Autor Tópico: Street P&B  (Lida 1392 vezes)

BGImagem

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
  • Sexo: Masculino
    • BRUNO GUERRA IMAGEM
Online: 04 de Setembro de 2017, 14:48:29


Marcos Borges Filho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2017, 01:51:38
Gostei muito da composição... Gostei do forte contraste e do P/B, proporciona uma dramaticidade interessante para a cena....


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:39:12
Gostei muito da composição... Gostei do forte contraste e do P/B, proporciona uma dramaticidade interessante para a cena....
2X


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2017, 13:23:34
eu tbm gostei bastante. O cigarro em total destaque por conta da sombra deu um charme
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2017, 13:35:58
Realmente uma foto bem dramática. Uma daquelas situações em que COLOR não daria o mesmo efeito.



DPCaetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2017, 17:18:41
Adoro street photography. Muito bom o clique  :ok: PB sensacional.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2017, 19:09:00
Otima foto.

Um dos melhores aspectos dela eh a divisao de dois ambientes e incitam uma narrativa.
O primeiro eh o lado direito que esta iluminado, eh um ambiente vazio em se tratando de pessoas mas carregados de elementos que demonstram ser uma loja.
O segundo eh o lado esquerdo, separado pela colina e escurecido, onde encontra uma forte presenca humana em contraste com o vazio humano do lado direito.

Mas o interessante eh que o lado para que o homem apontao rosto e principalmente a atencao dele, e que eh realcado pelo cigarro, eh olado a margem esquerda da foto ao qual ele exata mais proximo. E por mais que ele esteja visivelmente parado escostado na coluna, eu interpreto como ele tendo intencao de deixar a cena, dando as costas para o lado claro deixado vazio de presenca humana, e mostrando a atencao ao lado escuro em direcao a marge da foto como onde ele era se retirar.

O angungulo em que a foto foi tirada eh interessante nao so apenas pq engrandece a presenca do homem, dando um certo ar de importancia e destaque e dominio a ele, mas tambem pq junto com a inclinacao da imagem (talvez causada pela distorcao da lente curta?!), mostra o segundo plano a direita e atras dele como acima dele, e ele abaixo desse ambiente iluminado o que acho interessante a narrativa somado a interpretacao dele se retirando "em direcao a escuridao".

Esse contraste agressivo da uma certa agressividade a cena tambem, e combina com o angulo que transmite uma linguagem de poder e dominio do sujeito retratado, alem de realcar a testura e rugas da pele dele, que junto com o cigarro potencializa um ar de maculinidade e agressividade visual. E a jaqueta e o colar dele colabora com tudo isso.

A lente curta como sempre dando aquele ar de que nos coloca junto a ele na cena, sentindo como proximo fisicamente do sujeito retratado.

O mais interessante eh o equilibrio composicional, em que o lado vazio humanamente falando mas carregado de elementos, contrabalanca de maneira equilibrada o lado vazio de elementos mas carregado da presenca humana.

E ambos os lados apontando para direcoes opostas. Alem das oposicidades ja mencionadas do claro e escuro, cheio e vazio, etc. Eh como uma troca de cenas que incita uma otima narrativa.

Eh uma bela foto...
« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 19:16:24 por C R O I X »


BGImagem

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
  • Sexo: Masculino
    • BRUNO GUERRA IMAGEM
Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2017, 07:27:02
Marcos, Bretas, Lee, Caetano e Amador, obrigado pelos comentários.
Croix, muito interessante sua análise.
Esta é uma foto que eu fiz já tem uns meses, foi no subúrbio de Edimburgo e suas observações me fizeram entender o porque de eu gostar tanto dela.
Fiz a foto com uma Fujifilm X100F de lente fixa de 23mm com distancia focal de 35mmm que faz com que tenha que me aproximar das pessoas, gosto deste detalhe da aproximação.
A foto foi feita muito rapidamente, como é comum neste estilo de street, tanto que o foco foi na loja e não no senhor... ou senhora? Mas foi um erro que, para mim, deu certo, pois o rosto ficou bem destacado mesmo com o desfoque e não creio que o fundo ficaria tão nítido se o coco tivesse sido no rosto.
Confesso que salvei suas palavras para digerir melhor quando tiver mais tempo.
Obrigado!!!


DPCaetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2017, 09:08:53
Marcos, Bretas, Lee, Caetano e Amador, obrigado pelos comentários.
Croix, muito interessante sua análise.
Esta é uma foto que eu fiz já tem uns meses, foi no subúrbio de Edimburgo e suas observações me fizeram entender o porque de eu gostar tanto dela.
Fiz a foto com uma Fujifilm X100F de lente fixa de 23mm com distancia focal de 35mmm que faz com que tenha que me aproximar das pessoas, gosto deste detalhe da aproximação.
A foto foi feita muito rapidamente, como é comum neste estilo de street, tanto que o foco foi na loja e não no senhor... ou senhora? Mas foi um erro que, para mim, deu certo, pois o rosto ficou bem destacado mesmo com o desfoque e não creio que o fundo ficaria tão nítido se o coco tivesse sido no rosto.
Confesso que salvei suas palavras para digerir melhor quando tiver mais tempo.
Obrigado!!!

Essa sua fuji possui obturador eletrônico. Imagino que isso faz diferença neste tipo de foto, pois se eu disparar uma DSLR devo assustar o cidadão  :D Se for uma rua/local agitada, com música, som de carros e festas por perto, deva ser mais tranquilo, mas pode-se perder bons momentos. Ainda vou me aventurar com uma lente 24 mm pancake pelas ruas  :D

O legal do street é justamente você ver uma cena e "correr atrás" para capturar a imagem. Foi uma boa oportunidade esta sua. Parabéns pelo erro acertado ;)