Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 111963 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #255 Online: 27 de Janeiro de 2020, 13:06:25
Vamos lá...

Ponto 1 - Henri Cartier Bresson, um pintor estudado (antes e depois de ser fotógrafo, era a sua ocupação), jamais usaria uma lente "wide angle". Se você estudar o que ele disse a respeito de distância focal, nem a lente de 35mm (em formato 135mm) servia para ele, que achava que a perspectiva da distância focal "gritava" ao invés de contar uma história. Para ele, a perspectiva e o aspecto estético eram o fundamento da arte.
Abraço.
Legal Christian, mas e vc, o que vc pensa??? Esse raciocínio bressoniano está no topo de sua pirâmide ou os outros movimentos e tudo aquilo diferente que aconteceu e continua acontecendo em volta da estética fotográfica já entrou dentro de seu liquidificador e agora o suco é diferente???



Ponto 2 - Tá generalizando.

Então, mas a ferramenta que discutimos aqui é o celular, então vc vê (ou não) uma questão existencial na fotografia cotidiana contemporânea que prevalece sobre as questões estéticas compositivas??? O importante para a maioria não é atender questões compositivas, mas existir???


Bem vindo novamente e abração pra vc tbm!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #256 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 09:59:39
108 Mp.
Sensor 2,9 x maior do que seu antecessor.
Lentes Tele, Wide, Ultra Wide e DepthVision (nem sei o que é isso) de grande abertura.
Filmagem em 8k.

E tem gente que acha que os telefones jamais chegarão nas câmeras dedicadas.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/02/samsung-revela-galaxy-s20-s20-plus-e-s20-ultra-saiba-a-ficha-tecnica.ghtml

Eu achava que ainda demoraria uns 3 anos para as câmeras serem atropeladas, mas acho que o atropelamento vai ocorrer bem antes.



Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #257 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 10:06:00
108 Mp.
Sensor 2,9 x maior do que seu antecessor.
Lentes Tele, Wide, Ultra Wide e DepthVision (nem sei o que é isso) de grande abertura.
Filmagem em 8k.

E tem gente que acha que os telefones jamais chegarão nas câmeras dedicadas.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/02/samsung-revela-galaxy-s20-s20-plus-e-s20-ultra-saiba-a-ficha-tecnica.ghtml

Eu achava que ainda demoraria uns 3 anos para as câmeras serem atropeladas, mas acho que o atropelamento vai ocorrer bem antes.

As câmeras foram atropeladas faz tempo, é só olhar os relatórios de vendas. Agora é chutar cachorro morto.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #258 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 10:22:07
Vamos lá...

Ponto 1 - Henri Cartier Bresson, um pintor estudado (antes e depois de ser fotógrafo, era a sua ocupação), jamais usaria uma lente "wide angle". Se você estudar o que ele disse a respeito de distância focal, nem a lente de 35mm (em formato 135mm) servia para ele, que achava que a perspectiva da distância focal "gritava" ao invés de contar uma história. Para ele, a perspectiva e o aspecto estético eram o fundamento da arte.


Não existe perspectiva de distancia focal, espero que Bresson não tenha dito isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #259 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 10:34:09
Não existe perspectiva de distancia focal, espero que Bresson não tenha dito isso.

Não precisa ser tão preciosista, dá pra entender o que ele quis dizer.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #260 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 12:58:33
Não precisa ser tão preciosista, dá pra entender o que ele quis dizer.

Rapaz, esse assunto é polêmico. Melhor deixar quieto!  ;)


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #261 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 15:06:29
 :snack:

Aguardando a polêmica então  :assobi:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #262 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 17:03:20
Não precisa ser tão preciosista, dá pra entender o que ele quis dizer.

Não dá pra entender.

Não sei se ele está falando realmente de perspectiva ou apenas sobre enquadramento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #263 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 17:05:43
Não dá pra entender.

Não sei se ele está falando realmente de perspectiva ou apenas sobre enquadramento.
eu tbm penso assim  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #264 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 19:55:59
será que nesse futuro onde os sensores grandes nao serão mais necessários para produzir imagens em altíssima qualidade, ainda estaremos nos comunicando via celular?
 
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #265 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 20:45:56
será que nesse futuro onde os sensores grandes nao serão mais necessários para produzir imagens em altíssima qualidade, ainda estaremos nos comunicando via celular?

Acho que sim. A diferença vai ser o formato que o celular vai ter. Só que nesse momento, a câmera como conhecemos terá ido embora a muito tempo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #266 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 03:55:35
Acho que sim. A diferença vai ser o formato que o celular vai ter. Só que nesse momento, a câmera como conhecemos terá ido embora a muito tempo.

Acredito que uma hora inventarão celulares com sensores APSC ou Fullframe, compatível com lentes EF da Canon, por exemplo. A Youngnuo deu um primeiro passo nessa, pena que o projeto tenha algumas falhas estruturais e não teve o devido marketing, mas penso que a fusão "Lentes de DSLR/Mirrorless compactas" + Dispositivos estilo Android + Sensores Maiores, farão no futuro essa junção na fotografia.

A questão a ser observada é: será que daqui 20 anos a profissão de fotógrafo ainda existirá com esses avanços? Lembro que profissões no mundo capitalista somem e no dia seguinte surgem novas profissões.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2020, 03:56:44 por cheferson »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #267 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 10:40:42
Acredito que uma hora inventarão celulares com sensores APSC ou Fullframe, compatível com lentes EF da Canon, por exemplo. A Youngnuo deu um primeiro passo nessa, pena que o projeto tenha algumas falhas estruturais e não teve o devido marketing, mas penso que a fusão "Lentes de DSLR/Mirrorless compactas" + Dispositivos estilo Android + Sensores Maiores, farão no futuro essa junção na fotografia.

A questão a ser observada é: será que daqui 20 anos a profissão de fotógrafo ainda existirá com esses avanços? Lembro que profissões no mundo capitalista somem e no dia seguinte surgem novas profissões.

Pra mim isso não faz sentido, pegar celular e colocar sensor grande e lentes grandes... já houveram tentativas, a Samsung lançou um modelo com lente zoom que expandia, a Motorola tinha um módulo da Hasselblad que acoplava no celular, nada pegou... celular tem que ser portátil, pois antes de tudo ainda é celular. Já imaginou ter que andar com o celular no bolso com uma lente EF acoplada ... deus me livre.

Eu sempre acreditei que o futuro estaria nos sensores menores: lentes menores, mais portabilidade, etc. Julguei que o micro four thirds pegaria, mas não pegou... acho que o que acontece é uma divisão entre um número enorme de usuários que se contentam com os resultados obtidos pelos celulares (que já estão ótimos nos modelos novos) e a galera que realmente quer algo dedicado para fotografia, e aí acaba indo logo para os sensores maiores, o que explicaria tantas marcas investirem no FF nos últimos anos.  :ponder:
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2020, 10:43:23 por LeandroR »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #268 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 13:51:17
Celular é discreto, mas a camera no olho é como se ela fizesse parte do corpo. O celular é uma moldura. As maos ficam igualmente posicionadas, e o eixo que se forma é instavel. No entanto, ao segurar uma camera voce faz um eixo vertical e horizontal com os punhos e as maos. A sensacao é de maior estabilidade. Ou seja, voce usa seu corpo de modo diferente. A experiencia é diferente.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2020, 13:56:24 por Leonardo Tonin »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #269 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 14:12:52
Celular é discreto, mas a camera no olho é como se ela fizesse parte do corpo. O celular é uma moldura. As maos ficam igualmente posicionadas, e o eixo que se forma é instavel. No entanto, ao segurar uma camera voce faz um eixo vertical e horizontal com os punhos e as maos. A sensacao é de maior estabilidade. Ou seja, voce usa seu corpo de modo diferente. A experiencia é diferente.

 :clap: :clap: :clap: