Enquete

Qual é a sua avaliação para a foto?

Excelente
0 (0%)
Boa
6 (30%)
Razoável
7 (35%)
Ruim
7 (35%)
Péssima
0 (0%)

Votos Totais: 20

enquete encerrada: 14 de Agosto de 2017, 16:19:22

Autor Tópico: Diversão no escorregador  (Lida 1935 vezes)

jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Agosto de 2017, 16:19:22

IMG_4219
by Weslley Jesus de Oliveira, no Flickr

Canon 50D / Canon 50mm 1.8
f/1.8
1/640s
50 mm
ISO 100
W. Jesus - Flickr


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2017, 12:32:28
Não recomendo usar essa 50mm em 1.8 ainda mais durante o dia, mas vc acertou bem o foco (o que a maioria dos iniciantes erra), parabéns.

Achei a composição muito fechada, eu teria afastado mais pra pegar mais do escorregador e principalmente não ter cortado os pés.

O principal problema da foto, no entanto, é o horário. Parece-me que essa foto foi tirada com sol a pino (e sol de rachar), tipo meio dia ou 1 da tarde. É o pior tipo de iluminação, que é ultra forte e só vem de cima, deixando por exemplo o cabelo super exposto enquanto o rosto recebe muito menos luz. Essa foto teria uma iluminação muito melhor se fosse tirada de manhã bem cedo ou no fim da tarde, com aquele sol masi fraco batendo de lado.



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2017, 13:16:11
concordo com a resposta do Intrepid..
o que mais me desagradou foi o corte nos pézinhos.



Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2017, 18:25:24
Eu não vejo problema usar f1.8 se a intenção do fotógrafo for diminuir a profundidade de campo. É uma opção artística.

Quanto à luz, também não vi tanto problema. Gostei porque nenhuma área ficou realmente estourada e nenhuma subexposta.

O tratamento achei "ok". Bem sutil.

Contudo, o corte nos membros do garotinho incomodaram.

Fui de boa.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2017, 14:10:43
Pegou bem a expressão da criança e usou muito bem o f1.8 nestas condições de luz. Ainda que tenha ido de Boa, acho que se você tivesse aberto um pouco mais e pego a criança por inteiro (corpo pouco, mas cortou o pé da criança), o impacto da fotografia seria maior, pois o desfoque de fundo ficou maravilhoso, dando enfase completa a criança e também ao brinquedo. Parabéns!!!
« Última modificação: 14 de Agosto de 2017, 14:11:39 por marciodeluca »
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2017, 15:47:39
Encerrada a votação, venho agradecer a todos pelos votos e comentários.

Não recomendo usar essa 50mm em 1.8 ainda mais durante o dia, mas vc acertou bem o foco (o que a maioria dos iniciantes erra), parabéns.

Achei a composição muito fechada, eu teria afastado mais pra pegar mais do escorregador e principalmente não ter cortado os pés.

A ideia da utilização em 1.8 era exatamente deixar o fundo muito desfocado. Isso porque havia muitos pais e crianças ao redor. Em outro momento utilizaria aberturas bem menores, mas neste caso específico, teve seu propósito!

Realmente, me incomodou muito o pé cortado também, desde o início. Tirei outras sem qualquer corte, mas não com esta expressão de felicidade plena. Realmente se eu tivesse me afastado mais a foto sairia melhor. Obrigado!!  :ok:

O principal problema da foto, no entanto, é o horário. Parece-me que essa foto foi tirada com sol a pino (e sol de rachar), tipo meio dia ou 1 da tarde. É o pior tipo de iluminação, que é ultra forte e só vem de cima, deixando por exemplo o cabelo super exposto enquanto o rosto recebe muito menos luz. Essa foto teria uma iluminação muito melhor se fosse tirada de manhã bem cedo ou no fim da tarde, com aquele sol masi fraco batendo de lado.

Hum... Pode ser este o problema da foto mesmo... Tem algo nela que não me agrada, pode ser isso! :ok:

concordo com a resposta do Intrepid..
o que mais me desagradou foi o corte nos pézinhos.

Também achei o corte bem ruim, obrigado!!  :ok:

Eu não vejo problema usar f1.8 se a intenção do fotógrafo for diminuir a profundidade de campo. É uma opção artística.

Quanto à luz, também não vi tanto problema. Gostei porque nenhuma área ficou realmente estourada e nenhuma subexposta.

O tratamento achei "ok". Bem sutil.

Contudo, o corte nos membros do garotinho incomodaram.

Fui de boa.

Cumprimentos.

A utilização de abertura em 1.8 foi realmente pensada, não queria que o fundo interferisse no objeto da foto!  :ok: :ok:

Minha principal dúvida era realmente quanto ao tratamento... Há algo na foto (além dos pés cortados) que não me agrada, fiz o tratamento com bastante cuidado, mas não fiquei tão satisfeito...

Se pudesse me ajudar a não ter apenas um "ok" no tratamento, quem sabe eu não ficaria mais feliz com a foto  :D

Pegou bem a expressão da criança e usou muito bem o f1.8 nestas condições de luz. Ainda que tenha ido de Boa, acho que se você tivesse aberto um pouco mais e pego a criança por inteiro (corpo pouco, mas cortou o pé da criança), o impacto da fotografia seria maior, pois o desfoque de fundo ficou maravilhoso, dando enfase completa a criança e também ao brinquedo. Parabéns!!!

 :ok: :ok: :ok:

A expressão foi o que mais me agradou na foto, por isso escolhi esta, mesmo com o pé cortado (que desde o início me desagradou)...

Que bom que gostou do desfoque, a intenção era esta mesmo!! Isso porque havia muitos pais e crianças ao redor (à esquerda e direita, em baixo, da para ver) e não queria que eles atrapalhassem o foto principal... Faltou me afastar, realmente!!

Obrigado a todos, mais uma vez!!
W. Jesus - Flickr