Autor Tópico: Como deixar o foco de uma pessoa segurando 1 criança mais nítido  (Lida 2582 vezes)

LuizAVDVD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Olá pessoal como podem observar neste link, não que a foto, acredito que não tenha ficado legal, mas o meu objetivo éra o de focar os dois de forma nitida já que éra um evento de aniversário a noite eu usei o Flash YongNuo 568-EX potencia 1/32 - ZOOM 24 mm - abertura f/2.8 e ISO 100 - Tenho uma NIKON D5200  - Foco usei no AF Automático - Acervo de Ponto Ùnico - lente .50mm, Fotometria Pontual - O como numa próxima oportunidade eu poderia corrigir esta situação - AUMENTO O ISO ou o Circulo do Foco ponto único no meio dos 2 - Já que a nenê na hora do disparo ficou um pouquinho mais a frente e talvez tenha sido isto que também desfocou ela - Caso alguem possa me dar uma dica de como corrijo esta questão desde já eu agradeço

O Link da Foto está abaixo

https://www.flickr.com/photos/avdvdfotosefilmagens/36038322650/


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2017, 12:01:05
1 - verificar se sua lente está com back/front focus
2 - verificar sua técnica para focagem, veja se não se movimenta para frente ou para trás
3 - Usar uma abertura menor, f/4 por exemplo
4 - cuidado ao recompor em grandes aberturas, se o ponto de focagem está deslocado do central, utilizar outro ponto auxiliar.

Em relação à foto, a mãe e a criança estão em planos focais diferentes, acho que nem em f/8 vai ficar tudo em foco.

Algumas ideias que me surgiram, certamente há outras em que os amigos podem ajudar!  :ok:
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 12:02:43 por ArmandoFerreira »


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2017, 12:13:16
Ficou fora de foco porque a foto foi tirada em f2.8.

Você focou na moça e a criança, que estava mais à frente, ficou desfocado.

Se você fez a foto, supondo, a 2 metros de distância, a área de foco seria algo de 20cm, o que é insuficiente para cobrir a área.

Nessas condições, ainda mais que você dispõe de um flash (luz não será problema), eu fecharia para f8 (50cm de foco) ou até mais.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2017, 13:29:01
Ficou fora de foco porque a foto foi tirada em f2.8.

Você focou na moça e a criança, que estava mais à frente, ficou desfocado.

Se você fez a foto, supondo, a 2 metros de distância, a área de foco seria algo de 20cm, o que é insuficiente para cobrir a área.

Nessas condições, ainda mais que você dispõe de um flash (luz não será problema), eu fecharia para f8 (50cm de foco) ou até mais.

Cumprimentos.

Exatamente isso. E de quebra, em f8, você teria o ponto de maior nitidez da lente.
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2017, 13:31:26
F/8 com flash não é essa moleza não, vai disparar em carga máxima.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2017, 13:42:47
Daria para aumentar consideravelmente este ISO ai também, não? Assim poderia fechar para os f/8 com a mesma carga de flash...
W. Jesus - Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2017, 13:45:04
Verdade, estava em iso 100.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2017, 14:04:02
Daria para aumentar consideravelmente este ISO ai também, não? Assim poderia fechar para os f/8 com a mesma carga de flash...

 :ok:
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2017, 14:12:46
E poderia reduzir um pouco a velocidade também.

Se bem que ao olhar de novo a foto agora, parece que até a moça não saiu focada. Ao que tudo indica, a parte focada é a orelha (observem a ponta da orelha direita moça, esquerda da foto).

Não sei se é problema na lente, mas acho que é equívoco de focagem.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2017, 14:38:11
Além das dicas dos colegas, uma opção seria se afastar um pouco, quanto mais próximo do assunto menor é a área do foco. Se vc desse 2 passos para trás iria melhorar bastante. Depois vc pode fazer um crop na imagem para ficar do seu agrado.


LuizAVDVD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2017, 14:53:04
Citar
1 - verificar se sua lente está com back/front focus
2 - verificar sua técnica para focagem, veja se não se movimenta para frente ou para trás
3 - Usar uma abertura menor, f/4 por exemplo
4 - cuidado ao recompor em grandes aberturas, se o ponto de focagem está deslocado do central, utilizar outro ponto auxiliar.

No caso a minha lente usada na NIKON D5200 foi á de foco fixo - .50 mm (este back/front focus - seria o MA/A dela ou VR ?

e no caso do ítem 4 - neste caso se eu aumentar o nº. de ponto de focos para 9 no auto neste exemplo ajudaria?

Desde já agradeço á todos os Colegas pelas dicas - obrigado


LuizAVDVD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2017, 14:56:49
Citar
Além das dicas dos colegas, uma opção seria se afastar um pouco, quanto mais próximo do assunto menor é a área do foco. Se vc desse 2 passos para trás iria melhorar bastante. Depois vc pode fazer um crop na imagem para ficar do seu agrado.

Olá Douglas, neste caso não tinha mais como eu mi afastar já que a mesa - estava em sentido horizontal, meio da cozinha e a parede estava praticamente batendo nas minhas costas, pelo ângulo que foi colocado o bolo até por isto o enquadramento que já é CROP na D5200 ficou mais cortado ainda....então a opção seria como os colegas estão dizendo fechar mais a abertura e aumentar o ISO isto?

Desde já agradeço á todos os colegas pelas dicas


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2017, 15:18:18
No caso a minha lente usada na NIKON D5200 foi á de foco fixo - .50 mm (este back/front focus - seria o MA/A dela ou VR ?

e no caso do ítem 4 - neste caso se eu aumentar o nº. de ponto de focos para 9 no auto neste exemplo ajudaria?

Desde já agradeço á todos os Colegas pelas dicas - obrigado

Você está confundindo DF com foco.

Aumenta o quantidade de numero de foco não adianta, a câmera só foca em 1 deles.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2017, 15:30:58
Seu Flash tem TTL use ele, rebatido, mesmo que apenas pelo cartão branco, vai deixar a foto com mais claridade.
Deixe a Abertura da 50mm deixe em 4 ou 5.6.
Use o ISO em 400 a 800 com o flash em TTL e só vai ter a luz necessária pra clarear a foto.

Tenho uma D5300 e seguindo as dicas dos colegas e estas sempre dá bons resultados.

Você comentou de focar em ponto único no meio dos dois, faz isso não, o resultado será pior a não ser tentar focar no manual.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2017, 23:53:39
Tem que alinhar as cabeças pro mesmo plano focal ou fechar o diafragma. Não tem como escapar.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"