Autor Tópico: Densidade de Pixels - Canon 80D  (Lida 10298 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #15 Online: 14 de Agosto de 2017, 09:54:35
uma densidade baixa de pixels em um sensor dá uma certa margem para a nossa barbeiragem do dia a dia  :D , ou o uso de lentes que não possuem um projeto ótico mais parrudo.

Acredito que os mesmos cuidados e percepção desta densidade foi percebido pelos usuários da D800/810 e 5Ds/R, não adianta, tem que aprimorar a técnica, buscar situações mais favoráveis e vidros melhores;

Essa é nova  :shock:





Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2017, 09:56:22
Fico pensando se é viável agora para mim comprar uma 80D. Pelas objetivas que tenho hoje, terei que investir em outra lente para acompanhar o corpo.

Sinceramente, não desconfiando da tecnologia mencionada, gostaria de ver um comparativo real do resultado de ambos os sensores com a mesma lente ( desatualizada ), e entender até que ponto essa "pulga" incomoda... :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2017, 10:07:57
Na época que saíram as %D de 50MP, vários sites comentaram que aquela regra da velocidade 1/DF precisa ser revista, no minimo multiplicando por 2.
Imagine sensor aps-c que já precisaria multiplicar pelo fator de corte.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #18 Online: 14 de Agosto de 2017, 10:10:53
Sinceramente, não desconfiando da tecnologia mencionada, gostaria de ver um comparativo real do resultado de ambos os sensores com a mesma lente ( desatualizada ), e entender até que ponto essa "pulga" incomoda... :ponder:
TBM gostaria de ver esse comparativo, porém estou levando em consideração que o amigo relatou acima. Se fizerem esse comparativo e identificar a veracidade, será um problema para mim.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 14 de Agosto de 2017, 10:27:37

Muitos acreditam que os 12MP sejam o Santo Graal dos MP's, por isso vemos tantos usuários satisfeitíssimos com a D700 e 5Dc.

Não desmerecendo estas câmeras, mas uma densidade baixa de pixels em um sensor dá uma certa margem para a nossa barbeiragem do dia a dia  :D , ou o uso de lentes que não possuem um projeto ótico mais parrudo.

Em relação ao sharpening, comigo ocorreu o contrário para visualização web, precisei "aliviar a mão", no Lightroom usava nitidez de saída "padrão", estou optando agora pela opção "baixa".


Eu que já "alivio a mão" em algumas fotos com a minha 5Dc + 85mm f/1.8 por achar nítido demais para retratos em close (headshots), chegando a negativar a barrinha de clarity no LR, certamente preciso passar longe dessas novas câmeras com densidade alta de pixels então, é isso?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 14 de Agosto de 2017, 10:40:19
Essa é nova  :shock:

Não é não, é bem "velha"  :D a notícia, desde a época que saímos dos 12MP. :shock:

"Minha D90 tem a imagem mais nítida em 1:1"
"A D7000 não acerta o "foco"!"


Entre tantas outras marcas e modelos.

A técnica precisa ser melhor para sensores com maior densidade, não é à toa que existe uma lista de lentes recomendáveis para certos modelos, mesmo FF.

Aquele "leve" tremido que em 10MP não aparece, certamente será evidente em densidades maiores.

Nem é caso aqui de provar nada, é uma percepção natural para quem usou sensores diferentes ao longo do tempo.

Se eu hoje fotografasse em .jpg, para o tipo de fotografia que curto, externas, a 40D seria a minha companheira dos sonhos! rsrs


Citar
Sinceramente, não desconfiando da tecnologia mencionada, gostaria de ver um comparativo real do resultado de ambos os sensores com a mesma lente ( desatualizada ), e entender até que ponto essa "pulga" incomoda... :ponder:


Acredito que não é "Pulga", apenas um cuidado maior no momento do clique, fugir da difração, aumentar um pouco a velocidade, não vamos criar a impressão ou falsa verdade que:

"Não posso comprar uma 80D ou D7200 porque minhas lentes não estão à altura..."

Não acho que é por aí, meu objetivo ao criar o tópico é trocar ideias com os amigos e dizer que para certas densidades um cuidado maior, melhor técnica e uso até de melhores lentes é compreensível.

O Photozone para mim é uma boa referência, principalmente porque você vê lentes que são testadas em modelos diferentes, exemplo para a Canon.

Lentes na 5D Mark II e 5DsR

http://www.photozone.de/canon-eos

Lentes com sensores de 8MP, 15MP, 20MP e 24MP
http://www.photozone.de/canon-eos

TBM gostaria de ver esse comparativo, porém estou levando em consideração que o amigo relatou acima. Se fizerem esse comparativo e identificar a veracidade, será um problema para mim.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk


Eu não me preocuparia, normalmente os equipamentos estão bem à frente da nossa capacidade, falo por mim, se algo mudou na densidade do sensor sou eu que preciso aprimorar e cuidar com mais carinho do momento do clique.

Se preocupe com o arquivo de saída, ele vai mostrar o poder de fogo do sensor, na redução de pixels há melhora significante de nitidez e redução de ruído.

Estou bem longe do profissionalismo e anos de caminhada dos amigos, mas tenho muitas fotos que fiz com a 30D, 40D, 60D, 70D, T3, T5, T2i, T3i e algumas lentes em comum na 80D.

Quem sabe, gravo um vídeo mostrando alguns arquivos RAW destes modelos?
:ok:


Na época que saíram as %D de 50MP, vários sites comentaram que aquela regra da velocidade 1/DF precisa ser revista, no minimo multiplicando por 2.
Imagine sensor aps-c que já precisaria multiplicar pelo fator de corte.

Justamente meu caro, na 80D também implementaram o recurso de micro ajuste de foco para lentes "zoom", onde você define uma valor para wide e outro para tele.

Foco é crítico nestes modelos com maior densidade, mas a alegria também é quando acertamos a mão!
:ok:

Eu que já "alivio a mão" em algumas fotos com a minha 5Dc + 85mm f/1.8 por achar nítido demais para retratos em close (headshots), chegando a negativar a barrinha de clarity no LR, certamente preciso passar longe dessas novas câmeras com densidade alta de pixels então, é isso?

Acredito que neste caso vai depender da saída do seu arquivo, se é para web, impressão, que tipo de impressão, papel, tamanho etc


 
« Última modificação: 14 de Agosto de 2017, 10:45:16 por ArmandoFerreira »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 14 de Agosto de 2017, 10:42:39
Eu que já "alivio a mão" em algumas fotos com a minha 5Dc + 85mm f/1.8 por achar nítido demais para retratos em close (headshots), chegando a negativar a barrinha de clarity no LR, certamente preciso passar longe dessas novas câmeras com densidade alta de pixels então, é isso?

Acho que você está tentando compensar a falta de tratamento de pele na pós tirando a nitidez.
Não precisa nem ir longe com cameras de alta densidade de pixel, uma 5d mk ii já seria problema para você, seguindo essa logica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #22 Online: 14 de Agosto de 2017, 11:29:48
Sobre o que estamos falando, SIGMA alertando sobre problemas na suas lentes e câmeras novas Canon.

http://iphotochannel.com.br/equipamentos-de-fotografia/sigma-alerta-sobre-erro-que-afeta-algumas-de-suas-lentes-em-cameras-canon

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 14 de Agosto de 2017, 12:56:48
Essa estória de densidade excessiva é complicada e depende demais de como se vará a imagem final.

o DOF é uma propriedade da relação entre o CF e o tamanho da imagem projetada. É uma questão de geometria básica, não vou entrar em detalhes de como se calcula isso, tem muita informação na internet. Mas tem tudo a ver com o chamado "círculo de confusão". Quem quiser entender o que é, é só dar uma googlada no termo.

Para uma mesma lente e mesmo tamanho de sensor, o CoC (circle of confusion) é sempre o mesmo. O que muda é o efeito aparente quando se examina a imagem em 1:1. Maiores densidades mostrarão o efeito mais pronunciadamente, simplesmente porque pode haver o caso de CoC caber dentro de um numero menor de pixeis do que no caso da densidade maior.

Mas se imprimir ou ver a imagem no mesmo tamanho aparente, tipo uma impressão em 10x15, dificilmente o problema será grave. O mesmo ao ver na tela do computador, no mesmo tamanho.

Raciocinio identico vale para a difração aparente e para o purple fringing. Depende de quantos pixeis o fenomeno sobrepoe no sensor e do aumento usado ao examinar a imagem.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #24 Online: 14 de Agosto de 2017, 15:34:47
Não é não, é bem "velha"  :D a notícia, desde a época que saímos dos 12MP. :shock:

"Minha D90 tem a imagem mais nítida em 1:1"
"A D7000 não acerta o "foco"!"


Entre tantas outras marcas e modelos.

A técnica precisa ser melhor para sensores com maior densidade, não é à toa que existe uma lista de lentes recomendáveis para certos modelos, mesmo FF.

Aquele "leve" tremido que em 10MP não aparece, certamente será evidente em densidades maiores.

Nem é caso aqui de provar nada, é uma percepção natural para quem usou sensores diferentes ao longo do tempo.

Se eu hoje fotografasse em .jpg, para o tipo de fotografia que curto, externas, a 40D seria a minha companheira dos sonhos! rsrs



Acredito que não é "Pulga", apenas um cuidado maior no momento do clique, fugir da difração, aumentar um pouco a velocidade, não vamos criar a impressão ou falsa verdade que:

"Não posso comprar uma 80D ou D7200 porque minhas lentes não estão à altura..."

Não acho que é por aí, meu objetivo ao criar o tópico é trocar ideias com os amigos e dizer que para certas densidades um cuidado maior, melhor técnica e uso até de melhores lentes é compreensível.

Ok, tudo isso faz sentido, mas eu nunca vi ninguém aqui, dentre todas as zilhões de discussões sobre problemas de foco da D7000 por ex, ou quando o sujeito vem reclamar mesmo de foto tremida, citar que o problema poderia ser um sensor bom demais para o que vc está acostumado.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 14 de Agosto de 2017, 15:49:10
Claro que isso não resolve os problemas de projeto das câmeras, se há/houve erro no projeto, fudeu! :ok:

Realmente houve lotes problemáticos, o que estou dizendo é que tem gente que já sai condenando a câmera porque não tomou o devido cuidado/carinho que um sensor de maior densidade demanda,

isso é fato! É mais fácil condenar a câmera do que admitir que minha técnica precisa ser mais refinada e adaptar-se a um novo equipamento! A gente quer chegar "pilotando" a criança!  :ok:   

ah, nas "zilhões" de discussões eu estava lá, na época compartilhei com os amigos o que havia percebido e também o que era consenso nos fóruns internacionais
« Última modificação: 14 de Agosto de 2017, 15:54:44 por ArmandoFerreira »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #26 Online: 14 de Agosto de 2017, 16:45:37
Armando.. Fiz o upgrade da 70D p/ 80D e o único ponto que senti grande melhora foi o aumento do nº de pontos de AF..
Sobre velocidade de AF e precisão, confesso que não senti diferença prática..
Sobre a questão de DoF mais curto  :ponder:, não senti isso.. Meu upgrade envolveu a aquisição de uma 24-105L, então tive aumento de nitidez aí (vs Sigma 17-70) que talvez compense a questão que levantaste...

Você já forçou a sua em exposições abaixo de zero? Eu acho que poderia trabalhar com mais segurança aí, pela recuperação que eles dizem que o sensor proporciona. Mas na hora do "vamos ver" eu arrego e trabalho em -1/3 no máximo..
Abraço!


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #27 Online: 14 de Agosto de 2017, 17:16:28
Valeu turma pela partilha  :ok: , vocês são 10!

Nando,

Eu achei ela melhor em muitos aspectos comparada com a 70D, como não foi um upgrade para mim, preferi comprar o modelo mais atual.
Quem já possui uma 70D não sei se vale à pena não, só se os aprimoramentos forem fundamentis para o tipo de fotografia.

Em relação às lentes, percebi que a 18-135 STM não resolveu tão bem os pixels na nova densidade de pixels.

Para não dar uma de "louco"  :D , reservei algumas referências do que tenho lido nos últimos anos sobre o assunto.

Citar
"Third, high resolution cameras require high-quality lenses capable of resolving a lot of detail. If you own older lenses, you might find them to be inadequate, particularly when it comes to yielding good details in the corners. Fourth, if you want to be able to get superb pixel-level details when looking at images at 100% zoom, you will need to pay much more attention to your focusing techniques – even a slight focus error will show. And lastly, you will need to pay more attention to camera shake and potentially go beyond the reciprocal rule recommended norms. As a result, you might find yourself using a tripod more often than you would like."

Um cara que costuma ser bem ponderado, o  Nasim Mansurov.

Link do artigo:

https://photographylife.com/advantages-and-disadvantages-of-low-vs-high-resolution-cameras

Maior fórum Canon internacional:

http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=1475360

Do fórum Fred Miranda, em uma postagem muito interessante, já em 2010!!!

http://www.fredmiranda.com/forum/topic/877679

Este mais antigo, de 2009, sobre o assunto:
http://www.vision-systems.com/articles/print/volume-14/issue-3/features/matching-lenses-and-sensors.html

Para quem quer estudar sobre o assunto é um prato cheio!  :ok:
« Última modificação: 14 de Agosto de 2017, 17:17:08 por ArmandoFerreira »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #28 Online: 14 de Agosto de 2017, 17:29:16
...Quem já possui uma 70D não sei se vale à pena não...
Brother. Vou te dizer que pelo que havia lido, teria uma melhora do desempenho em ISO alto (acima de 1600), que pra mim seria um ponto importante. Porém isso não ocorreu. Talvez, como disse antes, por ainda estar inseguro em forçar a 80D à subexposição.. Possivelmente assim eu ganhe velocidade em ISO mais baixo, sem perda de qualidade, mesmo em subexposição.
Quando tiver coragem de testar te digo o resultado.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #29 Online: 14 de Agosto de 2017, 18:25:19


Brother. Vou te dizer que pelo que havia lido, teria uma melhora do desempenho em ISO alto (acima de 1600), que pra mim seria um ponto importante. Porém isso não ocorreu.

Um dos principais fatores que estou interessado na 80D é justamente esse. Pode comentar sua experiência?


Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/