Autor Tópico: Pequeno Review - D610 x D7200 (Amador)  (Lida 35573 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 18 de Agosto de 2017, 10:47:20
No caso, em questão de foco continuo, a D7000 se sai melhor?
Desculpe soar repetitivo é que a diferença de preço entre ambas é alta e para mim fotografar animais em movimento será meu principal objetivo.
Só tenho receio de perder muita qualidade de imagem em relação ao filtro low-pass que a d7100 não possui, além da diferença de megapixels

Enviado de meu ZUK Z2121 usando Tapatalk

Zavan, quando eu fazia a entrada da noiva com foco contínuo, e com ela distante (GA), os cliques que eu dava com a D7100, a maioria das fotos o foco sempre saia atrás, sempre que "abria" a foto ela errava muito, ela era certeira em retratos, onde o local de foco preenchia bem o quadro, dava impressão que quando a area de foco era pequena, ela focava o que estava atrás.

Quanto a qualidade, por não ter o filtro AA, teoricamente ela deveria ser melhor do que a D7000, mas esse sensor Toshiba não me convenceu não. Pra mim as imagens da D7000 eram mais nítidas e com o mesmo nível de ruído.

Sinceramente não acho vantagem pular de uma D7000 para uma D7100, ainda mais para passarinho que acredito precisar de disparos rápidos.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 18 de Agosto de 2017, 10:49:01
Pessoal, a pedido do Spinozza Foto e Vídeo, eu tive que dar uma borradinha em um dos cantos de uma imagem, tinha algo lá que não podia ser mostrado, foi em uma área muito pequena e não afetou a qualidade.


DPCaetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #17 Online: 18 de Agosto de 2017, 11:12:48
Excelente trabalho Roberto Dellano. Você forneceu muitas informações e as discussões estão rendendo muitas outras. Muito obrigado, pois está me ajudando a eliminar minhas dúvidas entre D7200 e D610.

Mais uma vez, excelente trabalho.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 18 de Agosto de 2017, 11:37:09
Excelente trabalho Roberto Dellano. Você forneceu muitas informações e as discussões estão rendendo muitas outras. Muito obrigado, pois está me ajudando a eliminar minhas dúvidas entre D7200 e D610.

Mais uma vez, excelente trabalho.

 :ok:


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #19 Online: 18 de Agosto de 2017, 11:37:42
Te enviei uma MP, Dellano

Enviado de meu ZUK Z2121 usando Tapatalk



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 18 de Agosto de 2017, 12:02:56
Te enviei uma MP, Dellano

Enviado de meu ZUK Z2121 usando Tapatalk

 :ok:


Recfilho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Agosto de 2017, 13:45:12
Muito bacana esse tópico! Sempre tive muitas dúvidas ente as duas. Tenho planos de pegar uma D7200 usada e em bom estado pra suceder minha D7000, mas ficava na dúvida se valeria a pena ou seria melhor partir pra D610.

Quanto à D7100, também nunca me interessei nela como um upgrade. Um grande amigo meu tem uma e a impressão que tenho é que ela gera até mais ruído que a D7000. Além do mais, ela tem problemas com 'banding' quando se puxa muito as sombras na edição. No meu caso, que fotografo paisagens, isso conta bastante.
Nunca testei a D7200, mas falam que realmente teve uma melhora quando comparada à D7100.

A D7500 seria minha esperança, mas foi só frustração. Devo ir de D7200 pra não subutilizar minha Tokina 11-20mm, minha principal lente de paisagens.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk



ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 18 de Agosto de 2017, 13:56:44
Ficou muito bom Dellano, parabéns!  :ok:

Realmente, nas APS-C e FF, tirando as 5Ds/R e D810, vai depender muito do uso para definir o que é "melhor"

Se o cara busca mais "tele", cropada, se gosta de tomadas mais "wide", FF fornece uma seleção de lentes mais ampla.

No meu ver esta decisão vai ser sempre o "melhor" para cada um e seu uso.

A D7200 me parece uma excelente evolução da D7000, se não estivesse no lado branco seria a minha "pretinha" do mundo Nikon.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Agosto de 2017, 16:20:02
Muito bacana esse tópico! Sempre tive muitas dúvidas ente as duas. Tenho planos de pegar uma D7200 usada e em bom estado pra suceder minha D7000, mas ficava na dúvida se valeria a pena ou seria melhor partir pra D610.

