Autor Tópico: Fotografia é escrever com luz  (Lida 4750 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Setembro de 2017, 18:11:01
Pessoal, se fotografia é escrever com luz, porque a necessidade latente de boa gama atual de não usar a luz ao seu favor para se diferenciar? Vejo tópicos e mais tópicos sobre equipamentos, capacidade de ISO, ruído, o uso abusivo de luz natural em situações cada vez piores e nunca vejo por aqui o interesse ou a intenção em entender como funciona uma boa iluminação, como manejar um flash de forma correta, etc.


O que pensam sobre isso?


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2017, 18:16:55
Caro moderador, não precisa falar sobre o assunto, a D850 já foi lançada!  :hysterical:

Eu tenho estudado sobre a influencia das estações na luz natural, tenho me divertido fotografando as mesmas cenas próximas à minha casa em diversos horários,
percebendo as nuances da angulação, dureza, temperatura e afins.

Devemos nos atentar mais a discutir sobre o que importa de verdade!  :ok:


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2017, 18:17:57
Antes de começar a estudar, eu detestava flash, colocava no automático s/ flash na esperança de que a câmera fizesse ficar o mais natural possível, porque o flash popup chapava a imagem e tal...
Depois de começar a estudar eu ainda evito, dependendo do que será fotografado, porque acho que o flash é um estorvo nas pessoas ao redor....
Mas quando é pra algum trabalho que me contrataram, A qualidade é o que importa, uso da maneira que minha técnica permitir e/ou necessitar!
Meu problema reside no "popup" sem modificador fica ruim e externo não é nada prático, quando se trata de foto em viagem...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2017, 23:59:49
Num sei Carlos... vou pensar a respeito...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2017, 00:02:46
É estranho mesmo, no caso dos flashes speedlight, por exemplo, vejo pessoas querendo saber de equipamentos TTL wireless, querendo usar vários flashes em TTL, mas não consigo ver a luz que eles realmente querem fazer...
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2017, 03:05:27
Pessoal, se fotografia é escrever com luz, porque a necessidade latente de boa gama atual de não usar a luz ao seu favor para se diferenciar? Vejo tópicos e mais tópicos sobre equipamentos, capacidade de ISO, ruído, o uso abusivo de luz natural em situações cada vez piores e nunca vejo por aqui o interesse ou a intenção em entender como funciona uma boa iluminação, como manejar um flash de forma correta, etc.


O que pensam sobre isso?
Pq a maioria das pessoas que se interessam por fotografia se apegam mais ao prazer de brincar com a ferramenta, mais do que o trabalho fotografico em si, que quando se interessam eh apenas para copiar algo que viu perguntando "como faz" (o que em outras palavras estao perguntando qual eha configuracao que devo aplicar para fazer foto X). Ou seja, veem a fotografia como sets de configuracoes meramente tecnicas/mecanicas.

Nao que haja algo de errado nisso tudo, mas apenas explica um pouco.

Mas nada impede de vc mesmo trazer questoes ao forum sobre iluminacao, falando de algo que vc tenha feito ou comentando sobre o que tenha visto por ai.


Por exemplo, essa foto foi feita com flash direto e com um gel laranja. O cena do ambiente nao era azul como esta na foto e nao eh photoshop. O gel laranja deixa a pele da modelo quem alaranjada/amarelado e ajustando o WB obtenho uma pele com uma cor mais "bronzeada" e smooth e a cor do ceu e da agua mais azulada.

Ou seja, usem gel que faz magicas.
Se eu fosse fazer no photoshop isso tomaria muito meu tempo e daria muito mais trabalho. Com o gel go flash nao precisei perder tempo no computador.

« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 03:11:37 por C R O I X »


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2017, 07:48:24
Carlos, tenho o mesmo pensamento... Por isso nos eventos que eu trabalho uso sempre o Flash fora da câmera.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2017, 08:21:26
É estranho mesmo, no caso dos flashes speedlight, por exemplo, vejo pessoas querendo saber de equipamentos TTL wireless, querendo usar vários flashes em TTL, mas não consigo ver a luz que eles realmente querem fazer...

Pois é, esses dias entrei na galeria, olhei algumas postagens e fiquei pensando exatamente isso, bota flash, bota sombrinha, bota softbox, bota o caral** a 4, e o resultado é medonho. Será que era isso que o fotógrafo queria?

Mas no final das contas, acho que o problema sou eu, por que só tecem elogios nestes tópicos.



ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2017, 09:05:15
A geração é mimimi, e até os mais "experientes" andam no "chororô"  :shock:

Em um ambiente mais saudável e maduro poderíamos tecer sem "rasgação de seda" o que realmente pensamos.

É uma "p*taria dos infernos! Só vejo tópico dizendo que T6i não foca, é foto com 70-200 IS que não "fotometra" direito,
de que comprou um puta equipamento e quer a "receita" de fotometria para fotografar casamento.

Tem nego no fórum com equipamentos dos sonhos e o maior problema é de BIOS! (Bicho Ignorante Operando o Sistema)

Outra p*taria generalizada é o GAS! "Ai, minha câmera tem 0,00001 de EV à mais, eu faço ISO 12.800.000 e fotografei o buraco negro..."  8-)

F*da-se a D850! a 6D Mark II e discussões sobre preciosismos! Eu tenho certeza que os equipamentos atuais são melhores que 99% dos fotógrafos!

Comprar equipamento novo é "modinha" para suprir minhas carências e fotos medíocres!

Acordei atacado, abração pra turma e vamos escrever com a luz!  :ok:



marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2017, 09:08:58
Na verdade, o que vejo é que as pessoas estão numa corrida desenfreada em busca de equipamentos de ultima geração, com conectividade até com satélites da NASA, pois querem simplesmente apertar o botão de disparo e ter um fotografia ótima - as pessoas estão com preguiça de aprender e isso vai desde o básico, até o que realmente importa, que no caso de fotografia, é a luz.

Por outro lado, em função do grande número de desempregados que o Brasil tem, as pessoas estão buscando tornar os seus hobbies (fotografia, por exemplo), em profissão e isso é bem fácil notar só de dar uma passada pelo mercado livre - as pessoas estão trocando tudo por equipamento fotográfico (nunca vi tanta guitarra ser anunciada com intensão de troca por equipamento fotográfico profissional).

Não desmerecendo ninguém e nem querendo que as pessoas não venham para a fotografia, pelo contrário, mas acho que para se entrar em algo, tem que buscar aprender e falo isso, porque quando comecei com fotografia, o lance era com filme, onde se eu não tivesse certeza da hora certa de disparar o click, com certeza uma ou tantas outras fotografias seriam reveladas e não serviriam para o que eu queria. Hoje não, as pessoas clicam desenfreadamente, para depois escolher as melhores.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2017, 09:09:55
...
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 09:10:51 por Roberto Dellano »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2017, 09:18:19
Curioso o uso de flash.
Sempre gostei de usar até que eu esses dias estava revendo as fotos que o fotógrafo do meu casamento entregou no CD pra gente escolher... e percebi que a maioria das fotos foram feitas sem flash em ISO alto algumas passando até de 2000 em uma D600, abertura de 4 ou mais. interessante a forma que ele usou a luz natural da igreja e do salão de festas... o cara que sabe sabe... e escreve com a luz, pode ser natural, do ambiente ou orquestrada pelo flash mas todas tem sua beleza.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2017, 10:31:16
Curioso o uso de flash.
Sempre gostei de usar até que eu esses dias estava revendo as fotos que o fotógrafo do meu casamento entregou no CD pra gente escolher... e percebi que a maioria das fotos foram feitas sem flash em ISO alto algumas passando até de 2000 em uma D600, abertura de 4 ou mais. interessante a forma que ele usou a luz natural da igreja e do salão de festas... o cara que sabe sabe... e escreve com a luz, pode ser natural, do ambiente ou orquestrada pelo flash mas todas tem sua beleza.


Sim, obviamente quando falo de escrever com luz me refiro a saber usar a luz em todas suas formas.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2017, 12:11:47
é preferência. Não condeno quem prefere luz natural e quer uma câmera q dê conta do recado em condições mais extremas e quem prefere ter o controle total da luz e criar uma cena a partir disso.

São diferentes abordagens e cada tipo requer diferentes ferramentas. Um lado depende de uma câmera melhor, do outro requer flashes mais potentes e por aí vai. O sensor ainda tem muito o que evoluir em DR.

Falaram em filme aí mas como se filme fosse difícil mas na realidade não é. A princípio, em teoria, parece ser mais difícil pq não dá pra prever. Só que mesmo errando o setting, dificilmente a foto estourava e a recuperação na revelação não tem precedentes ainda. Mesmo cagando no clique, vc recuperava a imagem como se tivesse acertado a fotometria na hora do clique. Difícil mesmo era ter que revelar por conta própria, mexer com produtos químicos, ter um ambiente adequado, etc. O clique em si nunca foi barreira pra ninguém dos anos 70 pra cá desde que produziram em grande escala para consumidores casuais.


o errado é o "natural" falar mal e odiar os flashes e o cara do flash falar mal de cara q prefere trabalhar com condições naturais...  :ponder: Deviam se amar mais.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2017, 12:42:48
é preferência. Não condeno quem prefere luz natural e quer uma câmera q dê conta do recado em condições mais extremas e quem prefere ter o controle total da luz e criar uma cena a partir disso...

Na verdade acho que o lance não deve ser nem preferência, mas sim conhecer, pois em determinados casos o fotógrafo pode passar por uma situação que se ele não conseguir tirar leite de pedra, ele não vai conseguir fazer o trabalho.

Claro que a preferência vai sempre contar e até mandar, mas acho que o fotógrafo não pode ser bitolado - se a pessoa gosta de fotografar com luz natural, acho que seria interessante buscar fotografar com flash e vice-versa - isso só faz com que o fotógrafo cresça profissionalmente.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.