Autor Tópico: Biscoitos  (Lida 1664 vezes)

Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Online: 16 de Agosto de 2017, 17:18:47
No final de semana, fiz mais uma fotos de alimentos.
A ideia é ir melhorando os conhecimentos sobre iluminação e composição das cenas para esse tipo de fotografia.
Nesse treino, tentei fazer alternar entre paisagem e retrato. Também fiz uma com o tubo de extensão. Em todas as fotos usei um flash de estúdio. Tentei trazer um pouco da textura do biscoito.
Como sempre, críticas e sugestões são sempre bem vindas.


ƒ/5.6  50.0 mm 1/125  100


ƒ/5.6  50.0 mm 1/125  100


ƒ/16.0  50.0 mm 1/125  100

Nessa acima usei o tubo extensor para macro Nº 1. Compensei a profundidade de campo puxando mais no diafragma e na luz.


Obrigado por verem e comentarem


iapereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2017, 23:13:09
50mm sempre alucinando.

Gostei da composicao.

abs


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2017, 07:27:34
O que vou escrever é baseado no meu gosto pessoal, longe de tentar depreciar teu trabalho, então não leve muito a sério, apenas críticas construtivas.

A iluminação parece estar ok, olhando no smartphone algumas pequenas partes nas imagens aparecem superexpostas, pode ser a tela do smartphone.

A cena, repito novamente, para meu gosto, está muito poluída.
Na primeira imagem tem partes do prato, partes da xícara, partes de uma caneca, partes de um bule, e a cor verde das embalagens do chá puxando o olhar, o que menos chamou a atenção foram os biscoitos.
Mesmo problema nas outras duas imagens, mesmo ângulo, cenas poluídas.

Tenta ângulos diferentes, uma cena mais simples, apenas um pequeno prato com alguns biscoitos e uma xícara no prato com uma colherzinha, talvez a xícara cheia de café preto ou chá escuro soltando uma fumacinha.

Colocar o cenário próximo a uma janela para aproveitar a luz natural e utilizar um flash de preenchimento pode ajudar a dar texturas e sombras interessantes.

Pé no acelerador nos estudos e testes, o caminho as vezes é árduo.  :ok:

PS: Lembrei que tempos atrás eu olhei um mini curso sobre fotografia de comida, acho que vale o investimento de R$ 20,00.
https://www.udemy.com/curso-fotografia-de-gastronomia/

« Última modificação: 17 de Agosto de 2017, 07:48:28 por MoisesFontana »
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2017, 10:47:53
As fotos estão legais, eu gostei, não vejo nenhum problema grave!Mas concordo com o amigo Mioses Fontana! Tem chance de ficar ainda melhor!
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2017, 14:21:09
O que vou escrever é baseado no meu gosto pessoal, longe de tentar depreciar teu trabalho, então não leve muito a sério, apenas críticas construtivas.

A iluminação parece estar ok, olhando no smartphone algumas pequenas partes nas imagens aparecem superexpostas, pode ser a tela do smartphone.

A cena, repito novamente, para meu gosto, está muito poluída.
Na primeira imagem tem partes do prato, partes da xícara, partes de uma caneca, partes de um bule, e a cor verde das embalagens do chá puxando o olhar, o que menos chamou a atenção foram os biscoitos.
Mesmo problema nas outras duas imagens, mesmo ângulo, cenas poluídas.

Tenta ângulos diferentes, uma cena mais simples, apenas um pequeno prato com alguns biscoitos e uma xícara no prato com uma colherzinha, talvez a xícara cheia de café preto ou chá escuro soltando uma fumacinha.

Colocar o cenário próximo a uma janela para aproveitar a luz natural e utilizar um flash de preenchimento pode ajudar a dar texturas e sombras interessantes.

Pé no acelerador nos estudos e testes, o caminho as vezes é árduo.  :ok:

PS: Lembrei que tempos atrás eu olhei um mini curso sobre fotografia de comida, acho que vale o investimento de R$ 20,00.
https://www.udemy.com/curso-fotografia-de-gastronomia/


Obrigado Moises pelas dicas e sugestões.

As fotos estão legais, eu gostei, não vejo nenhum problema grave!Mas concordo com o amigo Mioses Fontana! Tem chance de ficar ainda melhor!

Obrigado Perinotto por comentar e sua opinião.  :ok:


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2017, 14:41:16
Parabéns pelo trabalho, sugestões:

- Não exagerar na recuperação das altas luzes, na primeira foto ficou um "halo" nos contornos;
- Ser consistente no WB, cada foto está com devios cromáticos diferentes, como exemplo a xícara e saco do chá na primeira e segunda foto;
- O saquinho do chá aberto, com algumas sujeiras na toalha, com a xícara fumegando com o chá... que tal?

Boas fotos!  :clap:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2017, 16:23:09
faltou criar elementos de contraste e lidar com "ambientação" pra valorizar os biscoitos (que é em teoria o foco principal). Não existe um objeto principal nessa imagem (q a gente só fica sabendo por causa do título do tópico)

talvez sem os saquinhos de chá tivesse melhorado um pouco mais.  :ok:

poderia ter explorado ângulos verticais pra mapear melhor a composição dos objetos envolta.

não é fácil essas fotos de "starbucks"
« Última modificação: 17 de Agosto de 2017, 16:24:45 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2017, 06:05:01
Parabéns pelo trabalho, sugestões:

- Não exagerar na recuperação das altas luzes, na primeira foto ficou um "halo" nos contornos;
- Ser consistente no WB, cada foto está com devios cromáticos diferentes, como exemplo a xícara e saco do chá na primeira e segunda foto;
- O saquinho do chá aberto, com algumas sujeiras na toalha, com a xícara fumegando com o chá... que tal?

