Autor Tópico: Cinquentinha com backfocus, 5Dc com problema no foco ou eu que sou noob?  (Lida 1671 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
 :ponder: :ponder: :ponder:

Galero, beleza?

A um tempo atrás recebi uma crítica de um colega falando que eu estava usando DEMAIS minha Sigma 30mm ART em casamentos, que às vezes eu fazia 95% de um casamento INTEIRO com a Grande Angular, que eu tinha que começar a variar mais minhas composições, testando distâncias focais diferentes, fazendo enquadramentos mais fechados e talz. Achei uma crítica super válida e comecei a usar mais vezes a minha 50mm 1.8 STM nos casamentos.

É uma DF que eu gosto bastante na FullFrame, já dá pra brincar bastante com alguns retratos e obter um DOF bem legal.

MAS....

Em alguns casamentos eu notei uma quantidade significativa de fotos PERDIDAS, com foco no lugar errado. Em praticamente todas elas, eu estava usando a 50mm. Atribuí isso a erros meus, a usar aberturas muito abertas 8-), focar e recompor, dar um passito para trás e etc, e botei na cabeça que mesmo a 30mm em 1.4 era mais fácil de acertar o foco do que a 50mm em 2.8, por isso eu quase não perdia fotos com a 30mm. Enfim...

O problema é que de um tempo pra cá, minha taxa de acertos continuou praticamente a mesma, mesmo eu tendo melhorado bastante.

Eis que nesse fds fiz um casamento, de presente pro meu cunhado e tal. Durante a cobertura, notei ali no Viewfinder mesmo que tinha vezes que, mesmo usando só o ponto central, focando num lugar e SEM recompor, a câmera confirmava o foco ligeiramente fora do lugar. Isso tanto pra foto de perto quanto de longe (as de longe tinham mais desse problema).

Estou aqui selecionando algumas fotos pra tratar e uma delas me chamou muito a atenção pq essa em específico eu lembro MUITO BEM onde eu foquei, num lugar com bom contraste, numa abertura grande mas não exagerada, mas o foco foi parar em outro lugar! E pior, 1 segundo depois eu fiz praticamente a mesma foto, focando DE NOVO e recompondo DE NOVO, e a segunda foto saiu certa!  :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

Chega de texto, vamos colocar algumas figurinhas aqui:

Fota com foco nos cafundó, focada no olho direito dela (esquerdo pra gente) com ponto central e levemente recomposta.
50mm em F/2.8, 1/320s e ISO 100

Tamanho normal


Foto1 - Foco errado sem zoom by guilherme.pastre, on Flickr

Zoom 1/1 (olha quer caceta, o foco foi parar lá na folha)


Foto1 - Foco errado 1-1 by guilherme.pastre, on Flickr


Foto com foco certo, mesmo EXIF, só que foquei e recompus novamente sem ninguém sair do lugar

Tamanho normal


Foto2 - Foco certo sem zoom by guilherme.pastre, on Flickr

Zoom 1/1


Foto2 - Foco certo 1-1 by guilherme.pastre, on Flickr


Enfim, esse é 1 exemplo, tenho outros aqui, nesse casamento aconteceu várias vezes esse problema. E aí vem a dúvida:
a) continuo noob errando coisa besta?
b) talvez minha lente esteja dando backfocus?
c) talvez a confirmação de foco da minha câmera esteja despirocada?

Não cheguei a testar essa lente em outra câmera e nem outra lente igual na minha câmera em situações como essas, de um casamento, pra saber quem é o culpado.

Quais suas opiniões?  :ponder: :ponder:
Aprecio qualquer ajuda.

PS: nenhuma das minhas cameras tem microajuste de foco
« Última modificação: 22 de Agosto de 2017, 22:47:09 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2017, 23:46:31
Me parece que foi a recomposição.
Levando em consideração que você usou o ponto central, repare que na primeira você recompôs mais, deixando o casal ainda mais pro lado direito superior, logo moveu mais a camera e o plano focal foi pra trás. Na segunda você recompôs menos.

Enfim, pelo o que ando vendo em vídeos e também na minha pouca experiência, essa coisa de recompor é completamente inviável para DOFs pequenos.
É uma técnica mais útil pra quando seu assunto está distante (full body com uma boa room pra cabeça, ou mais longe ainda) e uma abertura mais fechada, criando um DOF grande suficiente pra recomposição não afetar o foco.
Pra retratos o negócio é usar os outros pontos de foco. O ponto mais próximo de onde você quer deixar o assunto e assim recompor o mínimo possível.

Um vídeo que explica melhor isso que estou falando.

https://www.youtube.com/watch?v=MybhSSkWj8c

Agora, a lente ou a câmera também podem estar contribuindo sim.
Faça um teste controlado de back/front focus pra ver se esse é o problema.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2017, 00:01:40 por Di Torres »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2017, 08:48:08
Fota com foco nos cafundó, focada no olho direito dela (esquerdo pra gente) com ponto central e levemente recomposta.

Não diria que foi levemente recomposta não. A menos que tenha feito um crop, o centro do quadro está muito distante do olho dela.

Como o outro colega recomendou, o ideal nestes casos é utilizar os outros pontos de foco pra evitar recompor após focar. Em último caso, treine bastante como recompor sem modificar o plano da câmera, levando-a toda para a nova composição e não simplesmente apontando-a sobre o mesmo eixo. Requer nível ninja para recomposições muito drástica. haha

A partir dos 5min esse cara exemplifica como seria o movimento correto para a recomposição:
https://youtu.be/3UUaG6Ud9w4
« Última modificação: 23 de Agosto de 2017, 08:55:34 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2017, 09:03:13
Sim, entendo. Mas isso acontece bastante também SEM recompor :ponder:
Vou achar hoje a noite uma foto onde não recompus e o foco foi parar em outro lugar, nesse mesmo casamento.

Edit: lembrei também de um outro evento onde usei muito a 85mm F/1.2 em aberturas bem maiores do que os 2.8 que eu costumo usar na 50mm e, novamente, não tive essa quantidade de fotos fora de foco =(
« Última modificação: 23 de Agosto de 2017, 09:09:19 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2017, 09:18:54
guizaunzim, eu nunca usei a 50 STM, porem na minha época de Canon, passou por minhas mãos as seguintes "50tinhas": F1.8MKI (Baionte metal) (Tive duas dessas); F1.8 (plástico)(Também duas); F1.4 USM, e todas elas erravam foco, a F1.8 USM era a que errava menos, mas ainda sim errava bastante, as F1.8 eram cruéis, tanto a MKi como MKII, lentes completamente diferentes da 85 F1.8, que era cravada.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2017, 09:28:31
Citar
Eis que nesse fds fiz um casamento, de presente pro meu cunhado e tal. Durante a cobertura, notei ali no Viewfinder mesmo que tinha vezes que, mesmo usando só o ponto central, focando num lugar e SEM recompor, a câmera confirmava o foco ligeiramente fora do lugar. Isso tanto pra foto de perto quanto de longe (as de longe tinham mais desse problema).

Tenho a 50mm STM e 5D, usando o ponto de foco central não tem erro, crava o foco sempre.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2017, 09:41:29
Sim, entendo. Mas isso acontece bastante também SEM recompor :ponder:
Vou achar hoje a noite uma foto onde não recompus e o foco foi parar em outro lugar, nesse mesmo casamento.

Edit: lembrei também de um outro evento onde usei muito a 85mm F/1.2 em aberturas bem maiores do que os 2.8 que eu costumo usar na 50mm e, novamente, não tive essa quantidade de fotos fora de foco =(

Posso tá falando besteira, mas acho que o problema não é a lente, é a distância focal. Teles como a 85mm, 100mm ou maiores te forçam a afastar do sujeito e apesar do desfoque continuar grande é mais fácil encaixar o plano de foco na pessoa inteira. Exemplo, fotos de jogadores de futebol, com dfs 200mm ou mais não tem isso de foco no nariz ou orelha e olho desfocado.

Em contrapartida, distâncias focais mais angulares têm plano de foco mais amplo, que também ajuda, apesar de termos que chegar mais perto do sujeito.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2017, 09:47:22
Posso tá falando besteira, mas acho que o problema não é a lente, é a distância focal. Teles como a 85mm, 100mm ou maiores te forçam a afastar do sujeito e apesar do desfoque continuar grande é mais fácil encaixar o plano de foco na pessoa inteira. Exemplo, fotos de jogadores de futebol, com dfs 200mm ou mais não tem isso de foco no nariz ou orelha e olho desfocado.

Em contrapartida, distâncias focais mais angulares têm plano de foco mais amplo, que também ajuda, apesar de termos que chegar mais perto do sujeito.

Sim sim, eu entendo. Mas olha só, além da questão de eu acertar muito mais com a 85mm do que com a 50mm.
Agradeço os vídeos que os colegas mandaram, são bem úteis mas eu não acho que o problema nesse caso seja a recomposição, pq aconteceu várias vezes SEM recompor...

Com um pouco mais de frequência quando ia fazer fotos mais afastado, de corpo inteiro, onde eu focava no rosto da pessoa e o foco pegava atrás. Aí era focar DE NOVO e o foco ia no lugar certo...

guizaunzim, eu nunca usei a 50 STM, porem na minha época de Canon, passou por minhas mãos as seguintes "50tinhas": F1.8MKI (Baionte metal) (Tive duas dessas); F1.8 (plástico)(Também duas); F1.4 USM, e todas elas erravam foco, a F1.8 USM era a que errava menos, mas ainda sim errava bastante, as F1.8 eram cruéis, tanto a MKi como MKII, lentes completamente diferentes da 85 F1.8, que era cravada.

Vendi a minha plastic fantastic pq nela era brutal esse negócio de errar foco. Mas nessa STM aparentemente tudo estava indo muito bem até então, até eu começar a reparar nesses acontecimentos
« Última modificação: 23 de Agosto de 2017, 09:48:58 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2017, 10:03:42
Talvez eu tenha causado confusão e sido infeliz com as fotos que postei aqui pra exemplificar o meu problema, mas vamos lá galera... duas fotos focadas no mesmo lugar, sem nem eu nem meu assunto se mover, com uma recomposição levemente diferente como essa não dá essa diferença em DOF, me desculpa... Se eu estivesse com uma DF realmente tele, tipo 200mm eu até entenderia, mas 50mm não...

Vejam na segunda foto que o DOF não é tão raso assim pra ter me feito errar a foto só ao recompor alguns cm a mais ou a menos pro lado
Tanto o ombro dela (que está á frente do local onde foquei, no olho) quanto o galho que está ATRÀS dela estão em foco...
« Última modificação: 23 de Agosto de 2017, 10:05:00 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket