Autor Tópico: Curso é essencial para aprender fotografia?  (Lida 5692 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #15 Online: 14 de Agosto de 2017, 17:44:27
eu preferiria fazer curso de artes em geral. História da arte e artes plásticas.

pra mexer na câmera digital vc não precisa de curso. Aí é sacanagem demais.

Os cursos menores (não a faculdade de fotografia) daqueles introdutórios, etc te ensinam o q vc pode aprender sozinho e dão um negócio bem pobre e por cima sobre composição. Te cagam umas regras básicas q vc acha em qualquer blog meia boca sem dar muita substância. Por isso q falam q é tão difícil achar um q seja bom q não seja uma facul de 2 anos (esses são geralmente bons e super completos).

Problema é esses intensivos de 1 mês aí. Depois nego acha que virou "pro"
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2017, 17:48:44
Eu só sou profissional pela frase que leio aqui com certa frequência : "se vc recebe pelo trabalho, então é profissional"
Claro que eu só pego os freelance que eu sei que consigo dar conta de realizar uma entrega com qualidade, mediante minha técnica e equipamentos.
Não faço curso superior na área porque já larguei 2 faculdades no meio, estou no 4º ano de biologia, não valeria a pena largar outra vez e dessa vez gosto mesmo do curso.
Tenho um amigo que fotografou meu casamento, na época era começo da carreira dele, ele fez curso superior em fotografia, disse que única coisa que serviu foi pra fazer networking e amizade com mais profissionais da área, que vale muito mais a pena fazer workshops e aprender em campo, trabalhando  pra alguém que ja esteja na área como 2º, 3º, 8º fotografo reserva...
A partir daí fui experimentando, lendo, vendo vídeo no YouTube, fiz uns cursos online tipo eduk, photostv, fui fotografar um casamento com ele, etc...
e vou seguindo autodidata sem educação formal com diploma, fico com aquela sensação de que o diploma na área deveria fazer diferença, mas aí vejo como funciona o role da faculdade que tô hoje, e mesmo lá o que temos que fazer é ler, estudar, muitas vezes a aula é indiferente pro sua apropriação do conhecimento...
Então vou sempre estudando por conta e experimentando pra dominar as técnicas...


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2017, 18:46:06

Então vou sempre estudando por conta e experimentando pra dominar as técnicas...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Penso exatamente assim. E também vou me divertindo... pq ganhar dinheiro sem ter prazer no que faz é jogar a vida fora...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Agosto de 2017, 19:25:56
Todo curso, se bem indicado, é um grande atalho ao aprendizado.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #19 Online: 15 de Agosto de 2017, 08:46:01
Dando a minha opinião  ...



Existem bons cursos de fotografia ... ?
Sim , conheço dois que colocaria a mão no fogo por eles ...
New York Institute of Photographi                                  e o da       
Natürlich Universität Hamburg-Fotografie

Por aqui não conheço NENHUM mas NÃO SIGNIFICA que NÃO EXISTAM ....  :no:


ESTUDAR NUNCA SERÁ  DE MAIS ... !

Aproveitando o gancho do assunto, vi sobre o curso online do New York Institute of Photography. O investimento é de aproximadamente $790,00. Me interessei  mas fiquei com receio por ser online  e e pelo valor. O colega conhece e recomenda este curso?
Alguém mais aqui conhece ou fez este curso?

Obrigado.  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 15 de Agosto de 2017, 09:05:26
Odiava quando alguém falava "Nossa, como toca bem, mas também... nasceu com este dom!!!"

Armando, eu como "ex-músico", também me incomodei demais com esse tipo de coisa.  "Ah, mas você leva jeito". "Ah, você tem dom pra coisa". "Ah, você tem muita facilidade". Poxa, e as incontáveis horas de estudo diário que eu precisei pra chegar naquele nível?!

Eu acho que o importante em qualquer área artística é o estudo. Cada um pode estudar do jeito que lhe convém ou que é possível, mas o estudo é sempre muito importante. Seja curso, seja leituras, seja direto na prática mesmo, o estudo é essencial.

Existem cursos ruins, claro, assim como existem livros ruins e, em um nível muito maior, existem artigos na internet e vídeos ruins. Tanto é que até hoje a gente vê muitas mentiras repetidas à exaustão por aí. O importante é saber filtrar, testar as coisas pessoalmente e praticar muito. De nada adianta ler 1 livro por mês ou ver um vídeo por semana se não praticar. Assim como de nada adianta fazer cursos se não praticar.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #21 Online: 15 de Agosto de 2017, 11:29:15
Essencial talvez não seja a palavra certa, mas estudar sim - toda e qualquer profissão deve-se demandar um longo tempo de estudo, especialmente porque nada hoje em dia relacionado a profissões, tem fim em si: tudo evolui e desta forma, o estudo e a atualização será sempre necessário.

Porém, para os que querem ter a fotografia apenas como um hobby, é necessário estudo também - certa vez quis me meter a ser aeromodelista, li um pouco sobre o assunto, vi o quando deveria investir e fui pra cima. Resultado, tomei um belo de um prejuízo, porque gastei com o avião e vi que deveria dispensar muitas horas de aprendizado para pode manusear e me divertir com o aeromodelo e naquele momento, não tinha disponibilidade de tempo para aquilo. E era apenas um hobby...

Cursos valem à pena, porém hoje em dia há muito material disponível na internet, mas para aqueles que não tem disciplina de "aprender por conta", o curso será muito interessante, porque você terá a responsabilidade de estar no local e hora marcado e por outro lado, poderá também aprender com a dúvida dos demais alunos e trocar experiências, o que talvez seja a parte mais aproveitadora.

« Última modificação: 15 de Agosto de 2017, 11:30:20 por marciodeluca »
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #22 Online: 15 de Agosto de 2017, 11:33:10
Tudo é relativo...

Pessoas com disciplina e/ou curiosas, aprendem sozinhas via livros, artigos sérios na internet, vídeos, prática, etc.

Outros só conseguem aprender algo com alguém ensinando e pressionando.

E tem os que não aprendem nem de um jeito e nem de outro.

Com idiomas ocorre a mesma coisa: apesar de existir diversos cursos on-line (e que na maioria das vezes o aluno monta a sua rotina), ainda assim as escolas tradicionais não morreram.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #23 Online: 15 de Agosto de 2017, 12:13:15
Aproveitando o gancho do assunto, vi sobre o curso online do New York Institute of Photography. O investimento é de aproximadamente $790,00. Me interessei  mas fiquei com receio por ser online  e e pelo valor. O colega conhece e recomenda este curso?
Alguém mais aqui conhece ou fez este curso?

Obrigado.  :ok:

Quotando pq virou a página e ia se perder no meio das postagens.  :)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Agosto de 2017, 12:53:48
Vou comentar, mas permanecendo em um nível inferior, na base da questão.

Se estamos falando de fotografia, estamos no limite entre o operador de uma máquina que produz um documento que é um registro fotográfico e o outro que pretende usar essa máquina enquanto ferramenta, para expressar sua sensibilidade artística. Existe tbm o limite entre o que é belo e/ou correto de acordo com normas que foram parametrizadas e impostas pela sociedade, normas essas que limitam as possibilidades do autor e podem atrapalhar porque existe o risco de ir na contramão de sua livre expressão natural e sensibilidade artística.

Não precisa de curso nenhum para fotografar. Ainda mais hoje em dia onde metade de todas as fotografias já estão prontas dentro da caixinha eletrônica que o japonês projetou e vendeu pra gente, onde tudo é automatizado, e a foto já sai “filtrada”, só precisa saber onde aperta o botão pra tirar a foto e como se faz para ver a fotografia.

Mas, se o cara deseja entender uma obra, da maneira como o mundo já pensou, e participar desta roda gigante que é o conhecimento organizado, então que vá estudar; assim ele poderá usar, falar, refletir, trabalhar e/ou repetir os conhecimentos que adquiriu, e que são importantes para conviver e participar “daquela” sociedade. Ainda, se o cara deseja replicar uma técnica que está em algo que ele viu e gostou, mas que não consegue desenvolver, aprender ou superar por si só, então que vá estudar. Ou se ele precisa de um caminho mais curto para conseguir raciocinar e entender como fazer para chegar em algum resultado que vai ajudá-lo a se expressar, então que vá estudar.

O estudo pode ajudar em várias diversas outras situações... mas não é necessário para que alguém possa fotografar.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2017, 12:59:10 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 15 de Agosto de 2017, 13:25:40
Armando, eu como "ex-músico", também me incomodei demais com esse tipo de coisa.  "Ah, mas você leva jeito". "Ah, você tem dom pra coisa". "Ah, você tem muita facilidade". Poxa, e as incontáveis horas de estudo diário que eu precisei pra chegar naquele nível?!

Eu acho que o importante em qualquer área artística é o estudo. Cada um pode estudar do jeito que lhe convém ou que é possível, mas o estudo é sempre muito importante. Seja curso, seja leituras, seja direto na prática mesmo, o estudo é essencial.

Existem cursos ruins, claro, assim como existem livros ruins e, em um nível muito maior, existem artigos na internet e vídeos ruins. Tanto é que até hoje a gente vê muitas mentiras repetidas à exaustão por aí. O importante é saber filtrar, testar as coisas pessoalmente e praticar muito. De nada adianta ler 1 livro por mês ou ver um vídeo por semana se não praticar. Assim como de nada adianta fazer cursos se não praticar.

Caro Humberto. realmente o estudo é fundamental.

Eu acredito no auto-didatismo até "certo" ponto, um aluno pode passar anos estudando um assunto específico de forma errada e um bom orientador/professor pode mudar a vida dele em 15 minutos!

Não precisamos de ninguém para avaliar cada "peido" que soltamos  :hysterical: , mas se a dor de barriga forte aparece, eu procuro um médico!  :ok:  Analogia podre a minha...  :D

Normalmente, o que mais as pessoas buscam hoje na fotografia é o aspecto técnico, infelizmente!

Vamos ver se o meu sensor tem 0.000001 EV de DR à mais, se posso fotografar o buraco negro em ISO 2kkkkk..., enfim, fica de lado a arte muitas vezes!

O mesmo se dá em outras áreas artísticas, há quem foque apenas na técnica, mas a arte caminha lado a lado!  :ok:

Também ser o "bicho grilo" da fotografia e não manjar bosta nenhuma de técnica atrapalha!

Quem busca resultados e crescimento consistentes, pela vida toda, deve manter o coração e cérebro alinhados!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 15 de Agosto de 2017, 15:03:37
Eu acredito no auto-didatismo até "certo" ponto, um aluno pode passar anos estudando um assunto específico de forma errada e um bom orientador/professor pode mudar a vida dele em 15 minutos!

Sofri isso na pele, em relação ao violão erudito. Comecei auto-didata, porque a intenção nem era levar muito a sério. Mas quando a coisa começou a virar vício, resolvi tomar aulas. E aí foram uns 4 meses só pra corrigir os vícios que criei. Mas depois que corrigi minha técnica, o aprendizado decolou!

E eu acho que nessa questão, os cursos presenciais são sempre um avanço imenso: na técnica. Não fiz curso de iniciação na fotografia, mas fiz cursos de técnica, mais direcionados, mais específicos, e isso contribuiu demais no meu trabalho. É provável que eu conseguisse aprender tudo "sozinho", mas sem dúvida os cursos, palestras e WS deram uma acelerada no meu aprendizado que certamente valeu a pena o investimento.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #27 Online: 15 de Agosto de 2017, 17:47:30
Muito bom o debate e a opinião dos colegas! O que achei mais engraçado nessa discussão foi que as opiniões aqui de forma geral coincidem com as minhas, enquanto que fiz essa mesma postagem num grupo de fotografos de casamento e a recepção de forma geral foi bem diferente.

Percebo que quem está num fórum discutindo ja é mais aberto a novas formas de aprendizado do que a maioria dos fotografos que aqui nao se encontram, interessante
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #28 Online: 15 de Agosto de 2017, 17:51:46
Vou comentar, mas permanecendo em um nível inferior, na base da questão.

Se estamos falando de fotografia, estamos no limite entre o operador de uma máquina que produz um documento que é um registro fotográfico e o outro que pretende usar essa máquina enquanto ferramenta, para expressar sua sensibilidade artística. Existe tbm o limite entre o que é belo e/ou correto de acordo com normas que foram parametrizadas e impostas pela sociedade, normas essas que limitam as possibilidades do autor e podem atrapalhar porque existe o risco de ir na contramão de sua livre expressão natural e sensibilidade artística.

Não precisa de curso nenhum para fotografar. Ainda mais hoje em dia onde metade de todas as fotografias já estão prontas dentro da caixinha eletrônica que o japonês projetou e vendeu pra gente, onde tudo é automatizado, e a foto já sai “filtrada”, só precisa saber onde aperta o botão pra tirar a foto e como se faz para ver a fotografia.

Mas, se o cara deseja entender uma obra, da maneira como o mundo já pensou, e participar desta roda gigante que é o conhecimento organizado, então que vá estudar; assim ele poderá usar, falar, refletir, trabalhar e/ou repetir os conhecimentos que adquiriu, e que são importantes para conviver e participar “daquela” sociedade. Ainda, se o cara deseja replicar uma técnica que está em algo que ele viu e gostou, mas que não consegue desenvolver, aprender ou superar por si só, então que vá estudar. Ou se ele precisa de um caminho mais curto para conseguir raciocinar e entender como fazer para chegar em algum resultado que vai ajudá-lo a se expressar, então que vá estudar.

O estudo pode ajudar em várias diversas outras situações... mas não é necessário para que alguém possa fotografar.

Concordo plenamento com seu ponto, mas a questao em pauta nao é estudar ou não estudar fotografia. Qualquer área que se deseja ter determinado nível precisa-se de estudo. O ponto que me refiro principalmente é; O curso, sentado numa cadeira, ouvindo um professor falar é a melhor e unica forma eficiente de se obter aprendizado?

Eu sinceramente acredito que não, não quis pautar isso no vídeo pois sei que causaria uma polemica sem tamanho, mas o que mais me impressiona nas pessoas formadas por cursos de fotografia e workshop é o fato de elas sairem de lá como papagaios do aprendizado do professor. O cara faz um workshop com o fulano de tal e na outra semana todas as fotos dele seguem o padrão de tratamento, cores, composição, luzes do professor. Saber como outro profissional trabalha é importante para você agregar pontos e subjetividades na sua fotografia, ter experiencias de campo com outros fotografos te auxilia a saber o que voce deve aproveitar daquilo e o que deve destacar, nao pelo professor ou fotografo do workshop estar errado, mas sim porque cada fotografo deve ter a sua maneira de criação
@jacobfotografiacriativa


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 15 de Agosto de 2017, 19:12:17
Então mas ai tem um monte de coisas juntas no mesmo saco...

O curso, sentado numa cadeira, ouvindo um professor falar é a melhor e unica forma eficiente de se obter aprendizado?
Sim, entendo que existem pessoas que conseguem se desenvolver só com a vivencia/experiência ou com aulas a distancia, ou até mesmo lendo um livro, mas tbm tem outras que se relacionam melhor com a experiência de um curso presencial.
Hoje menos, porem durante 10 anos eu fiz dezenas de cursos presenciais, específicos, e gostei muuuito de todos eles, estou tentando lembrar de algum que não valeu, mas não consigo.
Por outro lado, me lembro de cursos memoráveis, onde tive a maravilhosa oportunidade de me relacionar com pessoas que tinham o mesmo interesse (sejam fotógrafos ou professores), e dessa relação saíram experiências e noções memoráveis, que guardo com carinho até hoje.
Por exemplo, posso lembrar aqui de alguns nomes de professores inesquecíveis que me ajudaram muito, entre eles Flávia Bertinato, Fabiana Bruno, Wladimir Fontes, Paula Palhares, Ed Viggiani, Marcio Scavone, Olivio Guedes, Simonetta Persichetti, Rubens Fernandes Jr e muito outros...



mas o que mais me impressiona nas pessoas formadas por cursos de fotografia e workshop é o fato de elas saírem de lá como papagaios do aprendizado do professor. O cara faz um workshop com o fulano de tal e na outra semana todas as fotos dele seguem o padrão de tratamento, cores, composição, luzes do professor. Saber como outro profissional trabalha é importante para você agregar pontos e subjetividades na sua fotografia, ter experiencias de campo com outros fotografos te auxilia a saber o que voce deve aproveitar daquilo e o que deve destacar, nao pelo professor ou fotografo do workshop estar errado, mas sim porque cada fotografo deve ter a sua maneira de criação
Mas isso é natural do ser humano, sempre que se depara com alguma novidade no conhecimento dentro do campo que ele gosta, fica extasiado, é como fazer uma viagem para um lugar onde nunca foi, naturalmente vai ficar falando daquilo por um bom tempo. Tem tbm aqueles famosos workshop no formato motivacional que bombam e são ministrados por "seres" que são influenciadores sociais, e que são os preferidos por pessoas que tem o tempo reduzido, sinceramente não me atrai muito esse tipo de curso.
Conhecimento importa mais que equipamento.