Quanto à D7100, também nunca me interessei nela como um upgrade. Um grande amigo meu tem uma e a impressão que tenho é que ela gera até mais ruído que a D7000. Além do mais, ela tem problemas com 'banding' quando se puxa muito as sombras na edição. No meu caso, que fotografo paisagens, isso conta bastante.
Nunca testei a D7200, mas falam que realmente teve uma melhora quando comparada à D7100.

A D7500 seria minha esperança, mas foi só frustração. Devo ir de D7200 pra não subutilizar minha Tokina 11-20mm, minha principal lente de paisagens.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk


Seu conjunto dará um salto certamente. Meu sonho comprar essa lente da Tokina.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 18 de Agosto de 2017, 21:23:04
eu quero ver con a Canon...
eu quero ver con a Canon...
eu quero ver con a Canon...
eu quero ver con a Canon... :assobi: >:D

Nossa, eu fiquei 3 dias enrolado com esse ai, pequeno desse jeito, desanimei de fazer outro, muito trabalhoso.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 18 de Agosto de 2017, 21:42:39
Retenção de detalhes:
Aqui está um ponto onde vi uma diferença significativa, e que pode ser comprovado nas imagens postadas. Ampliando as imagens para tamanho real é possível notar com clareza  as diferenças onde o foco estava cravado (textura da pelúcia, e pelos que circulam a parte inferior dos olhos). É evidente a retenção de detalhes maior na D610.
Nas duas imagens do evento que postei também existe uma diferença muito grande na retenção de detalhes, mas essas duas imagens não servem de parâmetro de comparação por que foram feitas com lentes diferentes, uma prime e uma zoom.

Talvez essa diferença na retenção de detalhes se deva, ao menos em parte, ao fato de você ter utilizado a mesma lente nessa sua comparação. Como a sua 50mm f/1.8 é projetada para o sensor Full Frame, ela tende a perder nitidez quando utilizada em corpos crop.
Isso é uma coisa muito debatida na Internet, tem gente que jura que não vê diferença, enquanto tem gente que diz que há diferenças grandes, como as que vc relatou.

No DxOMark, por exemplo, quase sempre  a pontuação de uma lente projetada pra Full Frame cai quando é colocada em um corpo crop.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 18 de Agosto de 2017, 22:59:53
Acho que o centro de certas lentes já está no limite. Só usando F8 e olha lá...

Mas as grandes vantagens de por lente FX em DX se mantém:
- dá menos vinheta
- não dá aberração cromática nas bordas
- dá menos (ou nenhuma) distorção nas bordas
- dá mais nitidez nas bordas
Em compensação, nessa situação o centro perde nitidez quando comparado a situação ideal (lente FX em corpo FX). O que é uma pena, pois é justamente onde todas as lentes são melhores.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 18 de Agosto de 2017, 23:10:54
Acho que o centro de certas lentes já está no limite. Só usando F8 e olha lá...

Mas as grandes vantagens de por lente FX em DX se mantém:
- dá menos vinheta
- não dá aberração cromática nas bordas
- dá menos (ou nenhuma) distorção nas bordas
- dá mais nitidez nas bordas
Aberração cromática aumenta em crop, pude verificar isso na 85mm 1.8 da canon.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 19 de Agosto de 2017, 00:03:53
O centro perde nitidez...
Eu gostaria de saber quantas vezes alguém contou quantos cílios tem na sombrancelha do Neymar no jornal ou da Angélica na revista caras...
Na impressão se perde tudo isso.

E se é pra ir nessa linha, já pula pro médio formato.

A diferença de nitidez nessas fotos, se arruma no sharpness do Photoshop, simples assim  :ok:
Relaxa Ernesto... Eu não tô aqui pregando pela busca nitidez perfeita, a favor do pixel peeping, e nem condenando quem compra lente FF pra usar em corpo crop (cada um sabe a necessidade que tem).

Apenas lancei a suposição de que a diferença na retenção de detalhes entre as cameras que o autor do tópico referiu poderiam estar, ao menos em parte, relacionadas a isso. Nada mais.

Abre um cerveja e relaxa, hoje é sexta!


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 20 de Agosto de 2017, 00:08:52
Olha, pela qualidade de imagem não seria limitação alguma, um amigo aqui tem uma e é uma lente excepcional, mas o peso e tamanho sim, essa lente é um monstro de pesada, não da pra pendurar no strap e ficar ando pela igreja com ela pendurada.

Dellano lembrei de vc, parece que a nikon ouviu seu comentário da 70-200 ser muito pesada. Lançaram essa mais leve. Porém é f4.

http://www.nikon.com.br/nikon-products/product/camera-lenses/af-s-nikkor-70-200mm-f%252f4g-ed-vr.html
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.