Autor Tópico: JPG em eventos e sem tratamento  (Lida 19069 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #30 Online: 05 de Setembro de 2017, 14:03:45
Gostaria de fotografar eventos em JPG e sem edição ou tratamento das imagens.

Hoje você fotografa em que formato?


Levando em consideração que eu domino as vertentes da fotografia e me dou bem com o formato. Terei alguma dificuldade com os clientes?
Pego 4, 6 eventos no mesmo dia e nem preciso estar lá :)  :D


Como é isso? Você domina as vertentes, mas não estará lá?
 :ponder:



Quanto fotografar em JPG é tranquilo, aqui em Sorocaba faço freelance para algumas produtoras, dentre elas, apenas uma usa RAW. O resto é tudo JPG.

Mas para mim, só RAW.


« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 14:04:14 por Roberto Dellano »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #31 Online: 05 de Setembro de 2017, 14:08:16
(...) pô, formatura aqui tem empresa cobrando 5k num album que é feito só por freelances com equipamentos diferentes, equipamentos ruins, em JPG e o tratamento não existe, é uma action pro album inteiro, um verdadeiro lixo por 5k, e essa semana o dono de tava falando comigo que vai trocar uma Trailblazer 2012 por uma Range Rover 0km.

Não apenas concordo que isso é recorrente como já tinha até cantado a bola na primeira resposta:

(...) bastante comum em empresas de formatura, aquelas fotos estilo manada, quantidade > qualidade (...)

A questão é que talvez essa prática não seja a única (nem a melhor) saída. Será que se uma das empresas do ramo de formaturas der um "tapinha" a mais nas fotos e conseguir mostrar uma qualidade um pouco melhor, não pode conseguir ser o fator diferencial?

Cada um precisa avaliar seu fluxo, otimizar a operação, custos, demanda e tudo o mais... mas sou do time que continua achando que o benefício em se dar uma arrumadinha básica num grupo de RAW é bem maior do que o custo de se fazer isso, justificando fazer sob praticamente qualquer circunstância.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #32 Online: 05 de Setembro de 2017, 14:09:50
Quanto tempo você leva pra tratar mil fotos?

caraca acho que estou cobrando barato dos meus trabalhos...

hehehe

Cara, depende do tratamento, mas se for completo, com tratamento de pele e tudo, não rola cara.. só se for editorial de moda. Ai sim.

1mil fotos tratadas leva horas ou dias depende de como estejam e do nível que você quer deixar elas. Trabalho premium leva muito tempo.


Fotografou, passou do cartão para o pc, pede para o lightroom criar visualização 1:1, então escolhe as fotos que serão usadas, depois pede para o lightroom criar visualização inteligente, depois edita uma foto com aquele momento específico, cores, nitidez, contraste, perspectiva, horizonte, passa pra o próximo momento e faz o mesmo e quem sabe tratamento de pele e remoção de objetos da cena...

Quanto você acha que vele um trabalho desses? Levando em consideração que você é um bom fotógrafo.. isso é trabalho pra caramba.. não precisa fazer tudo isso, mas mesmo assim já leva um tempo seu.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #33 Online: 05 de Setembro de 2017, 17:39:34
Pelo visto você já tinha se convencido que queria fazer isso e só criou esse tópico para conseguir validação.
Deixa eu desligar meu modo psicólogo agora.


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 05 de Setembro de 2017, 17:51:14
Fotografa com o celular e manda pelo ZAP. :D ... muito mais em conta :ok:


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:11:02
Linda, eu acho que falta vc aprender pós-produção da maneira correta, vc ta viajando em fazer tratamento de pele, remover objetos, em 1000 fotos. Primeiro que pra entregar mil fotos tem que ser O Casamento, casamentinho desse publico que vc falou 400 fotos estão ó, de bom tamanho.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:22:00
Fotografa com o celular e manda pelo ZAP. :D ... muito mais em conta :ok:
Eu já vi isso... eu já vi isso kkkkkkkkk

em locais turísticos o cara fotografa, vc paga, ele pega a foto em JPG no wifi da camera e te envia via whatsapp...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:22:58
Linda, eu acho que falta vc aprender pós-produção da maneira correta, vc ta viajando em fazer tratamento de pele, remover objetos, em 1000 fotos. Primeiro que pra entregar mil fotos tem que ser O Casamento, casamentinho desse publico que vc falou 400 fotos estão ó, de bom tamanho.

Linda... compre a Nikon D850 ela vai fazer tudo isso pra você... tratar muitas fotos em batch... e você só precisa apertar um botão... quer dizer... a ideia era essa...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #38 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:23:17
E alias, ouve um tempo que não existia o RAW ou tratamento pela maioria dos profissionais e nem por isso deixavam de fazer fotos excelentes.

Hoje em dia eu acho que as pessoas se preocupam mais com a edição do que o clik.


Quando mesmo que não existia o raw em fotografia digital profissional ?

A primeira câmera digital relativamente decente que tive foi uma Olympus C5050 em 2003 e já tinha raw, só que nessa época ninguém era maluco de fazer um casamento com digital, simplesmente porque a qualidade não chegava aos pés da necessária, o que a galera usava era simplesmente FILME.

Já acho 250 fotos um exagero para um casamento. Haja assunto e gente fotogênica...

Acredito que hoje uma Fuji nas mãos de alguém que saiba muito, mas muito bem sobre o comportamento da câmera possa até arriscar jpg em eventos, mas acho isso isso idiotice. É mais ou menos como ter um câmbio de 8 marchas e usar só a primeira e segunda.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:29:30
E alias, ouve um tempo que não existia o RAW ou tratamento pela maioria dos profissionais e nem por isso deixavam de fazer fotos excelentes.

Hoje em dia eu acho que as pessoas se preocupam mais com a edição do que o clik.

Pós tratamento é como revelar um filme... antigamente a preocupação era igual a de agora... no clique e na revelação.

Por isso o Lightroom tem o módulo Revelação saca?

Se disser que não gosta de pós tratamento é uma opinião sua e acredito que todos vão respeitar, mas dizer que "hoje em dia" as pessoas se preocupam demais é exagero... sempre houve esta preocupação. Pensa bem, antigamente se o fotógrafo deixasse mais tempo que o necessário o filme nos compostos químicos matava o rolo inteiro. isso não gerava preocupação?

Em rolos de filme se fazia até efeito especial com a matriz com os compostos químicos... mas acredito que você saiba de tudo isso né? pois domina as vertentes da fotografia.  :ok: :ok: :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #40 Online: 05 de Setembro de 2017, 20:23:46
é umas brigas sem sentido.. um querendo ser melhor e ter mais razão que o outro...

É tipo assim.. tem o club do bolinha e você pra ser aceito tem que ser igual. Se fizer qualquer coisa ou pensar de forma diferente você é expulso do grupo do bolinha..

Bobagem gente. Fotografe mais e menos mimimi.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #41 Online: 05 de Setembro de 2017, 20:35:13
Existe o fotografo que precisar ser empresario.
E o empresario no ramo fotográfico.
Tem espaço para os 02.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 05 de Setembro de 2017, 20:48:43
é umas brigas sem sentido.. um querendo ser melhor e ter mais razão que o outro...

É tipo assim.. tem o club do bolinha e você pra ser aceito tem que ser igual. Se fizer qualquer coisa ou pensar de forma diferente você é expulso do grupo do bolinha..

Bobagem gente. Fotografe mais e menos mimimi.

Uai. Aqui no fórum tem de tudo. E todos defendem sua opinião. Acho que criou um alvoroço foi a forma que você se expressou. Pensa assim. Se você disse que conhece muito de fotografia não precisava perguntar s opinião dos outros e sim dizer que faz assim e que fica bom. Mas aí não teria motivo pra criar o tópico entende? O pessoal aqui, e me incluo são meio torrões mas basicamente ainda deixou a dúvida do pq criar um tópico com uma idéia formada.

Aí eu te faço a pergunta. Você acha que seus clientes vão gostar ou criticar a forma que você fotografa? Ninguém aqui conhece tão bem seus clientes quanto você mesma.  :)
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 20:50:53 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #43 Online: 05 de Setembro de 2017, 20:55:04
Já falei.. queria saber sobre tratamento os possíveis problemas que terei com tratamento de pele principalmente. Se exigirão e como com suas experiências contornar..

Ouço muito.. tira minhas orelhas, espinhas, estou gorda.. etc


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #44 Online: 05 de Setembro de 2017, 20:59:12
Nem precisava, mas a galera pensa que JPG não presta.. não estou dizendo que minha foto é melhor ou pior.

[/url]_MG_2536 by Linda Silva, no Flickr[/img]