Autor Tópico: Quais luzes vc usa?  (Lida 6319 vezes)

jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Online: 30 de Agosto de 2017, 14:14:35
Fala pessoal, ultimamente tenho visto uma enxurrada de tópicos sobre equipamento, eu mesmo participei de discussões "quentes" em alguns desses tópicos. Embora seja um assunto interessante, não acredito que o isso, de fato, acrescente algo em nossa fotografia. Um assunto que acho bem mais interessante é discutirmos, é a essência da fotografia: A LUZ, então criei esse tópico para fazermos isso, espero que com a mesma intensidade que discutimos equipamentos.

E ai? quais os esquemas de luz preferidos de vocês?
Quais modificadores vocês mais utilizam?
Preferem luz natural ou flash?
Etc...

Eu particularmente sou amante do flash, utilizo no mínimo 2 em qq ensaio que faço, geralmente no flash principal utilizo um octa de 80 ou 120cm, pois gosto de uma luz mais suave, sem sombras muito marcadas nos modelos, claro depende muito do objetivo do ensaio, tem situações mais dramáticas que pedem um contraste maior.

Também tenho utilizado bastante o Beauty Dish para ensaios individuas, e tenho gostado bastante, acho que ele me dá uma suavidade legal, mas sem perder tanto a potência do flash.

Pra começar é isso, queria contar com a experiência e opinião de vocês e buscar melhorar nesse fundamento.

OBS.: Chegando em casa posto fotos de exemplo.
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2017, 14:31:53
Olha, eu era fãzasso de luz natural.
Aí tive umas aulas com um mestre em flashes e descobri que na verdade eu que não sabia usar luz artificial  :aua: :D
Brincadeira, usar luz natural n significa não saber usar artificial, mas foi o meu caso.

Hoje passei a usar o Flash em muitas situações, esse fds inclusive fiz um ensaio na praia e em algumas fotos usei flash em HSS pra luz de preenchimento, algo que eu nunca havia tentado fazer e acho que deu um resultado legal.
Quero passar a usar com mais frequencia, o problema é que nos ensaios a minha direção acaba tendo bastante movimento, e eu vario muito de composição, é um saco ficar trocando toda hora a potencia do flash á medida que os modelos se movem pra mais perto ou mais longe, preciso descobrir uma maneira melhor pra fazer isso :ponder: (TTL talvez?)

Mas em casamentos, eu uso muito flash, e aí vai depender muito de como é o local. Mas basicamente eu procuro usar 2 flashes cruzados em tripés bem altos, pra ter sempre uma luz principal e uma contra-luz. Quando posso, faço isso com assistentes, mas na maioria dos casos é com tripé mesmo, sempre sem modificador nenhum.

Quando é algo mais simples, ou mais corrido e o ambiente permite, aí é flash em cima da câmera em TTL, sempre na diagonal ou pras laterais  ;)
« Última modificação: 30 de Agosto de 2017, 14:35:01 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2017, 15:59:04
Tópico legal...
Acompanhando!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2017, 16:57:43
Muito bom o tópico. Adoro para retratos usar o feijão com arroz. Um flash a 45° e outro de recorte por traz! Fica bem legal.

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2017, 18:07:19
Eu gosto muito de flash, mas tem que ser Nikon, por que Canon tem uma luz amarela medonha...



Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2017, 18:12:17
Eu gosto muito de flash, mas tem que ser Nikon, por que Canon tem uma luz amarela medonha...
O sistema de iluminação da Nikon é fantástico.

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2017, 21:44:28
Pensei que haveriam fotos, seria legal o pessoal colocar tbm umas fotos de exemplos e se possível explicando o esquema.
Conhecimento importa mais que equipamento.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2017, 08:10:38
Minhas luzes são 3 flash dedicados Yongnuo.

A lista de modificadores que mais uso:
- sombrinha difusora
- sombrinha octobox
- beauty dish
- gelatinas coloridas

Fora os tabajaras, como snoot de pote de pringles ou caixas de papelão que imitam luzes de janelas ou grades de prisão, como exemplo abaixo.

Na maior parte dos esquemas uso apenas duas luzes, sendo uma principal e uma de recorte. Quando uso a terceira normalmente é pra iluminar o fundo.

Também gosto de mesclar luz natural com os flashs.

Abaixo alguns exemplos com explicações dos esquemas:

01 - Octobox com gelatina laranja e balanço da câmera setado para tungstênio pra dar o tom azulado na cena sem comprometer os tons da pele. Não lembro se rebate um flash sem modificador no teto pra dar uma suavizada nas sombras


02 - Caixa de sapato com recortes simulando grades por onde a luz saiu


03 - Octobox como luz principal e um flash sem modificador vindo de trás da modelo sem modificadores


04 - Luz natural + 2 flash sem modificadores vindo de trás do modelo


É isso aí! Espero que o tópico se popularize e que mais imagens e debates apareçam.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2017, 08:14:14
Opa, é pra Já  :D

O esquema dos 2 flashes cruzados costuma me dar esse resultado aqui:





Vejam o flashão disparando lá atrás da noiva em um tripé, e o outro está um pouco atrás de mim, na mão do assistente.
Geralmente deixo um flash numa posição meio coringa, que funcione tanto pra mim quanto pro 2º fotógrafo, ele fica com zoom mais aberto e com gelatina pra tentar balancear a cor dependendo da situação, e ele fica em disparo por fotocélula (até agora tem me funcionado muito bem!) pq ainda não tenho um kit bom de rádios

Já a forma mais tradicional que eu uso de flash rebatido, me dá essa luz aqui

https://storage.alboom.ninja/sites/1975/albuns/66690/fotografo-casamento-sp-zona-sul-claudia-e-emerson-restaurante-angeline-033.jpg?1492970915

https://storage.alboom.ninja/sites/1975/albuns/66690/fotografo-casamento-sp-zona-sul-claudia-e-emerson-restaurante-angeline-034.jpg?1492970916

A posição da cabeça do flash que eu uso é essa PRIMEIRA, com zoom fechado e em TTL

« Última modificação: 31 de Agosto de 2017, 08:17:09 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 31 de Agosto de 2017, 09:10:30
Bom, como não poderia deixar de ser, sou fã do bom uso do flash. Eu adoro luz natural (não confundir com luz ambiente!) e uso sempre que possível, acho que não existe substituto à altura. Mas sempre que posso, uso um ou dois flashes. Em ensaios externos, geralmente uso um flash fora da câmera para preenchimento ou como luz de recorte.

Em casamentos, costumo usar muito o flash rebatido na cerimônia, pois me dá toda a liberdade que um evento desses demanda. Mas sempre equilibrando com a luz ambiente para deixar o mais natural possível, ou seja, apenas flash de preenchimento. E sempre buscando uma luz direcional, lateral, rebatido mais nas paredes do que no teto.

Na balada, sempre que posso utilizo o mesmo esquema que o Guizaunzin, ou seja, dois flashes cruzados. Alterno o uso de um ou de outro, ou uso ambos, conforme a cena pede. Mas deixo também um na câmera, pra usar rebatido quando achar necessário.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2017, 09:21:11
 :snack:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2017, 09:36:10
Opa, é pra Já  :D

O esquema dos 2 flashes cruzados costuma me dar esse resultado aqui:

Vejam o flashão disparando lá atrás da noiva em um tripé, e o outro está um pouco atrás de mim, na mão do assistente.
Geralmente deixo um flash numa posição meio coringa, que funcione tanto pra mim quanto pro 2º fotógrafo, ele fica com zoom mais aberto e com gelatina pra tentar balancear a cor dependendo da situação, e ele fica em disparo por fotocélula (até agora tem me funcionado muito bem!) pq ainda não tenho um kit bom de rádios

Já a forma mais tradicional que eu uso de flash rebatido, me dá essa luz aqui


A posição da cabeça do flash que eu uso é essa PRIMEIRA, com zoom fechado e em TTL


Esse esquema com 02 flashs, 01 de luz principal e outro de luz de cabelo, fica bem bonito mesmo.
Mas fiquei curioso sobre dividir esse flash com outro fotografo.

Não tem problema com o tempo de reciclagem?

Pra usar assim com radio, precisaria colocar 02 grupos nesse flash e 01 grupo distinto em cada fotografo, para um não disparar o flash do outro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2017, 10:52:29
Esse esquema com 02 flashs, 01 de luz principal e outro de luz de cabelo, fica bem bonito mesmo.
Mas fiquei curioso sobre dividir esse flash com outro fotografo.

Não tem problema com o tempo de reciclagem?

Pra usar assim com radio, precisaria colocar 02 grupos nesse flash e 01 grupo distinto em cada fotografo, para um não disparar o flash do outro.

Até hoje eu não tive problema não, viu? Mas em todas as vezes usei em potencia 1/128 ou 1/64, então ele aguenta uma cacetada de disparos seguidos sem pedir arrego. Uso geralmente o YN-600EX-RT pra isso, com pilhas Sony de 2100mAh.

Geralmente cada um usa um rádio conversando exclusivamente com o flash de seu assistente, e esse flash fica de "coringa" pros dois. Nunca tivemos problema com isso ;)
Mas minha pretensão é comprar um jogo legal de rádios, e aí separar sim 2 flashes e rádios pra cada um, pra poder ter mais liberdade no controle. Hoje um problema que a gente enfrenta com esse setup, é se precisar alterar alguma coisa no flash coringa, tipo a potencia ou o zoom, aí tem que ir lá, descer o tripé e trocar na mão as config
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #13 Online: 01 de Setembro de 2017, 15:15:40
Ensaios - NO FLASH.
Cerimônia - NO FLASH.
Protocolares - Flash em manual com sombrinha branca disparado via rádio.
Festa - Flash na câmera.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2017, 15:31:59
Cara, esse tópico veio bem à calhar, porque esses dias eu estava tentando fotografar uns frascos fabricados em PET e estava com uma dificuldade muito grande de o fazer, porque o material é muito reflexivo - era um teste, pois vou pegar um trabalho pra fazer e tinha que me acostumar e me acertar com o produto.

O único jeito que consegui um resultado até legal, foi pegar uma tenda (dessas pra quem esta iniciando) e coloquei-a em cima de uma mesa, no meio do meu quintal - o horário era umas 15h00 e eu fui mudando de posição, até achar um ponto que o sol ficou em um lado bem legal - algo já tentou algo parecido?

Foi meio inusitada a ideia, mas já tinha tentando de tudo e usar flash numa situação dessas é impossível.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.