Autor Tópico: Como fazer os olhos "poparem"?  (Lida 2859 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Online: 11 de Agosto de 2017, 23:03:51
Galera, como conseguir um olho bem definido nas fotos?

Peguei uma t5i há cerca de um mês com uma lente 50mm 1.8 e estou fotografando amigos, conhecidos e até desconhecidos que acho nas redes sociais. Está sendo incrível, aprendendo muita coisa e aos poucos vou construindo meu primeiro portfolio. Mas uma coisa que não estou conseguindo reproduzir nos meus ensaios são olhos bem definidos. Em todas as fotos que tirei até agora, mesmo cravando o foco, os olhos saem escuros, quase que sem nenhuma separação entre pupila e iris. Segue uma foto que tirei hoje como exemplo.

Enfim, isso é limitação do equipamento? Tem como conseguir um olho bem definido sem deixar a modelo cega olhando pro sol?
Um abraço e obrigado!



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2017, 23:36:03
Essa foto não está cravada amigo, o foco esta bema frente dos olhos, repare a alça da blusa dela, o foco está ali, se voc~e focou nos olhos, sua lente está com muito front-focus.

Outro detalhe é: Qual abertura está usando? O filé da nitidez esta a + ou - stops acima da abertura máxima da lente, uma lente F1.8 vai ter sua melhor nitidez por volta de F4.

Aqui eu falo algumas coisas sobre a nitidez.



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2017, 23:54:50
Essa foto não está cravada amigo, o foco esta bema frente dos olhos, repare a alça da blusa dela, o foco está ali, se voc~e focou nos olhos, sua lente está com muito front-focus.

Outro detalhe é: Qual abertura está usando? O filé da nitidez esta a + ou - stops acima da abertura máxima da lente, uma lente F1.8 vai ter sua melhor nitidez por volta de F4.

Sim, eu sabia que aquele exemplo estava com front focus. É que o problema não tem muita relação com isso. Eu falo mais da captura dos detalhes da iris mesmo.
Já fotografei algumas pessoas com olhos claros que sairam com os olhos pretos/escuros. E todas minhas tentativas de recuperar o detalhe no Lightroom deixaram a foto com um aspecto muito falso.

Sobre a abertura, ando usando entre 2.0 e 3.5. A maioria em 2.5.
Segue outro exemplo com o foco menos errado.



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2017, 00:16:20
Aqui eu falo algumas coisas sobre a nitidez.

Ótimo vídeo, acabei de assistir agora.  :ok:
Ainda não tinha pensado sobre esse detalhe do plano focal também trabalhar de forma vertical.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2017, 09:10:34
Essa segunda foto esta bom o foco amigo, talvez um pouco mais de luz no olho ia dar uma melhorada, você usa Canon, deixa um pouco super exposta a imagem (1pt + ou -) e recupera na pós (A Canon é boa nas altas luzes), vai iluminar e trazer detalhes sem perder qualidade. Não é aumentar a luz que incide no olho, é apenas deixar entrar mais luz na câmera.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2017, 09:13:14
Falta luz, ou um flash ou rebatedor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2017, 14:37:19
Quanto mais escuro for o olho da(o) modelo, mais luz vc precisa pra criar contraste entre a pupila e a iris, um olho verde, facilita, um azul facílimo, agora castanho vc precisa de luz, não precisa ser direta, lateral já ajuda. Eu sempre deixo um pouco super exposta a imagem e recupero na pós, ai recupero onde precisa.

Claro, ambientes e luzes diferentes, mas acredito que sua intenção é parecida. Só os cilios dela fizeram sombra.
IMG_7264 by Pabo Ebani Jacques, no Flickr
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2017, 15:31:40
Acho que um rebatedor resolve teu problema e é relativamente barato.   :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2017, 01:58:25

Se voce quiser melhorar ou chegar ao ponto de eliminar por completo esse problema , estude sobre ABERTURAS

Segundo , lembre - se do seguinte ...
EM TESE , matematicamente ( toda lente é uma solução matematica ) TODAS AS LENTES tem seu MELHOR DESEMPENHO OTICO , na faixa compreendida entre dois pontos acima da abertura minima e dois pontos abaixo da abertura maxima . Trocando em miudos , se sua lente é por exemplo uma 50mm f 1.4 , suas aberturas serão

... 1.4 / 2.0 / 2.8 / 4 / 5.6 / 8 / 11 / 16 / 22 ... então  conte ai ... 1.4 / 2.0 ................. 16 / 22 .... os melhores resultados estarão na faixa das aberturas de 2.8 a 11 , sendo 5.6 a melhor delas .

FORA ISSO procure ler , aprender e praticar .... 2 ou 3 objetos quaisquer em cima de uma mesa serão um bom começo,  sobre DISTANCIA HIPERFOCAL .

ALEM DESSES DOIS TOPICOS ACIMA , leia sobre FLASH REBATIDO .

Pronto , aqui tem material para UM ANO de leitura e treinamento .... passa rapido , e será a SOLUÇÃO  definitiva daqueles probleminhas acima , alem de MELHORAR E MUITO a sua tecnica fotografica , com a INCRIVEL vantagem de voce ter os resultados NA HORA pois a camera é digital , e sem precisar anotar nada , estará tudo no histograma de cada foto .

SIMPLES NÃO  .... ? ..... basta treinar , mas tens de estudar a teoria primeiro .

Um abraço  , não sei se foi a resposta que voce queria , te dei a mais dificil , mas tambem te dei o caminho das pedras , compete a voce aproveitar ou não.

Boas fotos .

Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2017, 00:35:16
Olá, amigos.

Hoje sai de novo pra fotografar e aplicar algumas dicas.
As explicações do Roberto sobre o plano focal me ajudaram a ter uma conversão melhor de fotos com o foco correto. Usei a técnica de recompor com mais cuidado e também usei mais os outros pontos de foco quando foi necessário.
Também usei a dica de superexpor as fotos pra recuperar na pós e isso já melhorou muito na captura dos detalhes dos olhos que eu queria capturar.

Um rebatedor já estava na minha wishlist de próximos acessórios pra comprar, mas não acho que ainda seja a hora de adquirir. Estou fotografando sozinho e acho que vai complicar muito no workflow. Sem falar que estou fotografando em lugares que costuma ventar muito, então mesmo deixando o rebatedor em algum suporte não seria muito viável, consigo ver vários problemas acontecendo.

Flash eu já tenho, mas ainda não tenho rádio, fico meio exitante de usar flash direto e nos ambientes externos que fotografo é meio complicado achar bons lugares pra rebater. Não costumo gostar muito dos resultados do flash direto, mas vou testar em uma próxima oportunidade.

Obrigado pelos comentários e pelas dicas!
« Última modificação: 14 de Agosto de 2017, 00:39:27 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2017, 06:57:05
Pode usar o flash direto em cima da camera, em baixa potencia, só para levantar o brilho nos olhos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2017, 08:39:39
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2017, 10:13:32
Um rebatedor já estava na minha wishlist de próximos acessórios pra comprar, mas não acho que ainda seja a hora de adquirir....

Flash eu já tenho, mas ainda não tenho rádio, fico meio exitante de usar flash direto e nos ambientes externos ...

Comprei um rebatedor e usei uma vez, não gosto, ele causa um desequilíbrio na foto, pra minha fotografia, hoje, é totalmente dispensável.

Flash em ensaio externo é outra coisa que não uso. Adoro flash, mas em eventos, em lugares onde eu posso mover os modelos para o lado que eu quiser jamais.

Em ensaio externo nos temos a melhor luz que se pode ter, e de graça, e é muito fácil usar.

Convido você a fazer uma visita a minha Pagina do Facebook, não tem absolutamente nenhuma foto com flash ou rebatedor.

https://www.facebook.com/RobertoDellanoFotografia/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2017, 22:55:08
Questão de gosto.
Mas eu acho esses retratos, em contra luz em que o fotografo abre as sombras, falsos, artificiais.
É como um HDR mal feito, a foto grita que tem algo errado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2017, 06:03:55
Bom...pelo que eu entendo do assunto (que não é muita coisa) os olhos ficam super bem definidos apenas em fotos de estúdio, devido a iluminação preparada para isso.
Outro jeito é uma boa edição hehehe :)