câmeras grandes vai acabar virando nicho mesmo.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #215 Online: 16 de Setembro de 2019, 11:06:44
O gráfico mostra o avanço de vendas dos smarts em relação às cameras, mas quantas destas vendas foram diretamente relacionadas à fotografia propriamente dita?
Esta comparação nem sempre é correta ma minha opinião.
O fotógrafo mesmo, profissional ou entusiasta ou que tem compromisso c a fotografia, comprou um smart pensando em usar para só fotografar como faz c sua câmera?
É complicado, porque são mercados distintos para serem comparados.





felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #216 Online: 16 de Setembro de 2019, 12:37:38
Sempre vale a reflexão, que já foi feita algumas vezes aqui...


Now, a smartphone paired with Instagram—both a camera and a publishing platform—has freed up photographer time and stamina, and marked a shifting paradigm for documentary photography, forging new opportunities for photographers of all ilk, all over the world.


Serve também sobre a discussão ocorrendo no tópico da D6. Enquanto alguns só enxergam tela de toque e conectividade cabeada (ou wifi problemático) das câmeras voltadas a fotojornalismo, outros enxergam um mundo de conectividade que vem de uma câmera bem fraquinha, associada a um mundo de conectividade e um cartão SIM com dados habilitados. Fácil ver quem está levando vantagem, e por quê.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #217 Online: 16 de Setembro de 2019, 17:10:13
Sim  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #218 Online: 16 de Setembro de 2019, 18:09:50
Mas, não vejo o fluxo de trabalho mudando. A automação do envio à nuvens proprietárias já existe há mais de uma década.

"Nuvens proprietárias" é tão década passada...  :assobi:
Acho que, se for pra ter uma solução proprietária, tem que ser muito melhor do que é hoje. Mas ainda assim, se a única solução precisar da câmera, de um cabo ethernet, de um computador com link, etc. tá mais década passada ainda.

E quer prova de que o fluxo está mudando?
https://www.climatempo.com.br/participe/envie
https://m.folha.uol.com.br/enviesuanoticia/index.shtml
http://www.brazilianvoice.com/envie-sua-noticia

Já que estamos falando da década passada, vc acha que 10 anos atrás estas páginas existiam? Links pra fazer upload de imagens?

Citar
E, antes do produto final ser publicado (publicado=tornado público), ele
sempre terá um editor, revisando o JPG que será publicado, antes dele sair a público. E nos processos que envolvem RAW, ele precisa de bastante edição, antes de sair.

Se estamos falando de agilidade, não creio que estejamos falando de raw.

Citar
Usar o Instagram (ou outra rede social) sem um bom sistema de indexação e busca de histórico, não vai rolar...

Imagine, no Instagram, cerca de 20-50 fotógrafos numa editora Abril ou Folha de SP, mandando tudo para seus Instagrams e os editores tendo que buscar imagens todas espalhadas em vários Instagrams, olhando uma lista/consulta digital de qual fotógrafo estava em tal local, três semanas atrás, no meio de um monte de foto nova que chegou depois...  :no:

E, se for um Instagram por área do jornal, teremos um saco monstruoso em semanas...

E se for um Instagram por projeto, teremos dezenas de Instagrams ao final no ano...

Não... no Instagram atual, não vai rolar

Instagram é um exemplo. Pode ser Dropbox, Google Drive, ftp, etc. E vc deu outro exemplo de coisa que falta: inteligência pra fazer indexação automática: por localização/horário, por comentário de lote, por evento... Por exemplo, o Google faz álbuns automaticamente das fotos das minhas viagens. Ele sabe que viajei pra lugar X, por quantos dias, e o que fotografei. Não digo que tem que ser a mesma coisa, mas tem como ir muito além do que existe hoje.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #219 Online: 16 de Setembro de 2019, 18:19:32
Tudo isso aí dependeria de muito investimento em tecnologia. Como é que vai se investir tanto num mercado que voltou pro nível da década de 1970?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #220 Online: 16 de Setembro de 2019, 20:36:12
Ernesto às onze e meia:

Eu começo a acreditar que os japoneses, simplesmente, não tem tecnologia para bater os coreanos e chineses.... E a tecnologia não nasce de uma hora para outra. Precisam de pesquisadores por vários anos  :ok:

Ernesto à uma e meia:
Felipe, a D6 é uma câmera para quem curte tecnologia e, quem curte tecnologia, nunca se contenta com o suficiente  :ok:

Estamos de olho!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:  :ok:
« Última modificação: 16 de Setembro de 2019, 20:37:04 por felipemendes »


sanguinete

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #221 Online: 19 de Setembro de 2019, 13:45:07
Quando eu troquei o meu iPhone 4 por um 4S (que trouxe estabilização pra video -1080p - e uma sensível melhora geral na qualidade das fotos), em 2012, eu lembro de ter dito pra um amigo fotógrafo que, dali a 2-3 anos, ele ia fotografar e filmar eventos com um iPhone 6 ou 7 (da minha especulação de 2012, não o iPhone 6/7 que foi lançado de fato).

Ele deu risada.

Hoje ele trabalha com agricultura, largou de foto e video.

Os clientes dele (alguns deles são meus clientes também) não contratam mais captação de video - ao invés disso os funcionários fazem seus proprios videos (tirando poucas exceções - e eu entendo que isso é "por enquanto"). Em caso de eventos, alguns ainda contratam fotógrafos mas pagam uma merreca. Uma época o pessoal de filmagem até tava usando essas A6300/A6400 da Sony, mas já partiram pro gimbal+S9/S10...

No fim, eu acho decepcionante que os telefones tenham evoluído tão pouco. No meu entender, hoje em dia (2019) 7 anos depois do meu chute lá em 2012, já era pra DSLR ter o mesmo status da Rollei 6x6... Tive amigo que comprou D600 junto comigo pra tirar foto dos filhos (começo de 2013), e 2 anos depois vendeu a camera e as lentes e pegou um iPhone 6 - o 1o que fazia os videos em slow motion. Eu lembro dele achar que eu era retardado por ter ficado com a minha DSLR ainda... (fiquei até 2016!).

Eu lembro de viagens que eu fiz nas quais bastante gente levava DSLR, até que nas últimas que eu fiz, só eu e mais 1 ou outro gato pingado tinham cameras que trocam lente e tal (no meu caso, uma A7ii). O bom é que ficou "mais fácil" fazer "novas amizades" pois as pessoas vêm a sua câmera e veem conversar (escrevi certo os verbos ver e vir?)

Podem falar "ãin mas e o tamanho do sensor bla bla bla"... cara, cliente vê imagem final.

Se a fotografia computacional gerar aquela imagem que o cara fale "óóóóó", os clientes vão rir da cara do idiota que aparecer com aquele monte de equipamento - camera, flash, lentes...



Eu ia responder algo parecido. Eu sou amador, fotografo pq gosto de ter fotos de minhas viagens. Comprei uma DSLR pq queria ter fotos boas do meu filho que acabou de nascer. Porem, se eu não trato as fotos, um Iphone tem uma imagem muito mais OOOOOóo como você disse do que uma foto sem tratamento numa DSLR. Absolutamente 99% dos meus amigos e familiares não tem mais sequer uma camera fotográfica comum. Todos usam exclusivamente o celular, e minha sogra ainda imprime as fotos que tira no Iphone. Em breve muita gente não vai querer pagar pra ter fotos assim, nao vai acabar, mas vai reduzir. Eu acredito nisto. Não há mais aquela diferença gritante que existia, só em condições muito ruim de luz. E se for pra imprimir e que você não vê muitos detalhes mesmo. E Pra publicar no Instagram piorou, pq ele detona as fotos fora do padrão quadrado. Em minha opinião estamos na era do faça você mesmo de forma muito mais gritante. Mas eu continuo com a DSLR, pq é mais barata que o Iphone  :assobi: :D :D :D :D

« Última modificação: 19 de Setembro de 2019, 13:46:58 por sanguinete »


rodrigo.s

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #222 Online: 01 de Outubro de 2019, 13:29:11
Já é visível cada vez menos câmeras fotográficas na mão famílias, turistas e pessoas comuns. Um celular bom, já satisfaz a necessidade de registrar momentos, para esse público, que umas décadas atrás andava por aí com usas DSLR e filmadoras de mão a tiracolo. Acredito que youtubers e parte dos fotojornalistas também consigam resolver sua necessidade com um bom celular.
Vejam aqueles momentos em que tentam captar a declaração de algum político ou celebridade num aeroporto. Você vê tanto câmeras de vídeo, profissionais, grandes, como DSLR, com alguns blogs de política com  correspondente filmando e falando ao celular. Você capta o momento e o transmite com uma qualidade aceitável (e cada vez superior).

Mas:

- Pense num lookbook em estúdio, com 100 peças de roupa;
- Fotos de uma Fashion Week, que irão para uma revista ou mesmo site/blog de moda;
- Casamento e eventos em geral, várias horas fotografando, com condições del luz adversas e necessidade de qualidade;
- Fotos de esportes em geral, vida animal, que demandam grandes teles;

Eu acredito que as câmeras continuarão com os profissionais, e entusiastas. E apesar de Canon, Nikon, Fuji, perderem o cliente "comum"(o turista, a família...), a fotografia com a internet se popularizou e temos muito mais entusiastas, que movimentam bem esse mercado.

E apesar dos celulares correrem e melhorarem sua qualidade, o local onde algumas fotos serão vistas também tem sua corrida!
Então, pense numa foto de um celular médio, ampliada numa TV 4K. Ou num Mac com tela retina.

Eu ainda acho que teremos DSLR e Mirrorless por um bom tempo!

Buenas!

Li o tópico e esse me parece se o consenso mais interessante e que eu também acredito. O mercado dos fotógrafos amadores, turistas para as grandes marcas esta cada vez mais escasso e vai acabar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #223 Online: 01 de Outubro de 2019, 15:23:14
Enfim, o aparelho não basta fotografar, tem que ter organização :ok:

E é aquilo de novo, foto é mais do que clicar, tem que ter controle do que foi gerado de forma organizada.

Eu uso Android. E terei entrevista para o Green Card nesta quinta-feira. Terei que levar mostras de que já estamos casados a muitos anos. Pelas idas e vindas da vida, o Google já conhece meu rosto e da minha esposa. Foi só entrar no Photos (photos.google.com), e digitar na caixa de pesquisa os nossos nomes, e apareceram milhares de fotos. Tudo classificável por local e data, pelo menos. Foi só escolher umas antigas e mandar imprimir. Posso também separar por assunto ("bike", "piscina", "inverno", etc). Eu sei que pode ser mais fácil que isso, mas não vejo muitas maneiras de fazer isso.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #224 Online: 09 de Outubro de 2019, 21:23:40