Autor Tópico: Trash the Dress :: Canyons  (Lida 3760 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Online: 08 de Agosto de 2017, 13:45:04

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2017, 14:14:28
show! belo ensaio!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2017, 17:49:53
Muito bonitas as fotos, o local, a luz, tudo.

Não tenho a menor moral para criticar algo nesse nível, mas vou arriscar dois comentários mesmo assim :

1) Há muitos pássaros no céu na primeira foto e, não sei se é a resolução da foto somada ao pequeno tamanho da tela do celular que estou vendo as fotos, mas alguns deles parecem pontos de sujeira na lente e me distraíram um pouco. Talvez eu removeria alguns deles na pós (mas prometo que vou olhar a foto depois no PC pra ver se essa impressão perdura);

2) Acho que, pela própria disposição do desfiladeiro em relação à luz, todas as fotos acabaram ficando ou com os noivos no centro ou no terço direito do quadro. Individualmente, todas as fotos estão lindas, mas em conjunto elas acabam perdendo um tiquinho do impacto por conta dessa pouca variação na composição. Por outro lado, acho que você deve ter outras fotos mais variadas que não compartilhou com a gente, então talvez eu tenha ficado com a impressão errada por causa disso.

De qualquer forma, parabéns pelo trabalho!


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2017, 13:16:58
Muito bonitas as fotos, o local, a luz, tudo.

Não tenho a menor moral para criticar algo nesse nível, mas vou arriscar dois comentários mesmo assim :

1) Há muitos pássaros no céu na primeira foto e, não sei se é a resolução da foto somada ao pequeno tamanho da tela do celular que estou vendo as fotos, mas alguns deles parecem pontos de sujeira na lente e me distraíram um pouco. Talvez eu removeria alguns deles na pós (mas prometo que vou olhar a foto depois no PC pra ver se essa impressão perdura);

2) Acho que, pela própria disposição do desfiladeiro em relação à luz, todas as fotos acabaram ficando ou com os noivos no centro ou no terço direito do quadro. Individualmente, todas as fotos estão lindas, mas em conjunto elas acabam perdendo um tiquinho do impacto por conta dessa pouca variação na composição. Por outro lado, acho que você deve ter outras fotos mais variadas que não compartilhou com a gente, então talvez eu tenha ficado com a impressão errada por causa disso.

De qualquer forma, parabéns pelo trabalho!

Obrigado pelas considerações... realmente, olhando em uma tela pequena os pássaros parecem pontos pretos, e mesmo na tela grande a imagem está redimensionada para apenas 800px. Na original eles aparecem melhor.
Sobre a composição, sim estão um pouco parecidas entre si, até pq o vale do canyon era para a esquerda, no link tem o ensaio completo:
http://brunopiccoli.com/blog/ensaio-pre-casamento-daniella-e-rodrigo-canion-fortaleza-cambara-do-sul

 :ok:
« Última modificação: 09 de Agosto de 2017, 13:18:13 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2017, 16:29:48
Obrigado pelas considerações... realmente, olhando em uma tela pequena os pássaros parecem pontos pretos, e mesmo na tela grande a imagem está redimensionada para apenas 800px. Na original eles aparecem melhor.
Sobre a composição, sim estão um pouco parecidas entre si, até pq o vale do canyon era para a esquerda, no link tem o ensaio completo:
http://brunopiccoli.com/blog/ensaio-pre-casamento-daniella-e-rodrigo-canion-fortaleza-cambara-do-sul

 :ok:
Achei que fosse problema da resolução mesmo!

Quanto às composições, eu imagino que deve ter sido difícil mesmo tentar mudar os noivos de lado na composição, mantendo o vale ao fundo, porém sem transformá-los em silhuetas.

Mas vendo o ensaio como um todo no link que vc mandou, deu pra ter uma noção melhor e pra ver que vc conseguiu boas variações dos elementos. O conjunto todo ficou muito bonito!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2017, 10:42:51
Também não tenho conteúdo para comentar mas mesmo assim o farei, até para ter um feed back e entender melhor o assunto.

Eu gostei do ensaio, achei as fotos lindas, porém vendo todas as disponíveis no seu site algumas coisas ( na minha singela opinião ) incomodam, porém creio que tudo seja só o meu gosto, e não efetivamente algum erro, além de levar em conta que muito disso tudo pode ser uma solicitação dos cliêntes:

Contraste demasiado - quase sem ou sem informação nas áreas de sombras, tanto no casal quanto ( e principalmente ) na paisagem, que eu sei que é um plano de fundo, mas que tlvz enriqueceria mais o trabalho tendo seus detalhes mais perceptíveis ( ? ).

