Autor Tópico: Qualidade de imagem Canon T5  (Lida 8838 vezes)

GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Agosto de 2017, 15:37:00
Boa Tarde Pessoal..

Alguém possui ou já usou uma Canon T5 para me ajudar em relação a qualidade de imagem dela.
Não sei se e estou fazendo algo errado, se e neura minha com tratamento e zoom, ou se realmente a qualidade da imagem não e la grande coisa:

Ontem estava tirando umas fotos com a T5 + 50mm 1.8, com foco manual e em um tripe e achei que quando dou um zoom no tratamento não obtive uma nitidez muito boa (sei que alguns vão dizer que nitidez não e o mais importante, mas era isso que eu estava buscando). Utilizei f2.5 ate 3.5, ISO 400 e velocidades ate 1/30.
Apos algumas mudanças no lightroom, achei que a imagem com zoom ficou muito pixelada, e queria saber se mais alguém experimentou esse tipo de "problema".

Infelizmente não tenho acesso as fotos nesse momento, mas assim que chegar em casa eu coloco exemplos..

Ja criando o tópico assim alguém pode começar as opiniões, discussões.
Instagram: @_guispin_photos


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2017, 15:50:05
Oi Gui. Tudo bem?
Pixelada vai ficar sempre, brother.. Afinal, as imagens são feitas de pixels  :assobi:
Tu quer dizer que ficou com muito ruido? Ou faltou nitidez geral?
Eu normalmente não avalio nitidez em 100% de magnificação.. Avalio no máximo em 1/3.. Na maioria das vezes vendo a imagem toda na tela..
Posta um exemplo aí.. Fica mais fácil tentar ajudar.  :ok:
« Última modificação: 21 de Agosto de 2017, 15:50:37 por nandoespinosa »


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2017, 19:11:12
Conforme prometido, voltando para postar os exemplos...

Olhando novamente vi que não e questão de pixelada, e sim um pouco de ruído mesmo.. Seguem os exemplos assim fica mais fácil de entender

Imagem 1: (sem edição)

by Guilherme Spinardi, no Flickr

Detalhe:

by [url=https://www.flickr.com/photos/guispin/]Guilherme Spinardi
, no Flickr


Imagem 2: (editada)

by Guilherme Spinardi, no Flickr
Detalhe:

by Guilherme Spinardi, no Flickr


Esses detalhes foram obtidos em 1:1, porem não considero que seja muito especifico para ter essa qualidade..
Enfim.. o que acha??

PS. Nota 10 para o modelo (eu mesmo) #sqn
Instagram: @_guispin_photos


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2017, 19:20:20
Primeira bem fora de foco, a segunda com excesso de nitidez, ainda mais vendo em 1:1

Fotos subexpostas vão gerar mais ruídos nas sombras, nitidez também adiciona ruídos, por isso precisa ser seletiva.

No meu perfil do Flicker tem bastante fotos com a T5

abraço!  :ok:


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2017, 08:31:37
Primeira bem fora de foco, a segunda com excesso de nitidez, ainda mais vendo em 1:1

2x
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2017, 09:12:39
Não confunda fora de foco com falta de nitidez.

O recurso de focagem automática existe para ajudar.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2017, 09:13:22 por marqsgabriel »
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2017, 09:13:04
O recurso de focagem automática existe para ajudar.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2017, 09:23:23
É o que falaram: primeira foto está totalmente fora de foco. Veja que a parede atrás de ti está mais nítida que você. Quanto à segunda, tem excesso de nitidez na pós-produção. E tudo que é em excesso...  :ok:

Para fotos desse tipo (autorretrato), recomendo comprar um cabo disparador (~R$50,00). Assim, a própria câmera fará o foco em você.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2017, 10:05:41
Obrigado as respostas galera...

Como todos falaram do erro de foco na primeira foto, já temos uma solução para a minha pergunta (sem foco correto não fica bom mesmo)... Vou tentar novos testes com foco correto e ver se melhora..

