Autor Tópico: Pequeno Review - D610 x D7200 (Amador)  (Lida 35576 vezes)

Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #45 Online: 21 de Agosto de 2017, 13:34:57
Pq deixou a D610 na mochila? peso ou qualidade? pelas suas palavras é a mesma coisa de servir um vinho ruim e guardar o bom pro final da festa se for necessário...

Não sei se foi o caso dele... mas eu faria o mesmo pelos seguintes motivos:

1) Na festa, que na maioria das vezes é escuro, a D7200 é mais rápida e crava melhor o foco;
2) A D7200 é mais leve;
3) A bateria dura mais;
4) Na festa a quantidade de cliques é grande, e quase sempre são poucas as fotos escolhidas pelo casal, dessa forma, é melhor depreciar um equipamento que custa menos, do que o que custa mais.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #46 Online: 21 de Agosto de 2017, 13:38:48
Pq deixou a D610 na mochila? peso ou qualidade? pelas suas palavras é a mesma coisa de servir um vinho ruim e guardar o bom pro final da festa se for necessário...

Acho que você não entendeu.

A dupla D7200 + Tamron 17-50 me oferece uma qualidade excepcional a um custo baixíssimo, essa dupla eu vou "espremer até sair água". Eventos, ou qualquer outa situação onde as duas me entregarão resultados satisfatórios, por que eu iria usar um equipamento que me custa o dobro?

A D610 é uma câmera que uso apenas na igreja, em conjunto com a 180mm para pegar close e retratos, e em ensaios devido ao seu preenchimento maior de quadro. E isso é algo que eu já fazia com a D7000, só agora tenho muito mais qualidade com a D7200.

Não tem por que surrar um equipamento caro se um mais barato vai me entregar o mesmo produto final.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 21 de Agosto de 2017, 13:58:40
Vai dar um nó na cabeça do pessoal dizendo que deixou uma FF na mochila e usou aps-c. :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 21 de Agosto de 2017, 14:21:27
Vai dar um nó na cabeça do pessoal dizendo que deixou uma FF na mochila e usou aps-c. :hysterical:


Mas foi exatamente o que ele fez...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 21 de Agosto de 2017, 14:22:34
Acho que você não entendeu.

A dupla D7200 + Tamron 17-50 me oferece uma qualidade excepcional a um custo baixíssimo, essa dupla eu vou "espremer até sair água". Eventos, ou qualquer outa situação onde as duas me entregarão resultados satisfatórios, por que eu iria usar um equipamento que me custa o dobro?

A D610 é uma câmera que uso apenas na igreja, em conjunto com a 180mm para pegar close e retratos, e em ensaios devido ao seu preenchimento maior de quadro. E isso é algo que eu já fazia com a D7000, só agora tenho muito mais qualidade com a D7200.

Não tem por que surrar um equipamento caro se um mais barato vai me entregar o mesmo produto final.


Agora entendi...  :ok: :ok:

Sinceramente não tinha entendido dessa forma, tinha entendido que a D7200 era a mega blaster Nikon  :hysterical:

Agora a questão do equipamento caro x barato... a D7200 e a D610 não tem tanta diferença de preço. Se fosse uma D7200 x D810 faria mais sentido.


Vai dar um nó na cabeça do pessoal dizendo que deixou uma FF na mochila e usou aps-c. :hysterical:

Só vejo sentido deixar a câmera "menos melhor" na bolsa (sem entrar no mérito de qual é melhor FF ou APS-C).

Volto no que disse, não acho legal a ideia de servir o vinho ruim primeiro pq o bom é caro. mas isso é opinião minha que tenho a fotografia como um hobby.

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 21 de Agosto de 2017, 14:24:58

Agora entendi...  :ok: :ok:

Sinceramente não tinha entendido dessa forma, tinha entendido que a D7200 era a mega blaster Nikon  :hysterical:

Agora a questão do equipamento caro x barato... a D7200 e a D610 não tem tanta diferença de preço. Se fosse uma D7200 x D810 faria mais sentido.


Só vejo sentido deixar a câmera "menos melhor" na bolsa (sem entrar no mérito de qual é melhor FF ou APS-C).

Volto no que disse, não acho legal a ideia de servir o vinho ruim primeiro pq o bom é caro. mas isso é opinião minha que tenho a fotografia como um hobby.


É que o "vinho ruim" seria um vinho ainda assim muito bom, além disso nem só de ISO vive o homem, a D7200 tem algumas boas vantagens em relação às FF como por exemplo ter um DOF menos curto que as FFs, isso para fotografia social.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 21 de Agosto de 2017, 14:37:41

É que o "vinho ruim" seria um vinho ainda assim muito bom, além disso nem só de ISO vive o homem, a D7200 tem algumas boas vantagens em relação às FF como por exemplo ter um DOF menos curto que as FFs, isso para fotografia social.

 :hysterical: realmente... a "menos melhor" um cote du rhone kkkk.

então a D7200 gera resultados melhores que a D610? ou não?


 :assobi: :assobi: o que parece é que no fundo no fundo todo mundo acha a D7200 com vantagens sobre a D610 mas ninguém admite pois ela não é FF.  :assobi: :assobi:
 :hysterical: :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 21 de Agosto de 2017, 14:46:01
:hysterical: realmente... a "menos melhor" um cote du rhone kkkk.

então a D7200 gera resultados melhores que a D610? ou não?


 :assobi: :assobi: o que parece é que no fundo no fundo todo mundo acha a D7200 com vantagens sobre a D610 mas ninguém admite pois ela não é FF.  :assobi: :assobi:
 :hysterical: :hysterical:

Minha opinião é que na prática não há essa diferença pra FF, tanto é que nunca vi necessidade em migrar, a qualidade de tenho na APS-C aliada ao custo são imbatíveis.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 21 de Agosto de 2017, 14:57:13
Minha opinião é que na prática não há essa diferença pra FF, tanto é que nunca vi necessidade em migrar, a qualidade de tenho na APS-C aliada ao custo são imbatíveis.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Legal.

Pelo que percebi no meu uso é que o raw da D750 possui mais detalhes que o raw da D5300 que possuo e que tem o mesmo sensor da D7200 (pelo que li na internet é o Sony IMX-193-AQK)

Pode ser impressão minha mas a D750 que pelo que pesquisei também tem o mesmo sensor da D610 (Sony IMX-128-(L)-AQP) o raw já é mais calibrado quando se seta a calibração da câmera pelo menos no Lightroom.

Como sabemos o ISO alto ajuda o FF, mas a base que testei é sempre em máximo ISO 800.

 :shock: :shock: :shock:
Será que pode ser o sistema de foco que ou outras partes do corpo que ajudam?
« Última modificação: 21 de Agosto de 2017, 14:59:08 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 21 de Agosto de 2017, 15:02:05
Legal.

Pelo que percebi no meu uso é que o raw da D750 possui mais detalhes que o raw da D5300 que possuo e que tem o mesmo sensor da D7200 (pelo que li na internet é o Sony IMX-193-AQK)

Pode ser impressão minha mas a D750 que pelo que pesquisei também tem o mesmo sensor da D610 (Sony IMX-128-(L)-AQP) o raw já é mais calibrado quando se seta a calibração da câmera pelo menos no Lightroom.

Como sabemos o ISO alto ajuda o FF, mas a base que testei é sempre em máximo ISO 800.

 :shock: :shock: :shock:
Será que pode ser o sistema de foco que ou outras partes do corpo que ajudam?

Sim, um projeto mais caro dá margem a maiores investimentos em outras "coisitas" que não são faladas, mas que obviamente fazem parte de uma câmera. Mas como disse o Ernesto, você pega uma X-T2 que custa o preço de uma D750 e ela passa a ser ótima... Mas será somente pelo preço?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 21 de Agosto de 2017, 15:09:52
Acho que você pegou bem a ideia... :hysterical:

Assumir que uma D7200 é melhor (foco mais rápido, buffer maior, menos peso,menos tamanho, qualidade mais que suficiente), não é politicamente correto na internet...  :D

Todos devem ficar 5-20min olhando, brincando de jogo dos 7 erros e vendo a imagem, a 100%, até acharem qual é o pelinho levemente desfocado. Aí você verá como o APS-C é inapto. A menos claro, que seja uma Fuji... :worship: porque a Fuji custa o preço da FF, então, não se pode achar defeito... :hysterical:

então... mas ninguém admite... ninguém...  :aua:   kkkkkk

Sim, um projeto mais caro dá margem a maiores investimentos em outras "coisitas" que não são faladas, mas que obviamente fazem parte de uma câmera. Mas como disse o Ernesto, você pega uma X-T2 que custa o preço de uma D750 e ela passa a ser ótima... Mas será somente pelo preço?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

pois é pode ser que no conjunto da obra ajude alguma coisa...

mas essa da D7200 eu não sabia que era tão boa em qualidade (sem polemizar mais).

se soubesse talvez não teria comprado a D750.

se tivesse lido os posts do Ernesto então... não ia passar nem perto kkkkk

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #56 Online: 21 de Agosto de 2017, 16:11:18
Agora a questão do equipamento caro x barato... a D7200 e a D610 não tem tanta diferença de preço. Se fosse uma D7200 x D810 faria mais sentido.

Mas o equipamento não é só corpo, é um conjunto.

Paguei na D7200 R$2700,00, na Tamron R$1200,00 = R$3900,00
Paguei na D610 R$4400,00 Uma provável 28-75 R$1500,00 = R$5900,00

Já é uma diferença de 2 mil ai! Pra ter evento praticamente o mesmo resultado.

Não vou abrir mão da D610 e já expliquei os motivos, e não é só pelo fato de ser FF, tenho uma utilização muito prática e que se tornaria difícil usar uma CROP, mas em todas as situações onde eu possa empregar as duas, é a D7200 que vai pro pau.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 21 de Agosto de 2017, 16:32:03
então... mas ninguém admite... ninguém...  :aua:   kkkkkk

pois é pode ser que no conjunto da obra ajude alguma coisa...

mas essa da D7200 eu não sabia que era tão boa em qualidade (sem polemizar mais).

se soubesse talvez não teria comprado a D750.

se tivesse lido os posts do Ernesto então... não ia passar nem perto kkkkk


Dependendo do tipo de fotografia que você faz não vale mesmo a pena ter uma FF. Eu fiz uma conta bem racional:


D610 + 12-24 f/4 = R$ 5.120,00 + R$ 5.000,00 => R$ 10.120,00


e se fosse trocar pela Tamron 15-30mm 2.8 o valor na época era R$ 6.000. Se fosse para a 14-24mm 2.8 eu pagaria R$ 12.000,00.


Fuji X-T2 + XF 23mm f/2 + Rokinon 12mm f/2 = R$ 5.300,00 + R$ 1.800,00 + R$ 900,00 = R$ 8.000,00


E eu ainda ganharia a possibilidade de astrofotografia com esse conjunto, então pra mim valeu a pena.


Isso na época que cotei o equipamento...


João Augusto Rocha Neto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #58 Online: 22 de Agosto de 2017, 07:39:22
Bom dia, recentemente estive nessa encruzilhada, entre uma D7200 ou uma FF (D610 ou D750), terminei por escolher a D610 por questão de valor mesmo.

Dellano, muito legal seu tópico. Porém acho que o pessoal não conseguiu lhe acompanhar, kkkk, ou então eu né, rsrsrs.

Vamos lá. Segundo Dellano.

Buffer: (sem limitar a D610)
            D7200 -> 14 fotos -> 11 Segundos para esvaziar o buffer.
            D610   -> 16 fotos -> 14 Segundos para esvaziar o buffer
                                                                     RESULTADO= D610>d7200

Foco:
            Os resultados aqui foram exatamente o mesmo, pouquíssimos erros. Para mim ambas excelentes no foco. A única diferença com uma pequena relevância, do meu ponto de vista, é a área de abrangência da D7200, que por ser uma CROP.
                                                                    RESULTADO= D610=d7200 (Pra quem usa ponto de foco único são iguais, quem usa foco automático, 3D ou os 51 pontos de foco a D7200 seria melhor pelo tamanho do sensor propiciar os pontos de foco em uma maior área)

Alcance Dinâmico (DR)
            A D610 recupera melhor as sombras, e a D7200 recupera melhor as altas luzes, é como se elas tivessem a mesma capacidade de recuperação, mas em pontos diferentes da escala.
                                                                    RESULTADO= D610=d7200 (Sendo que para fotografias em baixa luz a D610 se sairia melhor e a D7200 levaria vantagem em ambientes muito iluminados, diriamos que a D610 tem uma vocação para ensaios e eventos e a D7200 teria o DNA da natureza e esportes em areas abertas)

ISO
            Aqui a diferença é maior, mas ainda assim, em uma situação crítica, onde seja exigido um ISO elevado de uma D610, a D7200 não faria feio.
                                                                    RESULTADO= D610>d7200 (A consideração é de que a D610 se sai melhor, porém, para efeito prático a D7200 também não faria feio)

Detalhes
            É evidente a retenção de detalhes maior na D610.
                                                                    RESULTADO= D610>d7200



Segundo o relato de Dellano, a D610 apresenta melhores resultados que a D7200, porém, na prática profissional ele reconhece que a D7200 apresenta um resultado muito bom, com uma qualidade excepcional, e suficiente para lhe permitir executar seu trabalho com grande desenvoltura e excelencia, a um preço mais barato que sua irmã.
Mais tarde vou postar um video gringo do youtube, bem detalhado, com essa comparação D7200 vs D610, não mando agora pois a maquina que estou acessando não tem acesso ao youtube.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #59 Online: 04 de Setembro de 2017, 11:17:23
Aos poucos estou voltando ao fórum por conta da minha vida pessoal. Muito bacana esse tópico. Abri as fotos do Dellano mas estão em jpeg. Pro meu gosto exigente eu vejo diferença que me deixa bem mais pendente pra uma FF porém, para os clientes que pagam o salário de fotógrafos, acho que eles jamais identificariam a diferença e faz muito mais sentido seguir com um equipamento mais leve e barato.

Dellano tem mais alguns retratos pra disponibilizar pra galera o NEF/DNG?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales