Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 111902 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #270 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 14:51:56
Bom trocar ideias Leandro R.   :ok:




fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #271 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 16:20:36
Acabei de retornar ao Hobby e por um instante me vi pensando nisso, até que, quando estava em meu quarto (re) estudando fotografia, peguei um recém adquirido Smart da Maçã 11 Pro, com as benditas 3 câmeras e na parca iluminação do quarto fiz alguns registros, para testar justamente isso, conclusão.

Qualidade ótica sofrível, com pouca luz (não testei com boa luminosidade) no ultrawide ausência total de nitidez das bordas, no recurso de "desfoque" modo retrato, desde a geração passada vejo muito erro no software, com um desfoque meio tosco principalmente quando se tem multi assuntos no mesmo plano focal e o calcanhar de aquiles, ruído absurdo e impossibilidade de ampliações de qualidade fineart.

No mesmo momento peguei uma DSLR e uma lente GA e aquietei meu coração, pode até acabar, mas acho que daqui para lá já irei ter adquirido umas 20 DSLR e se brincar meu filho de 2 anos ainda fotografará com Câmera Fotográfica.
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #272 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 23:47:10
Pra mim isso não faz sentido, pegar celular e colocar sensor grande e lentes grandes... já houveram tentativas, a Samsung lançou um modelo com lente zoom que expandia, a Motorola tinha um módulo da Hasselblad que acoplava no celular, nada pegou... celular tem que ser portátil, pois antes de tudo ainda é celular. Já imaginou ter que andar com o celular no bolso com uma lente EF acoplada ... deus me livre.

Eu sempre acreditei que o futuro estaria nos sensores menores: lentes menores, mais portabilidade, etc. Julguei que o micro four thirds pegaria, mas não pegou... acho que o que acontece é uma divisão entre um número enorme de usuários que se contentam com os resultados obtidos pelos celulares (que já estão ótimos nos modelos novos) e a galera que realmente quer algo dedicado para fotografia, e aí acaba indo logo para os sensores maiores, o que explicaria tantas marcas investirem no FF nos últimos anos.  :ponder:

Porque a tecnologia daqui 5 ou 10 anos, não poderia compactar um sensor APSC, por exemplo, dentro de um celular compacto? Porque esse celular não poderia ter encaixe para algumas lentes como a Youngnuo já provou e fez? Nada meu amigo.

O avanço dos celulares nos últimos 10 anos é notável. Não pode ser ignorado. Ainda creio que esse dia chegará, a fusão de câmera com sensor APSC ou FF e possibilidade de uso de lentes. Se a Youngnuo conseguiu fazer isso com sensor micro 4/3 , quem dirá daqui 5 ou 10 anos.

Ainda existem, mesmo com os avanços, muitas limitações nos celulares atuais. O sensor é muito pequeno, a simulação de desfoque é tosca - feita via software - e o ISO para fotos com pouca luz é horrível, pra imprimir as fotos também. Mas , repito, mas com o tempo essas dificuldades poderão ser, aos poucos, superadas.

O que fica pra mim é o seguinte: se as fabricantes de câmeras "sobreviveram" a tudo isso, creio que o mercado fotográfico voltou a ser o que era no tempo do analógico: fotografia para nichos, ou seja, câmeras e lentes para profissionais ou entusiastas da fotografia.

Outra coisa cômica é a Canon afirmar a diminuição das vendas, mas eles estão lançando DSLR e Mirrorless até nos últimos 3 anos rsrsrs Se ela lança é sinal que tem boas vendas.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #273 Online: 15 de Fevereiro de 2020, 07:04:49
Nao.... A Apple Google Sony continuarao a fazer mobiles provocantes  e Canon Nikon Fuji Sony, Olympus, Panasonic, Sigma, Tamron, Pentax, Ricoh, continuarao desenvolvendo cameras lentes e consumidores ficarao assistindo mais e mais mudancas de tecnologia mas, só irao fundir produtos se tiverem mais lucro.

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2020, 07:11:21 por Leonardo Tonin »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #274 Online: 15 de Fevereiro de 2020, 07:06:30
Nao.... A Apple Google Sony continuarao a fazer mobiles provocantes  e Canon Nikon Fuji Sony, Olympus, Panasonic, Sigma, Tamron, Pentax, Ricoh, continuarao desenvolvendo cameras lentes e consumidores ficarao assistindo mais e mais mudancas de tecnologia mas, só irao fundir produtos se tiverem mais lucro.
     