Praticamente só um ponto explorado - sabendo-se que o Fortaleza possui ao redor de 8km de extensão achei que, conforme comentado, as fotos todas ficaram muito parecidas. Como eu disse eu posso estar falando asneira, mas tenho para mim que poderia ter sido explorado mais pontos da paisagem, claro, teria de ser pontos bem distantes para que mesmo assim não ficasse tudo muito parecido. Por ex ter usado alguma das cachoeiras como fundo.

Baixo DOF - Entendo que a lente utilizada sirva para se destacar o casal, mas o fato de o horizonte e algumas partes do primeiro plano estarem desfocadas tbm achei estranho, mas.

Ainda para mim as fotos estão um pouco subexpostas.

Como disse, são só as percepções de quem não entende nada de ensaio, mas se fosse para mim eu pediria algo diferênte. 


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2017, 11:02:59
@Raphael

É nítido o pensamento de um fotografo de paisagens no seu comentário. rsrsrs
O DOF nas fotos não tem problema nenhum, destaca o casal e ainda possibilita identificar o local, ninguém busca detalhes no horizonte num ensaio desse.

Sobre explorar apenas um angulo da locação. Acho que o fator limitador foi a luz.
Imagino que o Brupikk tenha optado por usar apena iluminação ambiente e mudar o angulo talvez colocaria o casal em contra luz ou com sombra indesejadas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2017, 11:24:00
Oi Raphael, valeu pelos comentários!

Em relação as fotos um pouco subexpostas essa já é uma característica do meu trabalho, não costumo fazer aquelas imagens com cores vivas e bem claras. Os casais que se identificam com esse estilo nos procuram por isso, além de alguns outros motivos claro. Sobre o contraste, na verdade esse é um item que não costumo mexer, as áreas de sombra nos canyons são devido ao Sol estar à nossa esquerda, e dessa forma fazia sombra naquele lado, eu até poderia abrir mais e recuperar um pouco na pós, mas prefiro manter assim, dando ênfase para o casal.
Tínhamos o Sol muito forte devido ao horário, e para o lado contrário só rolava silhueta. Nosso estilo é mais com luz natural, não costumo fazer uso de flash em ensaios, com raras exceções, então nos adaptamos ao ambiente, não me importo com sombras laterais, mesmo bem marcadas.
Sobre o local, fizemos algumas fotos ali próximo ao estacionamento (que eles estão com roupas mais casuais), e depois subimos a trilha. Lá em cima, quando ela estava com vestido de noiva, apesar de não parecer tinha bastante gente em volta, e esse foi o único ponto no alto do Fortaleza que estava mais livre de pessoas e ficamos por ali mesmo. Além disso, fizemos um bate-volta de Porto Alegre, então não tinhamos muito tempo, foi um ensaio bem rápido.. mais de 3hs de viagem, meia hora de estrada de chão, 40 minutos de trilha, essas fotos, e depois voltamos.
O DOF com a 70-200mm já fica mais comprometido, em algumas usei a 35mm pra pegar mais o ambiente, e tem algumas da minha esposa que estava com a 24-105mm, de toda forma não é um recurso que costumo usar muito, mas os canyons são bem maiores pessoalmente, pra deixar tudo focado acho que só deixando o foco no infinito.
Enfim, não estou apresentando desculpas, apenas esclarecendo as questões que você comentou.

Abraços!
« Última modificação: 10 de Agosto de 2017, 11:25:35 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2017, 12:00:07
Bruno,

Sempre comento nas suas galerias e creio que seja clara a minha admiração pelo seu trabalho, sendo inclusive uma certa influencia para mim como amador/hobbysta ao ponto de usar tratamentos semelhantes com baixo contraste e/ou curva-S.

Gostei bastante deste ensaio, embora concorde em parte com alguns dos comentários que os demais colegas colocaram aqui. Em especial, e vendo a galeria completa no seu site, o que senti falta foi de realmente abordar ou retratar os cânions. Digo, nas fotos que postou aqui, não vemos aquela "garganta", aquela sensação de profundidade, poderia ser uma região serrana qualquer.

De qualquer forma, sem dúvida alguma eu adoraria um ensaio meu num lugar assim, com esse tratamento assim!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2017, 13:04:15
Valeu Elder! Realmente, olhando com calma acredito que poderia ter explorado melhor a paisagem.. provavelmente vou fazer outros lá novamente, daí vou lembrar desses detalhes  :ok:

Esqueci de comentar, estava 5 graus, apesar do Sol que amenizou um pouco a sensação, não era uma situação muito agradável, principalmente pra noiva que estava de vestido cropped (saia e blusa curta)
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2017, 15:58:07
@Raphael

É nítido o pensamento de um fotografo de paisagens no seu comentário. rsrsrs
O DOF nas fotos não tem problema nenhum, destaca o casal e ainda possibilita identificar o local, ninguém busca detalhes no horizonte num ensaio desse.

Sobre explorar apenas um angulo da locação. Acho que o fator limitador foi a luz.
Imagino que o Brupikk tenha optado por usar apena iluminação ambiente e mudar o angulo talvez colocaria o casal em contra luz ou com sombra indesejadas.

Perfeito, faz sentido. :ok:



Oi Raphael, valeu pelos comentários!

Em relação as fotos um pouco subexpostas essa já é uma característica do meu trabalho, não costumo fazer aquelas imagens com cores vivas e bem claras. Os casais que se identificam com esse estilo nos procuram por isso, além de alguns outros motivos claro. Sobre o contraste, na verdade esse é um item que não costumo mexer, as áreas de sombra nos canyons são devido ao Sol estar à nossa esquerda, e dessa forma fazia sombra naquele lado, eu até poderia abrir mais e recuperar um pouco na pós, mas prefiro manter assim, dando ênfase para o casal.
Tínhamos o Sol muito forte devido ao horário, e para o lado contrário só rolava silhueta. Nosso estilo é mais com luz natural, não costumo fazer uso de flash em ensaios, com raras exceções, então nos adaptamos ao ambiente, não me importo com sombras laterais, mesmo bem marcadas.
Sobre o local, fizemos algumas fotos ali próximo ao estacionamento (que eles estão com roupas mais casuais), e depois subimos a trilha. Lá em cima, quando ela estava com vestido de noiva, apesar de não parecer tinha bastante gente em volta, e esse foi o único ponto no alto do Fortaleza que estava mais livre de pessoas e ficamos por ali mesmo. Além disso, fizemos um bate-volta de Porto Alegre, então não tinhamos muito tempo, foi um ensaio bem rápido.. mais de 3hs de viagem, meia hora de estrada de chão, 40 minutos de trilha, essas fotos, e depois voltamos.
O DOF com a 70-200mm já fica mais comprometido, em algumas usei a 35mm pra pegar mais o ambiente, e tem algumas da minha esposa que estava com a 24-105mm, de toda forma não é um recurso que costumo usar muito, mas os canyons são bem maiores pessoalmente, pra deixar tudo focado acho que só deixando o foco no infinito.
Enfim, não estou apresentando desculpas, apenas esclarecendo as questões que você comentou.

Abraços!


Bruno, obrigado por responder. Entendi tudo, não acho que os teus argumentos são desculpa, como eu falei meus comentários são baseados na minha visão ( que é puramente bitolada em paisagem - como até o Vangelis mencionou ), e concordo com todo o teu raciocínio. Como disse as fotos estão lindas, a luz é extraordinária, e quem ve e comenta sempre esquece de levar em consideração as dificuldades in loco. Conheço os canions e sei de todas as intempéries, pode acreditar...hehe.

Valeu!


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2017, 16:22:41
Também não tenho conteúdo para comentar mas mesmo assim o farei, até para ter um feed back e entender melhor o assunto.

Eu gostei do ensaio, achei as fotos lindas, porém vendo todas as disponíveis no seu site algumas coisas ( na minha singela opinião ) incomodam, porém creio que tudo seja só o meu gosto, e não efetivamente algum erro, além de levar em conta que muito disso tudo pode ser uma solicitação dos cliêntes:

Contraste demasiado - quase sem ou sem informação nas áreas de sombras, tanto no casal quanto ( e principalmente ) na paisagem, que eu sei que é um plano de fundo, mas que tlvz enriqueceria mais o trabalho tendo seus detalhes mais perceptíveis ( ? ).

Praticamente só um ponto explorado - sabendo-se que o Fortaleza possui ao redor de 8km de extensão achei que, conforme comentado, as fotos todas ficaram muito parecidas. Como eu disse eu posso estar falando asneira, mas tenho para mim que poderia ter sido explorado mais pontos da paisagem, claro, teria de ser pontos bem distantes para que mesmo assim não ficasse tudo muito parecido. Por ex ter usado alguma das cachoeiras como fundo.

Baixo DOF - Entendo que a lente utilizada sirva para se destacar o casal, mas o fato de o horizonte e algumas partes do primeiro plano estarem desfocadas tbm achei estranho, mas.

Ainda para mim as fotos estão um pouco subexpostas.

Como disse, são só as percepções de quem não entende nada de ensaio, mas se fosse para mim eu pediria algo diferênte.
Eu estava esperando um comentário seu, já que acho que já vi algumas fotos suas desse lugar. Estava curioso para saber o que alguém que conhece a locação pessoalmente iria falar sobre as composições.

Tanto eu como o Vangelismm tínhamos comentado a impressão de que o fator limitador tinha sido a luz, mas quando li o relato do Bruno eu vi que a gente se esqueceu de considerar o principal: a logística de um ensaio fotográfico de um casal que veio de outra cidade para um local frio, de acesso complicado e frequentado por muitos turistas e esportistas durante a sessão de fotos.

O limite de tempo, principalmente pensando que ele escolheu trabalhar apenas com luz natural, aliado ao frio e à mulher estar com trajes totalmente inapropriados pra sair fazendo trilhas, com certeza devem ter tornado tudo muito mais difícil... Claro que isso não é desculpa pra tudo... Talvez se o fotógrafo tivesse mais familiaridade com o local o planejamento teria sido diferente, as locações escolhidas seriam mais próximas umas das outras e coisas do gênero... Mas, no final, achei que o resultado ficou bom e o aprendizado que ficou vai ser útil no futuro.

Quanto à DOF eu não vi problema algum, justamente por se tratar de um ensaio.

Quanto ao contraste, no início tbm estranhei um pouco, mas depois curti a proposta, principalmente nas fotos em que há menos luz. O nível de preto e as sombras sobre o casal acabaram dando um ar de mistério e poder rústico à eles, que combina com a grandiosidade da paisagem. Ficou uma coisa diferente do que eu costumo ver em ensaios desse tipo.


PS: Desculpe se meu post ficou meio retórico, só vi agora que vc já tinha respondido o Bruno e chegou a conclusões parecidas comigo
« Última modificação: 10 de Agosto de 2017, 16:26:59 por davi_ssilva »


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2017, 16:36:36
Tranquilo, acho essa troca de ideias interessante  :ok:
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 10 de Agosto de 2017, 17:51:50
Quanto à DOF eu não vi problema algum, justamente por se tratar de um ensaio.

Quanto ao contraste, no início tbm estranhei um pouco, mas depois curti a proposta, principalmente nas fotos em que há menos luz. O nível de preto e as sombras sobre o casal acabaram dando um ar de mistério e poder rústico à eles, que combina com a grandiosidade da paisagem. Ficou uma coisa diferente do que eu costumo ver em ensaios desse tipo.

Concordo.

Realmente eu estava raciocinando do jeito errado a coisa, e da mesma forma, analisando o trabalho, percebo o quanto o mesmo tem qualidade e identidade, e acho isso bem importante, claro, não que a minha opinião vá mudar a vida das outras pessoas.....é só a minha opinião, mas aqui no Fórum é justamente as opiniões diversas que nos fazem enxergar quando acertamos e quando erramos, penso.

E tenho pra mim que o fato dos outros fotógrafos terem suas próprias características, que nem sempre seria aquilo que faríamos, é o caminho certo. Realmente o contraste e a sub estão impressos nas imagens, mas é assim que tem que ser, não desmerece em nada. Assim como o baixo contraste do Elder não é um estilo meu, mas acho bacana nas fotos dele, e não acho que isso esteja errado.

Cada um com seu trabalho.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Agosto de 2017, 18:11:08
Tranquilo, acho essa troca de ideias interessante  :ok:

Sabe que é muito, muito bom, quando se encontra uma discussão em alto nível... Aprende-se muito com as colocações de cada um, com pontos de vista diferentes, mas que convergem no respeito e na personalidade que cada um emprega na fotografia. Uma delícia aprender assim... Muito obrigado!