Autor Tópico: Horizonte e distorção  (Lida 3013 vezes)

Bear

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 29 de Agosto de 2017, 14:41:57
No site http://iphotochannel.com.br/astrofotografia/qual-camera-fotografica-e-lente-os-astronautas-usam-no-espaco assistí ao vídeo de um fotógrafo profissional mostrando quais as câmera que ele utiliza para fotografar a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), uma Nikon D4 com lentes pequenas e outra com lentes de 800mm. Na sequência do vídeo é mostrada a visão que se tem da Terra pelas janelas da ISS onde podemos ver o horizonte. Me veio a seguinte pergunta relativa à distorção das lentes e a imagem do horizonte: tendo em vista que o vídeo foi gravado com uma câmera com lentes provavelmente até 36mm (Nikon D4) ou algo perto disso e essa lente oferece uma boa distorção, a curvatura do horizonte mostrado certamente foi alterada para "mais curvada"? e por consequência outra pergunta, seria correto afirmar que 100% das fotos e vídeos feitos do horizontes apresentarão um abaulamento superior à imagem real do horizonte ?


Bear

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2017, 16:42:25
A pergunta foi fútil ou rasa ou tola? Me referi apenas às características das câmeras em relação à distorção radial atuando em um assunto, no caso o horizonte. Ninguém sabe responder se meu questionamento procede?


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2017, 16:45:30
Olá,
inicialmente gostaria de lhe desejar boas-vindas ao fórum MF.
De um um tempo para o pessoal responder. Digamos que não seja uma pergunta corriqueira e nem todos tem conhecimento para tal (me incluo nesse grupo).
Mas certamente daqui a pouco alguém virá para lhe dar um retorno.
 :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2017, 17:01:07
Depende.

Existem lentes que não tem distorção de barril.
E as que tem podem ser facilmente corrigida na pós.
Logo é possível ter fotos do horizonte sem nenhuma curvatura extra causada pela ótica da lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bear

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2017, 18:24:59
Valeu Ernesto, então se entendi, no caso a 24-70 não oferece nenhuma distorção para linhas distantes.  Revendo o vídeo percebi agora que ele não menciona qual câmera está sendo usada para gravar, logo fica impossível especularmos a respeito, mas a explicação foi ótima. Obrigado!


Bear

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2017, 18:53:40
No caso daquele salto Stratosphere (salto de skydive mais alto realizado até hoje) https://www.youtube.com/watch?v=aeJpevD3w8Y é possível ver aos 6:00min a curva do horizonte que vemos no vídeo da Nasa e aos 6:05 vemos um horizonte bem mais plano a partir de dentro do módulo do saltador. Isso também é facilmente explicável? poderiam por gentileza? Pneumaticamente agradeço.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2017, 19:10:36
Essa nikon tem distorção de barril de 0.5 graus de 24mm até 30mm.
Depois tem distorção pincushion (não sei a melhor tradução) até os 70mm.

http://www.imaging-resource.com/lenses/nikon/24-70mm-f2.8g-if-ed-af-s-nikkor/review/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bear

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2017, 20:45:07
O Stratos foi Powered by Go Pro. é que alguns videos mostram algumas cenas que outros não mostram, mas nesses já dá para analisar a distorção do tema em relação ao datasheet da lente, foi isso que sugeri em análise para buscar entender o quanto de distorção é natural da lente e quanto isso afeta a imagem, do horizonte no caso, calculando pela análise da lente como seria a imagem real.


Bear

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2017, 11:35:39
Tá vendo o quão dual foram as análises Ernesto? o vangelismm disse "Essa nikon tem distorção de barril de 0.5 graus de 24mm até 30mm. Depois tem distorção pincushion (não sei a melhor tradução) até os 70mm." Já você, falou que a Nikon não tem distorção em linhas longas a grandes distancias. Sem contar que a pincushion é justamente mais acentuada nas arestas.
Depois você justificou com a mesma GoPro tanto o abaulamento no vídeo da Stratos quanto a linha reta a partir do módulo. Só confusão.... Tanger a realidade a partir das lentes e suas distorções me pareceu uma análise factível mas fica muito difícil analisando sem método científico e calma. Esse assunto com certeza tem mais a oferecer do que isso.
Alguém mais topa analisar em vídeos a curvatura do horizonte descontando a distorção radial das lentes utilizadas? para isso a primeira pergunta para qualquer exemplo é: Qual lente foi utilizada?  :ponder:


Bear

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2017, 10:15:19
Sr. Ernesto guarde os adjetivos pessoais para a sua família, o fórum não é a respeito de mim. E suas resposta cheias de palavrão e veneno foram fracas e naturalmente com pouca análise sobre o tema, que é ótimo, vasto e novo. Diante da quantidade de material ofertado desde o início da utilização das lentes até hoje, calcular e analisar a curvatura do(s) horizonte(s) retirando a distorção das lentes, de fato, dá muito pano para manga para analistas de óptica, TCC's e em diversas outras atividades, para quem se interessa por estudar imparcialmente, que é um princípio básico da ciência. Sem mais. Obrigado fórum!


Bear

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2017, 11:44:36
Respondendo às anedotas engraçadíssimas:

"Eu falando palavrão ? Q q eu te fiz, "filho de deus" ? :shock: "
6:00 é distorção de lente, eles usam uma GA de M...
Aliás, o vídeo todo é uma M..., hein ?
Deixa de bancar o "mal criadinho" e vê que estas perguntas já foram respondidas.

"material ofertado desde o início da utilização das lentes até hoje"  :shock:""
Me refiro a todas as fotos e vídeos colhidos e divulgados distorcidos naturalmente pelas lentes e que não são analisados por esse prisma de que há uma distorção inerente.

 "Vasto e novo? :doh:
Quantos fórum ou discussões sobre este tema específico os usuário deste fórum ou vc já viram...?

"Estudar imparcialmente, princípio básico da ciência ?  :doh:"
Imparcial é um adjetivo de dois gêneros que descreve uma pessoa, entidade ou atitude que não é parcial, significa justo, reto, equitativo ou neutro.

"Confesse, tu é mais um da TerraPlana ...   :hysterical:"
O fórum não é a respeito de mim e sim optica, seus fundamentos e aplicações.

Pense a respeito do que é um fórum de discussões, sua utilidade, dê sua opinião serena e permita que as demais pessoas conversem e expandam suas indagações até o patamar do claro ou até do novo, para que novas descobertas e analises possam ser feitas sem o freio da avacalhação gratuita e insistente. Discordar é um direito, mas vamos diminuir o besteirol nas discussões. Se vc descarta o tema descarte-o com ombridade, pois se um aluno se sentir constrangido em fazer questionamentos toda a sala perde oportunidade de aprender mais.


Bear

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 07 de Setembro de 2017, 00:14:39
Dei uma pesquisada entre outras coisas em calibração e fotogrametria, e tenho uma conclusão: esta análise é praticamente intangível. A análise depende das imagens, a imagem depende das calibrações das câmeras, as calibrações dependem de dados específicos para cada caso, e esses dados são osso, pesado demais... Agradeço a todos e abaixo estão alguns sites sobre esses 2 assuntos. Regards!

http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p1602.pdf
https://www.cs.auckland.ac.nz/courses/compsci773s1c/lectures/camera%20distortion.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702015000200308