Autor Tópico: Uma DSLR será substituida pelo celular???  (Lida 113044 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #315 Online: 26 de Dezembro de 2020, 13:16:35
Sinceramente isso me parece o pior dos dois mundos.
É simplesmente uma forma de baratear um sistema utilizando um smartphone como metade do hardware de uma câmera.

Ve lá se isso será melhor do que uma câmera de quem já tem décadas de experiencia no assunto como a Canon/Nikon/Pana/Sony/Oly, eu duvido muito. É muito mais uma jogada de marketing do que algo sério.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #316 Online: 27 de Dezembro de 2020, 16:42:13
Sinceramente isso me parece o pior dos dois mundos.
É simplesmente uma forma de baratear um sistema utilizando um smartphone como metade do hardware de uma câmera.

Ve lá se isso será melhor do que uma câmera de quem já tem décadas de experiencia no assunto como a Canon/Nikon/Pana/Sony/Oly, eu duvido muito. É muito mais uma jogada de marketing do que algo sério.

Não dá pra saber se o fabricante consegue usar as lentes de terceiros, bem melhores que as dos smartphones, e também usar os softwares (de edição) deles, que parecem ser melhores que os das câmeras.
Os sensores dos smart são via de regra pequenos, e não aguentam muita ampliação.  :ponder:
De resto, a matéria diz que o bicho vai custar 750 Libras, que é um valor razoável.
Não é uma coisa baratinha. E o usuário, ou tem lentes para acoplar, ou vai ter que comprá-las
também, o que eleva o custo do conjunto.

Vamos esperar até fev/2021 para aparecer algum teste.
No site da Alice, é esse o prazo para estar no mercado.
Pelo apelo do site é para quem tem seguidores e quer enviar imagens à web
de forma rápida.
Então parece ser um daqueles dispositivo para o pessoal de vlogs, e não
algo que tenha pretensão de substituir câmeras fotográficas .
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #317 Online: 27 de Dezembro de 2020, 21:42:12
Não dá pra saber se o fabricante consegue usar as lentes de terceiros, bem melhores que as dos smartphones, e também usar os softwares (de edição) deles, que parecem ser melhores que os das câmeras.
Os sensores dos smart são via de regra pequenos, e não aguentam muita ampliação.  :ponder:
De resto, a matéria diz que o bicho vai custar 750 Libras, que é um valor razoável.
Não é uma coisa baratinha. E o usuário, ou tem lentes para acoplar, ou vai ter que comprá-las
também, o que eleva o custo do conjunto.

Vamos esperar até fev/2021 para aparecer algum teste.
No site da Alice, é esse o prazo para estar no mercado.
Pelo apelo do site é para quem tem seguidores e quer enviar imagens à web
de forma rápida.
Então parece ser um daqueles dispositivo para o pessoal de vlogs, e não
algo que tenha pretensão de substituir câmeras fotográficas .

Concordo que parece mais coisa voltada para vlogs e similares, mas 750 libras é muita coisa para isso.

Para mim parece mais algo do País das Maravilhas....
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2020, 21:43:13 por AFShalders »


adu0846

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
  • Sempre em treinamento....
Resposta #318 Online: 28 de Abril de 2021, 11:32:54
Acho que o ponto principal hoje é entender qual é a aplicação de cada ferramenta. Digo isso porque é indiscutível a boa qualidade das imagens produzidas pelos celulares atuais e elas têm o seu nicho de mercado.

Então a pergunta que deve ser feita é: Para quem se destinam as fotos produzidas pelos celulares e para quem as que são produzidas pelas DSLR/Mirroless?

O grande trunfo das câmeras convencionais está nas lentes, que proporcionam perspectivas e controle da profundidade de campo e da luz que os celulares (ainda) não conseguiram reproduzir. E esses parâmetros são base para uma foto diferenciada, digna de ser vendida comercialmente por um bom valor.

Em contrapartida, os celulares geram imagens boas, de forma rápida, prática, sem complicações e que são perfeitamente usáveis no mundo digital em que estamos imersos (blogs, vlogs e as quase infinitas redes sociais). E para esse tipo de aplicação normalmente basta conhecer muito pouco (ou nada) de distância focal, abertura da lente, aberrações sofridas na captação da luz, ISO, prioridades.......... além de o investimento ser muito, mas muito mais baixo, o que acaba alcançando uma quantidade muito maior de pessoas, o que é ótimo.

Assim, concluo que ambas vão continuar convivendo, pelo menos por enquanto.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #319 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 11:43:15
Hoje eu estava em um grupo de fotógrafos no Facebook, olhando algumas imagens realmente ruins, acompanhadas de fartos elogios e lembrei desse tópico.

Sempre defendi que um dia uma câmera dedicada será sim substituída por um celular, mas acho que estou mudando de perspectiva, estou acreditando que as cameras dedicadas serão substituídas pela falta de discernimento da massa.

Você olha para as imagens postadas e pensa, não é possível!

Então talvez, um celular nunca precise chegar ao nível de uma câmera dedicada (e eu acredito que chegará), só precisa agradar as massas, que tem um padrão muito baixo de exigência.

Galera, revivendo o tópico para o ano de 2022.

Hoje vi um anuncio que dizia: "Ensaio Fotográfico Mobile", e lembrei desse tópico.

Esse foi o primeiro que eu vi, que declarou usar um telefone para o trabalho, mas já tem inúmeros casos de fotógrafos que nem declaram que vão fotografar com o celular.

Os jovens e adolescentes da geração atual nem sabem que existe "vida fotográfica" fora do seu celular, fotografam e editam pelo aparelho.

Editores mobile que editam RAW, recursos cada vez mais presentes, que antes era exclusivos dos computadores, tornam o uso do celular mais funcional, simples, barato e imediato.

E não é só na fotografia, o vídeo está passando pela mesma situação, talvez com um pouco mais de atraso. Outro dia eu estava procurando editor de vídeo para alguns trabalhos freelancers, e conversando com uma pessoa que se interessou pelo trabalho perguntei se ela editava no Premiere ou em outro software, e a resposta dela foi: O que é isso?
Da pra imaginar onde a pessoa editava? Sim, no celular.
A conversa não evolui e não passei o serviço (estaria eu me tornando um saudosista do pc?), mas fiquei muito curioso para saber como ela editaria um casamento no celular!

E esses são mais alguns pontos que se somam a satisfação das massas supridas por esses aparelhos.

E ai, qual a perspectiva de vocês sobre o assunto no começo de 2022?




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #320 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 12:09:01
Galera, revivendo o tópico para o ano de 2022.

Hoje vi um anuncio que dizia: "Ensaio Fotográfico Mobile", e lembrei desse tópico.

Esse foi o primeiro que eu vi, que declarou usar um telefone para o trabalho, mas já tem inúmeros casos de fotógrafos que nem declaram que vão fotografar com o celular.

Os jovens e adolescentes da geração atual nem sabem que existe "vida fotográfica" fora do seu celular, fotografam e editam pelo aparelho.

Editores mobile que editam RAW, recursos cada vez mais presentes, que antes era exclusivos dos computadores, tornam o uso do celular mais funcional, simples, barato e imediato.

E não é só na fotografia, o vídeo está passando pela mesma situação, talvez com um pouco mais de atraso. Outro dia eu estava procurando editor de vídeo para alguns trabalhos freelancers, e conversando com uma pessoa que se interessou pelo trabalho perguntei se ela editava no Premiere ou em outro software, e a resposta dela foi: O que é isso?
Da pra imaginar onde a pessoa editava? Sim, no celular.
A conversa não evolui e não passei o serviço (estaria eu me tornando um saudosista do pc?), mas fiquei muito curioso para saber como ela editaria um casamento no celular!

E esses são mais alguns pontos que se somam a satisfação das massas supridas por esses aparelhos.

E ai, qual a perspectiva de vocês sobre o assunto no começo de 2022?
Viu Dellano, mas observe bem, seguindo naquela ideia de que o homem é escravo da maquina, pq na vida com tudo é assim mesmo. As coisas evoluem até chegar a um ponto de desenvolvimento técnico bem avançado, só que ai vai ficando muito difícil tecnicamente falando e tbm muito mais caro para o usuário comum, dai que ele não consegue acompanhar tanto conhecimento, nem os custos.
Então aparece algo reinventado, super automatizado e com algumas vantagens em vários aspectos, mas principalmente muito acessível barato.

Passados alguns anos, o resultado final dos trabalhos fica uma merda, mas esteticamente a cabeça das pessoas vai aceitando a ma qualidade até que em um determinado momento, ninguém mais sabe daquela qualidade anterior. E a nova geração aceita assim do jeito que esta mesmo, e segue a vida...


« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2022, 12:09:55 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #321 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 12:16:43
Tudo isso somado à inteligência artificial nos softwares, a nova geração não precisa se esforçar muito, grava ou fotografa de qualquer jeito que "depois nóis arruma tio"!  :shock:

Estabilização? Mole prá nóis! O software arruma! Bokeh monster? Em um slide! Foco nos zóio do c* com 100% de acerto no toba? As ML fazem!!! Opa, tópico errado!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Voltando...  :worship: Nesse aspecto o avanço da tecnologia em relação à automatização e pasteurização dos resultados em fotografia e vídeo é preocupante, com tantas perfumarias o fotógrafo dedicado fica em uma posição meio ingrata: não pode negar os novos tempos, tendência e "modinhas" e também não pode se apegar ao saudosismo do "no meu tempo era assim que a gente fazia..."  :ponder:

Vou usar seu exemplo Dellano, quando você iniciou os ensaios mais lúdicos com manipulação mais direta no Photoshop! Para mim este trabalho é bem válido, pois exige esforço de aprendizado, tempo empregado, estética, bom gosto, há elementos artísticos que são ótimos e se complementam. Para mim é arte com manipulação digital, há elemento humano operando cada clique.

Agora imagine um futuro próximo onde qualquer um poderá fazer um trabalho semelhante ao seu no celular? Fotografar uma pessoa em cima de um banco da praça com o iPhone 23 e ele já faz o recorte, muda a roupa, coloca o cenário do fundo, aplica o color grading e o escambáu, em um clique!!!

A nova geração vai saber distinguir e agregar valor aos fotógrafos que fazem todo o processo "na unha"?

Soa meio pessimista, mas é minha opinião, não vejo boa perspectiva não.  :(


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #322 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 17:49:28
Precisa mudar o nome do tópico para:

"Uma ML será substituida pelo celular???"

 :assobi: :assobi: :D :D

 :hysterical:

Celulares são ML!  ;)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #323 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 18:13:12
:hysterical:

Celulares são ML!  ;)

Mirrorless
Shutterless
Apertureless*
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #324 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 18:19:56
Mirrorless
Shutterless
Apertureless*

Photographerless  :fight:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #325 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 18:56:58
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #326 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 20:18:12
Mirrorless
Shutterless
Apertureless*

A Z9 é 2/3 disso!  :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #327 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 20:55:12
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #328 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 09:19:09
Photographerless  :fight:

putz.... rindo até 2023 com essa.
 :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #329 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 09:40:35
A Z9 é 2/3 disso!  :D

Se botar aquela lente da Canon F/11 fixa fecha a conta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs