Autor Tópico: SIGMA 17-70 F/2.8-4 para Canon 80D  (Lida 5398 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 27 de Agosto de 2017, 16:33:28
Salve turma!  :ok:

Vendi a 18-135 STM e preciso de uma lente para substituí-la.

Pensei na SIGMA 17-70 F/2.8-4, o que acham deste modelo?

Alguém já usou esta lente na 80D?

Além dela pensei na 18-35, mas vai ficar fora do orçamento agora,
ou até quem sabe um upgrade para nova 18-135 Nano USM

O correto seria uma 16-35 f/4L IS e deixar o set FF pronto...  :D Mas é um desperdício em um sensor crop.

Valeu e agradeço antecipado pela ajuda!  :ok:


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2017, 16:54:46
só sei que uma pessoa chamada carlos virá nesse post falar mal da sigma.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2017, 17:41:56
Comprar a 18-135 nano USM não traria diferenças - creio. Diferença somente mesmo no foco e suporte ao novo powerzoom da Canon.

"A Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM é terceira versão da zoom-telephoto 7.5x, feita para o formato APS-C. Sim, “versão” que é diferente de “geração”. Com três modelos idênticos em distância focal, abertura e fórmula óptica (16 elementos em 12 grupos, 1 elemento UD e 1 asférico desde o primeiro lançamento em 2009), a única coisa que muda é a tecnologia do motor de foco automático, cada uma com uma vantagem. A primeira com um micro-motor DC, lento, barulhento e com um anel de foco que gira na frente; a segunda “STM” (stepping motor), com um motor de foco silencioso e suave, pensado na gravação de vídeos; e agora a nova NANO USM, com altíssima velocidade de foco para fotografar ação, embora também suave e quieta para a gravação de vídeos." Veja: http://blogdozack.com.br/index.php/portfolio/canon-ef-s-18-135mm-f3-5-5-6-is-usm/

Descartada ela do baralho, as três lentes citadas são bem diferentes (quem sou eu para ensinar você?). Se gosta da Sigma, eu pensaria na 17-50 2.8 em todo o range. Se queres a Sigma 17-70, é uma lente honesta. Se quiser ler mais: http://blogdozack.com.br/index.php/portfolio/sigma-17-70mm-f2-8-4-dc-macro-os-hsm/.

Mas se realmente pensa em FF no futuro, por que não abraçar a 16-35 e poupar trocas no futuro? Mesmo com uma abertura um pouco menor, ela é estabilizada e - dizem - a melhor grande angular FF para a Canon!

E a 18-35? Como dito acima, se pensa mesmo em FF, acho que é muita grana para investir em um sistema que queres trocar - a menos que fique com uma APS de reserva.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2017, 19:43:05
só sei que uma pessoa chamada carlos virá nesse post falar mal da sigma.

 :D :D :D Algum motivo específico? rsrs  :ok:

Comprar a 18-135 nano USM não traria diferenças - creio. Diferença somente mesmo no foco e suporte ao novo powerzoom da Canon.

"A Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM é terceira versão da zoom-telephoto 7.5x, feita para o formato APS-C. Sim, “versão” que é diferente de “geração”. Com três modelos idênticos em distância focal, abertura e fórmula óptica (16 elementos em 12 grupos, 1 elemento UD e 1 asférico desde o primeiro lançamento em 2009), a única coisa que muda é a tecnologia do motor de foco automático, cada uma com uma vantagem. A primeira com um micro-motor DC, lento, barulhento e com um anel de foco que gira na frente; a segunda “STM” (stepping motor), com um motor de foco silencioso e suave, pensado na gravação de vídeos; e agora a nova NANO USM, com altíssima velocidade de foco para fotografar ação, embora também suave e quieta para a gravação de vídeos." Veja: http://blogdozack.com.br/index.php/portfolio/canon-ef-s-18-135mm-f3-5-5-6-is-usm/

Descartada ela do baralho, as três lentes citadas são bem diferentes (quem sou eu para ensinar você?). Se gosta da Sigma, eu pensaria na 17-50 2.8 em todo o range. Se queres a Sigma 17-70, é uma lente honesta. Se quiser ler mais: http://blogdozack.com.br/index.php/portfolio/sigma-17-70mm-f2-8-4-dc-macro-os-hsm/.

Mas se realmente pensa em FF no futuro, por que não abraçar a 16-35 e poupar trocas no futuro? Mesmo com uma abertura um pouco menor, ela é estabilizada e - dizem - a melhor grande angular FF para a Canon!

E a 18-35? Como dito acima, se pensa mesmo em FF, acho que é muita grana para investir em um sistema que queres trocar - a menos que fique com uma APS de reserva.

Cumprimentos.

Oi João, tudo bem?  :ok:

Então, apesar de respeitar muito o Zack e seu trabalho, o projeto ótico muda um pouquinho sim, principalmente da versão normal e a STM.

Usei os dois modelos em diversas câmeras, 3 cópias do modelo normal e 2 cópias do STM, a primeira versão é nitidamente mais "soft".

Outro fator é que a versão STM foca mais próximo, o que denuncia que o projeto ótico mudou.

Eu fiquei tentado a experimentar a versão Nano USM por ter sido um lançamento da Canon com a 80D,
e a experiência com a 70-300 IS II Nano USM é assombrosa!

É a lente mais rápida em todas as DSLR que usei,
inclusive mais rápida que as lentes série L usadas, é impressionante!

Meu amigo, a 16-35 f/4L IS é sonho de consumo!
Eu tenho em mente que quero me aprofundar na fotografia de paisagem
e esta lente faz um parte absurdo nas FF!!!

Um set que me deixaria bem contente nas FF:

16-35 f/4L IS
50 STM
70-300 IS II Nano USM

Por enquanto estou estudando com a 10-18 STM, super honesta pelo preço, só peca na construção com a baioneta de plástico,
particularmente é uma das coisas que sou chato, apesar de ser resistente.

Ai, ai, ai  :ponder: Vou acabar vendendo a T5i e embarcando na 16-35 rsrs

Eu vi que a 17-70 está por volta de R$ 1.600,00, ainda acho um investimento para uma lente de construção simples e abertura variável  :no: :ponder:

Como nunca usei Sigma estou receoso que vá funcionar bem na 80D

A 17-50 na mesma faixa de preço, mas é bem elogiada pelos amigos, mas será que ela resolve bem os 24MP da 80D?  :ponder:

Já sei, pego uma 24mm fixa e pronto!  :D

Obrigado pela ajuda meu caro, sempre estou aprendendo e o amigo me ajudou bastante!  :ok:




« Última modificação: 27 de Agosto de 2017, 19:45:20 por ArmandoFerreira »


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2017, 20:10:24
Adriano,

comprei uma 10-18 aqui no fórum e acho que chega amanhã pra mim, no mais tardar terça. Se quer algo especificamente para paisagem, acho que ela é o nome para preencher o gap existente até os 18mm das zoons existentes nas APS.

Numa APS, uma 10-18 faz o que uma 16-35 jamais conseguirá fazer, visto a enorme diferença na distância focal. Inclusive, penso que ela é mais fácil de revender que uma possível 17-50/17-70. Se queres uma "tapa-buraco", ela é a lente.

Talvez uma 10-18 IS STM + 35 f2 IS USM + 50 f1.8 STM +  70-300 IS II Nano USM pode ser uma boa combinação por hora. Quando houver a migração para FF, venda a 10-18 IS STM e pegue uma Tokina 16-28 PRO ATX, por exemplo.

As possibilidades são muitas, tem que pensar para não fazer besteira e se arrepender.  :ok:

Cumprimentos.

