Autor Tópico: The 11 Stupidest Things Photographers Say About Gear  (Lida 4259 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #30 Online: 14 de Agosto de 2017, 18:24:18

Vários aplicativos simulam desfoque, até o Samsung Galaxy tem isso, mas vi software. Sem dúvida fica horroroso.

não é à toa que era pouco popular antes haha
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 14 de Agosto de 2017, 18:29:22
Por que isso é um problema?


Novamente... Isso não é um problema, o problema é dar-se valor demais a isso.  :ok:


Pra que se usa o desfoque? Para isolar o assunto, para dar enfase, para artisticamente dar um ar romântico a cena, existem alguns motivos, porém por vezes se nota que se houverem 10 fotografias em um ensaio, o cidadão fará o ensaio todo com desfoque, em nome do que é "a onda do momento" ou o que ele julga ser, ou seja, é possível fazer fotografia aproveitando o fundo, compondo em camadas, contando uma história, escurecendo ou clareando o fundo e não necessariamente usando o desfoque como única linguagem.


Socó-boi by Carlos C. Sosa, on Flickr


Acima usei desfoque, era necessário.




27052017-CFCS2841 by Carlos C. Sosa, on Flickr




Eu poderia estourar o fundo ou usar uma abertura maior aí, mas qual seria o ganho ?




Hora do Café. by Carlos C. Sosa, on Flickr


Pra que desfocar ? Existem outras formas de isolar um assunto e deixá-lo interessante.





« Última modificação: 14 de Agosto de 2017, 18:34:03 por cfcsosa »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 14 de Agosto de 2017, 18:31:17

Novamente... Isso não é um problema, o problema é dar-se valor demais a isso.  :ok:


Pra que se usa o desfoque? Para isolar o assunto, para dar enfase, para artisticamente dar um ar romântico a cena, existem alguns motivos, porém por vezes se nota que se houverem 10 fotografias em um ensaio, o cidadão fará o ensaio todo com desfoque, em nome do que é "a onda do momento" ou o que ele julga ser, ou seja, é possível fazer fotografia aproveitando o fundo, compondo em camadas, contando uma história, escurecendo ou clareando o fundo e não necessariamente usando o desfoque como única linguagem.

Ok, vou continuar sendo chato... Por que o jeito como o cidadão fotografa é um problema?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 14 de Agosto de 2017, 18:34:40
Ok, vou continuar sendo chato... Por que o jeito como o cidadão fotografa é um problema?


Leia acima, complementei. :ok:


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 14 de Agosto de 2017, 18:36:25

Leia acima, complementei. :ok:

Entendi o argumento que explica porque você fotografa como fotografa, mas não entendi o seu incômodo com o jeito dos outros fotografarem...  :D


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 14 de Agosto de 2017, 18:41:23
Entendi o argumento que explica porque você fotografa como fotografa, mas não entendi o seu incômodo com o jeito dos outros fotografarem...  :D


Não é incômodo, se o sujeito quiser continuar fazendo isso tudo bem, o que não me impede de criticar correto ?  :ok:




Mas isso aqui resume bem:


"Well, can you find a great picture that would be bad if it had different bokeh? And can you find a bad picture that would be made great if it had different bokeh? I sure can’t."
« Última modificação: 14 de Agosto de 2017, 18:43:09 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #36 Online: 14 de Agosto de 2017, 18:52:37
O fotógrafo que diz que não liga para o desfoque não faz a mesma coisa do que aquele que quer ser superior dizendo que não liga pra equipamento?  :ponder:


Óbvio que não. Pense bem no que falou...
É meramente uma questão de prioridades. Acho muito mais interessante ter um plano interessante do que um fundo 100% borrado na imensa maioria das vezes.

Ficar aplicando maieutica aqui não vai dar muito certo amigo.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2017, 18:55:48 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 14 de Agosto de 2017, 19:04:32
Me pergunto como seriam os fotografos de desfoque na época do filme, acho que não sobreviveriam.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #38 Online: 14 de Agosto de 2017, 21:46:33

Fui por curiosidade observar seu trabalho e posso afirmar que não é apenas bokeh, embora não curta muito o estilo, o que é algo pessoal, seu trabalho tem qualidade e deve dar muito, mas muito trabalho para ser concluído.  :ok:

 :ok:


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 15 de Agosto de 2017, 08:28:23

Óbvio que não. Pense bem no que falou...
É meramente uma questão de prioridades. Acho muito mais interessante ter um plano interessante do que um fundo 100% borrado na imensa maioria das vezes.

Ficar aplicando maieutica aqui não vai dar muito certo amigo.

Você tem razão. É arrogância da minha parte ficar colocando esse tipo de questão. Peço desculpas a todos pela implicância.