Roberto,
Em fotografia analógica profissinal, o uso de filtro UV é fundamental. Sem nem discutir. Principalmente em montanha, neve e praia. Dependendo da situação a diferença pode ser gritante.
Em digital, aí depende muito. Em alta montanha, faz alguma. Abaixo dos 2000m não faz nenhuma quase. Aos 4000-5000m faz razoavelmente. O vidro já bloqueia uma boa parte do UV, e o sensor tem um filtro UV+IR sobre ele, então o efeito do UV em fotografia digital convencional é baixo.
Eu sempre uso filtros, mas por proteção. Tenho algumas lentes caras e outras raras e filtros já me salvaram diversas vezes. Pode usar um parassol como proteção mas é um trambolho. Eu prefiro por sempre filtro porque seguro morreu de velho. Só não perdi uma Tele Leica APO que custava 3 vezes mais que a câmera porque estava com um filtro, uma pedra voou com uma força incrível de sei lá onde, em uma montanha e bateu exatamente no centro da lente. Espatifou o filtro mas não aconteceu nada com a lente.
Filtros variam demais em qualidade. Tem marcas que não chego nem perto, outras confio plenamente. Um bom filtro não degrada a imagem. Desafio a quem conseguir distinguir uma foto que eu fizer sem filtro e com um filtro bom.
Os que eu gosto:
- Hoya HMC e outras versões multicoated da marca (eles chamam de digital coating). Bom custo/beneficio.
- Alguns modelos da B+W. Só os realmente multicoated, tenho uns B+W que tem um coating mais ou menos, embora sejam de uma transparencia absurda.
- Fujinon Super EBC. Os melhores na minha opinião.
Tem outras marcas boas.
Os que eu nem toco para uso em digital:
- Greika é uma merda.
- Tiffen estraga a superficie com o tempo
- Kenko dá ghosting e flare
- Marumi é um nojo
- Genéricos sem comentários.
Esses dão problema, tanto de flare quanto perda de nitidez dependendo do filtro e modelo.
Todos os Tiffen que tive ou craquelaram ou mancharam. Tive mais de 50, de gerações diferentes. Reclamei até com a fábrica que substituiu alguns que eu ainda tinha a nota de compra.
Você vai comprar uma lente de 3 mil e colocar um filtro de 20 nela ?
Isso é como comprar um carro esporte caro e colocar pneu recalchutado de kombi.
Adicionando:
Filtros tem que estar 100% limpos senão óbvio que vai degradar a imagem.
Você que é tão ligado no look Nikon (seja lá o que isso for), preste bastante atenção no fator COR. Muitos filtros não são neutros. Isso Não quer dizer que sejam ruins, e sim características diferentes. O Skylight por exemplo é um UV com um levissimo fator de correção de cor para equilibrar o excesso de azul em fotografia de filme.
Se precisar de mais informações pode enviar uma MP