Autor Tópico: Porteira em P&B ou colorida?  (Lida 1564 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 27 de Agosto de 2017, 22:11:05
Aproveitei o último sábado de tédio aqui e saí caçando algo para fotografar. Achei uma entrada de uma fazenda e tirei algumas fotos. Essa é uma delas, mas fiquei em dúvida de qual tratamento aplicar. Qual gostam mais?

IMG_3018-2 by Elder Walker, no Flickr

IMG_3018 by Elder Walker, no Flickr
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2017, 22:52:40
As cores ficaram bem bonitas. Fico com a segunda.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Willianme

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2017, 22:57:28
Obviamente a colorida.

Na minha opinião, é um completo disperdicio foto de paisagem em P&B.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2017, 11:51:47
Obrigado pelos comentários, Willianme e aanogueira.

Postei aqui justamente pelo oposto da percepção de vocês: gostei mais da P&B, mas também senti que seria um "desperdício" descartar as cores com o sol já baixo num dia de céu bem limpo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2017, 11:57:39
Sou meio suspeito para falar: colorida com certeza.  :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


DPCaetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2017, 12:03:54
Também curti mais a colorida. Gostei daquela árvore entre as cercas.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2017, 13:05:38
Colorida. Mas acho que P&B com um tratamento diferente também ficaria bom...


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2017, 14:12:38
Obviamente a colorida.

Na minha opinião, é um completo disperdicio foto de paisagem em P&B.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Fala isso pro tal do Sebastião Salgado kk


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2017, 15:46:16
Olha, eu não curto muito fotos em PeB, mas nesse caso especificamente eu discordo da maioria, acho que pela proposta o preto e branco fica tão interessante quanto a em cores, porém em ambos os casos eu acho que vc poderia, Elder, ter ido um pouco mais além na sua pós, aumentando a distancia entre a cerca e o fundo ( contraste/peso ), dando assim uma dinâmica maior para a imagem, que ao meu ver ficou um pouco "achatada", quase com a paisagem de fundo se confundindo com a cerca.
 


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2017, 16:38:33
Levinthal, DPCaetano e Bretas,

Obrigado por comentar. Reforçando o peso nas coloridas, heim? haha


Fala isso pro tal do Sebastião Salgado kk

Pois então, longe de querer comparar minha foto às dele, ou qualquer outro trabalho em P&B, mas tenho essa queda para o monocromático. A ideia do post foi justamente testar essa recepção de diferentes olhares e gostos.

Olha, eu não curto muito fotos em PeB, mas nesse caso especificamente eu discordo da maioria, acho que pela proposta o preto e branco fica tão interessante quanto a em cores, porém em ambos os casos eu acho que vc poderia, Elder, ter ido um pouco mais além na sua pós, aumentando a distancia entre a cerca e o fundo ( contraste/peso ), dando assim uma dinâmica maior para a imagem, que ao meu ver ficou um pouco "achatada", quase com a paisagem de fundo se confundindo com a cerca.

Valeu, Rapha. Sempre bom receber dicas de alguém "expert" no assunto. Realmente uso muito pouco (e sei muito pouco também) de tratamentos localizados. O que você sugeriria: selecionar manualmente (pincel de ajuste) a cerca e aumentar o contraste/nitidez/clarity? Dê uma luz aí... :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2017, 17:17:28
Rapaz, a P&B mexeu com minhas memórias do passado. Não sou assim tão velho :D mas ela me fez lembrar muito as porteiras que existiam na propriedade de meu pai onde vivi até os 23 anos.
Gostei mais dela sem cor mesmo!
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2017, 17:31:11
O que você sugeriria: selecionar manualmente (pincel de ajuste) a cerca e aumentar o contraste/nitidez/clarity? Dê uma luz aí... :D

Bom, não sei o que vc acha mais fácil. Eu tomaria cuidado com clarity ou nitidez, a imagem pode ficar estragada...kkk

Brincadeiras à parte, eu particularmente não faço esse tipo de ajuste no Lr, em casos como esse prefiro trabalhar no Ps com máscaras e layers, mas tem que cuidar pra não ficar artificial, a "mexida" tem que ser muito sutil. Sabe como funciona?



Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2017, 18:35:00

Que engraçado essa coisa de numa só "zoiada" ver as duas variações que fez... E ambas, a meu ver, estão incríveis.

Não sei se é a idade, se é meu monitor, mas, a primeira, em PB me mostra um tom sépia de fundo, mesclando com os cinzas e me faz lembrar uma porteira que nem sei se vi na minha infância, mas é para onde a foto me levou. Em minha juventude fui muito para Sta Cruz das Palmeiras, Casa Branca, interior de SP e foi isso que a sua foto resgatou.
A segunda, com a delicadeza de cores, desperta a vontade de estar lá. Deve ser como ainda se mostram as paisagens rurais hoje em em dia...

Resumindo, até pela memória afetiva, a primeira, apesar de que a foto, por si só, está belíssima.

Estão muito bonitas...


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2017, 22:02:23
Rapaz, a P&B mexeu com minhas memórias do passado. Não sou assim tão velho :D mas ela me fez lembrar muito as porteiras que existiam na propriedade de meu pai onde vivi até os 23 anos.
Gostei mais dela sem cor mesmo!

Legal, Moises! Que bom que gostou. Olha o jogo começando a virar para a P&B aí  hahaha :D

Que engraçado essa coisa de numa só "zoiada" ver as duas variações que fez... E ambas, a meu ver, estão incríveis.

Não sei se é a idade, se é meu monitor, mas, a primeira, em PB me mostra um tom sépia de fundo, mesclando com os cinzas e me faz lembrar uma porteira que nem sei se vi na minha infância, mas é para onde a foto me levou. Em minha juventude fui muito para Sta Cruz das Palmeiras, Casa Branca, interior de SP e foi isso que a sua foto resgatou.
A segunda, com a delicadeza de cores, desperta a vontade de estar lá. Deve ser como ainda se mostram as paisagens rurais hoje em em dia...

Resumindo, até pela memória afetiva, a primeira, apesar de que a foto, por si só, está belíssima.

Estão muito bonitas...

Poxa, que bacana seu relato. Essa paisagem também é do interior de São Paulo, mais precisamente numa estradinha entre Pirapozinho e Narandiba, região de Presidente Prudente, no oeste do estado.

Muito obrigado pelo comentário e mais um voto para a P&B não se sentir tão goleada pela colorida!  :assobi:
« Última modificação: 28 de Agosto de 2017, 22:03:58 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2017, 22:05:22
Bom, não sei o que vc acha mais fácil. Eu tomaria cuidado com clarity ou nitidez, a imagem pode ficar estragada...kkk

Brincadeiras à parte, eu particularmente não faço esse tipo de ajuste no Lr, em casos como esse prefiro trabalhar no Ps com máscaras e layers, mas tem que cuidar pra não ficar artificial, a "mexida" tem que ser muito sutil. Sabe como funciona?

Não sei nada de PS e nem tenho ele instalado. Topa me dar um norte sobre esse tratamento? Se quiser te mando o RAW por email e você me dá uma aula bem basiquinha só pra eu me sentir motivado a querer aprender isso! haha
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C