Ainda me divirto muito com uma dessas

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #275 Online: 15 de Fevereiro de 2020, 07:24:20
Ainda me divirto muito com uma dessas

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Pois é carlos... Uma beleza dessas, e voce tem fotografado bastante. Deve gerar umas fotos diferentes usando Filme. Show  :ok:



hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #276 Online: 26 de Abril de 2020, 16:43:47
https://www.statista.com/chart/5782/digital-camera-shipments/

Não tenho dúvida que os celulares são a causa dessa queda.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #277 Online: 26 de Abril de 2020, 16:57:06
Penso que as câmeras pro que conhecemos hoje vão virar um nicho.  :ponder:
Sejam DSLR ou ML.
Só na mão de poucos profissionais e de tarados como nós.
Alguns profissionais deverão aderir aos celulares, que estarão cada vez melhores.
Algo que se assemelha aos toca discos de vinil.
Uma pena, já que deverão ficar cada vez mais caras.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #278 Online: 27 de Abril de 2020, 21:29:06
https://www.statista.com/chart/5782/digital-camera-shipments/

Não tenho dúvida que os celulares são a causa dessa queda.
Me corrija se eu estiver errado, mas pelo que entendi a queda vultuosa foi nas câmeras com lente fixa, as que trocam lentes nem foi tanto assim... No gráfico o vermelhinho ali são câmeras de nossa praia.





Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #279 Online: 28 de Abril de 2020, 04:08:39
     Bem... Nikon, Canon, Fuji terao que compreender o que é competir e conviver com um telefone.
     A dxo tinha lancado um sensor com uma lente para celulares, talvez poderiam fazer coisas assim. A Leica fez uma parceria com a Huawei.

      Todas atendem outros setores, e talvez consigam se equilibrar melhor.

     No mais, as cameras hoje sao bem atraentes. Seria bom ter acesso a internet, principalmente cameras menores para passeio.

     
     
   
     
« Última modificação: 28 de Abril de 2020, 04:26:07 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #280 Online: 28 de Abril de 2020, 09:39:01
Me corrija se eu estiver errado, mas pelo que entendi a queda vultuosa foi nas câmeras com lente fixa, as que trocam lentes nem foi tanto assim... No gráfico o vermelhinho ali são câmeras de nossa praia.

Se o gráfico estiver proporcional, vc está certo. Ainda assim, parece que as ILC estão a 1/3 (1/4?) de 2012...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #281 Online: 28 de Abril de 2020, 11:58:52
Se o gráfico estiver proporcional, vc está certo. Ainda assim, parece que as ILC estão a 1/3 (1/4?) de 2012...
é... como vc falou, se a proporção estiver certa, mas pegando uma regua aqui na tela, em 2012 seria ~20% de 98mi = 19,6mi e 2019 ~55% de 15,2mi = 8,4mi então seria algo próximo de 42%, menos da metade...
Não tem esses números separados em algum lugar???
« Última modificação: 28 de Abril de 2020, 11:59:23 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.




cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #283 Online: 20 de Junho de 2020, 19:53:04
Me corrija se eu estiver errado, mas pelo que entendi a queda vultuosa foi nas câmeras com lente fixa, as que trocam lentes nem foi tanto assim... No gráfico o vermelhinho ali são câmeras de nossa praia.







Exatamente, as fabricantes de câmera ganharam muito dinheiro dos anos 2000 até 2014, com as câmeras de bolso e as câmeras do estilo superzoom que possuem lentes fixas. Já as de lentes intercambiáveis (dslr e mirrorless) permaneceram razoavelmente estáveis, com pequena queda em 2019. Ou seja, a fotografia retornou a ser algo mais de nicho do que em escala do povão. Hoje quem procura uma DSLR ou Mirrorless, mesmo para lazer, quer uma qualidade melhor para suas fotos ou porque precisa para trabalho.

Já o povão deixou as câmeras de bolso e migrou para o celular. Acredito que Canon, Nikon e Fuji, por exemplo , poderiam lançar tecnologia para celulares, isso poderá ser inevitável num futuro próximo. Já a Sony já tem celulares e a linha de cãmeras da Sony é apenas um dos vários segmentos que ela atua, então nem dá para colocar tanto a Sony nesse bolo de concorrência.


anna_quelhas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #284 Online: 22 de Junho de 2020, 07:56:42
Minha humilde opinião:
Caros fotógrafos, acho que o diferencial do nosso trabalho ainda hoje e muito mais no futuro será a revelação e a edição da imagem, então, para aqueles que consideram que as suas fotos já saem perfeitas das suas lentes, por favor, vamos fazer um cursinho de Photoshop não custa nada e se vc souber trabalhar bem será a diferença de vc ganhar 3.000 ou 30.000. Não estou vendendo curso kkkkk Só seu que os celulares estão avançando muito rápido, recentemente adquiri um da xiaomi 9t e fico surpresa com as maravilha que essa belezinha é capaz de fazer, ou seja, se vc souber trabalhar com a luz usando um tripé ela já me dá uma foto em RAW que posso editar depois sem destrutividade rs, muito sinistro. Isso não é uma defesa aos celulares porque sou uma usuária assídua da Nikon e sei todo o glamour que algumas lentes podem nós dar, mas talvez um protesto para que algumas categorias de fotografos se modernizem pois os tempos estão mudando e quando comecei em 2014 e ainda hoje escuto dizer que a foto tem que sair perfeita ou que não se pode fotografar em modo de prioridade de abertura kkkk. Exatamente, é melhor que o registro saia perfeito sim, mas isso não é totalmente verdade, para quem conhece as magias da edição. Espero ter contribuído. Um abraço!

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk