Autor Tópico: Filtro UV preso na objetiva  (Lida 4741 vezes)

YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:14:55
O filtro Canon Protector não sai de jeito nenhum da 10-22mm! Tentei até usar chave inglesa e um pano para não arranhar, mas a ferramenta é menor que ele.
Alguém tem receita caseira para arrancar o maldito filtro, sem precisar levar a lente para assistência técnica?
Obrigado.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:19:05
Tente usar um pedaço de tecido ou material aderente. Já vi pessoas aconselhando o uso de um pedaço de couro, mas eu também já fui bem sucedido usando um pedaço de EVA pra isso.

Seja como for, tente não pressionar demais nem o filtro e nem a rosca da objetiva, porque isso dificulta a remoção.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:24:29
Puxa, obrigado, sua sugestão faz muito sentido, vou procurar esses materiais e tentar novamente e depois comento aqui se deu certo.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2014, 13:28:20
Esse problema é muito mais comum do que se imagina...

Muitas vezes o problema é só dilatação do filtro. A objetiva e o filtro são feitos de materiais que tem coeficientes de dilatação diferentes. O filtro ao dilatar (ou retrair) depois de rosqueado na lente pode ser difícil de retirar mesmo. O mesmo pode acontecer com a rosca da lente.

Eu tive uma lente em que o filtro não saia de jeito nenhum. Tentei girar com tecido, EVA, usei até chave inglesa, e nada era capaz de retirar o filtro da lente. Deixei a lente 10 minutos no sol e o filtro saiu com a mão.

Abçs


« Última modificação: 13 de Janeiro de 2014, 13:29:00 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2014, 18:44:23
Valeu Alexandre, já tinha conseguido retirar o filtro antes de ler a sua mensagem.
Tentei novamente apenas com as mãos e, surpresa!, o filtro saiu facinho, facinho.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2014, 18:50:04 por YVanderlei »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2018, 12:41:24
Esse problema é muito mais comum do que se imagina...

Muitas vezes o problema é só dilatação do filtro. A objetiva e o filtro são feitos de materiais que tem coeficientes de dilatação diferentes. O filtro ao dilatar (ou retrair) depois de rosqueado na lente pode ser difícil de retirar mesmo. O mesmo pode acontecer com a rosca da lente.

Eu tive uma lente em que o filtro não saia de jeito nenhum. Tentei girar com tecido, EVA, usei até chave inglesa, e nada era capaz de retirar o filtro da lente. Deixei a lente 10 minutos no sol e o filtro saiu com a mão.

Abçs
Tópico antigo.... mas experiência nova.
Estava com um adaptador travado em uma 24mm 2.8 stm e não saía por nada, tentei várias maneiras, até achar esse post, decidi colocar no sol pelos 10 minutos, não custava nada... e para minha surpresa, saiu facilmente... método comprovado na prática. :ok: