Autor Tópico: Filtro UV - Preciso de Informações.  (Lida 8904 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Agosto de 2017, 06:32:45
Deves buscar o melhor filtro UV que teu orçamento permitir. Se adquirires um Greika ou Kenko serás mais um a dizer que filtro UV degrada a imagem. Se escolheres um de boa qualidade (B+W, Singray, Breakthrough.photography,...) farás parte do grupo que afirma que não há distorção mensurável. Hoya tem um pé de cada lado, alguns são péssimos, outros razoáveis. Não aconselho ML ou eBay, devido a falsificações.(Parecido com pilhas de boa qualidade, que tb não se deve comprar nestes locais). A B&H envia para o país. Acabo de adquirir deles dois cartões CF ($32 cada + $14 de envio). Escolhe "pagar impostos no destino" que aparece opção de envio barato. No caso dos cartões CF não me foi cobrado imposto de importação (embora o total declarado estivesse acima de $50) o que acredito ser o caso para  um simples filtro.
JVc.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #16 Online: 09 de Agosto de 2017, 09:39:09
Em fotografia analógica profissinal, o uso de filtro UV é fundamental. Sem nem discutir. Principalmente em montanha, neve e praia. Dependendo da situação a diferença pode ser gritante.

Em digital, aí depende muito. Em alta montanha, faz alguma. Abaixo dos 2000m não faz nenhuma quase. Aos 4000-5000m faz razoavelmente. O vidro já bloqueia uma boa parte do UV, e o sensor tem um filtro UV+IR sobre ele, então o efeito do UV em fotografia digital convencional é baixo.


Muito interessante. Algo que sempre ignorei pois jamais tive qualquer informação sobre, para mim filtro UV era no máximo para proteção do elemento frontal.

Poderias explicar mais?
Quais efetivamente seriam as diferenças na imagem final entre uma foto com e outra sem?



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #17 Online: 09 de Agosto de 2017, 10:17:23
Pessoal, achei um filtro Greika 52mm aqui nas minhas tralhas (Deve ter vindo com alguma lente que comprei e tirei), coloquei ele na 50tinha e fiz um teste, ghost e flare a parte, em termos de nitidez, cores, contraste, e qualidade de imagem, não vi diferença nenhuma, a unica diferença que notei foi 0,1 ponto de luz (constatei essa valor no LR) na imagem com filtro.

Segue a baixo a comparação com um super crop, alguém consegue ver mais alguma diferença?





AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 09 de Agosto de 2017, 11:12:51
Acho que já tem este link perdido em algum lugar. É um pouco antigo, mas além dos testes tem algumas informações interessantes. Vale a pena dar uma olhada

http://www.lenstip.com/113.1-article-UV_filters_test.html

Eu tenho um Hoya HMC UV(C) parecido com o que o Roberto listou lá em cima. Na época também não encontrei embalagens semelhantes no site da Hoya, mas vi as mesmas embalagens no site da B&H. Lá custam em torno de 17 doletas. Arrisquei e comprei por mais ou menos este preço no Ebay.

Faço como a grande maioria aqui, só uso filtro em situações que considero agressivas, praia, quando fotografei corrida de carro e coisas assim. Sábado vou fazer umas fotos de um aniversário uma amiga da minha filha e vou usar o filtro, apenas para prevenir um dedão cheio de brigadeiro na lente...

Obviamente não tenho o mesmo nível de exigência que o Roberto, afinal não vivo de fotografia. Mas nos testes que eu fiz não notei nenhuma diferença significativa entre fotos com e sem filtro, apenas uma pequena diferença na exposição.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #19 Online: 09 de Agosto de 2017, 14:43:43
Prezado Dellano:
Como já deves ter visto, há opiniões divergentes sobre o uso de filtros UV, devido a dois fatores:
1 - ele interfere na luz que chega ao sensor da câmera (obviamente, sendo um filtro UV, ele filtra os raios UV).
2 - se o filtro é de má qualidade, além dele interferir na luz que chega ao sensor da câmera, ele também pode alterar a precisão do foco e da fotometria.
Por isso, eu optei por proteger minhas lentes com filtros neutros de boa qualidade. Estes filtros (supostamente) não tem incidência nem no foco nem na fotometria, e a perda de luz é muito pequena.
Todas minhas lentes tem um filtro Hoya "Pro 1 Digital Protector", que supostamente deixa passar 99,7% da luz, segundo as especificações da Hoya. Não é o filtro UV da Hoya...
Comprei todos meus filtros no exterior, em uma loja reconhecida, e paguei entre US$ 19,00 e US$ 27,00 cada um, dependendo do diâmetro do filtro. Considero um preço muito bom, visto que protegem minhas lentes, que são bem mais caras.
Recomendo fortemente para proteção das lentes. Nunca notei que interfiram nas fotos e nunca mais me preocupei com a limpeza do elemento frontal da lente, já que o que limpo é o filtro, principalmente.
Seguem mais abaixo as especificações desse modelo de filtro (em francês).
Abraços.
Luis
*************************************
Hoya - Filtre Protector Pro 1 Digital
*************************************
Le nec plus ultra en filtre de protection
Le filtre Hoya Protector Pro 1 Digital est le nec plus ultra en filtre de protection. Son utilisation permanente permet de protéger votre optique contre les dommages éventuels liés à la présence de poussière, aux chocs ou aux rayures.
Points forts :
3 couches de traitements anti-reflet sur les deux faces
Aucune incidence sur l'AF et la mesure de lumière du boitier
Protège très efficacement la lentille frontale de l'optique (rayures, poussières, traces de doigts....)
Epaisseur 3 mm
Filetage externe
Le Hoya Protector Pro 1 Digital de Hoya est un filtre non coloré et sans incidence sur la lumière visible. Cette série est spécialement conçue pour les appareils photos numériques qui sont plus sensibles aux reflets, elle bénéficie d'un traitement anti-reflets amélioré, pour une image plus contrastée et plus de transparence.
Le filtre Hoya Protector Pro1 D vous assurera une performance révolutionnaire en terme de contraste et de balance des couleurs. Il possède un revêtement multicouche amélioré pour diminuer les défauts de chromatisme et il transmet 99.7% de la lumière reçue. La monture et le bord du filtre sont traités noir mat pour une plus grande réduction des reflets. Grâce à une monture et des verres amincis, il est 40% plus léger qu’un filtre classique.
Tous les filtres Pro 1 Digital possèdent une monture slim en alliage d'aluminium traitée antireflet.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2017, 14:43:57 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 09 de Agosto de 2017, 15:40:28
Roberto,

Quem tem que tirar a conclusão de se a imagem é aceitável ou não, é você. Afinal o grau de exigencia, paranoia e de achismo depende muito de pessoa para pessoa. Para mim, a imagem é satisfatória.

Mas ghosting e flare é algo que realmente deve-se ter em conta, pois pode arruinar uma boa foto.

As reflexões causadas por filtros sem revestimento são um problema real em fotografia digital, e afetam em grau menor o filme. Parece estranho ? A explicação é bem simples: O sensor é plano e tem uma superficie bastante reflexiva, muito, muito mais reflexiva que uma pelicula de filme que é praticamente fosca do lado da emulsão. O filtro é um grande vidro plano, paralelo ao sensor. O que acontece quando se colocam dois espelhos face a face ? Sacou ? Por isso o coating é tão importante em digital. O problema varia muito de lente para lente.

Cansei de usar filtros dem coating com filme, especialmente em preto e branco, sem qualquer tipo de problema.

Outra coisa, existem filtros semelhantes, que obviamente não são iguais.

UV não é o  Skylight que não é um protetor neutro.
Existem 2 tipos de Skylight, o 1A e o 1B que tem respostas espectrais diferentes.
Em digital o máximo que essas diferenças podem causar são uma leve diferença na exposição e um eventual desvio na cor, tudo facilmente corrigivel na pós.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 09 de Agosto de 2017, 15:51:39

Muito interessante. Algo que sempre ignorei pois jamais tive qualquer informação sobre, para mim filtro UV era no máximo para proteção do elemento frontal.

Poderias explicar mais?
Quais efetivamente seriam as diferenças na imagem final entre uma foto com e outra sem?


No digital, só em condições extremas. O efeito mais comum do excesso muito violento de UV são azulamentos.
No filme o efeito é bem pronunciado, pode haver perda de contraste e outras coisas mais e varia muito de filme para filme.

Há quem ache que o filtro UV+IR das digitais bloqueia tudo, mas não é bem assim. Pegue sua câmera digital, coloque no live view e aponte um controle remoto de TV para ela e aperte os botões do controle. Você irá "ver" o IR no live view, embora em teoria devesse ser bloqueado. Ele bloqueia uma boa parte, mas não toda. O mesmo acontece com o UV.

Outra coisa é que não existe um único UV e um unico IR. São faixas espectrais.

O UV vai de 100 a 400 nanometros, sendo que de 380 a 390 chega a ser visível como um violeta profundo. Quanto mais para o lado do visivel, menos o filtro que tem sobre o sensor é eficiente. O mesmo vale para o infravermelho, que vai de 700 a um milhão de nanometros. 700-800 passa facil pelo filtro.

Então tem muita informação desencontrada e errada por ai.

 



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #22 Online: 09 de Agosto de 2017, 16:22:46

No digital, só em condições extremas. O efeito mais comum do excesso muito violento de UV são azulamentos.
No filme o efeito é bem pronunciado, pode haver perda de contraste e outras coisas mais e varia muito de filme para filme.

Há quem ache que o filtro UV+IR das digitais bloqueia tudo, mas não é bem assim. Pegue sua câmera digital, coloque no live view e aponte um controle remoto de TV para ela e aperte os botões do controle. Você irá "ver" o IR no live view, embora em teoria devesse ser bloqueado. Ele bloqueia uma boa parte, mas não toda. O mesmo acontece com o UV.

Outra coisa é que não existe um único UV e um unico IR. São faixas espectrais.

O UV vai de 100 a 400 nanometros, sendo que de 380 a 390 chega a ser visível como um violeta profundo. Quanto mais para o lado do visivel, menos o filtro que tem sobre o sensor é eficiente. O mesmo vale para o infravermelho, que vai de 700 a um milhão de nanometros. 700-800 passa facil pelo filtro.

Então tem muita informação desencontrada e errada por ai.

Obrigado pela aula de física!

Vou considerar adquirir um bom filtro UV.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 09 de Agosto de 2017, 16:54:10
Obrigado pela aula de física!

Vou considerar adquirir um bom filtro UV.


Se vocÊ não usa filme, considere como proteção somente. A não ser que vá para alta montanha e olhe lá.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 09 de Agosto de 2017, 19:06:55
Nossa gente, até Greika tem falsificado, fui em uma loja aqui que vende alguns acessórios fotográficos, ia comprar um Greika mesmo, quando abri a caixinha do filtro levei um susto, nunca viu ma coisa tão mal acabada, a pintura preta do metal tinha falhas, e a marca Greika estava borrada, uma coisa bem R$1,99

 :eek: :eek:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 09 de Agosto de 2017, 20:07:17
Nossa gente, até Greika tem falsificado, fui em uma loja aqui que vende alguns acessórios fotográficos, ia comprar um Greika mesmo, quando abri a caixinha do filtro levei um susto, nunca viu ma coisa tão mal acabada, a pintura preta do metal tinha falhas, e a marca Greika estava borrada, uma coisa bem R$1,99

 :eek: :eek:

Entende agora porque um monte de gente diz que filtro é uma porcaria ?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #26 Online: 09 de Agosto de 2017, 20:54:36

Se vocÊ não usa filme, considere como proteção somente. A não ser que vá para alta montanha e olhe lá.

Cara, como é dificil achar filtro só de proteção (Sem UV), achei na Angel, mas só 52mm e 49mm, da Fuji.


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #27 Online: 10 de Agosto de 2017, 01:13:43
Posso pegar uma carona no seu tópico Delano?   :assobi:

Pretendo compara um UV para minha sigma 17-70 nova e vi que existe um B+W que tem nano coating. Sei que esse tipo de revestimento ajuda muito a evitar flare. Como a essa sigma é sucessível a flare esse filtro com nano coating ajudaria e evitar esse efeito?

Outra pergunta é: tem diferença entre filtro UV HAZE e filtro que que se diz só UV?
« Última modificação: 10 de Agosto de 2017, 01:14:17 por Fábio Secioso »
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 10 de Agosto de 2017, 11:40:11
Posso pegar uma carona no seu tópico Delano?   :assobi:

Pretendo compara um UV para minha sigma 17-70 nova e vi que existe um B+W que tem nano coating. Sei que esse tipo de revestimento ajuda muito a evitar flare. Como a essa sigma é sucessível a flare esse filtro com nano coating ajudaria e evitar esse efeito?

Outra pergunta é: tem diferença entre filtro UV HAZE e filtro que que se diz só UV?


Nenhum filtro reduz o flare natural da lente. Mas filtros sem coating ou com coating ruim podem (e vão) criar mais uma camada de flare o/ou de reflexos. Filtros com bom coating minimizam esse flare adicional.

O Haze original é um filtro ligeiramente amarelado, do tipo do Slylight-1A. Serve alem de bloquear o UV remover o excesso de azul.



Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #29 Online: 10 de Agosto de 2017, 11:42:18

Nenhum filtro reduz o flare natural da lente. Mas filtros sem coating ou com coating ruim podem (e vão) criar mais uma camada de flare o/ou de reflexos. Filtros com bom coating minimizam esse flare adicional.

O Haze original é um filtro ligeiramente amarelado, do tipo do Slylight-1A. Serve alem de bloquear o UV remover o excesso de azul.

Obrigado!!
Tirou minha dúvida!  :)
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/