Autor Tópico: Microfone externo para micro 4/3 Olympus - bom custo x benefício. Qual?  (Lida 2086 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Pessoal, estou pensando em começar a fazer mais vídeos de situações do meu interesse, e para isso, penso que um microfone externo poderia ajudar, até mesmo porque rolarão vídeos "outdoor".
Alguém indica algum que não seja caríssimo e que faça um bom serviço? Não é nada profissional, pelo menos não por enquanto. E mesmo qeu se torne em algum momento, eu não queria já começar com um top, pois nem sei se vou levar à frente essa coisa de fazer vídeos (meu negócio é foto, hehe).
Enfim, alguma indicação?
Sei que essa não é a sala mais adequada, mas as perguntas que tenho feito nas salas corretas quase não têm respostas... não sei se porque as pessoas não têm as respostas, ou porque a pergunta não chegou mesmo a quem pode ter essas respostas (salas menos movimentadas, como de celular e acessórios/iluminação).
Depois o tópico até pode ir pra sala correta, mas gostaria que ficasse aqui um tempinho pra ter maior visibilidade e por consequência, maior chance de resposta.  :)
Em tempo: a câmera seria uma Pen F.
Em tempo (2): isso se a câmera aceitar... tô olhando uns sites gringos, e já vi num: "Olympus PEN-F doesn't have any connections for external microphones and headphones. If you need a Mirrorless camera with external microphone connectivity, consider Samsung NX1 or Sony Alpha A7 II in a similar price range."
Será que não rola nenhum "gato"? Acho meio bola fora uma câmera que ofereça um bom modo vídeo, não ter a opção de conectar mic externo.  :no:
Em tempo (3): é, já vi que não aceita mic externo. Só gravando com gravador de áudio para depois sincronizar com o vídeo. Ai, que bola fora, Olympus!!
« Última modificação: 03 de Setembro de 2017, 17:59:40 por Helena Bsb »


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2017, 00:05:54
Na boa, use o celular, compre um mic de lapela bem acessível e sincronize o audio depois na edição.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 00:06:47 por Macrolook »
Comida é arte.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2017, 01:32:16
Helena, não sei se vc ja desistiu da olimpus, mas de qq forma o normalmente o áudio ficar melhor se captado em posição diferente da câmera.

Se for uma pessoa falando, tipo entrevista, a captação da voz fica melhor com um mic lapela. O mic lapela de certa forma isola o barulho externo e grava com mais presença a voz do entrevistado.

Se for uma cena aberta, tipo um dialogo, ou o som de alguma coisa, com um mic shotgun (direcional) posicionado perto dos acontecimentos da cena, vc tbm faz a captação com qualidade.

O colega acima já deu uma dica bacana, uma solução barata e eficiente, use o celular com um mic acoplado, essa solução funciona bem, e na hora da edição vc sincroniza o áudio do celular com o vídeo, essa é uma ótima solução.

Esses mics, seja lapela ou sghotgun vc encontra no ML de todos os tamanhos e qualidade. Lembrando que lapela só vai servir só para voz humana, e o shot gun é mais eclético. Tem de todos os preços, de R$ 100,00 até 3.000,00. Existe modelo de shotgun com suporte pra vc fixar na sapata do flash da câmera. Não tem segredo, a qualidade do áudio vai junto com o preço. Marcas como "Sennheiser", "Rode", "Audio-Technica", "Shure", "Nady" e "Sony" são consagradas, as duas primeiras são mais comuns de encontrar no BR. "Azden" tem um custo beneficio legal. Tem uns chineses tipo Boya e Yoga, que se tiver limitação de budget da pra encarar. Compra o melhor que puder com a grana que pretende gastar. Se falar uma faixa o pessoal ajuda por aqui.

Dependendo do tipo de conector do mic que vc comprar, pode ser que vc precise de um adaptador para o plug no padrão do celular.

Outra boa solução é um gravador digital portátil, como o "Zoon H1", que é bom e barato. Tem outros modelos e marcas mais caros tbm.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 01:46:21 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2017, 10:52:38
Na boa, use o celular, compre um mic de lapela bem acessível e sincronize o audio depois na edição.

é, pelo visto essa será a solução!!! queria ter menos trabalho, mas... rsrs.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 10:53:31 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2017, 10:54:30
Helena, não sei se vc ja desistiu da olimpus, mas de qq forma o normalmente o áudio ficar melhor se captado em posição diferente da câmera.

Se for uma pessoa falando, tipo entrevista, a captação da voz fica melhor com um mic lapela. O mic lapela de certa forma isola o barulho externo e grava com mais presença a voz do entrevistado.

Se for uma cena aberta, tipo um dialogo, ou o som de alguma coisa, com um mic shotgun (direcional) posicionado perto dos acontecimentos da cena, vc tbm faz a captação com qualidade.

O colega acima já deu uma dica bacana, uma solução barata e eficiente, use o celular com um mic acoplado, essa solução funciona bem, e na hora da edição vc sincroniza o áudio do celular com o vídeo, essa é uma ótima solução.

Esses mics, seja lapela ou sghotgun vc encontra no ML de todos os tamanhos e qualidade. Lembrando que lapela só vai servir só para voz humana, e o shot gun é mais eclético. Tem de todos os preços, de R$ 100,00 até 3.000,00. Existe modelo de shotgun com suporte pra vc fixar na sapata do flash da câmera. Não tem segredo, a qualidade do áudio vai junto com o preço. Marcas como "Sennheiser", "Rode", "Audio-Technica", "Shure", "Nady" e "Sony" são consagradas, as duas primeiras são mais comuns de encontrar no BR. "Azden" tem um custo beneficio legal. Tem uns chineses tipo Boya e Yoga, que se tiver limitação de budget da pra encarar. Compra o melhor que puder com a grana que pretende gastar. Se falar uma faixa o pessoal ajuda por aqui.

Dependendo do tipo de conector do mic que vc comprar, pode ser que vc precise de um adaptador para o plug no padrão do celular.

Outra boa solução é um gravador digital portátil, como o "Zoon H1", que é bom e barato. Tem outros modelos e marcas mais caros tbm.

Obrigada, Lindsay!!


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2017, 16:52:00
Recomendo também o Zoom H1 - tenho um e ele é bem prático, vai servir tanto como microfone (com os que ele possui) ou como gravador (ligando um microfone externo nele).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci