Autor Tópico: Problema com o cabo de força?  (Lida 10559 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Online: 17 de Agosto de 2017, 22:34:40
Meu computador tá fogo. Cheguei de viagem, assim q liguei o filtro de linha ouço barulho no computador, antes mesmo de ligar o gabinete. Acho que desliguei o filtro antes de viajar com ele hibernando. Enfim, levei no conserto e descobri que a placa mãe e a fonte tinham cozinhado.

Aí o cara trocou a fonte e placa. Cheguei em casa, usei 2 dias normal, quando no 3o dia, tento ligar e ele apaga instantaneamente.

Levo de volta na assistência, a fonte queimada. 2 dias de uso. Ai trocou. Perguntei se podia ser defeito no estabilizador. Ele testou e tava ok.

Ai ele disse que podia ser a rede elétrica, que eu testasse ligar em outra tomada e ainda falou de um dispositivo mais seguro que estabilizador - modulo isolador.

Voltei pra casa com ele com fonte nova, comprei o tal modulo, liguei numa tomada diferente e o mesmo problema. Ligo e ele desliga  instantaneamente.

Fonte nova, estabilizador novo, tomada diferente e o mesmo problema q só  acontece aqui em casa. No técnico funcionou normal após trocar a fonte.

Aí tô desconfiando da única coisa diferente usada aqui em casa e não na assistência: o cabo de força.

Será que o cabo pode ter danificado e não está passando a tensão (ou amperagem, não entendo disso) correta, fazendo o pc não ligar e queimar a fonte?

O módulo isolador deve tá entregando a energia certinha, senão desligaria, mas não tá chegando no pc. A única coisa no caminho eh o cabo.

Alguém entendido ou que já passou por isso pra dar uma luz?

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2017, 10:35:57
Primeiro vc devia medir a corrente elétrica da casa, ver se está normal. A maioria dos aparelhos hoje trabalha com 110/220V automático, mas aparelhos como microondas (que não são bivolt) queimam facil com picos de tensão. Não sei se o seu ap. é bivolt. Não acredito em problema no cabo.
Como vc não tem muita experiencia, melhor procurar um eletricista.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2017, 10:59:49 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2017, 11:13:02
Meu computador uma vez começou com putaria de desligar segundos após eu ligar, antes mesmo de iniciar o Windows, o defeito aqui era o botão de acionamento, ele estava emperrando e fazia a função de desligamento, pois ficava pressionado ao ligar e ia soltando aos poucos, mas não dava tempo de liberar antes de desligar.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2017, 12:14:07
Primeiro vc devia medir a corrente elétrica da casa, ver se está normal. A maioria dos aparelhos hoje trabalha com 110/220V automático, mas aparelhos como microondas (que não são bivolt) queimam facil com picos de tensão. Não sei se o seu ap. é bivolt. Não acredito em problema no cabo.
Como vc não tem muita experiencia, melhor procurar um eletricista.

Gilberto, obrigado pelo comentário.

Aqui a corrente é exclusivamente 220. Nem o microondas, nem geladeira nem qualquer outro eletro que não é bivolt apresentou qualquer problema.

Outro fator importante é que esse módulo isolador promete milagres, como sempre garantir saída de 115v, senão ele desliga. Em tese, qualquer pico de tensão não passaria mais pra o pc.

Tenho muita resistência em acreditar que o problema esteja no cabo, ele não tem nenhum sinal de dano, mas parece ser a única coisa diferente utilizada entre meu ap e a assistência (fora a energia, que estaria equilibrada com o módulo isolador agora).

Meu computador uma vez começou com putaria de desligar segundos após eu ligar, antes mesmo de iniciar o Windows, o defeito aqui era o botão de acionamento, ele estava emperrando e fazia a função de desligamento, pois ficava pressionado ao ligar e ia soltando aos poucos, mas não dava tempo de liberar antes de desligar.

Como disse, na assistência ele ligou normal, e o botão está visivelmente voltando a posição normal após "ligar". Sem falar que ele desliga instantaneamente, sem tempo sequer do cooler do processador acionar.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2017, 12:43:51
Pode ser o cabo sim.. Se ele fecha curto em algum ponto, sobrecarrega o micro e pimba! Mas isso normalmente só ocorre se você quebrar o cabo em algum ponto.
O teu estabilizador fica "piscando"?
« Última modificação: 18 de Agosto de 2017, 12:44:35 por nandoespinosa »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2017, 12:46:36
Pode ser o cabo sim.. Se ele fecha curto em algum ponto, sobrecarrega o micro e pimba! Mas isso normalmente só ocorre se você quebrar o cabo em algum ponto.
O teu estabilizador fica "piscando"?

O estabilizador não fica piscando. Funciona normalmente. Sem falar no tal módulo isolador, que é novo e também funciona normalmente.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2017, 12:47:46
Pode ser o cabo sim.. Se ele fecha curto em algum ponto, sobrecarrega o micro e pimba! Mas isso normalmente só ocorre se você quebrar o cabo em algum ponto.
O teu estabilizador fica "piscando"?

Se um cabo de energia fechar curto "cai" o disjuntor. Ou Não?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2017, 13:40:04
Então,

Estabilizador deve ser tirado desta sua configuração.... a fonte tem uma tolerância a variação e o estabilizador tem a função de estabilizar (claro né), mas não regula. Ele fica alterando as faixas de voltagens que recebe, os estalos são os capacitores e reles agindo e cada estalo ele manda uma voltagem diferente, um tranco para a fonte e ao invés de ajudar, atrapalha

Depois que comprei um NB de tres estágios parou de queimar as coisas, com exceção do raio que caiu na casa e não na rede... ai equipamentos ligados ou não que estavam próximos a centelha queimaram

Referente ao cabo, pode estar com problema de isolação... vc viajou e não sabe se teve sobrecarga na rede.


Se um cabo de energia fechar curto "cai" o disjuntor. Ou Não?

Se o cabo estiver com problema de isolação o curto fica suportável e não desarma, mas detona a fonte é uma ação contrária de a um DR pra chuveiro

Kleber,eu verificaria o isolamento do cabo com um meter 


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2017, 13:40:37
Gilberto, obrigado pelo comentário.

Aqui a corrente é exclusivamente 220. Nem o microondas, nem geladeira nem qualquer outro eletro que não é bivolt apresentou qualquer problema.

Outro fator importante é que esse módulo isolador promete milagres, como sempre garantir saída de 115v, senão ele desliga. Em tese, qualquer pico de tensão não passaria mais pra o pc.

Tenho muita resistência em acreditar que o problema esteja no cabo, ele não tem nenhum sinal de dano, mas parece ser a única coisa diferente utilizada entre meu ap e a assistência (fora a energia, que estaria equilibrada com o módulo isolador agora).

Como disse, na assistência ele ligou normal, e o botão está visivelmente voltando a posição normal após "ligar". Sem falar que ele desliga instantaneamente, sem tempo sequer do cooler do processador acionar.

Mas se fosse o cabo aconteceria nos outros lugares que testou.
Peraí.... quando vc liga ele logo desliga, ou queima algo?
Se ele desliga pode ser a memória com defeito, ou algum programa na inicialização que deu pau (nesse caso, usando um  disco de boot deve resolver)
« Última modificação: 18 de Agosto de 2017, 13:45:01 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2017, 13:41:31
Kleber, seria legal ir desvendando o problema por eliminação.

Como ele funcionou normal na assistência, e em sua casa deu o problema, acho que agora seria interessante testa-lo fora da sua casa. Tanto com o mesmo cabo que (supostamente) causa problema quanto com outro cabo. Deixa-lo (se possível) funcionando por um tempinho nesse outro lugar, junto com esse módulo isolador (o mesmo set up que usa em casa). Assim já eliminaria três suspeitas: de ser algo na corrente da sua casa (ou tomadas), de ser o cabo e de ser o estabilizador.

Ah sim, não lembro se você disse ou não, mas chegou a testa-lo ele em outra tomada da casa?
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2017, 13:45:03

Estabilizador deve ser tirado desta sua configuração.... a fonte tem uma tolerância a variação e o estabilizador tem a função de estabilizar (claro né), mas não regula. Ele fica alterando as faixas de voltagens que recebe, os estalos são os capacitores e reles agindo e cada estalo ele manda uma voltagem diferente, um tranco para a fonte e ao invés de ajudar, atrapalha

Depois que comprei um NB de tres estágios parou de queimar as coisas, com exceção do raio que caiu na casa e não na rede... ai equipamentos ligados ou não que estavam próximos a centelha queimaram


lembrei que já tive esse problema. Realmente tive de trocar o estabilizador.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2017, 13:51:58
Se um cabo de energia fechar curto "cai" o disjuntor. Ou Não?
Não necessariamente. O estabilizador pode segurar a descarga antes de passar pra rede.. E como ocorre depois do estabilizador, afeta o micro igual..

O cabo é muio barato, acho que deve fazer a troca. Só estranho de não ter vindo um novo cabo com a fonte que compraste.  :shock:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2017, 13:58:45
Boa tarde.

Sugiro primeiro fazer um teste com o multímetro. ver se está com a Voltagem correta sem oscilação.

Estabilizador se sua fonte é full range (100V a 240V automática) só vai atrapalhar, então poderia até deixar sem, e usar apenas um protetor de surto (sugiro marca Clamper bom e barato).

Se trocou a fonte, trocou a placa mãe trocou quase o PC inteiro e sua rede elétrica está funcionando normalmente, sugiro trocar de técnico pois este pode não estar vendo algo que outro pode ver de primeira.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2017, 14:01:25
Não necessariamente. O estabilizador pode segurar a descarga antes de passar pra rede.. E como ocorre depois do estabilizador, afeta o micro igual..

O cabo é muio barato, acho que deve fazer a troca. Só estranho de não ter vindo um novo cabo com a fonte que compraste.  :shock:

x2.
sem contar que um mini curto pode interromper/cortar momentaneamente o fornecimento de energia, e sem energia o PC desliga mas o Disjuntor não cai.
A troca do cabo pode ser feita até com a do monitor que a maioria dos cabos de energia elétrica são iguais, então se trocar e for o cabo o PC continuará ligado mas o monitor vai desligar ou piscar ou ficar cintilando... cuidado que isso tb pode queimar o monitor... faça o teste mas não use ele assim.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2017, 17:13:30
Assim, na real, esses estabilizadores que tem a venda por ai não servem para absolutamente nada, a resposta deles é muito lenta.
Uma vez testamos la na UFRJ um bando deles so de farra e chegamos a conclusão que atrapalhavam mais do que ajudavam.

As fontes dos PCs tem uma margem de tolerancia imensa para a tensão de entrada. Por exemplo, qualquer coisa entre 90 e 150 volts (para uma rede de 110/127 volts)  não faz a menor diferença nas tensoes de saida dela. Isso SE a fonte for de boa qualidade.

Importante é um filtro de linha BOM, isso sim. Bons filtros tem que ter um disjuntor ou fusivel, um filtro de ruido feito com capacitores e indutores (os mais simples 1 indutor e um capacitor, e os melhores, dois de cada) e OBRIGATORIAMENTE um VARISTOR, que queima quando a tensão da rede passa de um valor pre estabelecido. O fusível/disjuntor protege contra correntes acima do normal. Corrette é uma coisa, tensão (voltagem) é outra !

Existem reguladores/estabilizadores bons, são os com saida senoidal pura, sem transformador com "taps". São carissimos e udados em rarissimas situações.

Um bom transformador de isolamento com um bom filtro de linha resolve 99% das situações.
Quem precisar pode usar também um UPS ou no break.
Mas estabilizador desses comuns Deus me livre.


No caso do amigo ai, pode ser o cabo com mau contato. Vale testar com outro.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2017, 17:14:12 por AFShalders »