Enquete

Qual a sua avaliação para esta foto ?

Excelente
0 (0%)
Boa
2 (14.3%)
Razoável
7 (50%)
Ruim
4 (28.6%)
Péssima
1 (7.1%)

Votos Totais: 13

enquete encerrada: 29 de Agosto de 2017, 16:56:31

Autor Tópico: Retrato Feminino  (Lida 2707 vezes)

Geisa Rios

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 22 de Agosto de 2017, 16:56:31
Sou nova no ramo e gostaria de dicas, onde moro não existe nenhuma possibilidade de cursos e resolvi tentar aprender sozinha com o uso da internet  :assobi:
Segue a foto:



50mm f1.8 - ISO 100 - 1/200 com utilização do flash externo.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2017, 17:30:43
Gostei.

Para o meu gosto a foto ficou pouca coisa subexposta e o frame levemente apertado. Coisa cirúrgica.

Continue  :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2017, 17:40:08
Também estou na mesma pegada que a sua. Começando e aprendendo aos poucos com os materiais que encontro pela internet. :ok:

Bom, a primeira coisa que notei é que está fora de foco. O foco ficou a frente da modelo, no plano dessa primeira árvore.
Nas vezes que fotagrafei assim contra o sol, reparei que acontece muito isso mesmo e uma forma que encontrei de resolver é usar uma mão na frente da lente bloqueando o sol ou a luz forte que está vindo de trás, dai você foca nos olhos. O foco costuma ficar mais preciso nessas situações fazendo isso. Acho que a câmera fica meio confusa quando tem uma fonte de luz muito forte contra ela.

O segundo ponto foi a maçã muito próxima do rosto. Bloqueou muito a linha de rosto da modelo, que é sempre bom evitar. Além disso, ela criou uma sombra dura no rosto dela, que aumentou ainda mais o bloqueio da linha do rosto. Se quisesse manter essa ideia da modelo quase mordendo a maçã, acho que seria melhor deixar a modelo mais em perfil, com a maçã no mesmo plano do rosto e um pouco separada do rosto. Conservaria as linhas do rosto e eliminaria a sombra.

E por último, achei ela sub exposta. Eu aumentaria mais a exposição, ou aumentaria as sombras, pra modelo ficar mais em harmonia com o fundo brilhante. Os nossos olhos sempre vão pra área mais clara da imagem. Nessa imagem a modelo está bem mais escura que o fundo, então seria uma boa diminuir essa diferença, mesmo que tivesse que estourar um pouco mais o fundo.

No mais, gostei. Tem uma história na foto, isso é muito legal e algo que ainda tenho que trabalhar nas minhas fotos. Continuemos evoluindo.  :ok:


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2017, 18:51:35
Como comentado acima, está faltando foco. Continue clicando...
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2017, 19:15:27
Concordo com os comentários acima. Eu não entendo nada de fotografia de modelos, mas uma dica que eu daria, e não sei se os mais experientes concordam comigo, é que os iniciantes deveriam fazer as fotos mais "de longe" deixando o assunto principal menor e fazendo o enquadramento fino na base do crop. Com o tempo aprende-se a compor sem precisar desse recurso.


DPCaetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2017, 21:15:35
Também senti o mesmo que os colegas (falta de foco nos olhos, enquadramento e subexposição, embora ache que fosse estourar o canto superior direito). Uma ideia seria
 usar um flash para iluminar mais o rosto da modelo, usando uma softbox.

 Bons estudos e muitos cliques.


Geisa Rios

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2017, 15:20:52
Concordo com os comentários acima. Eu não entendo nada de fotografia de modelos, mas uma dica que eu daria, e não sei se os mais experientes concordam comigo, é que os iniciantes deveriam fazer as fotos mais "de longe" deixando o assunto principal menor e fazendo o enquadramento fino na base do crop. Com o tempo aprende-se a compor sem precisar desse recurso.
Como comentado acima, está faltando foco. Continue clicando...
Também estou na mesma pegada que a sua. Começando e aprendendo aos poucos com os materiais que encontro pela internet. :ok:

Bom, a primeira coisa que notei é que está fora de foco. O foco ficou a frente da modelo, no plano dessa primeira árvore.
Nas vezes que fotagrafei assim contra o sol, reparei que acontece muito isso mesmo e uma forma que encontrei de resolver é usar uma mão na frente da lente bloqueando o sol ou a luz forte que está vindo de trás, dai você foca nos olhos. O foco costuma ficar mais preciso nessas situações fazendo isso. Acho que a câmera fica meio confusa quando tem uma fonte de luz muito forte contra ela.

O segundo ponto foi a maçã muito próxima do rosto. Bloqueou muito a linha de rosto da modelo, que é sempre bom evitar. Além disso, ela criou uma sombra dura no rosto dela, que aumentou ainda mais o bloqueio da linha do rosto. Se quisesse manter essa ideia da modelo quase mordendo a maçã, acho que seria melhor deixar a modelo mais em perfil, com a maçã no mesmo plano do rosto e um pouco separada do rosto. Conservaria as linhas do rosto e eliminaria a sombra.

E por último, achei ela sub exposta. Eu aumentaria mais a exposição, ou aumentaria as sombras, pra modelo ficar mais em harmonia com o fundo brilhante. Os nossos olhos sempre vão pra área mais clara da imagem. Nessa imagem a modelo está bem mais escura que o fundo, então seria uma boa diminuir essa diferença, mesmo que tivesse que estourar um pouco mais o fundo.

No mais, gostei. Tem uma história na foto, isso é muito legal e algo que ainda tenho que trabalhar nas minhas fotos. Continuemos evoluindo.  :ok:
Gostei.

Para o meu gosto a foto ficou pouca coisa subexposta e o frame levemente apertado. Coisa cirúrgica.

Continue  :ok:

Cumprimentos.

Concordo com os comentários acima. Eu não entendo nada de fotografia de modelos, mas uma dica que eu daria, e não sei se os mais experientes concordam comigo, é que os iniciantes deveriam fazer as fotos mais "de longe" deixando o assunto principal menor e fazendo o enquadramento fino na base do crop. Com o tempo aprende-se a compor sem precisar desse recurso.

Na questão do foco, eu me equivoquei e comprei uma lente com foco manual(sem motor de foco embutido), ai to sofrendo pra aprender kk
Obrigada a todos pelos conselhos e incentivos, tentarei continuar melhorando cada dia mais!  :ok: :ok:


diogomansur

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2017, 15:36:58
Na questão do foco, eu me equivoquei e comprei uma lente com foco manual(sem motor de foco embutido), ai to sofrendo pra aprender kk
Obrigada a todos pelos conselhos e incentivos, tentarei continuar melhorando cada dia mais!  :ok: :ok:

Uma alternativa pra achar bem o foco é usar o live view, assim pode colocar zoom e focar de maneira precisa, porem neste caso recomendo usar tripé e pedir a colaboração da modelo em ficar mais paradinha. É uma técnica que tem mais valor com objetos, pelo fato de estarem imoveis dando mais tempo pra trabalhar.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2017, 15:37:29 por diogomansur »


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2017, 14:27:11
olá, achei que faltou um direção melhor da modelo e um momento mais relaxado para a proposta da foto. Mais natural...
Caminante no hay camino hace camino al andar


raphaelfernandesc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
    • Raphael Fernandes Fotografia ®
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2017, 01:03:05
Achei interessante o resultado. Únicas observações: o rosto está levemente desfocado. A saturação ficou ótima, e a exposição está um pouco abaixo do que eu usaria, mas fora isso, parabéns! <3


aoluz2008

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2018, 07:48:56
Boa foto..O que não gostei foi a sombra do flash no rosto da modelo com a luz vindo da esquerda.... deveria o flash estar posicionado a direita da modelo para evitar as sombras..