PS: Veja esse comparativo: http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=1045&Sample=0&FLI=0&API=0&LensComp=101&CameraComp=453&SampleComp=0&FLIComp=4&APIComp=2
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2017, 21:34:29
Oi João,

A 10-18 STM já possuo, você vai gostar dela, excelente custo benefício.  :ok:


Normalmente em primes há 2 consensos (não é regra, é um bom costume), dobrar a DF das lentes ou fazer intervalos de 50mm

24+50+100+200 ou 35+85+135, eu não gosto da dupla 35+50, na Nikon usei a dupla 35+85 e achei perfeita!

Rapaz! Vou pesquisar mais, até para ser um bom exercício talvez fosse a hora de deixar uma lente "zoom" e partir para um fixa!

Para revenda acredito que a Sigma 17-50 f/2.8 seria uma melhor opção, todo mundo que faz eventos usa bastante esta lente.

Abraço meu caro! :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2017, 22:51:23
Armando, eu já tive a Sigma 17-70 da nova versão, Contemporary. Não tinha do que reclamar, mas eu usava numa 70D, não numa 80D. Ela é pequena, leve, bem construída, AF bem decente e OS muito efetivo. Nitidez em abertura máxima bem boa também. O range é ótimo, só a abertura que é "estranha". Não me dou muito bem com zooms de abertura variável, rsrs. Mas acho uma boa compra.

Se um dia for comprar uma 24mm STM pancake, fale comigo antes, talvez eu venda a minha, rsrs...


DPCaetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2017, 10:42:47
Eu acho o máximo estas discussões sobre escolha de lente. Aprendo para caramba... :snack:

Sobre a aquisição da lente, só posso dizer que a 24 mm STM pancake é muito boa e vale ter no set para APS-C. Ela se encaixa bem no seu set atual (após a venda da 18-135) e o investimento é pouco, comparado com as outras lentes que você citou. Mas que a 16-35 f/4 dá vontade de ter dá, sobretudo pensando em possuir uma câmera FF a curto/médio prazo :D


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2017, 10:55:12
Eu acho o máximo estas discussões sobre escolha de lente. Aprendo para caramba... :snack:

Sobre a aquisição da lente, só posso dizer que a 24 mm STM pancake é muito boa e vale ter no set para APS-C. Ela se encaixa bem no seu set atual (após a venda da 18-135) e o investimento é pouco, comparado com as outras lentes que você citou. Mas que a 16-35 f/4 dá vontade de ter dá, sobretudo pensando em possuir uma câmera FF a curto/médio prazo :D

A 24mm pancake é uma lente incrível. Tive uma e doei para um amigo. Ela faz o "raw" parecer "jpg" de tanto contraste e fidelidade de cores que tem. É incrível. E mesmo que esteja pensando em uma FF, ela é uma lente de fácil revenda e de relativo baixo custo (~R$650,00). Eu compraria e depois revenderia. Com certeza os meses que passar com ela valerão a pena.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2017, 10:59:23
 O range é ótimo, só a abertura que é "estranha". Não me dou muito bem com zooms de abertura variável, rsrs. Mas acho uma boa compra.

[/quote]

Exato, é uma ótima lente f/4.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2017, 11:17:26
Exato, é uma ótima lente f/4.

Sim, basicamente eu usava ela em f/4 a maior parte do tempo... Mas é bacana ter 17mm em f/2.8...


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2017, 11:33:27
Armando, eu já tive a Sigma 17-70 da nova versão, Contemporary. Não tinha do que reclamar, mas eu usava numa 70D, não numa 80D. Ela é pequena, leve, bem construída, AF bem decente e OS muito efetivo. Nitidez em abertura máxima bem boa também. O range é ótimo, só a abertura que é "estranha". Não me dou muito bem com zooms de abertura variável, rsrs. Mas acho uma boa compra.

Se um dia for comprar uma 24mm STM pancake, fale comigo antes, talvez eu venda a minha, rsrs...

Obrigado Teté  :ok:

Pelo o que tenho lido a 17-70 é bem avaliada no mundo Canon e Nikon, estou quase fechando nela  :ok:

A 24mm STM está nos planos, depois mando PM  :D

Eu acho o máximo estas discussões sobre escolha de lente. Aprendo para caramba... :snack:

Sobre a aquisição da lente, só posso dizer que a 24 mm STM pancake é muito boa e vale ter no set para APS-C. Ela se encaixa bem no seu set atual (após a venda da 18-135) e o investimento é pouco, comparado com as outras lentes que você citou. Mas que a 16-35 f/4 dá vontade de ter dá, sobretudo pensando em possuir uma câmera FF a curto/médio prazo :D


Eu consegui a 24mm STM por R$ 580,00, é um investimento realmente baixo para APS-C.
Ainda bem que a 16-35 F/4L está em falta!  :D
Obrigado pela opinião meu caro  :ok:

A 24mm pancake é uma lente incrível. Tive uma e doei para um amigo. Ela faz o "raw" parecer "jpg" de tanto contraste e fidelidade de cores que tem. É incrível. E mesmo que esteja pensando em uma FF, ela é uma lente de fácil revenda e de relativo baixo custo (~R$650,00). Eu compraria e depois revenderia. Com certeza os meses que passar com ela valerão a pena.

Cumprimentos.

Se ela seguir a mesma linha da 40mm STM, deve ser bem nítida já em f/2.8 e para vídeo vai me ajudar bastante.

A 24mm vai pro set, é certeza!  :ok:

O range é ótimo, só a abertura que é "estranha". Não me dou muito bem com zooms de abertura variável, rsrs. Mas acho uma boa compra.

Exato, é uma ótima lente f/4.

Também penso assim, lentes com abertura variável sempre deixo na menor abertura da maior DF, não tem erro

Eu percebi que nos sensores de 24MP a difração já aparece em f/8  :no: , a tecnologia tem seu preço  :ok:

----------------------------

Meus caros, decidi, à princípio, pela Sigma 17-70, por ser um projeto mais moderno,
um zoom mais "curto", com mais qualidade ótica e boa estabilização.

A Sigma 17-50 f/2.8 está o mesmo valor, mas não tem estabilização e pelo o que vi é bem usável após f/4,
ou seja, a lógica me leva pra 17-70 e a abertura de f/2.8 não faz diferença para mim.

Meu set vai ficar "honesto":

Canon 10-18 STM
Sigma 17-70
Canon 24mm STM
Canon 50mm STM
Canon 70-300 IS II Nano USM

Dá pra "brincar" dos 10-300mm  :D

Depois posto minhas impressões com a Sigma 17-70

Obrigado por me ajudarem a pensar melhor!  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2017, 11:43:26
Se ela seguir a mesma linha da 40mm STM, deve ser bem nítida já em f/2.8 e para vídeo vai me ajudar bastante.

Até onde consegui comparar, a 24 STM é um tiquinho melhor que a 40 STM em praticamente tudo: velocidade do AF, nitidez em  f/2.8 e desfoque de fundo. Pouca coisa de diferença, mas me parece melhor sim.

Se for pegar a 17-70, procure mesmo a versão Contemporary, ela parece ser superior à versão antiga em tudo mesmo.  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2017, 11:58:08
Eu tenho!  :ok:
O mesmo set.. Sigma 17-70 + 80D.
Mas usei poucas vezes as duas juntas.. Usei bastante na 70D.
E vou te dizer amigo.. Pra mim essa lente tem ÓTIMO custo benefício.
Segue links de umas fotinhos feitas com 70D + 17-70.

https://www.facebook.com/pg/NandoEspinosaFotografia/photos/?tab=album&album_id=1220936904683884
https://www.facebook.com/pg/NandoEspinosaFotografia/photos/?tab=album&album_id=1221621014615473
https://www.facebook.com/pg/NandoEspinosaFotografia/photos/?tab=album&album_id=1215155498595358

Abraço!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2017, 12:21:33
A sigma 17-50, assim como a Tamron, são projetos realmente antigos para esses sensores com alta densidade.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs