Autor Tópico: Filtro ND Greika, vale a pena?  (Lida 16508 vezes)

acjordao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 11 de Agosto de 2017, 12:20:23
Comprei um filtro ND variável Fotga no Mercado Livre e  achei de baixíssima qualidade. Preciso de um para minha lente de 77mm. Encontrei Fotga (que não quero), Greika por R250,00, Hoya (por R$1.400,00) e Tiffen não tinha. Alguém aqui já usou o filtro ND variável da Greika para me dizer se é bom ou se é tão ruim quanto o Fotga?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2017, 12:28:23
Difícil encontrar ND variável bom.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2017, 13:28:44
Prezado:
A marca Greika é uma das mencionadas sempre como sendo de baixa qualidade. Eu não pagaria R$ 250,00 por um filtro dessa marca. Mas também não pagaria R$ 1400,00 por um Hoya pois me parece absurdamente caro. Eu tenho um Hoya, mas como comprei no exterior paguei muito menos do que isso (algo em torno de R$ 400,00).
Sugiro que tente comprar do exterior, um de marca reconhecida (Hoya, Tiffen, B+W, Rodenstock...).
Ou, se vai ficar com marcas mais baratas, pague menos comprando no AliExpress, por exemplo. No AliExpress pode encontrar marcas semelhantes  à Greika (tais como Andoer, Green, K&F Concept e outras), pagando entre R$ 80,00 e R$ 120,00
Boa sorte.
Luis
« Última modificação: 11 de Agosto de 2017, 13:29:01 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2017, 14:56:50
Também já li que a Greika não é muito boa para filtros.

Você poderia tentar comprar um Hoya original pelo Ebay. Alguns vendedores não recolhem as taxas de imposto no ato da compra, e dai pode ser que você não seja taxado quando chegar aqui. Valeria a pena. No Ali só encontrei as marcas Zomei (que deve ser a Greika com nome diferente) e a desconhecida Nissin. Mas não tem comparação com um Hoya por uns R$ 220,00 no ebay.

 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2017, 15:41:14
Eu não uso mais filtro ND variável, tive alguns mas a qualidade de imagem é sempre muito ruim, distorções de cor, etc e tal. Não recomendo.

De quantos stops vc precisa??? Pra que é que vc quer o filtro, vai fazer o que???
Conhecimento importa mais que equipamento.


acjordao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2017, 12:44:37
Acabei ontem encontrando e comprando uma Tiffen ND 77mm no ML por R$450,00. Sou novato e quero experimentar um filtro que me permita stops diferentes para eu ver qual terei mais uso e aí então comprar uma de stop fixo (se é que esse é o termo correto). Agradeço à todos pelas dicas e sugestões.


ekunzler

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2017, 21:37:44
Acabei ontem encontrando e comprando uma Tiffen ND 77mm no ML por R$450,00. Sou novato e quero experimentar um filtro que me permita stops diferentes para eu ver qual terei mais uso e aí então comprar uma de stop fixo (se é que esse é o termo correto). Agradeço à todos pelas dicas e sugestões.

Olá!
Estou buscando o mesmo tipo de filtro e topando com as mesmas questões (qualidade x preço). Você poderia fazer uma breve revisão sobre esse Tíffen?
No aguardo e na torcida por resultados positivos!
_________________________________
https://500px.com/ekunzler


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2017, 02:40:21
uma dica, filtro ND variável nada mais é que dois filtros polarizadores unidos, sendo um com a polarização invertida.

Sempre terá a formação de um X na imagem em alguns pontos  do ND

Se realmente precisa, use ND fixos e de boa qualidade. ND variável é sempre problemático

abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


ekunzler

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2017, 20:36:24
uma dica, filtro ND variável nada mais é que dois filtros polarizadores unidos, sendo um com a polarização invertida.

Sempre terá a formação de um X na imagem em alguns pontos  do ND

Se realmente precisa, use ND fixos e de boa qualidade. ND variável é sempre problemático

abs

Grato pela dica!
Ontem pesquisei bastante sobre filtros ND variável, e praticamente desisti deles. Mas agora tenho outra dúvida, agora sobre os filtros cokin. O que é bom e o que não é entre as opções disponíveis aqui (entenda-se mercado livre e afins)?

Abs
_________________________________
https://500px.com/ekunzler


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2017, 22:23:10
Grato pela dica!
Ontem pesquisei bastante sobre filtros ND variável, e praticamente desisti deles. Mas agora tenho outra dúvida, agora sobre os filtros cokin. O que é bom e o que não é entre as opções disponíveis aqui (entenda-se mercado livre e afins)?

Abs
prezado forista, Cokin é uma fabrica francesa, eles fazem filtros de vidro e de resina de alta qualidade. Desde o passado, por ter virado meio que padrão no mercado, os chineses começaram a imitar os seus produtos, e nas dimensões do seu sistema.
praticamente tudo o que vc encontrar barato no ML é falsificação barata, Cokin original mesmo é difícil encontrar, ainda mais sendo filtro ND.
Procure ver no site deles ou em lojas da internet como são os kits que eles vendem e a embalagem para vc não ser enganado.

Eu tenho aqui vários NDs Cokin, da serie Nuances, uma série nova que eles estão vendendo, parentes e amigos trouxeram da Europa pra mim, mas já adianto que é bom, mas custa caro, de fato não existe segredo em filtro ND de boa qualidade, o que é bom custa caro.


Falando somente de filtros ND, marcas que fazem produtos de boa qualidade:

Breakthrough Photography
Lee
Cokin
Format Hitech
Singh-Ray
B+W
Tiffen
Hoya Pro
Heliopan
« Última modificação: 27 de Agosto de 2017, 22:24:46 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2017, 01:15:11
Grato pela dica!
Ontem pesquisei bastante sobre filtros ND variável, e praticamente desisti deles. Mas agora tenho outra dúvida, agora sobre os filtros cokin. O que é bom e o que não é entre as opções disponíveis aqui (entenda-se mercado livre e afins)?

Abs

nesse caso, o que é bom custa caro hehehe

Os do Mercadolivre "tipo Cokin" são péssimos, tenho eles. Os Cokin verdadeiros nunca usei.

Uso um Tiffen 77mm Neutral Density 0.9 Filter (nd+3) e um Big sttoper da Lee filter (ND+10). Os dois são muito bons e o da Lee são surreais em relação a qualidade da imagem, mas os preços são altos.

abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2019, 09:42:06
prezado forista, Cokin é uma fabrica francesa, eles fazem filtros de vidro e de resina de alta qualidade. Desde o passado, por ter virado meio que padrão no mercado, os chineses começaram a imitar os seus produtos, e nas dimensões do seu sistema.
praticamente tudo o que vc encontrar barato no ML é falsificação barata, Cokin original mesmo é difícil encontrar, ainda mais sendo filtro ND.
Procure ver no site deles ou em lojas da internet como são os kits que eles vendem e a embalagem para vc não ser enganado.

Eu tenho aqui vários NDs Cokin, da serie Nuances, uma série nova que eles estão vendendo, parentes e amigos trouxeram da Europa pra mim, mas já adianto que é bom, mas custa caro, de fato não existe segredo em filtro ND de boa qualidade, o que é bom custa caro.


Falando somente de filtros ND, marcas que fazem produtos de boa qualidade:

Breakthrough Photography
Lee
Cokin
Format Hitech
Singh-Ray
B+W
Tiffen
Hoya Pro
Heliopan
Bom dia, galera. Desculpem a desencavada monstro aí.
Mas vou viajar pra um lugar com muitas cachoeiras e quero comprar um(ns) filtros ND pra brincar.
Vi que a dificuldade de encontrar algo razoável e barato aqui no BR é grande.
Encontrei isso no ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733513544-kit-8-filtros-form-cokin-nd-2xsuportes-estojo-9-aneis-_JM?quantity=1

Lindsay.. Esses filtros Cokin são de resina mesmo? Ou só por que esses são falsificados? :hysterical:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2019, 09:53:26
Bom dia, galera. Desculpem a desencavada monstro aí.
Mas vou viajar pra um lugar com muitas cachoeiras e quero comprar um(ns) filtros ND pra brincar.
Vi que a dificuldade de encontrar algo razoável e barato aqui no BR é grande.
Encontrei isso no ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733513544-kit-8-filtros-form-cokin-nd-2xsuportes-estojo-9-aneis-_JM?quantity=1

Lindsay.. Esses filtros Cokin são de resina mesmo? Ou só por que esses são falsificados? :hysterical:

Nando, a Cristiane Guelert (ta sumida do fórum) está vendendo seus filtros, são da Marca Sigh Ray, acho que é dos melhores, um ND8 e um ND 4, e ela está pedindo barato.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2019, 10:10:36
Nando, a Cristiane Guelert (ta sumida do fórum) está vendendo seus filtros, são da Marca Sigh Ray, acho que é dos melhores, um ND8 e um ND 4, e ela está pedindo barato.
Valeu, Dellano! Vou entrar em contato com ela.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2019, 10:17:52
A Cris já vendeu os filtros dela, então sigo na busca.