Autor Tópico: T6i com problema de foco  (Lida 4610 vezes)

vilarc_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Online: 03 de Setembro de 2017, 03:35:08
Olá pessoal, tudo bem? Estou com um grande problema aqui, há uma semana atrás fiz um ensaio de yoga, e nele tive que usar em boa parte minha lente do kit 18-55 e no restante das fotos a minha 50mm 1.8 stm. Eis que surge o problema: a maioria das fotos saíram com a qualidade de um celular de 2006 D:, todas sem nitidez, muita aberração cromática e distorções na imagem (isso com ambas as lentes). Fiz inúmeros testes com o viewfinder e o lcd com ambas as lentes e o foco está muito estranho, por exemplo, em retratos próximos na abertura 2.8 em diante o nariz da pessoa fica completamente borrado, enquanto o restante do rosto fica focado. E isso está em tudo, diversos borrões que deformam,e muito!

Alguém saberia como me ajudar? Segue no link abaixo algumas fotos sem edições do problema:
ps: a maioria estava com foco centralizado na modelo (com o one point ativo)

https://drive.google.com/file/d/0B1fUUm8j-D9ham5GWXJSRTNHR3c/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B1fUUm8j-D9hRThWZURDMEhOX1k/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B1fUUm8j-D9hb1FPSHF0eUZDMVk/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B1fUUm8j-D9hblZPWWMzal95NDA/view?usp=sharing




Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2017, 04:18:57
Estranho mesmo, amigo.
Por aquela foto externa, parece que a câmera está com um problema extremo de back focusing.
Parece que o foco ficou perto da esquina da rua. Ele literalmente "foi parar lá na esquina".
Se você focou na modelo certinho, tem algo errado aí mesmo.

Sobre o nariz borrado, isso é bem normal em retratos próximos com aberturas de 2.8 pra baixo.
O DOF fica realmente muito pequeno nessas situações e praticamente só a linha do olho (ou onde você focar) que fica em foco.
Poste um exemplo dessa situação pra ver se o efeito está sendo normal ou se realmente tem algo estranho na câmera também.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2017, 05:02:02
Olá pessoal, tudo bem? Estou com um grande problema aqui, há uma semana atrás fiz um ensaio de yoga, e nele tive que usar em boa parte minha lente do kit 18-55 e no restante das fotos a minha 50mm 1.8 stm. Eis que surge o problema: a maioria das fotos saíram com a qualidade de um celular de 2006 D:, todas sem nitidez, muita aberração cromática e distorções na imagem (isso com ambas as lentes). Fiz inúmeros testes com o viewfinder e o lcd com ambas as lentes e o foco está muito estranho, por exemplo, em retratos próximos na abertura 2.8 em diante o nariz da pessoa fica completamente borrado, enquanto o restante do rosto fica focado. E isso está em tudo, diversos borrões que deformam,e muito!

Alguém saberia como me ajudar? Segue no link abaixo algumas fotos sem edições do problema:
ps: a maioria estava com foco centralizado na modelo (com o one point ativo)

https://drive.google.com/file/d/0B1fUUm8j-D9ham5GWXJSRTNHR3c/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B1fUUm8j-D9hRThWZURDMEhOX1k/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B1fUUm8j-D9hb1FPSHF0eUZDMVk/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B1fUUm8j-D9hblZPWWMzal95NDA/view?usp=sharing

Baixei as fotos pra ver melhor…
Se one point ativo, for o ponto central em al servo, no modo al servo fotografando algo parado ou em movimento lento (uma pessoa andando) é normal algumas fotos ficarem fora de foco, na T3i se eu não  me engano no modo de foco al servo ativa todos os pontos de foco automaticamente…
Grande abertura também se perde o foco mais fácil, principalmente fotogranfando de mais de 2 m de distância.
Lente do kit 18-55 perde muita qualidade qualidade quando se fotografa a mais de 4~5m.
Parece que você baixou a qualidade de imagem na câmera, vamos as fotos…
Foto 1, parece que o foco pegou mais na   parede, no modo al servo teria procurado o lugar com mais contraste…
Foto 2, o final do seu "artifício"  prejudicou o ponto de foco, estando muito próximo do ponto central e da lente (caso tenha focado no quadril) e o foco foi pras nuvens…
Foto 3, não vejo problema nenhum nessa foto relacionado ao foco, queria que meu S6 tirasse foto dessa qualidade‥.
Foto 4, pra mim totalmente aceitável, o foco ficou perto do cotovelo, deixando o rosto bem pouco fora de foco.
Como todas as fotos  estão ficando ruim, sugiro passar algumas dessas fotos ruins pro seu smartphone, se ficarem bom, é o seu monitor que não  está suportando o tamanho das fotos.
Que seu problema seja resolvido o mais breve possível.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2017, 05:03:30 por Marcio WH »


vilarc_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2017, 23:36:44
Estranho mesmo, amigo.
Por aquela foto externa, parece que a câmera está com um problema extremo de back focusing.
Parece que o foco ficou perto da esquina da rua. Ele literalmente "foi parar lá na esquina".
Se você focou na modelo certinho, tem algo errado aí mesmo.

Sobre o nariz borrado, isso é bem normal em retratos próximos com aberturas de 2.8 pra baixo.
O DOF fica realmente muito pequeno nessas situações e praticamente só a linha do olho (ou onde você focar) que fica em foco.
Poste um exemplo dessa situação pra ver se o efeito está sendo normal ou se realmente tem algo estranho na câmera também.

Sim, em todas as fotos configurei o foco central nela, coloquei no visor lcd para ter mais precisão e ainda deixei no modo one shot. Fiz um teste hoje e a maioria das fotos estão muito confusas no foco, tipo em retratos respeitando a distância focal e em aberturas tipo f4.0 o foco fica nos olhos, sobrancelhas, cabelo, mas não tem no pescoço, em partes do cabelo e no nariz. Fiquei sem entender. Fora que a resolução e qualidade da imagem mesmo em raw ficam cabulosas, parece que eu fotografei com uma tekpix


vilarc_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2017, 23:40:22
Baixei as fotos pra ver melhor…
Se one point ativo, for o ponto central em al servo, no modo al servo fotografando algo parado ou em movimento lento (uma pessoa andando) é normal algumas fotos ficarem fora de foco, na T3i se eu não  me engano no modo de foco al servo ativa todos os pontos de foco automaticamente…
Grande abertura também se perde o foco mais fácil, principalmente fotogranfando de mais de 2 m de distância.
Lente do kit 18-55 perde muita qualidade qualidade quando se fotografa a mais de 4~5m.
Parece que você baixou a qualidade de imagem na câmera, vamos as fotos…
Foto 1, parece que o foco pegou mais na   parede, no modo al servo teria procurado o lugar com mais contraste…
Foto 2, o final do seu "artifício"  prejudicou o ponto de foco, estando muito próximo do ponto central e da lente (caso tenha focado no quadril) e o foco foi pras nuvens…
Foto 3, não vejo problema nenhum nessa foto relacionado ao foco, queria que meu S6 tirasse foto dessa qualidade‥.
Foto 4, pra mim totalmente aceitável, o foco ficou perto do cotovelo, deixando o rosto bem pouco fora de foco.
Como todas as fotos  estão ficando ruim, sugiro passar algumas dessas fotos ruins pro seu smartphone, se ficarem bom, é o seu monitor que não  está suportando o tamanho das fotos.
Que seu problema seja resolvido o mais breve possível.

Oi Marcio, tudo bem? Adorei as dicas sobre distância, não sabia que havia um limite para a 18-55 ficar pior ainda hehehe. Agora não usei AL- servo, apenas o ONE shot em todas as fotos. Fiz o teste hoje em um encontro fotográfico e obtive o mesmo problema: resoluções horríveis, focos confusos e muuuuuita aberração cromática, ao ponto que deforma os sujeitos fotografados. Tudo isso em raw


vilarc_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2017, 00:06:58
Exemplos de fotos que tirei hoje:


Essa é minha tentativa de fazer o teste do focus chart (f1.8 / iso 100 e 1/200s)


Iso 100, f2.8, 1/100 one shot e ponto na lateral do central (para ver se o problema era no central)


1/200s; 2.8; iso 200 (olha as linhas próximas da boca, nunca obtive um resultado tão ruim em um ano de uso nesse ISO e com esta lente)


Exemplo de foto retirada com uma boa distância (1,5m)


Foca a boca, foca a parte de trás do cabelo, mas o resto do rosto fica com desfocado ou com um foco ruim (1/125; f3.2; iso 100)




Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2017, 00:39:54
Essa última foto está normal.
Nessa distância você precisaria subir mais a abertura pra conseguir focar tudo.
Chuto que lá por f16 pra ficar todo o rosto em foco.
Quanto menor a distância do assunto, menor a área de foco e maior o desfoque.
Pra você ter uma noção do quão pequena a área de foco pode ficar, em certas situações de close ups, os cílios podem ficar em foco e os olhos fora de foco.

Você disse que usou a tela LCD pra ter mais precisão... grande erro.
O viewfinder tem muita mais precisão e velocidade do que o LCD na t6i e todas as outras câmeras da Canon que não possuem dual pixel AF.

No mais, achei as imagens muito lavadas.
Não sei se é o seu estilo, mas dei uma ajustada rápida aqui em uma das fotos.
Talvez seja essa lavada que não está te dando a nitidez que você quer.

Segue uma de suas fotos com os pretos e brancos nos lugares certos: https://i.imgur.com/mYwt7B7.jpg
« Última modificação: 04 de Setembro de 2017, 00:49:58 por Di Torres »


vilarc_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2017, 00:48:12
Essa última foto está normal.
Nessa distância você precisaria subir mais a abertura pra conseguir focar tudo.
Chuto que lá por f16 pra ficar todo o rosto em foco.
Quanto menor a distância do assunto, menor a área de foco e maior o desfoque.

Você disse que usou a tela LCD pra ter mais precisão... grande erro.
O viewfinder tem muita mais precisão e velocidade do que o LCD na t6i e todas as outras câmeras da Canon que não possuem dual pixel AF.

No mais, achei as imagens muito lavadas.
Não sei se é o seu estilo, mas dei uma ajustada rápida aqui em uma das fotos.
Talvez seja essa lavada que não está te dando a nitidez que você quer.

Segue uma de suas fotos com os pretos e brancos nos lugares certos: https://imgur.com/mYwt7B7

Sim, prefiro mais lavado mesmo kkkk só não achei ainda como encontrar mais nitidez nesse estilo de edição. Porém, antes de editar visualizei o raw pelo notebook, celular e pc e percebi uma grande queda de qualidade para o que eu costumava fotografar nas mesmas configurações (com viewfinder ou lcd). Todas minhas fotos estão saindo com muita aberração cromática, linhas estranhas no contorno dos rostos e roupas e com os realces estranhos. Já na edição, lavada ou normal, só piora. E sempre preciso de muita nitidez pq trabalho com moda :/


vilarc_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2017, 01:08:39
Eu também não sei se dá para dar zoom aqui, mas a qualidade dos olhos nas fotografias me assustam. Até nas que eu usei f5.0 em diante, que apresentaram um foco um pouco melhor. Do jeito que está vejo impossível de entregar para clientes mais críticos, estão com um ar até cartunesco. Não sei se nesses exemplos que mandei dá para exemplificar...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2017, 19:21:34
Eu também não sei se dá para dar zoom aqui, mas a qualidade dos olhos nas fotografias me assustam. Até nas que eu usei f5.0 em diante, que apresentaram um foco um pouco melhor. Do jeito que está vejo impossível de entregar para clientes mais críticos, estão com um ar até cartunesco. Não sei se nesses exemplos que mandei dá para exemplificar...

Vilarc, você já fez o ajuste fino de foco da sua camera? As vezes isso pode solucionar a questão. Tente fazer o ajuste fino de foco; outra opção seria atualizar o firmware da câmera, mas nunca fiz isso.