Autor Tópico: JPG em eventos e sem tratamento  (Lida 19203 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #105 Online: 06 de Setembro de 2017, 16:17:58
Linda, se vc usa Canon, porque não fotografa em RAW e usa o programa da Canon, o DPP para converter ??

Sei que a idéia não é essa, mas talvez vc não saiba que se usar o DPP, ele vai ler os RAW e vai gerar por default JPG's utilizando as configurações que estavam setadas na câmera no momento da foto, ou seja,  se vc não quiser fazer ajuste nenhum, basta descarregar o cartão, selecionar todas as fotos e mandar fazer uma conversão batch. Pronto, terá todos os JPG como se tivessem saido assim direto da câmera.

É um processo diferente de converter no LR, onde o programa não tem capacidade de gerar automaticamente uma foto com as configurações que vc setou na câmera.

Faça um teste, coloque a câmera em modo monocromático e faça uma foto em RAW. Se abrir no LR, ela irá aparecer por default, colorida. Se abrir no DPP, ela vai aparecer por default monocromática, tal qual a que apareceu no LCD da câmera.

Para mim, em se tratando de fotos "rápidas" é o melhor dos dois mundos. Aproveito a configuração da câmera, dá trabalho 0 para converter e se tiver que fazer alguma correção em uma ou
outra foto, o RAW está lá disponível. Esta conversão rápida aproveita inclusive o picture style se vc instalar no programa de conversão.

E também fica mais fácil criar Picture Styles padrão. Vc pode pegar uma foto e ir mexendo olhando em tempo real como a foto fica. Quando chegar no ponto que vc quer, é só carregar
as configurações do Picture Style na câmara.

O único porém deste processo é que como a rotina de conversão no computador é bem mais eficiente e complexa do que aquela que constrói o JPG diretamente na câmera, o processo é bem mais lento. Mas se vc instalar os softwares originais, não custa fazer um teste.

Boa sorte !!



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 06 de Setembro de 2017, 16:50:47
(por canal)
igual aos nossos monitores LCD. (lembrando que de 24bits para 32bits a diferença é controle de transparência e não de cor)

a propósito, os monitores de tubo tinham a possibilidade teórica de exibir mais cores e com maior precisão que os LCD

Mas a dança da modinha nos levou ao LCD

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Isso já foi debatido mas aí vai...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=61416.0

E aproveite e leia esse também.

http://www.guillermoluijk.com/article/rawbits/index.htm

 :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #107 Online: 06 de Setembro de 2017, 20:21:11
Acho que vocês estão todos errados, fotografar em filme a foto já sai pronta do Minilab, só comprar aqueles álbum de foto que tem aqueles plásticos e tá tudo resolvido...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:




Falando sério: Ao menos nas Fujis tenho visto a galera usar muito o JPEG da câmera pra entregar projetos, fica bacana, mas nem tudo são maravilhas, mesmo ao fotografar com várias simulações de filme, é necessário por vezes ajustar a compensação de exposição pra deixar do jeitinho que se imagina que ficará a imagem...


Eu particularmente acho bacana isso de fotografar em JPEG, por vezes não tenho tempo de tratar fotos, especialmente quando entrego pra amigos.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #108 Online: 06 de Setembro de 2017, 20:31:52
A linda tem uma paciência de Buda...se fosse eu a receber 13 paginas para uma pergunta tao simples, já teria desistido do fórum.

Quanta gente chata / teimosa...Afe
« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 20:32:11 por Rezende_SP »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 06 de Setembro de 2017, 21:01:19

Pois é...  o pessoal da Fuji se sai bem em JPG

Sabe por que ?

Porque é uma camera cara e o povo que compra já tem experiência e menos traumas...



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Cara?








Show me the photos.


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #110 Online: 06 de Setembro de 2017, 21:25:02
Vou postar um alto retrato sem camisa ou vestido com o Picture Style que criei.

O fórum aceita fotos sensuais né?

Já, já posto.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #111 Online: 07 de Setembro de 2017, 10:01:17
Bom dia galerinha.

Gostaria de fotografar eventos em JPG e sem edição ou tratamento das imagens.

Levando em consideração que eu domino as vertentes da fotografia e me dou bem com o formato. Terei alguma dificuldade com os clientes?

Exemplo é que não pretendo cortar as fotos ou tratar a pele. Gostaria de fotografar, escolher as fotos e passar para o produto final.
existem centenas de fotografos que so fazem isso, e muitas"produtoras de nome", que tambem fazem so isso.
cada um trabalha , como acha melhor, ou como sabe fazer.E bem simples o assunto!!!! :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 07 de Setembro de 2017, 14:47:47
Eu trabalho das duas formas, muitas vezes eu quero publicar uma foto direto pelo wifi da minha câmera pras redes sociais ou pra passar pra um amigo, neste caso eu passo jpeg direto, ou ainda quando tenho várias e várias fotos pra tratar, aí eu faço o mesmo, passo direto...

Mas sempre gravo o RAW, às vezes quero trabalhar uma foto pra impressão ou tem um momento que precisa ser mostrado da forma correta para o espectador...


Show me the photos.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #113 Online: 07 de Setembro de 2017, 17:42:05
Eu trabalho das duas formas, muitas vezes eu quero publicar uma foto direto pelo wifi da minha câmera pras redes sociais ou pra passar pra um amigo, neste caso eu passo jpeg direto, ou ainda quando tenho várias e várias fotos pra tratar, aí eu faço o mesmo, passo direto...

Mas sempre gravo o RAW, às vezes quero trabalhar uma foto pra impressão ou tem um momento que precisa ser mostrado da forma correta para o espectador...


Show me the photos.
:ok:, eu faço raw para o trabalho + jpeg basic,para alguma coisa rapida.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 08 de Setembro de 2017, 09:53:37
Sobre TIFF ser RAW, quem discordou de você foi o Armando e não eu.  :ok:

Sobre aprender fotografia na net, eu não recomendo...já peguei muita porcaria.  :ok:

Sugiro cursos com pessoas especializadas que existem de verdade

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Ernesto, desculpe a franqueza colega mas você tem jeito de ser o tipo de aluno que paga uma nota pra fazer um curso com algum professor conceituado, tumultua a aula do cara expondo seu "ponto de vista" (o que acha certo), pega o certificado pra dizer que tem, apesar de que diz que o equipamento é mais importante que o fotógrafo (lembra né... os 100 mil de médio digital? comparados com uma nikonzinha?). e pior depois de tudo isso faz tudo diferente que o professor ensinou fazer pq vc segue uma linha de raciocínio diferente.  :clap: :clap: :clap: :clap:

Vou fazer como muitos aqui. não discutirei mais com você... não vale a pena encher de discussões o fórum com material sem conteúdo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #115 Online: 08 de Setembro de 2017, 12:44:54
pessoal, mantenham-se no tópico por favor.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #116 Online: 08 de Setembro de 2017, 13:03:13
Temos dois mundos, duas escolas, duas linhas de pensamento.... 
Photographers x Photoshopers
O que precisamos é que os Photoshopers aprendam a respeitar os Photographers do mesmo modo que os Photographers respeitam os Photoshopers :ok:
Só é fotógrafo quem tira o arquivo PRONTO da câmera??? Não entendi essa tua colocação!?
Fotógrafo não revela, né? Só aperta o botão... A magia acontece nesse momento e nada mais é preciso..  :aua: :aua: :aua:

Esse é o exemplo do ego que falei anteriormente..
Engraçado que logo adiante tu esbravejou em negrito que fotografava em raw..

Discussão bem inútil essa e nada proveitosa pro fórum...  :no:


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #117 Online: 08 de Setembro de 2017, 14:06:56
Ernesto, não critiquei ninguém em relação ao arquivo RAW, apenas fiz uma observação que ele não é uma "imagem" propriamente dita.

Deixa meu nome de lado e pare de criar animosidade, não citei e nem me referi ao Fabiano  :ok:


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #118 Online: 08 de Setembro de 2017, 14:23:32
Voltando ao tópico...

A solução de usar arquivos JPG em lote no DPP é muito válida, ou mesmo um RAW+JPG, fica com o melhor dos 2 mundos, da praticidade da imagem pronta, e da possibilidade de se debruçar mais e buscar uma edição mais trabalhada que na câmera não é possível.

Exemplo, fiz esta foto para impressão "gigante", são 19 arquivos RAW, verticais:

Represa do Jaguari - Jacareí - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Seria bem complexo fazer o mesmo processo de saída de arquivo em JPG, o RAW me deu maior liberdade na pós, por conter mais informações, principalmente nas altas e baixas luzes.

Quem entrega trabalho para um LAB sabe como qualquer detalhe pode arruinar a imagem linda que se vê na foto, na época foi enviado um TIFF 16 bits com perfil de cor específico.

Tudo tem seu espaço, é uma pena que o "polarização" é tão frequente no fórum, o equilíbrio, que mora no meio, nada!

Cada um sabe onde o calo aperta, mas na minha opinião, mesmo entregando o JPG, sempre guardaria o RAW para uma eventual edição/aprimoramento.


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #119 Online: 08 de Setembro de 2017, 14:24:59
A galera fala tanto...

a linda.. a linda quer saber.. a linda isso..

Como prometido. Um auto retrato sensual com o Picture Style que criei, em JPG direto da câmera, sem tratamento no Lightroom ou Photoshop.

Segue pra me conhecerem..

[/url]IMG_4496 by Linda Silva, no Flickr[/img]
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, 14:25:37 por Linda Fotografia »