Autor Tópico: Lightroom lento, como melhorar velocidade ?  (Lida 5712 vezes)

tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Online: 28 de Agosto de 2017, 13:03:40
Olá! Meu lightroom é bem lento, sempre tive paciência, mas essa paciência ta acabando. Toda vez que eu troco de foto fica com aquele carregamento de uma foto pra outra "Carregando..." eu gostaria de saber se tem como melhorar isso, agilizar esse processo, ainda não sei porque fica tanto tempo assim e isso atrapalha muio no fluxo do meu trabalho, vou deixar uma imagem e as config do meu PC.

Quando eu pulo de uma imagem pra outra e fica carregando



Configurações do notebook



« Última modificação: 28 de Agosto de 2017, 13:05:56 por tempone »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2017, 13:11:46
Olá companheiro..
Teu computador deveria dar conta do LR sem grandes lentidões.

O mais provável, é que essa lentidão que percebes, seja o LR criando a visualização das imagens.
Sempre que abrir uma imagem pela primeira vez para editar, o LR cria uma visualização dela. Isso demanda tempo.
Se queres agilizar esse processo, pode escolher os arquivos antes de começar a edição e mandar o LR "criar visualizações inteligentes".
Outra forma de fazer isso é automatizar o processo durante a importação dos arquivos. Isso deixa a importação mais lenta, mas agiliza depois. ;)
Abraço!


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2017, 13:15:56
Tem algumas configurações que ajudam, como o cache que da pra aumentar, se vc não edita vídeo, deixa quase nada nele e aumenta o das fotos, mas tem que ter de verdade o espaço livre no disco
Outra coisa é ativar a placa de vídeo pra auxiliar as renderizações, ela vem desativada na instalação porque se vc usa notebook a bateria drena muito rápido.
Se dispuser de uma graninha, compra um SSD pro computador, muda da água pro vinho a performance do pc em geral, e consequentemente a do Lightroom também...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2017, 13:26:07
Se vc fotógrafa eventos com muito volume de arquivos pra depois selecionar, o photomecanic pode ajudar na seleção antes de importar pro Lightroom, como o Nando recomendou, agora se nada disso der certo,
Capture 1 roda mais liso, se estiver disposto a aprender e refazer seu Workflow.
Confesso que fui atras dele porque a lentidão do lightroom no meu Mac tava me deixando chateado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2017, 13:49:44
Veja se esse vídeo ajuda:

https://www.youtube.com/watch?v=CnNsCkRukWA

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2017, 15:35:57
Vou tentar fazer alguns dessas recomendações que vocês passaram. Sobre o SSD eu teria que substituir o HD do meu computador né ? E um SSD de um 1TB é um preço absurdo, como eu faria pra se substituir pra um SSD mais barato ? Não tem uma entrada pra SSD e ou pra HD.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2017, 16:03:19
Você usa notebook ou computador de mesa? Se for computador de mesa, desconheço algum que tenha menos que 4 portas SATA para conectar. A menos que você esteja usando todas. Se for notebook e tiver drive de cd, você pode adquirir um caddy para substituir o drive de CD por um SSD. Pesquise sobre.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2017, 16:10:56
Isso aí é na biblioteca ou na aba de revelação? Se for na biblioteca, dá pra resolver se mandar criar os previews 1:1. O problema é que é um processo bem demorado, geralmente eu deixo criando os previews 1:1 e vou dormir. Mantenha o catálogo sempre otimizado também, isso ajuda.

Se for na aba de revelação, pode criar os smart previews, como o Nando falou. Mas aí precisa ficar atento, se for uma versão mais antigo do LR, precisa mudar para as fotos originais antes de exportar pra JPEG, senão ele exporta os smart previews.

No caso do SSD, não precisa ser um grande para gravar os arquivos. No meu computador eu uso um de 128GB, nele tem instalado o windows e os programas, além do catálogo do LR. Os arquivos todos ficam no HD normal. Se o catálogo e o LR estiverem no SSD já vai ser o suficiente. Se for um notebook, você pode substituir o gravador de CD/DVD pelo SSD, só precisa comprar uma gaveta compatível.

Outra coisa é ativar a placa de vídeo pra auxiliar as renderizações, ela vem desativada na instalação porque se vc usa notebook a bateria drena muito rápido.

Só tome cuidado aqui se o seu computador não tiver placa de vídeo dedicada. Se tiver placa de vídeo integrada, daí pode retardar alguns processos, o uso de algumas ferramentas...


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2017, 16:37:23
Eu também sempre crio visualizações 1:1 e deixo lá.. e só no outro dia irei mexer.
Sobre HD vs SSD para o Lightroom, li no forum da adobe EUA,  onde um programador da adobe, disse não haver grande diferença, sendo o mais ideal mesmo uma boa placa de video e processador, pois é onde dá mais gargalo no sistema. As velocidades dos hd´s dão conta, o programa que é pesado mesmo no processamento.

Utilizo um core i7 de quinta geração, placa nvdia GT 740, 8gb de ram, e noto que os rams são poucos, ideal seria uns 12gb a 16gb.... pois se ficar LR, PS e algum navegador de internet ativo... dá gargalo na ram, no HD nunca deu, e é HD comum.



Fotógrafo e birdwatching


tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2017, 19:05:01
Você usa notebook ou computador de mesa? Se for computador de mesa, desconheço algum que tenha menos que 4 portas SATA para conectar. A menos que você esteja usando todas. Se for notebook e tiver drive de cd, você pode adquirir um caddy para substituir o drive de CD por um SSD. Pesquise sobre.

Cumprimentos.

Eu uso Notebook, gostei dessa ideia de substituir o driver de CD pra colocar o o SSD, uma outra pessoa falou sobre instalar o Windows e outras coisas no SSD, o que eu preciso colocar no SSD pra deixar o computador mais rápido ?

Vou pesquisar sobre esse lance de substituir o drive por SSD, se alguém já souber, deixa as dicas aí


tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2017, 19:09:25
Meu Notebook é o Lenovo g50-80, se alguém souber onde acho esse adaptador do driver de cd pra ele fico agradecido


tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2017, 19:19:52
Outra situação, se eu substituir meu HD por um SSD de 240gb e deixar meus arquivos RAW em um HD externo ? Eu tenho medo é da segurança dos arquivos no HD externo.


Matheusac7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2017, 23:39:31
Troquei o HD comum por SSD, ficou outra coisa!  :o
Canon 6D  + Canon 50mm 1.8 + Canon 17-40 F4  + YongNuo 600EX-RT

http://www.flickr.com/photos/matheusac7/


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2017, 14:15:50
Eu também sempre crio visualizações 1:1 e deixo lá.. e só no outro dia irei mexer.
Sobre HD vs SSD para o Lightroom, li no forum da adobe EUA,  onde um programador da adobe, disse não haver grande diferença, sendo o mais ideal mesmo uma boa placa de video e processador, pois é onde dá mais gargalo no sistema. As velocidades dos hd´s dão conta, o programa que é pesado mesmo no processamento.

Utilizo um core i7 de quinta geração, placa nvdia GT 740, 8gb de ram, e noto que os rams são poucos, ideal seria uns 12gb a 16gb.... pois se ficar LR, PS e algum navegador de internet ativo... dá gargalo na ram, no HD nunca deu, e é HD comum.

Já fiz o teste com SSD e HD, não há diferença de resultado, seja para conversão para DNG, seja para criação de smart previews.
O que influencia MUITO no desempenho do LR é processador.
Na minha ilha de edição uso duas máquinas INTEL, uma com 7770K em 5Ghz e outra com 6770K em 4.6 Ghz, ambas com 32GB de RAM em 3200 Mhz e refrigeradas à agua.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2017, 14:18:15
Entretanto, usar um SSD exclusivamente para o cache do LR ajuda na hora de ver as visualizações.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia