Autor Tópico: Qual lente comprar?  (Lida 1616 vezes)

Amilton Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 11 de Agosto de 2017, 17:19:07
Tenho uma Nikon D3200 "coprada". Devo comprar uma lente 35mm ou a 55mm? E é obrigatório que seja DX?


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2017, 17:44:09
Não é obrigatório comprar lente DX, mas lentes para FX, com exceção da 50mm serão mais caras do que a respectiva  versão para crop...
Deve comprar 35 ou 50 ? Depende... você quer fotos num ângulo mais aberto, pra pegar mais da paisagem ou quer fazer retrato aproximando mais um pouco ?
EU particularmente gosto da 35mm dx, inclusive tenho uma na minha d3100 reserva. A foto com ela fica equivalente a foto tirada com a 50tinha na minha d610 que é FF.
A 50mm vai ficar um pouco longa, equivalente a uma 75mm, o quanto isso importa pra vc depende de o que vc quer fotografar e a que distância do assunto da imagem.

Lembre-se de adquirir a versão AF-S, que são as lentes com motor de foco nela imbuído, porque no corpo da sua não tem, se comprar lente AF, AF-D, AI, só vai ter foco manual.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2017, 21:39:56
Normalmente quando não sabemos qual lente comprar é porque ainda não é hora de comprar... Conselho!  :ok:

Coloque sua lente "zoom" em 35mm e 50mm, assim você verá qual distância focal você prefere.

Normalmente, em um sensor cropado, uma 35mm é mais versátil, a da Nikon é excelente e barata!


Amilton Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2017, 13:55:46
Não é obrigatório comprar lente DX, mas lentes para FX, com exceção da 50mm serão mais caras do que a respectiva  versão para crop...
Deve comprar 35 ou 50 ? Depende... você quer fotos num ângulo mais aberto, pra pegar mais da paisagem ou quer fazer retrato aproximando mais um pouco ?
EU particularmente gosto da 35mm dx, inclusive tenho uma na minha d3100 reserva. A foto com ela fica equivalente a foto tirada com a 50tinha na minha d610 que é FF.
A 50mm vai ficar um pouco longa, equivalente a uma 75mm, o quanto isso importa pra vc depende de o que vc quer fotografar e a que distância do assunto da imagem.
Lembre-se de adquirir a versão AF-S, que são as lentes com motor de foco nela imbuído, porque no corpo da sua não tem, se comprar lente AF, AF-D, AI, só vai ter foco manual.


Muitíssimo agradecido pela dica.
Decidi comprar uma 35mm DX mesmo. E também com motor de foco (AF-S), como você explica, pois quero sim ter essa ferramenta como opção.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2017, 17:55:15
Tenho uma Nikon D3200 "coprada". Devo comprar uma lente 35mm ou a 55mm? E é obrigatório que seja DX?

Se for usar para retratos e querer também uma lente mais aberta vai de 35mm que em tese vai ficar perto da 50mm em uma FF.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2017, 20:47:17

Antigamente , comprar uma lente era quase uma festa . Na grande maioria usadas de preço  exorbitante .... estou falando de 40 anos atras ... hoje existem tantas opcoes e tanta facilidade de credito que temos , perguntas do tipo , que lente comprar . Se voce está perguntando isso é JUSTAMENTE porque NÃO PRECISA de nenhuma lente , ou saberia qual comprar . Sugiro que voce explore mais as possibilidades da lente que possui . QUANDO voce descobrir TODAS elas , e isso leva anos praticando , AI SIM voce estará precisando de uma OUTRA lente , a qual VOCE MESMO saberá qual será. Ter um monte de lentes não te amplia os horizontes como voce imagina , a menos que voce saiba usar cada uma delas exaustivamente . AGORA , se voce quer investir em equipamento é uma outra estoria ( com E mesmo ) .... pense num trio tipo 28 / 50 / 135 ... 24 / 50 / 200 ... ou mesmo numa zoom 28~200 .... ops esqueci , sua camera é cropada desculpe .... uma 17~70 ou 16~80  ficam de bom tamanho , ou se voce quiser fixas pensando num corpo FF mais a frente , uma 24 / 35 / 85 te trara bons resultados tanto DX quanto FF ...

Eu particularmente tentaria melhorar os conhecimentos no que tenho para depois pensar mais à frente .

Mas nao fique triste , eu quando era jovem .... o que faz MUITO TEMPO .... tambem queria outra e outra e outras lentes . POREM , com o que sei HOJE , 50 anos depois desta fase , vejo que não teriam mesmo sido necessarias

POREM , exta é a MINHA opinião  , que serve apenas para mim mesmo .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2017, 02:07:00

Depois de ter relido minha resposta , achei que fui um pouco grosseiro contigo , não foi essa a intenção.
A intenção  real foi a te mostrar que se voce não sabe qual lente comprar , é porque AINDA não necessita dela .
Esse tipo de compulsão parecida com uma necessidade , como falei acima , também me ocorreu há 50 anos atrás e não tive opinião  de colegas como voce está tendo hoje .
Peço desculpas se pareci grosseiro ao te responder .
Um abraço

Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2017, 02:12:28

No exemplo que te dei , um conjunto de 24 / 35 / 85  nas cropadas te trarao resultados de 35 / 50  / 135 e na sua futura troca ( se vier a ser o caso ) serão  de fato mesmo , 24 / 35 / 85 faltando somente uma 135 para ter um excelente conjunto .

Se a ideia for permanecer nas DXs , as 17~70 ou 16~80  fazem praticamente tudo , mas não servirão em FF
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2017, 10:39:19
Boa parte do que os amigos já disseram é verdade, inclusive sobre vc ainda não saber do que realmente precisa.

Mas por outro lado, "imagino" que sua intenção de comprar uma lente fixa, seja para aproveitar uma abertura maior (f/1.8) e de quebra ganhar na qualidade da imagem por ser uma lente com menos elementos.

O que disseram sobre testar a distância focal na sua lente zoom é extremamente válido. Tente sair um dia e só fazer fotos com sua lente em 35mm e veja se isso irá te atender ou se trará prejuízos. Faça o mesmo com a lente em 50mm.

O que posso dizer é que se vc pretende fotografar em casa, baladas e aniversários infantis... a 35mm irá te atender melhor, pois nesses casos normalmente não temos muito espaço, e uma lente 50mm irá te limitar bastante te impedindo de tirar fotos de grupos de pessoas por exemplo ou de enquadrar o aniversariante e o bolo na hora do parabéns. Mas, se vc pretende tirar fotos mais fechadas de rosto, a 50mm é que te atenderá melhor. Eu uso muito a 35mm em aniversários e festas e a 50mm em casamentos. Mas sempre tenho outras opções caso seja necessário.

Quanto ao modelo da lente, terá de escolher uma com motor de foco:

AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8 G = acho um pouco lenta pra focar e sua nitidez não é das melhores, mas pelo preço é a melhor opção em custo x benefício;

AF-S FX NIKKOR 35mm f/1.8 G ED = de 3 a 4 vezes mais cara, porém é mais silenciosa, rápida, precisa e com uma nitidez muito top, mas não creio ser a melhor opção nesse momento devido ao preço;

AF-S FX NIKKOR 50mm f/1.8 G = dentre as 50mm creio que esta seja a mais vendida e não deixa nada a desejar.

AF-S FX NIKKOR 50mm f/1.4 G = bem mais cara, porém tem um foco ultrarápido, super silencioso e a nitidez é inquestionável.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer