Autor Tópico: Fotografia é escrever com luz  (Lida 4811 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2017, 13:51:41
também acho que não passa pela preferência, é imperativo que o bom fotógrafo (ou que queira ser um), saiba quando e como usar adequadamente tanto a luz artificial quando a natural.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Setembro de 2017, 14:08:04
também acho que não passa pela preferência, é imperativo que o bom fotógrafo (ou que queira ser um), saiba quando e como usar adequadamente tanto a luz artificial quando a natural.

x2

aí que tá a beleza da coisa, pelo menos acho isso. você olhar a cena e pensar vou escreve-la desta forma! e conseguir extrair o que você pensou em uma imagem...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2017, 15:42:16
Pois é, esses dias entrei na galeria, olhei algumas postagens e fiquei pensando exatamente isso, bota flash, bota sombrinha, bota softbox, bota o caral** a 4, e o resultado é medonho. Será que era isso que o fotógrafo queria?

Mas no final das contas, acho que o problema sou eu, por que só tecem elogios nestes tópicos.

Acho que em geral, muitos fotografos querem mostrar seus esquipamentos atravez de sua fotos. Por exemplo DOF curto de suas lentes f1.8 ou 1.4 ou o zoom de suas telelentes.

Acho que o flash eh a mesma coisa, quanto mais evidebte o efeito (luz) para apreciar a ferramenta, para eles melhor. E assim penso que tende a sair resultados medonhos. Como por exemplo a luz do rebatedor exatltada deixando evidente que eh uma luz de rebatedor, para mostrar na foto que foi usado tal ferramenta no lugar de simular luz natural em que nao deixa evidente quantos flashs, rebatedores ou o tipo de lentes, etc usado.

Se usar ferramentas e nao ficar evidente nas fotos, para muitos eh como ir para Paris e nao postar no Facebook que esta em paris. Ou seja, perde o sentido para elas...  :D
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 15:55:10 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 05 de Setembro de 2017, 15:46:53
Na verdade, o que vejo é que as pessoas estão numa corrida desenfreada em busca de equipamentos de ultima geração, com conectividade até com satélites da NASA, pois querem simplesmente apertar o botão de disparo e ter um fotografia ótima - as pessoas estão com preguiça de aprender e isso vai desde o básico, até o que realmente importa, que no caso de fotografia, é a luz.

Por outro lado, em função do grande número de desempregados que o Brasil tem, as pessoas estão buscando tornar os seus hobbies (fotografia, por exemplo), em profissão e isso é bem fácil notar só de dar uma passada pelo mercado livre - as pessoas estão trocando tudo por equipamento fotográfico (nunca vi tanta guitarra ser anunciada com intensão de troca por equipamento fotográfico profissional).

Não desmerecendo ninguém e nem querendo que as pessoas não venham para a fotografia, pelo contrário, mas acho que para se entrar em algo, tem que buscar aprender e falo isso, porque quando comecei com fotografia, o lance era com filme, onde se eu não tivesse certeza da hora certa de disparar o click, com certeza uma ou tantas outras fotografias seriam reveladas e não serviriam para o que eu queria. Hoje não, as pessoas clicam desenfreadamente, para depois escolher as melhores.

HAHAHA
veio a mim o pensamento que fotografia para o jovem desempregado eh que nem ser DJ para a subcelebridade...  :hysterical:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2017, 15:52:09
...

Falaram em filme aí mas como se filme fosse difícil mas na realidade não é. A princípio, em teoria, parece ser mais difícil pq não dá pra prever. Só que mesmo errando o setting, dificilmente a foto estourava e a recuperação na revelação não tem precedentes ainda. Mesmo cagando no clique, vc recuperava a imagem como se tivesse acertado a fotometria na hora do clique. Difícil mesmo era ter que revelar por conta própria, mexer com produtos químicos, ter um ambiente adequado, etc. O clique em si nunca foi barreira pra ninguém dos anos 70 pra cá desde que produziram em grande escala para consumidores casuais....

Isso depende muito do filme. Tem filmes que se fotografado em luz muito contrastantes e errar 2 stops ja era... Slade tem que ser pontual.

Revelar filme em casa sempre foi acessivel. Nao sei exatamente desde quando mas ha muitas decadas.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 05 de Setembro de 2017, 17:04:33
Desculpa entrar na conversa, mas como aprendiz, eu penso que é mais fácil começar estudando a luz com flash do que a luz natural.
Cada uma tem os seus desafios, mas o fato de eu poder ter mais "controle" sobre a luz, me faz pensar (não sei se erradamente) que a luz de estúdio seria a primeira porta de entrada para quem quer estudar mais profundamente a interação da luz com o objetivo a ser fotografado.
Pra mim, que venho do mundo onde tudo é número, sinto ainda muita dificuldade em desenvolver uma luz criativa e assim arriscar, artisticamente falando, o uso da luz.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #21 Online: 05 de Setembro de 2017, 18:46:31
O mais assustador de tudo para mim é o caminho que estamos trilhando, fico pensando no que vai dar isso tudo.

Porque não é só a luz que não está sendo estudada, é absolutamente tudo.

Espanta a quantidade de gente sem a menor noção do que está fazendo ser endeusada quando botam suas porcarias a mostra.

Então 90% não tem conhecimento para argumentar e os outros 10 não estão a fim de se incomodar, mesmo que seja uma dica ou conselho valioso, ou que agregue, pois chegamos no ponto de não termos direito de dizer que algo está ruim ou errado.

A, mas na fotografia não existe o certo é o errado!

Ok, mas existe o que é bem feito e o que é mal feito, não vamos confundir....


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:17:35
O mais assustador de tudo para mim é o caminho que estamos trilhando, fico pensando no que vai dar isso tudo.

Porque não é só a luz que não está sendo estudada, é absolutamente tudo.

Espanta a quantidade de gente sem a menor noção do que está fazendo ser endeusada quando botam suas porcarias a mostra.

Então 90% não tem conhecimento para argumentar e os outros 10 não estão a fim de se incomodar, mesmo que seja uma dica ou conselho valioso, ou que agregue, pois chegamos no ponto de não termos direito de dizer que algo está ruim ou errado.

A, mas na fotografia não existe o certo é o errado!

Ok, mas existe o que é bem feito e o que é mal feito, não vamos confundir....

Vi um documentário do Keanu Reeves a um tempo atrás que fala justamente disso. Ele entrevista vários diretores de cinema, não lembro o nome, se alguém souber me fala pq queria ver de novo.

Só sei que chega uma hora e um dos diretores pega e rasga o verbo. vai chegar um tempo em breve que todo mundo vai fazer "filme" antes a gente tinha que estudar, fazer faculdade e pagar uma nota pelos equipamentos, hoje qualquer um pode comprar uma câmera e fazer filme... sei que foi algo assim que ele disse. E com isso ele resumiu... vai ter muita porcaria a disposição... e quem filtra isso? ninguém... ninguém vai saber o que é correto ou não...

E aí a geração mimimi toma parte e fala que não pode criticar o certo é não ser certo...

Vai ser um futuro complicado...  :( :( :(
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 19:18:33 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:19:47
PS: Ernesto, to achando que vão faltar pessoas como você no futuro...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:23:45
A maior parte dos posts desse fórum é sobre merda de equipamento, coisa que já to enjoado de ler, estou é prestes a sair daqui.


Quando se é FOTOGRAFO e se tem uma linguagem fotografica acontece isso, o cara opta por usar flash em todos os ensaio dele e pronto, é a técnica e a linguagem dele... Outro só quer usar luz natural, pronto, é a linguagem dele e se ele começar a colocar flash talvez vire uma merda e quem olhe a foto dele nem reconheça de quem é.


Tem muita gente aqui que só criticam, se aqui é um lugar pra discutir e aprender, onde está o aprender? pq só tem discussão
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:30:03
forista reclama demais...  :hysterical: e de tudo...


Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:32:36
forista reclama demais...  :hysterical: e de tudo...

 :hysterical: :hysterical:
forista reclama até das fotos que ele tira... só que não comenta com ninguém... to errado?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:34:54
A maior parte dos posts desse fórum é sobre merda de equipamento, coisa que já to enjoado de ler, estou é prestes a sair daqui.


Quando se é FOTOGRAFO e se tem uma linguagem fotografica acontece isso, o cara opta por usar flash em todos os ensaio dele e pronto, é a técnica e a linguagem dele... Outro só quer usar luz natural, pronto, é a linguagem dele e se ele começar a colocar flash talvez vire uma merda e quem olhe a foto dele nem reconheça de quem é.


Tem muita gente aqui que só criticam, se aqui é um lugar pra discutir e aprender, onde está o aprender? pq só tem discussão

calma amigo... se não tiver crítica nada progride... pensa que se não houvessem críticas ainda estaríamos usando rodas de madeira sem pneu... mas alguém em um momento criticou e alguém fez a roda de borracha... mais macia e melhor... se não houver crítica a geração mimimi domina... e aí tamos lascados...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:42:26
calma amigo... se não tiver crítica nada progride... pensa que se não houvessem críticas ainda estaríamos usando rodas de madeira sem pneu... mas alguém em um momento criticou e alguém fez a roda de borracha... mais macia e melhor... se não houver crítica a geração mimimi domina... e aí tamos lascados...


Sim, com certeza, mas por exemplo, olha como foi o post da D850, criticas sobre um equipamento que só viram na internet, só deu merda lá. Outro criticando o cara pq ele usava flash em TTL, o outro fotografava em JPG, ai tem uns do filme que criticam a geração do digital. São criticas que não geram nada a não ser brigas.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 05 de Setembro de 2017, 20:32:21

Sim, com certeza, mas por exemplo, olha como foi o post da D850, criticas sobre um equipamento que só viram na internet, só deu merda lá. Outro criticando o cara pq ele usava flash em TTL, o outro fotografava em JPG, ai tem uns do filme que criticam a geração do digital. São criticas que não geram nada a não ser brigas.


Olha eu costumo dizer isso pra todo mundo, vou dizer à você:

Que um fórum melhor com as discussões que gostaria de ler? Porque não cria tópicos sobre isso?


Show me the photos.