Autor Tópico: Estabilizador de Imagem X ISO  (Lida 1704 vezes)

pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Online: 02 de Janeiro de 2007, 12:20:27
Pessoal, o sensor minha Canon S1 IS está começando a dar problemas e antes de enviar para a assistência quero adquirir outra câmera, pois demora demais pra trocar o sensor pelo recall.

Então surgiu uma dúvida entre usar estabilizador ou aumentar a velocidade e elevar o iso para ter a mesma quantidade de luz, alguém poderia fazer um comparativo sobre o assunto?

Sei que o estabilizador da Panasonic FZ50 é muito bom, mas ela é bem mais cara que a Fuji S6000fd, que não tem estabilizador mas poderia aumentar o iso para substituir o estabilizador, mas não sei até que ponto um substitui o outro.

Agradeço a todos que puderem ajudar.

Obrigado

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2007, 12:30:48
Paulo, cada coisa tem suas vantagens e suas limitações...

Basicamente, elevando o iso você tem mais ruído, mas por outro lado consegue trabalhar com velocidades maiores; usando o IS, você consegue usar velocidades mais baixas sem tremer, mas por outro lado isso não te permite "congelar" movimentos, em caso de fotos de objetos "móveis".


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2007, 12:43:03
Eu prefiro ter ISO.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2007, 13:01:05
Citar
Eu prefiro ter ISO.
Se for para escolher só um, prefiro iso também. Mas tô mesmo querendo os dois pra trabalhar (aliás, os três, pois f/2.8 é fundamental pra mim também)...


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2007, 13:23:31
Amigo como dito o ISO e o IS tem suas vantagens...

Mas no seu caso, utilizando uma camera superzoom pelo que percebi eu PREFIRO o IS da FZ50, pois o ISO alto na Fuji irá comprometer a imagem, pelo menos pra mim!

Outra vantagem é que a FZ além de ter o IS vc podÊ em determinadas situações aumentar o ISO e utilizar em conjunto com o IS.

Pensando bem, vale mais o investimento na FZ.

Abraços!


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2007, 19:52:16
Vale lembrar também que a lente da Fuji é bem mais escura em tele, ou seja, lá foi um ponto de luz.

No geral ISO é bem melhor mesmo, mas o estabilizador é mais eficiente, dando 3 ou 4 pontos.

O ruim do estabilizador é que detona a bateria, a autonomia da FZ50 é bem limitada (cerca de 250-300 fotos).
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2007, 12:54:41
Desempenho em ISO elevado é infinitamente melhor do que estabilizador de imagem, pois o IS apenas minimiza uma parte do movimento ou tremida do fotógrafo somente, ou seja, se você está fotografando algo em movimento, como um retrato, ou uma criança brincando, o IS simplesmente não tem função, por outro lado aumentando a sensibilidade do sensor, você aumenta a velocidade de obturação, contribuindo para o congelamento dos objetos fotografados como também das tremidas do fotógrafo.

Na minha opinião IS é somente uma bengala para um sensor mau das pernas. Quem tem sensor bom não precisa de IS.

Valeu  


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2007, 13:26:19
Citar
Vale lembrar também que a lente da Fuji é bem mais escura em tele, ou seja, lá foi um ponto de luz.

No geral ISO é bem melhor mesmo, mas o estabilizador é mais eficiente, dando 3 ou 4 pontos.

O ruim do estabilizador é que detona a bateria, a autonomia da FZ50 é bem limitada (cerca de 250-300 fotos).
Bem lembrado Smaniac, havia esquecido da abertura em tele da S6000fd, agora surgiu mais uma dúvida :)

Vou pesquisar e fazer testes na minha camera sobre a relação abertura versus iso, ou seja, tirar fotos usando uma abertura menor com iso maior, e ver se equivale com a foto tirada com uma abertura maior e iso menor.

Alguém já fez esse teste?

Quando eu conseguir fazer coloco as fotos aqui para ajudar nas conclusões.

Obrigado

Paulo Henrique

PS: Já escolhi a câmera, será a FZ50, só resta saber quando :)  
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2007, 13:29:00
Citar
Quem tem sensor bom não precisa de IS.
Ou seja, toda compacta precisa de IS...
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Vilso_Dall_Agnol

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2007, 13:37:38
Ótima escolha, também quero uma...
Sobre ruído em ISO alto, já li aqui no MF que há razões técnicas para ocorrer, se não me engano maior voltagem aplicada no sensor gera ruído, a redução a níveis "aceitáveis" é pós-processamento na imagem.
Já fiz testes(impublicáveis) na minha FZ20 e a diferença é bem grande.

Vilso
A fé é louvável, mas é a dúvida que nos faz crescer


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2007, 23:56:03
Simples de tudo.

Estabilizador de imagem:
Consegue reduzir o movimento feito pelo fotógrafo, porém não consegue congelar o movimento dos objetos.

Aumento do ISO com aumento da velocidade:
Consegue reduzir tanto os efeitos do movimento feitos pelo fotógrafo como o movimento dos objetos, o efeito colateral é que promove aumento do ruído.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2007, 04:04:29
Citar
Quem tem sensor bom não precisa de IS.

 
Conclusão precipitada. Tudo depende do tipo de foto que se quer fazer. Eu tinha IS na minha DSLR, e não compraria outra sem IS de jeito nenhum.
Algumas fotos são muito difíceis ou impossíveis sem ele, como um show que fotografei em ISO 1600, F/2 (lente 50mm - 80mm equivalente em digital) e 1/50s. Sem IS, teria perdido várias fotos, pois no meio da "galera", era impossível ter uma mão firme.
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2007, 10:25:07
Na minha opinião, se o ISO 800 da S6500 equivale o ISO 200 ou 400 da FZ50, nós estamos triplicando ou dobrando a velocidade...eu acho difícil um IS tirar esta diferença.

ISO 800
http://img2.dpreview.com/gallery/fuji_s650...ls/dscf1342.jpg
http://img2.dpreview.com/gallery/panasonic...ls/p1020070.jpg

 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2007, 12:06:45
Citar
Citar
Quem tem sensor bom não precisa de IS.

 
Conclusão precipitada. Tudo depende do tipo de foto que se quer fazer. Eu tinha IS na minha DSLR, e não compraria outra sem IS de jeito nenhum.
Algumas fotos são muito difíceis ou impossíveis sem ele, como um show que fotografei em ISO 1600, F/2 (lente 50mm - 80mm equivalente em digital) e 1/50s. Sem IS, teria perdido várias fotos, pois no meio da "galera", era impossível ter uma mão firme.
Concordo, inclusive também estou atrás de sensor bom, f/2.8 e IS, justamente pelo tipo de trabalho que tenho feito (e que é o que gosto de fazer).