Autor Tópico: Densidade de Pixels - Canon 80D  (Lida 10169 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 12 de Agosto de 2017, 21:50:56
Caros amigos,

Quero compartilhar com vocês uma impressão sobre este novo padrão do sensor APS-C Canon de 24MP, que, consequentemente, possui alta densidade de pixels.

Depois de experimentar praticamente todos os sensores de 18MP e o de 20.2MP da 70D não achei que encontraria grande diferença, me enganei!

Ser mais preciso, apurar a técnica, utilizar lentes que possibilitem um aproveitamento total do sensor entre outras impressões.

- DOF mais "curto"
- Tremeu? já era!  :shock:
- Difração mais acentuada, arrisco até f/11
- nitidez das lentes mais evidente

Percebi que a Canon ajudou com o novo sistema de anti vibração no espelho, o mesmo da 5DS and 7D Mark II, é muito suave, além da opção do modo silencioso.

O grande prazer é na saída do arquivo! Maravilhoso, com a redução dos pixels gerando uma nitidez orgânica e redução de ruídos impressionante!

Os amigos podem compartilhar suas impressões?

Abraço!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2017, 22:08:38
Fiquei curioso com o dof mais curto, acredito ser apenas aparente, talvez pelo assunto ficar nítido.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2017, 22:20:15
Armando, não tenho uma 80D, mas tenho uma T6s, que usa a versão anterior desse sensor de 24MP. Eu tive a mesma sensação que você em quase todos os aspectos (exceto o DOF mais "curto", que talvez eu não tenha entendido do que se trata). Eu pude comparar lado a lado com o sensor de 20MP da 70D, e os arquivos me pareceram bem mais "agradáveis". Além desses aspectos, senti que a latitude do sensor é maior do que na 70D, mas acho que isso tem a ver com a tecnologia mais recente, e não com a densidade.

Sei que o sensor da 80D é ainda melhor que o da T6s, tenho curiosidade de testar um dia. Vá postando suas impressões (e suas lindas fotos) sempre que possível!  :ok:


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2017, 23:31:47
- DOF mais "curto"
- Tremeu? já era!  :shock:
- Difração mais acentuada, arrisco até f/11
- nitidez das lentes mais evidente

Armando,
- DOF mais "curto" - Com relação ao DOF, isso não está relacionado com a abertura focal da lente? desculpe a ignorância, mas não sabia que havia relação com a câmera.
- Tremeu? já era! - Pode explicar melhor?
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2017, 01:53:31
- DOF mais "curto" - Com relação ao DOF, isso não está relacionado com a abertura focal da lente? desculpe a ignorância, mas não sabia que havia relação com a câmera.

DOF muda com a câmera de acordo com o tamanho do sensor.
Uma câmera APS-C (80D por exemplo) em abertura f1.8 teria o mesmo DOF de uma full frame (6D por exemplo) em f2.8.

A 80D em f2.8 teria o mesmo DOF da 6D em f4.5 e assim por diante.
Você aplica o fator multiplicador do tamanho do sensor pra distância focal e também pra abertura.
No caso de APS-C e full frame, o fator de multiplicação é de 1,6.

Último exemplo, calculando também a distância focal:
Uma 80D com uma 50mm em f1.8 seria equivalente a uma 6D com uma 80mm em f2.8.

Mas no caso de duas câmeras APS-C (t3i vs 80D por exemplo), o DOF deveria ser igual, mesmo com mais megapixels.

Pelo menos é isso que entendi até hoje. Se estiver fazendo confusão, me corrijam aí.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2017, 07:57:49
Câmeras com alta densidade de pixel precisam de velocidade maior para não borrar a foto pela tremedeira do fotógrafo.

O Armando falou de dof diferente entre apsc.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2017, 10:46:54
Caros amigos, obrigado pelas considerações!

Vangelism
Creio que o termo "DOF curto" vai ser polêmico e nem sei se é o correto.
Quero dizer que devido à "magnificação" maior, conseguimos perceber com mais facilidade as áreas em foco e as que não estão.
Lembro-me da época em que diagramava e pintava histórias em quadrinhos. Neste processo o desenhista utilizava um papel Schoeller tamanho A3 para o traço, depois disso o arte finalista dava volume ao traço com pena e nanquim e depois chegava às minhas mãos para escanear em 1200DPI. Ao reduzir este universo para 300DPI, em uma revista 14x21, a perspectiva do desenho e volume do traço "mudava" um pouco.
Eu acredito que uma captura de 6000x4000 propicia um fenômeno parecido, ou posso estar totalmente equivocado  :no:

Humberto
A T6s estava na minha lista  :D , mas optei pela 80D, a diferença de preço não era tão exorbitante.
A 70D já havia me surpreendido positivamente, a 80D deu um passo à frente! Latitude significantemente maior, já na casa dos 13EV.
No meu dia-a-dia de amador, recuperar 1EV ou 2EV é interessante em situações de grande alcance dinâmico, o ruído gerado é mais "fino" e fácil de ser tratado.
Lindas estão suas fotos e seu trabalho! Dá gosto ver a evolução de um amigo dedicado e talentoso!  :ok:

lcmartinez.j
Em relação ao DOF mais "curto", foi minha impressão inicial. Exemplo prático: nos sensores de 18MP Canon eu sempre utilizava minhas lentes "zoom" em f/5.6 e dificilmente dava uma "bola fora". Claro que o DOF está ligado principalmente à distância focal da lente, distância da lente ao objeto/pessoa/ponto de foco, abertura da lente e tamanho do sensor.
Não tenho conhecimento técnico para explicar o porquê achei o DOF mais crítico em um sensor de maior densidade de pixels.
Maior densidade do sensor requer maior habilidade, mão firme, e velocidade maior para compensar isso.

Di Torres

Eu também entendo mais ou menos por aí, as equivalências de APS-C e FF eu percebi quando usei a 5D Mark II, uma abertura de f/5.6 era equivalente à f/4 das cropadas

Outras considerações de um amador:

- fica mais "visível" a qualidade ou falta dela nas lentes. Percebe-se mais facilmente o centro do foco, o meio termo e os extremos
- usando como exemplo a 18-135 STM, em 50mm e f/5.6, comparando com a 50mm STM a diferença de qualidade e nitidez da prime é mais evidente, ou seja, a lente "resolve" os pixels/densidade do novo sensor, a 18-135 nem sempre... prepara o bolso!
- incidência e angulação da luz, maior cuidado em buscar situações favoráveis para a captura
- percebi que devido à densidade as influências atmosféricas e de calor ficam mais evidentes
- LR e ACR não "resolvem" bem a visualização em 1:1, em 1:2 fica tudo ok
- C1 e DPP mostram bem melhor a foto em 1:1
- Para quem é pixel peeper, avalie sua foto na saída do arquivo e não exagere no sharpening ou noise reduction! Naturalmente a nitidez e redução de ruídos será mais evidente na redução dos pixels.

Ainda não pude fazer testes "bonitos"  :shock: , mas pelo menos não estou colocando florzinha, gato e cachorro!
:hysterical:
Se quiserem, posso também disponibilizar o arquivo RAW de algumas fotos.

Vejam as fotos no Flickr, no Chrome, pelo menos, ao entrar em tela cheia no Flickr, demora uns 2 segundos para criar a visualização perfeita

Paraibuna - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Paraibuna - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Paraibuna - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Paraibuna - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Paraibuna - SP by Armando Ferreira, no Flickr


« Última modificação: 13 de Agosto de 2017, 10:47:35 por ArmandoFerreira »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2017, 11:32:42
Foi o que eu imaginei, a diferença entre a parte em foco e desfocado fica mais evidente.

Sobre as fraquezas das lentes, tivemos um colega bem insatisfeito com a 80d + tamron 17-50 2.8. Apesar de ser uma lente de ótimo custo/benefício, já é o gargalo num sensor desses.
Outro detalhe é que as reduções para impressão precisam pesar a mão um pouco no sharpen. Coisa que você percebeu de forma angola com a redução de ruído.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2017, 11:55:18
Aqui chegamos na mesma "história" quando usei a D7000, usuários da D90 reclamavam muito da falta de nitidez ou foco mais crítico.

Cito como exemplo a 40D com os seus 10MP. Para mim uma relação "perfeita" do tamanho do sensor e lentes!

Não sei se o Dellano frequenta o lado "branco" da força  :D , mas deve ter percebido isso entre a D7000 e D7200.

Muitos acreditam que os 12MP sejam o Santo Graal dos MP's, por isso vemos tantos usuários satisfeitíssimos com a D700 e 5Dc.

Não desmerecendo estas câmeras, mas uma densidade baixa de pixels em um sensor dá uma certa margem para a nossa barbeiragem do dia a dia  :D , ou o uso de lentes que não possuem um projeto ótico mais parrudo.

Acredito que os mesmos cuidados e percepção desta densidade foi percebido pelos usuários da D800/810 e 5Ds/R, não adianta, tem que aprimorar a técnica, buscar situações mais favoráveis e vidros melhores;

Em relação ao sharpening, comigo ocorreu o contrário para visualização web, precisei "aliviar a mão", no Lightroom usava nitidez de saída "padrão", estou optando agora pela opção "baixa".

Mas que alegria que dá quando a gente acerta mão! Estou satisfeitíssimo e mais atento no uso e criei este tópico para trocar ideias sobre isso.

Quando compramos um modelo mais "novo", normalmente esperamos que tudo seja mais "fácil", eu pelo menos acho que é muito mais fácil fotografar e acertar a mão em um sensor de 18MP da Canon do que um de 24MP.

Mais alguns exemplos da 80D com a 18-135 STM e 50mm STM

Canon 80D by Armando Ferreira, no Flickr

Canon 80D by Armando Ferreira, no Flickr

Canon 80D by Armando Ferreira, no Flickr

Canon 80D by Armando Ferreira, no Flickr
« Última modificação: 13 de Agosto de 2017, 12:10:26 por ArmandoFerreira »


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2017, 12:10:29


Não desmerecendo estas câmeras, mas uma densidade baixa de pixels em um sensor dá uma certa margem para a nossa barbeiragem do dia a dia  :D , ou o uso de lentes que não possuem um projeto ótico mais parrudo.

Acredito que os mesmos cuidados e percepção desta densidade foi percebido pelos usuários da D800/810 e 5Ds/R, não adianta, tem que aprimorar a técnica, buscar situações mais favoráveis e vidros melhores;

Levando em consideração o que comentou, explica o upgrade mesmo que leve que as lentes estão recebendo na Canon. A entrada da linha STM deu uma melhora significativa na qualidade das objetivas e podemos citar também a 24-105 II que acompanha a nova 6D MK II.

O problema será agora para as lentes paralelas, caso não mudem sua estrutura ótica, não serão tão viáveis para os novos sensores.


Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2017, 12:13:50
Fico pensando se é viável agora para mim comprar uma 80D. Pelas objetivas que tenho hoje, terei que investir em outra lente para acompanhar o corpo.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2017, 12:28:29
Oi Luiz,

Para mim faz sentido sim e concordo com você, eu usei, por exemplo, as lentes 18-135/18-135 STM, houve grande melhoria.

O mesmo ocorreu com a 50mm/50mm STM e também com a 55-250 IS II/55-250 STM.

Nestas 3 lentes foi claro para mim a melhoria no projeto ótico.

As FF tem a vantagem do sensor maior, a densidade de pixels é muito menor em um sensor FF de 26MP do que um APS-C de 24MP.


Nestes exemplos abaixo eu percebi como as extremidades ficam mais "soft" na 18-135 STM / 80D

Canon 80D by Armando Ferreira, no Flickr

Canon 80D by Armando Ferreira, no Flickr



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2017, 17:56:17
Não sei se o Dellano frequenta o lado "branco" da força  :D , mas deve ter percebido isso entre a D7000 e D7200.

Ainda não tive tempo de examinar os arquivos da D7200, (nem consegui fazer o review prometido, ainda), mas em relação D7000 x D7100, sempre achei a 7000 ,mais nítida.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2017, 17:56:33 por Roberto Dellano »


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2017, 01:37:54
Tem que ver o monitor que usa pra ver as fotos, o 780 p (HD) aparentemente ja limita as fotos da 7D mk2.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2017, 09:05:10
Ainda não tive tempo de examinar os arquivos da D7200, (nem consegui fazer o review prometido, ainda), mas em relação D7000 x D7100, sempre achei a 7000 ,mais nítida.


Oi Dellano, certamente ocorre o mesmo, ao dai saída ao RAW da 7200 você vai ver como a diminuição dos pixels vai favorecer a nitidez e redução de ruídos. Abraço!  :ok:


Tem que ver o monitor que usa pra ver as fotos, o 780 p (HD) aparentemente ja limita as fotos da 7D mk2.

Caro Márcio, uso um 24" IPS 1080p da LG, uma linha intermediária muito boa e que me atende bem.  :ok:

-----------------------------

Ontem fiz um teste com um flash fora da sapata com rádio, para preenchimento, sem nenhum modificador.

A lente foi a nova 70-300 IS II USM Nano, em ISO 400 e 800 ficou praticamente sem ruído na saída, mantendo uma excelente nitidez.

Canon 80D & 70-300 IS II Nano USM by Armando Ferreira, no Flickr

Canon 80D & 70-300 IS II Nano USM by Armando Ferreira, no Flickr

Boa semana para todos!  :ok: