Autor Tópico: Filtro UV - Preciso de Informações.  (Lida 8950 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 08 de Agosto de 2017, 16:37:41
Pessoal, sei que tem muitos tópicos falando sobre o assunto, mas estão bem desatualizados, então vamos lá:

Nunca gostei de filtro UV, sempre achei desnecessário e minha linha de pensamento se resumia à: "Qualquer coisa entre a lente e a imagem tende a degradar, e por minimo que seja essa degradação, eu prefiro evitar".
Porem hoje fui limpar minha Nikkor 180mm e me deparei com uma marca no elemento frontal, muito pequena, no canto, e não sai na imagem, mas deu uma dor no coração ver ela lá. A 180 tem o para-sol retrátil, incorporado à lente, e não fica travado na posição, qualquer esbarrão ele retrai e a lente fica desprotegida, então, a duras penas, cheguei a conclusão de que terei de usar um filtro.

Se alguém puder me ajudar ai vão algumas perguntas:

Da diferença na qualidade da imagem usar ou não o filtro? Alguem já fez algum teste?

O filtro HOYA HMC é bom?

Filtro das marcas Greyca e Kenko (Bem mais baratos que o HOYA) são ruins?



Tem coisa que só aprendemos na base da porrada...  :aua:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2017, 17:38:37
Roberto,

Em fotografia analógica profissinal, o uso de filtro UV é fundamental. Sem nem discutir. Principalmente em montanha, neve e praia. Dependendo da situação a diferença pode ser gritante.

Em digital, aí depende muito. Em alta montanha, faz alguma. Abaixo dos 2000m não faz nenhuma quase. Aos 4000-5000m faz razoavelmente. O vidro já bloqueia uma boa parte do UV, e o sensor tem um filtro UV+IR sobre ele, então o efeito do UV em fotografia digital convencional é baixo.

Eu sempre uso filtros, mas por proteção. Tenho algumas lentes caras e outras raras e filtros já me salvaram diversas vezes. Pode usar um parassol como proteção mas é um trambolho. Eu prefiro por sempre filtro porque seguro morreu de velho. Só não perdi uma Tele Leica APO que custava 3 vezes mais que a câmera porque estava com um filtro, uma pedra voou com uma força incrível de sei lá onde, em uma montanha e bateu exatamente no centro da lente. Espatifou o filtro mas não aconteceu nada com a lente.

Filtros variam demais em qualidade. Tem marcas que não chego nem perto, outras confio plenamente. Um bom filtro não degrada a imagem. Desafio a quem conseguir distinguir uma foto que eu fizer sem filtro e com um filtro bom.

Os que eu gosto:

- Hoya HMC e outras versões multicoated da marca (eles chamam de digital coating). Bom custo/beneficio.

- Alguns modelos da B+W. Só os realmente multicoated, tenho uns B+W que tem um coating mais ou menos, embora sejam de uma transparencia absurda.

- Fujinon Super EBC. Os melhores na minha opinião.

Tem outras marcas boas.

Os que eu nem toco para uso em digital:

- Greika é uma merda.
- Tiffen estraga a superficie com o tempo
- Kenko dá ghosting e flare
- Marumi é um nojo
- Genéricos sem comentários.

Esses dão problema, tanto de flare quanto perda de nitidez dependendo do filtro e modelo.
Todos os Tiffen que tive ou craquelaram ou mancharam. Tive mais de 50, de gerações diferentes. Reclamei até com a fábrica que substituiu alguns que eu ainda tinha a nota de compra.

Você vai comprar uma lente de 3 mil e colocar um filtro de 20 nela ?
Isso é como comprar um carro esporte caro e colocar pneu recalchutado de kombi.


Adicionando:

Filtros tem que estar 100% limpos senão óbvio que vai degradar a imagem.

Você que é tão ligado no look Nikon (seja lá o que isso for), preste bastante atenção no fator COR. Muitos filtros não são neutros. Isso Não quer dizer que sejam ruins, e sim características diferentes. O Skylight por exemplo é um UV com um levissimo fator de correção de cor para equilibrar o excesso de azul em fotografia de filme.

Se precisar de mais informações pode enviar uma MP
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 18:02:06 por AFShalders »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2017, 18:24:57
Shalders, to pensando em comprar esse aqui, será que é bom?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-738145278-filtro-uv-72mm-hoya-p-lentes-_JM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2017, 18:32:23
Se não for falsificado tá de boa.

A Fuji tinha na loja on line o de 72mm por 129. O melhor filtro que já usei, o coating é sensacional.

Esses Hoya HMC tem que ser praticamente invisíveis quando olhados de frente, o reflexo é ínfimo.


P.S.

Na Sigma 19-35 1.8 tive que usar o Fuji. Os B+W e os Hoya que eu tenho aqui em 72mm davam um certo flare dependendo da situação. Com o Fuji não deu nada.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 18:36:29 por AFShalders »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2017, 18:36:37
Se não for falsificado tá de boa.

Cara até isso tem falsificado?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 18:41:22 por AFShalders »


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2017, 18:54:45
O melhor filtro UV que usei foi o parasol em minhas lentes!  :assobi:

Infelizmente nesta lente o parasol não comporta-se como esperado, por ser retrátil, é uma pena, neste caso, sacrificar a ótica vai causar TOC nos pixel peepers....  :snack:

As únicas situações "extremas" em que usei um filtro UV Hoya HMC foi na praia, com vento e areia, e no barro, fotografando motos.

Conforme dito pelos colegas, em algumas situações o uso é recomendado.

Cada um tem sua opinião, eu nunca uso, mas não fico sem parasol, comprei novas lentes estão sem, isso me deixa apreensivo!  :shock:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2017, 19:54:20
Pois é Armando, a minha Leica APO Telyt 180mm tem parasol de metal e o elemento frontal é quase 1cm mais para dentro que a rosca do filtro. Estava com o parasol e acabei com um filtro em pedacinhos. Se estivesse sem o filtro, adeus lente. Imagina se acontece com a Fuji 50-140/2.8 que custa dez mil reais.

Azar é assim. Quando acontece, acontece.

E quanto a sacrificar a ótica, o meu desafio está de pé. Duvido alguém notar a diferença.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2017, 20:55:51
Pessoal, sei que tem muitos tópicos falando sobre o assunto, mas estão bem desatualizados, então vamos lá:

Nunca gostei de filtro UV, sempre achei desnecessário e minha linha de pensamento se resumia à: "Qualquer coisa entre a lente e a imagem tende a degradar, e por minimo que seja essa degradação, eu prefiro evitar".
Porem hoje fui limpar minha Nikkor 180mm e me deparei com uma marca no elemento frontal, muito pequena, no canto, e não sai na imagem, mas deu uma dor no coração ver ela lá. A 180 tem o para-sol retrátil, incorporado à lente, e não fica travado na posição, qualquer esbarrão ele retrai e a lente fica desprotegida, então, a duras penas, cheguei a conclusão de que terei de usar um filtro.

Se alguém puder me ajudar ai vão algumas perguntas:

Da diferença na qualidade da imagem usar ou não o filtro? Alguem já fez algum teste?

O filtro HOYA HMC é bom?

Filtro das marcas Greyca e Kenko (Bem mais baratos que o HOYA) são ruins?



Tem coisa que só aprendemos na base da porrada...  :aua:

1) Da diferença na qualidade da imagem usar ou não o filtro? Alguem já fez algum teste?

Se o filtro for bom, não dá diferença alguma. Tenho um B+W e depois de alguns testes não constatei diferença.

2) O filtro HOYA HMC é bom?

NÃO. Deixei de usar os que eu tinha porque estavam causando flare e ghosting nas imagens com determinadas fontes de luz e certos ângulos.

3) Filtro das marcas Greyca e Kenko (Bem mais baratos que o HOYA) são ruins?

Se HOYA não é bom, imagine os mais baratos que ele.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 20:57:27 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2017, 20:58:41
O filtro HOYA HMC é bom?

NÃO. Deixei de usar os que eu tinha porque estavam causando flare e ghosting nas imagens com determinadas fontes de luz e certos ângulos.

Provavelmente falsificado. Tenho alguns Hoya melhores que outros B+W. Bom mesmo é o Fuji mas custa bem mais.

Aliás, filtro Hoya comprado aqui tem uns 90% de chance de ser falsificado.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 20:59:15 por AFShalders »


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2017, 21:01:07
Provavelmente falsificado. Tenho alguns Hoya melhores que outros B+W. Bom mesmo é o Fuji mas custa bem mais.

Aliás, filtro Hoya comprado aqui tem uns 90% de chance de ser falsificado.

Não acredito que seja o caso. Comprei durante uma viagem ao exterior.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2017, 21:51:47
Provavelmente falsificado. Tenho alguns Hoya melhores que outros B+W. Bom mesmo é o Fuji mas custa bem mais.

Aliás, filtro Hoya comprado aqui tem uns 90% de chance de ser falsificado.

Cara, os do ML já descartei, varri de ponta a ponta os que tem lá e nenhum bate com as imagens que tem no site da HOYA. Se for pra comprar uma HOYA falso é melhor comprar um Kenko ou Greika.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2017, 22:05:01
Nossa, no site da Canon vende Kenko...
  :eek:



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2017, 23:07:06
Não acredito que seja o caso. Comprei durante uma viagem ao exterior.

O caso deve ser parecido com o da Sigma 19-35, o Hoya HMC padrão nao serviu e tive que usar o Fujinon.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2017, 23:32:06
Nossa, no site da Canon vende Kenko...
  :eek:

A Kenko tem uma série Pro1 Digital que não é má.
A Kenko e a Hoya são a mesma empresa, segmentada por regiões, ambas do grupo Tokina.
Normalmente os Kenko que vemos por aqui são os da linha amadora.

http://thkphoto.com/
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 23:34:37 por AFShalders »