Boas fotos!  :clap:

Obrigado por seu comentário e sugestões.
O WB eu vacilei mesmo na edição. Depois que você destacou o ponto, fui ver que tinha colocado com uns pontinhos diferentes. Na verdade, bati o branco e estava tudo certinho, mas quis dar uma aquecida e acabei despercebendo nos valores.
Quanto ao restante da cena, no primeiro momento eu pensei em  fazer o chá dentro da xícara o saquinho usado no pratinho e tal. Mas achei que teria que controlar muitas coisas na cena, e como ainda estou estudando, achei tentar isso em outra ocasião.

faltou criar elementos de contraste e lidar com "ambientação" pra valorizar os biscoitos (que é em teoria o foco principal). Não existe um objeto principal nessa imagem (q a gente só fica sabendo por causa do título do tópico)

talvez sem os saquinhos de chá tivesse melhorado um pouco mais.  :ok:

poderia ter explorado ângulos verticais pra mapear melhor a composição dos objetos envolta.

não é fácil essas fotos de "starbucks"

Obrigado Lee por seu comentário e sugestões. Numa próxima foto, vou dar mais atenção a esse pontos.
Sem dúvida esse tipo de foto é difícil mesmo, mas treinando um dia chego no resultado que eu espero.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2017, 22:27:31

Alo Claudio ...

Fotografia de alimentos prontos é realmente um tipo muito dificil de ser feita ( no MEU modo de ver ) ...

Tentei fazer algo a respeito há muitos anos atrás e achei bastante complicado , pois corre - se o perigo de ser uma foto sem atrativo absolutamente nenhum . Fotos de alimentos quando são excepcionais , voce praticamente chega a sentir o cheiro da comida e a boca enche de agua . Certa vez vi em uma galeria na Italia , uma amostra desse tipo de fotografia , e em algumas fotos voce sentia o cheiro da comida , se é que voce me compreende no que estou querendo dizer . Evidentemente , trata - se de uma sensação MINHA , mas muita gente comentava aos cochichos ... " ... dá para sentir até o cheiro ... ! ... " ...

Eu não gostei das fotos , não por iluminação,  ou pelos objetos , mas por não ver nelas o alimento em si . Vi sim uma porção de coisas juntas , quando a ideia seria a de ver exclusivamente a comida .

É bastante complicado esse tema , e somente com muito treino e tentativas se chega ao ... sentir o cheiro .
Acredito que voce esteja no caminho certo , continue ... !

Um abraço
Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2017, 22:39:00

Tenho um conhecido , ex namoradinho de uma das minhas filhas , que se casou com uma confeiteira .

O danado do cara usa um simples celular nas fotos dos produtos que sua mulher faz , verdadeiras obras de arte em bolos e doces ... ( e os dois são  magros ...  :hysterical: ... ) ... e como fotografo não sei , nem procurei saber se usou iluminação ou qualquer outro auxílio,  mas suas fotos são de encher a boca d ' agua ... o sacana conseguiu aquela tomada simples nos bolos e doces , que as fotos ficam excepcionais , pelo menos em ampliacoes até 20 x 25 , que compoem seu catalogo de servicos .

Recentemente o Lindsay abriu um topico à cerca do tema ... celulares x dslr e lembrei muito dessas fotos , mas esqueci de comentar .

O que eu realmente quiz dizer foi , se um cara sem preparo algum ( fotograficamente falando ) consegue , voce em muito breve terá os resultados que procura , e se for o caso , estaremos aqui para ver e ouvir as suas dicas .

Um abraço
Björn

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2017, 16:39:04
Alo Claudio ...

Fotografia de alimentos prontos é realmente um tipo muito dificil de ser feita ( no MEU modo de ver ) ...

Tentei fazer algo a respeito há muitos anos atrás e achei bastante complicado , pois corre - se o perigo de ser uma foto sem atrativo absolutamente nenhum . Fotos de alimentos quando são excepcionais , voce praticamente chega a sentir o cheiro da comida e a boca enche de agua . Certa vez vi em uma galeria na Italia , uma amostra desse tipo de fotografia , e em algumas fotos voce sentia o cheiro da comida , se é que voce me compreende no que estou querendo dizer . Evidentemente , trata - se de uma sensação MINHA , mas muita gente comentava aos cochichos ... " ... dá para sentir até o cheiro ... ! ... " ...

Eu não gostei das fotos , não por iluminação,  ou pelos objetos , mas por não ver nelas o alimento em si . Vi sim uma porção de coisas juntas , quando a ideia seria a de ver exclusivamente a comida .

É bastante complicado esse tema , e somente com muito treino e tentativas se chega ao ... sentir o cheiro .
Acredito que voce esteja no caminho certo , continue ... !

Um abraço
Björn

Obrigado por seu comentário.
Ainda me falta muita estrada pela frente pra conseguir acertar esse ponto. Comecei nesse tipo de fotografia tem uns 7 meses mais ou menos e fiz, seu eu não me engano, 8 ou 9 fotos. Não sei como é pra quem já é craque nisso, mas pra mim, ainda fica muito de como imagino a foto e mesmo assim, nem sempre consigo colocar na foto o que eu imaginei.

Como disse, estou sempre estudando muito e praticando muito pouco. Vida corrida. Mas aos poucos vou aprendendo.

As dicas de todos são válidas. Vamos guardando e criando um banco de memória. Rs