Autor Tópico: O lixo fotográfico digital  (Lida 9244 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 29 de Julho de 2017, 23:11:36
Nao que eu saiba muito, mas ate onde eu sei ate na pre historia o homem ja tinha o costume de se enfeitar, o que penso que ja eh um sinal de alguem buscando encontrar e mostrar sua individualidade.

É na realidade um sinal de superioridade (ou de tentar se mostrar superior).

Animais enfeitados (pense no pavão) evoluíram para exibirem características que os anunciam como superiores em relação a outros machos, com fins de seleção sexual para reprodução. Basicamente, um pavão quer ser mais fodão e mais superior a outros pavões. Ele não só consegue procriar com mais fêmeas, mas consegue também comandar outros machos, receber mais comida com menos esforço, etc.

Transporte isso para humanos, e é a mesma lógica. Assim que começamos a nos organizar em grupos, indivíduos começaram a competir pela posição de macho-alfa. E mais tarde pela posição de líder da tribo. E depois Rei, ou outros títulos de monarquia. Fêmeas também competem entre si, e possuem sua própria hierarquia.

Hoje em dia queremos mostrar que somos superiores em diferentes campos: financeiramente superiores, esteticamente superiores... o cerne da questão "lixo fotográfico vs. fotografia com valor" é tentar demonstrar superioridade intelectual.

É tipo nego que gosta de encher uma parede da sala de livros, mas não leu nenhum (ou leu, e não entendeu porra nenhuma ou entendeu tudo errado). Não importa compreender, q que importa é demonstrar uma impressão de sabedoria.

Eu vejo muita gente em conversas citando nomes de autores e livros sem a menor relevância pra discussão. Em papos fotográficos eu vejo muitos também citando o trabalho de fotógrafos famosos e demonstrando uma compreensão muito superficial e genérica, platitudes como "joãozinho era um grande mestre do enquadramento". Tipo, não dá pra ser mais genérico do que isso. Alguns demonstram até mesmo uma impressão totalmente errada do trabalho dos caras. No final é tudo a mesma coisa; é esse apelo à autoridade intelectual, de que sabe mais, de que é mais foda. Mesmo sem saber nada.
« Última modificação: 29 de Julho de 2017, 23:15:55 por Bucephalus »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 29 de Julho de 2017, 23:50:35
Claro que a questão de "todos nós somos especiais" também é real. Nossa sociedade (pelo menos a ocidental) realmente tem esse discurso falso de que cada um de nós é único e diferente. E isso é reforçado por uma economia que é movida pela venda de produtos que alegam fazer o indivíduo ser ainda mais especial, ainda mais único -- e também superior. É uma mistura de busca por individualidade e também por uma busca por superioridade.

Se fosse somente uma busca por diferenciação bastaria o sujeito andar com uma melancia na cabeça pra se diferenciar do outro que anda com uma jaca no pescoço. Mas além de diferenciação, existe a superioridade.

-- Você viu a minha nova Canon mirrorless?
-- Bonita. Mas olha a minha, é uma Fuji. Corpo de metal, parece uma rangefinder dos anos 50.
-- Mas eu tenho também uma Sony, sensor FF. É melhor que APS-C.
-- Legal, mas eu encomendei uma Leica M10 também. Leica é o que os artistas usam, tipo o Cartier Ansel-Bresson. Ótica perfeita, zero de aberração. Cada lente é uma obra de arte, toda feita de metal que nem existe na tabela periódica ainda. Só existem 2 dessas no Brasil, a minha é a primeira.
-- Verdade, só existem 2, e eu encomendei a outra antes de você. Sou muito melhor.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #77 Online: 30 de Julho de 2017, 18:48:36
É na realidade um sinal de superioridade (ou de tentar se mostrar superior).

Animais enfeitados (pense no pavão) evoluíram para exibirem características que os anunciam como superiores em relação a outros machos, com fins de seleção sexual para reprodução. Basicamente, um pavão quer ser mais fodão e mais superior a outros pavões. Ele não só consegue procriar com mais fêmeas, mas consegue também comandar outros machos, receber mais comida com menos esforço, etc.

Transporte isso para humanos, e é a mesma lógica. Assim que começamos a nos organizar em grupos, indivíduos começaram a competir pela posição de macho-alfa. E mais tarde pela posição de líder da tribo. E depois Rei, ou outros títulos de monarquia. Fêmeas também competem entre si, e possuem sua própria hierarquia.

Hoje em dia queremos mostrar que somos superiores em diferentes campos: financeiramente superiores, esteticamente superiores... o cerne da questão "lixo fotográfico vs. fotografia com valor" é tentar demonstrar superioridade intelectual.

É tipo nego que gosta de encher uma parede da sala de livros, mas não leu nenhum (ou leu, e não entendeu porra nenhuma ou entendeu tudo errado). Não importa compreender, q que importa é demonstrar uma impressão de sabedoria.

Eu vejo muita gente em conversas citando nomes de autores e livros sem a menor relevância pra discussão. Em papos fotográficos eu vejo muitos também citando o trabalho de fotógrafos famosos e demonstrando uma compreensão muito superficial e genérica, platitudes como "joãozinho era um grande mestre do enquadramento". Tipo, não dá pra ser mais genérico do que isso. Alguns demonstram até mesmo uma impressão totalmente errada do trabalho dos caras. No final é tudo a mesma coisa; é esse apelo à autoridade intelectual, de que sabe mais, de que é mais foda. Mesmo sem saber nada.

Em certo aspecto tem essa questao de mostrar ter mais qualidade, resaltar alguma parte do corpo, a beleza, riqueza, tamanho, etc... Ajuda a atrair parceiros/as e ganhar respeito ou intimidar em conflitos.

Mas vai alem disso no caso dos humanos. O pavao nao se enfeita como os humanos. Os humanos se enfeitam para mostrar identidade, como aderecos simbolicos religiosos, castas, tribos, cultura, algo que os animais e demais racas humanas que existiram nao tinham. Eh coisa somente de nossa especie.

Ate mesmo pq parece que termos uma certo nivel conciencia individual que os demais animais nao tem.

A mulher que pinta o cabelo de azul, o cara que tenta pentear o cabelo todo para um lado so no lugar de criar divisoes, nao parecem tentar se mostrarem melhores do que os demais, mas simplesmente buscar sentir que eles tem suas proprias maneiras de ser, tem suas proprias individualidades.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 31 de Julho de 2017, 00:00:05
A selecao sexual Darwiniana ainda pode se aplicar nesses exemplos, pois os valores que determinam a selecao sao moldados atraves dos preceitos sociais e culturais vigentes no grupo. Suponhamos que nos vivemos em uma cultura, ou um subgrupo, onde desafiar as normas ou regras seja uma qualidade desejavel para parceiros sexuais e para posicoes de lideranca: isso explicaria o sujeito pintando o cabelo de uma cor incomum, tipo azul, ou de pentear de uma maneira estranha.

Agora, quando a pessoa se comporta de uma certa maneira para aumentar suas qualidades dentro dos preceitos do grupo, nao significa que eles estejam conscientes de estarem tomando essas decisoes de declarar superioridade. Nos somos construidos biologicamente para responder a essas pressoes; as explicacoes que nos apresentamos para justificar os comportamentos nao precisam ser necessariamente corretos.

O cara que compra uma Lamborghini 1,5 milhoes de reais para dar role no final de semana na praia esta, bem claramente na minha opiniao pelo menos, querendo exibir sua superioridade -- social, economica, estetica. Nao existe nenhuma outra explicacao racional pra comprar um carro de alta performance e usar primariamente pra andar devagar na orla da praia ou pra ir pra boate sabado a noite. Claro que na cabeca do cara ele vai ter varias outras explicacoes: ele adora alta performance, ele gosta do prazer de dirigir, ele adora engenharia italiana... ele vai ate dizer que eh um cara humilde, e que comprou o carro de 1,5 milhoes pelo fruto do trabalho arduo, que ele comecou la de baixo na empresa, limpando o chao, passou dificuldade. Em um outro subgrupo da sociedade, onde intelecto seja mais valorizado do que bens materiais ou esteticos, ter um carro de 1,5 milhoes pode ter o efeito contrario, e quanto menos voce mostrar a sua riqueza mais voce vai demonstrar superioridade atraves de qualidades como discricao ou humildade.

Eh por isso que eu acho que arte eh relacionada ao gosto pessoal de cada um, e o gosto individual eh um produto do grupo. Em um determinado grupo, as obras do Romero Britto sao consideradas altamente sofisticadas e de extrema qualidade artistica; para outro grupo ele soh produz lixo comercial sem valor.

Existem casos tambem em que a explicacao mais simples eh o de imitacao. Eu conheco uma tiazinha de uns 60 anos, gordinha e conservadora, que ta sempre com o cabelo pintado numa cor estranha. Eh bem obvio que ela nao esta conscientemente respondendo a uma necessidade de se declarar superior por rebeldia, mas ela esta respondendo inconscientemente as demandas do grupo, muito provavelmente atraves da copia de outra pessoa de influencia. Isso explicaria muito do mundo da moda: aquele artista/cantor/ator famoso que eh super influente usa aquele estilo de roupa/cabelo? Beleza, eu tambem vou usar as mesmas roupas e estilo para tentar enganar os outros mostrando que estou no mesmo nivel.

Imitacao explicaria muita coisa no mundo da arte tambem. Pegue as fotos super impenetraveis do William Eggleston: muita gente nao entende porra nenhuma da obra dele, nao sente nada em realcao as fotos, mas copiam as mesmas justificativas que ouviram de outras outras pessoas pra poderem se posicionar dentro grupo em uma posicao elevada: "Eu adoro o trabalho do Eggleston. Ele fotografa democraticamente. Ele tira fotos de coisas comuns em cor. As fotos sao misteriosas. As fotos sao pessoais. Tudo eh muito profundo".
« Última modificação: 31 de Julho de 2017, 00:09:19 por Bucephalus »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #79 Online: 31 de Julho de 2017, 22:20:18
Eita, ainda esse tópico ?  :shock:


Zarley Starling

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 07 de Agosto de 2017, 18:22:13
Concordo plenamente com o Mike. Outro dia aqui em casa, filho, nora e netos vieram nos ver e ficamos na sala. Cada um com seu celular clicando e em silencio. Levantei-me fui saindo. Onde vai vovô......respondi...não quero atrapalhar a conversa dos celulares.   Mas é isto.

 
Canon 7D, lente Canon EF-s 24-105mm L, lente Canon EF-S USM 70-300mm, lente Canon EF-S 55-250mm, lente Aus Jena Tessar 50mm f:2.8 com adaptador,Radio Flash Cactus 4, Lente Canon EF-S 18-55mm, ente Canon EF-S 10-18mm,


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #81 Online: 09 de Agosto de 2017, 09:48:53
Eu acho que as pessoas estão deixando de curtir e aproveitar o momento pra ficar fazendo fotos. Vejo muita gente passando por momentos inusitados, e deixam de viver esse momento e vão fazer fotos com o seu celular. Que graça tem, sendo homenageado em um local e sair fazendo fotos? Depois vai ver oque?
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #82 Online: 09 de Agosto de 2017, 13:06:10
8 - Os convidados atrapalham na hora das fotos tradicionais dos pais e padrinhos, ficam do nosso lado, e cada uma sai olhando em uma direção na foto.

Teve um casamento recente em que eu estava tentando fazer essa foto:



E eu queria usar uma 50mm pra fazer a foto pois com uma 85 seria inviavel pois nao tinha espaço, e com uma grande angular ia rolar uma distorçao que eu nao queria. Me espremi ao maximo que eu podia no local, tinha o enquadramento do jeito que queria porém com alguns pares de celular na esquerda e na direita comendo meu frame, pedi com educaçao umas 3 vezes e la pelo oitavo click eu abaixei a camera e falei "galera, seguinte, se vocês não irem todos pra trás de mim o noivo não vai ter a foto com os padrinhos por culpa de vocês, beleza?"

ta ai a foto
@jacobfotografiacriativa


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 09 de Agosto de 2017, 13:38:23
W. Jesus - Flickr


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 09 de Agosto de 2017, 14:37:51
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #85 Online: 11 de Agosto de 2017, 17:38:29
Teve um casamento recente em que eu estava tentando fazer essa foto:



E eu queria usar uma 50mm pra fazer a foto pois com uma 85 seria inviavel pois nao tinha espaço, e com uma grande angular ia rolar uma distorçao que eu nao queria. Me espremi ao maximo que eu podia no local, tinha o enquadramento do jeito que queria porém com alguns pares de celular na esquerda e na direita comendo meu frame, pedi com educaçao umas 3 vezes e la pelo oitavo click eu abaixei a camera e falei "galera, seguinte, se vocês não irem todos pra trás de mim o noivo não vai ter a foto com os padrinhos por culpa de vocês, beleza?"

ta ai a foto

Boa foto...

...mas ninguem entre os convidados fazendo foto com o celular respondeu assim?: -Nao se preocupe, eu ja fiz a foto do noivo com os padrinhos.   :D