Em relação a segunda foto, realmente mexi na nitidez no Lightroom, porem esta com +60 de nitidez e com a mascara um pouco maior do que o padrão para ter menos efeito... Isso e um valor muito alto realmente?
Os tutoriais que vi sempre disseram que +-70 de nitidez (pelo que me lembre) estaria bom para a maioria das fotos.. Pelo visto não e verdade isso...

No meu perfil do Flicker tem bastante fotos com a T5

Olhei suas fotos e elas estão muito boas... So mostra que errei nas minhas fotos mesmo...
Instagram: @_guispin_photos


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2017, 10:10:19
Para fotos desse tipo (autorretrato), recomendo comprar um cabo disparador (~R$50,00). Assim, a própria câmera fará o foco em você.

Para falar a verdade não pretendo tirar autorretratos, só tirei essas porque queria testar a iluminação dessa janela e não tinha nenhum modelo para que eu fotografasse.. Infelizmente só me causou mais problemas... :(

Mas obrigado pela recomendação (e você inclusive não foi o primeiro :P).
Instagram: @_guispin_photos


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2017, 11:29:09
Isso e um valor muito alto realmente?
Pós produção não tem certo e errado, brother.. Cada um faz do seu jeito e gosto.
Mas se o ruido tá te incomodando, pode usar menos nitidez, máscara mais alta pra ela, menos claridade, usar a técnica ETTR.. etc..
Em ISO 400 não era pra trazer incomodo pelo sensor. A não ser que a foto esteja muito subexposta e vc tenha que compensar no LR..
Eu uso a nitidez atrelada à redução de ruído.. Mais redução = mais nitidez. Dependendo do nº de detalhes da imagem eu defino a máscara --> mais detalhes, maior máscara.. E vario muito, muito conforme a luz que eu tinha na hora. Ah.. E nunca aplico nitidez na saída.
Alguns poucos arquivos deixo pra aplicar a nitidez no PS, que tem ferramentas melhores pra isso.  ;)
 :ok:


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2017, 11:46:30
Guilherme, faz o seguinte, coloca algum objeto (cadeira, cabideiro, vassoura ou seila oq) no lugar onde vai focar no manual, e depois vai la e fica no mesmo lugar. Dessa maneira vai ocorrer o foco corretamente.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2017, 12:26:24
Guilherme,

eu sugiro que você não dê zoom 100% na foto (visualização 1:1). Um zoom desses é irreal. É a mesma coisa que você olhar uma fotografia a 1cm de distância, por exemplo. Ninguém vê imagem assim, certo?

Sugiro que você use a visualização em 66% (1:3) para ter uma maior fidedignidade. Caso contrario, você chegará à loucura, rs.

Outra pergunta: com quanto de ISO foi utilizado na foto? Às vezes ISO alto tem essa aparente perda de nitidez quando visto a 100%.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2017, 12:36:45
Só uma dica para os amigos, visualize suas fotos sempre na magnificação nestes múltiplos:

12,5%(1:8), 25% (1:4), 50% (1:2), 100% (1:1)

Fora destas proporções há certa interpolação que não é bacana  :ok:
« Última modificação: 22 de Agosto de 2017, 12:37:43 por ArmandoFerreira »


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2017, 13:09:25
Guilherme, faz o seguinte, coloca algum objeto (cadeira, cabideiro, vassoura ou seila oq) no lugar onde vai focar no manual, e depois vai la e fica no mesmo lugar. Dessa maneira vai ocorrer o foco corretamente.

Fiz mais ou menos isso, aparentemente ainda consegui focar errado..  :doh: Vou tentar novamente...

Outra pergunta: com quanto de ISO foi utilizado na foto? Às vezes ISO alto tem essa aparente perda de nitidez quando visto a 100%.

Usei ISO 400... Como eu disse, sempre achei que o limite da minha câmera fosse 800... :(


Quanto a visualização, talvez eu esteja exagerando demais no quanto queira analisar, e realmente uma visualização menor seja mais próximo da realidade... Mas vejo umas fotos que parecem tao boas (como um corredor polonês que foi iniciado esses dias) e não consigo reproduzi-las.
Instagram: @_guispin_photos