Autor Tópico: Curso é essencial para aprender fotografia?  (Lida 5656 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 21 de Agosto de 2017, 09:35:44
Quotando pq virou a página e ia se perder no meio das postagens.  :)
  ....

Alo Leandro ...

O NYIP é uma das mais antigas instituições no ramo da fotografia e artes associadas . Tem reputação internacional e é reconhecidamente uma faculdade de amplas referencias . ENTRETANTO não conheço esse curso online e portanto não posso te dizer nada a respeito . Meu curso foi presencial e levou cerca de 3 anos , e foi na época em que ainda se lambia a ponta do filme .... ( quando se rebobinava um filme 120 lambiamos a ponta porque ainda havia um residuo de cola e fechava melhor o filme .... coisas de velhinho )

Achei o valor bastante salgado POREM , sendo deles , tenho certeza de que é bem estruturado .

Lamento não ter ajudado mais .

Um abraço
Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 21 de Agosto de 2017, 09:44:07

Aprendizado , estudo , teoria e pratica , sejam em que área for , NUNCA SERÁ DEMAIS .
EU estou COMEÇANDO a ficar velhinho ( 65 ...  :hysterical: ... )  e praticamente todos os dias me deparo com novidades nesta área  . Se eu quizer continuar nela , tenho também de me atualizar todos os dias , e informações nunca serão demais .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #32 Online: 21 de Agosto de 2017, 09:54:55
o que mais me impressiona nas pessoas formadas por cursos de fotografia e workshop é o fato de elas sairem de lá como papagaios do aprendizado do professor. O cara faz um workshop com o fulano de tal e na outra semana todas as fotos dele seguem o padrão de tratamento, cores, composição, luzes do professor. Saber como outro profissional trabalha é importante para você agregar pontos e subjetividades na sua fotografia, ter experiencias de campo com outros fotografos te auxilia a saber o que voce deve aproveitar daquilo e o que deve destacar, nao pelo professor ou fotografo do workshop estar errado, mas sim porque cada fotografo deve ter a sua maneira de criação

André, sinceramente, penso que ter um estilo próprio, uma identidade, inclusive descartando modas, presets e/ou lendas que na real não tem cabimento ou não são necessárias, é algo que só se consegue com muitos anos de experiência, de prática, e isso para uma multidão de fotógrafos novatos ( eu me incluo ) ainda falta bastante tempo pra se alcançar.

Copiar, repetir, se inspirar, faz parte da caminhada. Como o tempo vamos transformando o estilo copiado para o nosso próprio, entendendo tudo aquilo do qual efetivamente não precisamos.

Nos encantamos com determinados trabalhos e por algum tempo tomamos aquilo como o que queremos para nós, até tingir uma maturidade suficiente para entender que aquele não é o nosso caminho, mas estou certo de que isso realmente leva tempo.
Quantas coisas eu fiz do jeito que fiz e hj jamais repetiria, não daquele jeito.

Isso é evolução, e " para voar vc precisa primeiro aprender a se erguer e a andar, não se pode voar em um relance ".


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #33 Online: 23 de Agosto de 2017, 15:40:13
Eu não acho que curso seja fundamental.
Nunca fiz nenhum, nem mesmo workshop.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #34 Online: 23 de Agosto de 2017, 18:21:26
  ....

Alo Leandro ...

O NYIP é uma das mais antigas instituições no ramo da fotografia e artes associadas . Tem reputação internacional e é reconhecidamente uma faculdade de amplas referencias . ENTRETANTO não conheço esse curso online e portanto não posso te dizer nada a respeito . Meu curso foi presencial e levou cerca de 3 anos , e foi na época em que ainda se lambia a ponta do filme .... ( quando se rebobinava um filme 120 lambiamos a ponta porque ainda havia um residuo de cola e fechava melhor o filme .... coisas de velhinho )

Achei o valor bastante salgado POREM , sendo deles , tenho certeza de que é bem estruturado .

Lamento não ter ajudado mais .

Um abraço
Björn

Obrigado pelo retorno, Bjorn!

Que bacana, sem duvidas deve ter sido um curso otimo! Se eu pudesse tambem o faria, presencial, mesmo que para aprender a lamber a ponta do filme.  :D

Sobre o curso online, de fato parece ser bem estruturado, porem o preco e realmente salgado por ser online. Vou pesquisar mais sobre na internet antes de faze-lo.


Olhei agora, eles estao oferecendo tambem um curso de fotojornalismo que parece interessante. Este sai por $499  :ok:
https://www.nyip.edu/courses/photojournalism/


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #35 Online: 24 de Agosto de 2017, 17:18:35
Fiz e super recomendo:

https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/curso.asp?c=1123

100% Presencial, 1 ano e meio, de segundas à sextas-feiras, das 19h00 às 23h00 - 1.500 horas/aula

Dá só uma olhada na grade:

MÓDULO I
I.1 – História da Arte e da Cultura
I.2 – Prática Fotográfica I
I.3 – Edição e Tratamento de Imagem Digital I
I.4 – Práticas de Estúdio Fotográfico I
I.5 – Formas Compositivas dos Elementos Fotográficos
I.6 – Práticas em Laboratório P&B
TOTAL   500 Horas/Aulas

MÓDULO II
II.1 – História da Cultura através da Imagem
II.2 – Prática Fotográfica II
II.3 – Edição e Tratamento da Imagem Digital II
II.4 – Práticas de Estúdio Fotográfico II
II.5 – Gerenciamento da Cor
II.6 – Linguagem, Trabalho e Tecnologia
II.7 – Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
TOTAL   500 Horas/Aulas

MÓDULO III
III.1 – História da Cultura Brasileira através da Imagem
III.2 – Prática Fotográfica III
III.3 – Edição e Tratamento da Imagem Digital III
III.4 – Gestão da Atividade Fotográfica
III.5 – Gerenciamento de Acervos Fotográficos
III.6 – Ética e Cidadania Organizacional
III.7 – Imagem, Mídia e Tecnologia
III.8 – Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Processos Fotográficos
TOTAL   500 Horas/Aulas
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #36 Online: 27 de Agosto de 2017, 23:59:53
Balela nada. A turma que não tem aptidão pode fazer o curso que quiser que continuará sendo mediocre.
Canso de ver isso por ai. Semana passada mesmo conversei com uma fotografa e um fotografo aqui no Rio, ficaram se gabando que tinham faculdade, dez anos de experiencia, e um monte de cursos e quando vi o trabalho deu vontade de chorar de tão ruim.

Eu não tive aptidão. Nunca tive incentivo na área, nunca tive formação artística alguma, não sei dançar, nem desenhar, nem tocar nenhum instrumento, nem fazer poesia, enfim, sou um quadradão, mas com muito esforço, dedicação e investimento, ao menos me julgo um fotógrafo acima da média. Aptidão é diferente de desinteresse.  :ok:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 29 de Agosto de 2017, 08:53:01
Acho que uma metáfora interessante de se fazer é a da fotografia com a escrita. Nós aprendemos a escrever juntando letras, depois palavras, depois frases. Na fotografia, aprender a operar a câmera talvez seja como aprender a escrever. Agora, saber formar frases não significa, necessariamente, saber escrever algo interessante.

A maior parte dos cursos, material online, livros, vai ensinar a escrever. Mas a parte mais importante não é saber escrever, e sim o que você vai escrever. Será um romance, uma tese, uma notícia, uma carta? Como aprender a fazer isso bem? É preciso ler muito e praticar, ao longo de um bom tempo.

Então, acho que aprender a operar a câmera é fácil, com ou sem curso, isso depende do que funciona melhor para cada um. Mas a fotografia como um todo, incluindo as histórias que se quer contar com a câmera, é uma trajetória mais longa em que os caminhos não são assim tão prontos.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #38 Online: 18 de Fevereiro de 2018, 17:41:35
Acho que uma metáfora interessante de se fazer é a da fotografia com a escrita. Nós aprendemos a escrever juntando letras, depois palavras, depois frases. Na fotografia, aprender a operar a câmera talvez seja como aprender a escrever. Agora, saber formar frases não significa, necessariamente, saber escrever algo interessante.

A maior parte dos cursos, material online, livros, vai ensinar a escrever. Mas a parte mais importante não é saber escrever, e sim o que você vai escrever. Será um romance, uma tese, uma notícia, uma carta? Como aprender a fazer isso bem? É preciso ler muito e praticar, ao longo de um bom tempo.

Então, acho que aprender a operar a câmera é fácil, com ou sem curso, isso depende do que funciona melhor para cada um. Mas a fotografia como um todo, incluindo as histórias que se quer contar com a câmera, é uma trajetória mais longa em que os caminhos não são assim tão prontos.

Dando vida ao tópico pq apenas li este post hj.

Acho que vc foi muito feliz nas suas palavras.  :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #39 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 18:20:04
A maioria dos fotógrafos top que conheço fizeram curso, mas não esse curso superior... bem fazer 3 anos de curso superior pra aprender fotografia me soa estranho entende rs.

Eu mesmo fiz o curso Master de Fotografia (Link está na minha assinatura) e te digo que aprendi nesse curso é tão incrível que melhorou 1.000% minhas fotos. Gosto de coisas práticas e eu cansava de ler livros teóricos de fotografia.

Hoje eu te digo o seguinte, um curso não é uma coisa essencial, mas ele torna tudo mais rápido. Por exemplo, se você precisa usar flash e não sabe, faça um curso online ou presencial e aprenda a usar o flash. O tempo que você irá gastar tentando aprender sozinho, não compensa a suposta "economia".

Tem gente que investe e tem gente que é tipo o desenho do Ursulão  :hysterical:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #40 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 18:25:13
Todo curso, se bem indicado, é um grande atalho ao aprendizado.
Também acho... um bom curso torna a coisa mais rápida.
Mas tem 2 itens que penso serem essenciais:
1. Amor à fotografia: precisamos amar tirar fotos;
2. Um curso bom: isso é fácil de se achar hoje todo mundo posta opinião sobre o assunto na internet.