Autor Tópico: Sigma EX DG 105mm f2.8 Macro  (Lida 3343 vezes)

Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Online: 31 de Dezembro de 2006, 06:47:06
Gente, tenho a micro Nikkor AF 60mm f2.8 e apareceu uma oportunidade interessante de pegar uma Sigma 105mm.
Vcs que já usaram as duas poderiam me dar opiniões a respeito?
Vou ganhar com a 105mm em relação a 60mm consideravelmente a ponto de valer a pena ficar com as duas?
Ou valeria a pena comprar a 105mm e vender a 60mm??
Ou não valeria a pena comprar a 105mm?
Fico no aguardo.
Obrigado  
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2006, 11:18:27
Apesar de não utilizar Nikon, e não conhecer estas lentes pessoalmente, posso fazer algumas considerações.

1. Vejo bastante elogios com relação a qualidade ótica da Sigma 105mm, inclusive de alguns foristas aqui que a possuem.

2. Com a 105 mm vc tem uma distância mínima de foco um pouco maior.

60mm - 22 cm
105 mm - 31 cm

Não sei se p/ o tipo de fotografia que vc faz se este detalhe representa alguma vantagem, mas de qualquer maneira é um diferença. ;)

3. O desfoque do fundo fica mais bonito.

Apesar do site abaixo ser sobre lentes Canon, mas a foto do "Background blur comparison" ilustra bem a diferença.
background blur comparison

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2006, 12:03:46
Eduardo, assim como o Andre, eu não usei a 60mm, mas tive a 105 e é uma lente excelente, não tenho qualquer restrição a fazer em relação à qualidade dela. Há o ganho na distância mínima de foco, que pode ser importante em fotos de insetos, mas fora isso não saberia falar sobre outras diferenças entre as duas.


ZE RENATO

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 502
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2006, 13:04:27
fala eduardo blz.  cara tive uma sigma 105 mm para Canon, a ótica é excelente, mas a minha veio com um defeito de fábrica, precisei utilizar a garantia, a lente foi para a assistência e não teve jeito de conserto (graças a Deus), e enviaram outra nova (digo, pois ainda não mandaram pois está em falta no mercado).
Conclusão, não compro mais Sigma, pois se precisar da assistencia vc está ferrado!
Minha opinião, vc tem em mãos uma ótima lente. eu te sugiro comprar umns tubos de extensão e maximizar ainda mais a sua macro, por um custo baixo. Mas essa é a minha opinião pessoal.  abração e Feliz 2007!  :thmbup:  


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2006, 14:44:58
Eu tenho essa Sigma 105mm EX DG e a uso numa D50. Os resultados me agradam muito mesmo. No entanto, a qualidade das Nikkor é melhor.

O que dificulta te dar uma resposta é a diferença dos comprimentos focais. Uma lente 105mm, por ter uma maior distância focal mínima, é mais adequada para fotos em que você quer ficar mais distante do obejto, como no caso de uma borboleta visitando uma flor ou um esquilo comendo um fruto.

Uma lente mais curta, 60 ou 50mm, já atrapalha nessas horas, sendo melhor para fotografar coisas que não se mexem, como jóias, por exemplo. E ela te permite trabalhar com velocidades menores e ISOs menores, em caso de ter pouca luz e não querer usar flash.

Você tem que ver qual é o objeto principal das suas macrofotografias, e avaliar se fica com uma ou outra lente.
Cientista profissional, fotógrafo amador.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2006, 19:16:18
Primeiramente queria agradecer a atenção dos amigos!!!  :thmbup:

A verdade é que a macrofotografia ainda é novidade prá mim. Tenho inclusive tido uma grande dificuldade em obter resultados satisfatórios até agora. Mas tenho lido que a coisa realmente não é tão simples assim.
Pensei a princípio em adquirir uma Sigma 150mm principalmente pela questão da distância de foco, mas tenho pensado que o tamanho e peso dela podem ser bem incômodos.
Enfim, até terça vou dar uma procurada em mais informações e de repente me dou mais esse presentinho de ano novo.  :snack:

Abraço a todos e Feliz 2007!!!
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2006, 19:41:28
Citar
Primeiramente queria agradecer a atenção dos amigos!!!  :thmbup:

A verdade é que a macrofotografia ainda é novidade prá mim. Tenho inclusive tido uma grande dificuldade em obter resultados satisfatórios até agora. Mas tenho lido que a coisa realmente não é tão simples assim.
Pensei a princípio em adquirir uma Sigma 150mm principalmente pela questão da distância de foco, mas tenho pensado que o tamanho e peso dela podem ser bem incômodos.
Enfim, até terça vou dar uma procurada em mais informações e de repente me dou mais esse presentinho de ano novo.  :snack:

Abraço a todos e Feliz 2007!!!
Eduardo, essa 150 é show... Se você quer investir em macro, não se preocupe com o tamanho e o peso dela (até porque nem é tão grande e pesada assim), apenas compre e seja feliz. :thmbup:  


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2006, 20:46:02
Citar
Pensei a princípio em adquirir uma Sigma 150mm principalmente pela questão da distância de foco, mas tenho pensado que o tamanho e peso dela podem ser bem incômodos.
 
Essa 150mm pelo que vi é fantástica. E além disto é IF (foco interno). Show demais.
E a lente vem com parasol e colar de tripé.

Sigma 150mm f2.8 Macro

Pelo que vi no site da Sigma ela não é tão grande assim e pesada.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2006, 22:00:59
Eduardo,

Não se esqueça do mais importante de tudo: testar antes de comprar.

Veja se consegue emprestada com um amigo, ou então peça ao vendedor para usar um pouco na sua câmera, na loja mesmo.

Nada substitui o corpo-a-corpo!
Cientista profissional, fotógrafo amador.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2006, 22:38:17
oi Eduardo

eu possuo a 60mm F2.8 e a 105 AF-S VR micro...quando fui comprar minha 60 mm nao havia ainda a 105 AF-S(tesão de lente) comparei todas inclusive com a sigma, testei, fotografei com elas... gostei muito da sigma pelo custo beneficio...mas o que me me deixou desconfiado é que nas lojas de equipamentos fotograficos usados perto de casas eu nao tinha visto uma 60mm F2.8 micro usada, mas tinham muitas sigmas 105 macro usadas para vender..aí fiz minha analogia:

"se a 60mm vc nao encontra usada é porque  quem tem nao vende...se tem muitas sigmas 105 macro é porque o antigo proprietario vendeu e comprou outra...será?

isso ficou na minha cabeça ja que aqui no japao todo mundo pode comprar uma lente macro por que tantas dela para vender?

claro que é analogia minha...ponto de vista pessoal...mas eu tomo como referencia,  quando compro uma objetiva tenho varios creterios de desempate...um deles é a muita oferta de usados...mas essa analogia é algo meu...e ate agora todas as minhas objetivas tem me deixado satisfeito.

como ja foi lembrado...vai e teste pessoalmente.

abraço!


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #10 Online: 01 de Janeiro de 2007, 11:20:49
Sempre e sempre mesmo se pergunte:

O que mais gosto de fotografar? Natureza? Retrato? Produtos?

Eu trabalho com foto e preciso deste equipamento?

Eu tenho dinheiro sobrando e posso comprar este equipamento?

Já usei esta lente Sigma 105 e gostei muito, mas deve levar em consideração qu ela é muito indicada para retratos e pra macro. Se nenhum destes assuntos é sua "praia", pense bem antes de comprar.

 
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #11 Online: 01 de Janeiro de 2007, 11:24:05
Se quiser uma lente Macro de alta qualidade e baixo preço, busque a Tokina 100 Macro 2.8. Imbatível! Qualidade, ótica, construção primorosa.

Se tiver R$$$ a vontade, a inigualável  Nikkor 105 2.8 VR (única Macro com redutor de vibração de todo o mercado). No meio termo as ótimas Sigma 150mm 2.8 e Nikkor 105 2.8.

Concordando com os colegas, fugiria da Sigma 105........

Att., Ricardo.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #12 Online: 01 de Janeiro de 2007, 18:30:50
Realmente parando prá analizar tudo com calma e lendo as valiosas opiniões dos colegas acabei desistindo da Sigma 105.

Provavelmente estarei indo aos USA em março e aí sim espero trazer uma lente macro de qualidade.
Esse tópico acabou influenciando minha próxima dúvida.
Nikon 105VR ou Sigma 150mm.... hehehehe
Mas ainda tenho um tempinho prá decidir e pesquisar e logicamente discutir com os colegas as vantagens e desvantages de cada uma dessas lentes.

Quanto ao conselho do Marcelo de experimentar as lentes tenho certeza que seria realmente importantíssimo se eu tivesse acesso a elas no RJ. Infelizmente aqui pelo Rio ainda somos uma província onde vc só encontra compactas da Sony na vitrine das lojas.

Forte abraço a todos e mais uma vez obrigado pelas opiniões.
 
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr