Autor Tópico: Ensaio sem compromisso de amiga com uma Fuji x100T [23mm][+Retrato][+Urbano]  (Lida 3064 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #15 Online: 04 de Setembro de 2017, 13:42:38
Gostei bastante. Sou iniciante, mas vou deixar minhas percepções. Talvez algo faça sentido pra você.

Você tem um bom olhar pra composição, e me parece que seu estilo de olhar é mais voltado pro geométrico.
Mas ainda tem espaço pra trabalhar isso junto a modelo.

As suas fotos me passaram a idéia de "modelo e composição".
Acho que o próximo passo seria transformar essa combinação em "modelo com a composição".
Fazendo o assunto virar uma parte ativa da composição, e não só colocá-lo na frente dela.

Na foto 12 você fez isso muito bem. A modelo é uma parte ativa da composição nessa foto.
A luz em seu rosto e a sombra formada no background mesclaram bem todos os elementos da composição com a modelo. Foi minha preferida.

Como me parece que seu olhar é mais geométrico, você pode tentar explorar as composições de quebra de padrão geométrico com suas modelos para introduzí-las nas composições de forma mais efetiva. Nas fotos 05, 06 e 07 você quase fez isso. Com um enquandramento um pouco diferente, fechando um pouco mais e deixando a modelo quebrando as linhas, teria conseguido um efeito mais legal.

Também acho que poderia explorar mais a direção. É difícil dirigir pessoas "normais", e pelo jeito você optou pela rota segura da mão no bolso e coisa e tal. Mas acho que dê pra arriscar mais um pouco. Você pode usar alguns truques, como por exemplo pedir para ela arrumar um lado do cabelo e capturar o movimento natural dela fazendo isso. Tu pode pegar muita coisa legal quando faz a pessoa fazer uma pose sem ela saber que ela está fazendo isso. Também é uma boa estudar as poses você mesmo e demonstrar pra modelo. Vendo você, um marmanjo, fazendo as poses, vai deixar ela mais confortável. heheheh

Já está legal e ainda tem muito potencial seu trabalho, colega! Continue arriscando.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #16 Online: 04 de Setembro de 2017, 15:27:42
Pra mim foi relativamente fácil observar essa questão da evolução durante o ensaio porque comigo acontece o mesmo!  :assobi:

Com relação a ser diferente tentei me referir ao estilo da foto, com essa pegada meio street: acho que nunca fiz nada assim, e vejo bastante nas suas galerias.
entendo!

sobre ficar mais à vontade talvez as fotos q escolhi pra apresentar aqui tenha induzido um pouco pra essa idéia

algumas do começo:







Não sei que distorção estão se referindo. 35mm é uma DF que permite ficar a uma distância razoável para fotos assim, que incluem o ambiente.

Eu achei as poses repetitivas, modelo em pé, de frente pra câmera, no centro da foto.
Me parece que a ideia era fugir de posar como uma modelo e tentar uma coisa mais natural, mas é um ideia que ainda precisa ser lapidada.

A foto 8 a luz não ajuda, ela está apertando os olhos. É um dos desafios de fotografar só com luz disponível, nem sempre a composição combina com a luz no modelo.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Antes de mais nada agradeço pela análise ;)

Ninguém falou em distorção. Apenas citei se poderia ser algo do tipo pq eu tbm tenho esse pensamento igual a sua de que dependendo de como for feita, não vai haver distorção. Ainda mais nessa distância. As pessoas pressupõem o pior pra ja vir querendo corrigir outros. Pega leve com a gente. Parar de subestimar o pessoal. No final das contas não era nem essa a dúvida do Elder.  :ok:

De fato as poses são repetidas. Como não havia nenhuma pretenção, nenhum tipo de tema elaborado pra tal, acabou sendo algo q não incomodou muito mas para fins de treino, teria sido bom fazer diferentes poses sim.

Minha opinião sobre a modelo sair no centro em muitas fotos? Achei que ficou muito melhor que na regra dos terços sinceramente. Gosto dos terços e gosto muito dos centralizados também. Não vejo problema disso impregnar o ensaio todo até pq ninguém reclama quanto existem ensaios por aí sem uma fotinha sequer centralizada! O oposto a galera sai metendo o pau :/. Aí fica parecendo q uma regrinha de composição super básica parece ser mais importante que as outras regras de composição. Quando na realidade é uma entre dezenas e dezenas. Acaba se sobrepondo às outras quando na realidade são todas farinha do mesmo saco.

Resumindo. Boa parte estar centralizada tbm não vejo problema algum. Não achei q ficou devendo para as fotos descentralizadas.

Gostei bastante. Sou iniciante, mas vou deixar minhas percepções. Talvez algo faça sentido pra você.

Você tem um bom olhar pra composição, e me parece que seu estilo de olhar é mais voltado pro geométrico.
Mas ainda tem espaço pra trabalhar isso junto a modelo.

As suas fotos me passaram a idéia de "modelo e composição".
Acho que o próximo passo seria transformar essa combinação em "modelo com a composição".
Fazendo o assunto virar uma parte ativa da composição, e não só colocá-lo na frente dela.

Na foto 12 você fez isso muito bem. A modelo é uma parte ativa da composição nessa foto.
A luz em seu rosto e a sombra formada no background mesclaram bem todos os elementos da composição com a modelo. Foi minha preferida.

Como me parece que seu olhar é mais geométrico, você pode tentar explorar as composições de quebra de padrão geométrico com suas modelos para introduzí-las nas composições de forma mais efetiva. Nas fotos 05, 06 e 07 você quase fez isso. Com um enquandramento um pouco diferente, fechando um pouco mais e deixando a modelo quebrando as linhas, teria conseguido um efeito mais legal.

Também acho que poderia explorar mais a direção. É difícil dirigir pessoas "normais", e pelo jeito você optou pela rota segura da mão no bolso e coisa e tal. Mas acho que dê pra arriscar mais um pouco. Você pode usar alguns truques, como por exemplo pedir para ela arrumar um lado do cabelo e capturar o movimento natural dela fazendo isso. Tu pode pegar muita coisa legal quando faz a pessoa fazer uma pose sem ela saber que ela está fazendo isso. Também é uma boa estudar as poses você mesmo e demonstrar pra modelo. Vendo você, um marmanjo, fazendo as poses, vai deixar ela mais confortável. heheheh

Já está legal e ainda tem muito potencial seu trabalho, colega! Continue arriscando.

Sim. Tive uma preocupação com geometria nesse ensaio. A idéia foi caçar paredes legais pra usar como pano de fundo. Eu queria muito q ela tivesse ficado mais soltinha, boba e alegre (afinal é amiga) mas acabou não dando muito certo.

Essa idéia do "modelo com a composição" acho q acertei só na última. O intuito foi tentar casar as duas coisas e dar relevância para os dois. Só que faltou um pouco mais de entrosamento entre os dois elementos.

Como já falei nos posts anteriores meu ponto fraco ta sendo na direção! Acho que assim que acertar melhor nisso o resto flui mais naturalmente. Como integrar melhor a modelo com o ambiente q vc comentou no início do post!

Vc acertou bem nas avaliações e levantou pontos bem pertinentes compreendendo o q estava querendo fazer. Valeu pela análise
« Última modificação: 04 de Setembro de 2017, 15:38:40 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2017, 15:50:22
Um aspecto legal q ninguém comentou que to repensando aqui na minha auto-análise

é não centralizar, nem colocar em uma das linhas verticais do terço. Se repararem bem eu não corto a mina exatamente ao meio em 90% das imagens

ás vezes ela ta raspando na linha do meio. Eu acho essa idéia de composição diferente. Pra minha percepção ele é efetivo pq não vai para os clichês e continua legal em termos de espacialização.

Acho q o resultado no final teria ficado mais legal se ela fosse melhor dirigido e tivesse feito umas poses mais diferentes como levantaram aí no tópico (que eu concordo 100%)

DISCLAIMER:

Não interpretem meus questionamentos das análises recebidas como "cabeça dura" "não sabe escutar crítica negativa" "retrucada" etc nem nada. O que quero é justamente algo melhor embasado nas questões mais substanciais da fotografia, que alguns conseguiram fazer muito bem na avaliação (maioria na verdade. agradeço à todos).

O que não quero é análise meio superficial como se eu não soubesse do que to fazendo. Tipo.. existem coisas óbvias nas fotos que quem tem olho, vai enxergar na lata logo de cara tendo ou não experiência na fotografia. Por exemplo, eu tenho consciência de que a composição da menina ta quase ou 100% centralizado na foto e que é algo muito recorrente no ensaio todo. Só que apontar isso como um problema só pela repetição de uso ao invés de apontar que funciona ou não funciona para uma determinada foto não acho lá tão interessante. Sei lá. Não sei e entenderam o que quis dizer.



« Última modificação: 04 de Setembro de 2017, 16:06:27 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2017, 16:33:39
Fiz uma edição (bem porca, desculpe) em uma das suas fotos pra te dar um exemplo de composição de quebra de padrão geométrico que comentei.
Um jeito simples de fazer a modelo participar de uma forma mais ativa na composição.
Um passo pro lado e um quadro mais fechado na primeira foto conseguiria esse efeito.



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2017, 17:27:23
Fiz uma edição (bem porca, desculpe) em uma das suas fotos pra te dar um exemplo de composição de quebra de padrão geométrico que comentei.
Um jeito simples de fazer a modelo participar de uma forma mais ativa na composição.
Um passo pro lado e um quadro mais fechado na primeira foto conseguiria esse efeito.



bela dica! Curti e confesso q nem pensei nisso na hora

vou ver se fico mais atento para esse tipo de detalhe na próxima  :worship:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2017, 22:15:15
Interessante esse "divisor de águas" aí... ou no caso, divisor de padrão/textura.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2017, 20:11:21
Nao gostei, mas vi potencial em tres para a minha educacao visual...

A numero 8 e penso que seria uma otima imagem se na vertical, que da mais imponencia ao sujeito retratado e cechado na modelo, a ponto de deixar apenas um pouco dos predios e algums lastros de elementos da rua e calcada no segundo plano. deixando aquele homem sentado na atras para fora da foto. Assim penso destacar a expressao dela e criam uma foto mais interessante e centrada no sujeito.

A 9 tambem, um pouco mais fechado destacando somente os cartazes e ela entre os cartazes. Nao precisamos ver e nem saber o que esta alem dos cartazes no ambiente. Na verdade esse espaco acima dos cartazes e essa distancia do da modelo deixa a foto muito entregue visualmente falando. Penso que ai tem a oportunidade de criar algo em que so exista ela e os cartazes e o resto fica para a imaginacao do espectador.

A numero 10, penso que na vertical ficaria melhor nessa cena. Ha muito espaco vazio a esquerda da imagem que cria um certo desequilibrio na minha opiniao. A partir do final da vitrine no segundo plano ja nao interessa a imagem, e retirando essa parte vazia e que nao interessa a imagem, a imagem passa a destacar o que interessa, que eh a composicao do corpo dela e o arrando dela no ambiente.
A linha do balcao na diagonal que ela se apoia, cria um balando legal com a linha da direcao dos olhos dela. E para complementar a linha do corpo dela a isso cria um triagulo harmoniano e dinamico a imagem, realcado pelo angulo do balcao que tambem cria uma certa dinamicidade, que junto com a atencao dos olhos voltado para fora da imagem, mas visivelmente a janela evidenciada pelo reflexo nela, da uma otima narrativa.
Mas tudo isso perde um pouco do impacto pela distracao e desequilibrio causado pelo epaco vazio e desnecessario.
A vitine no segundo plano nao precisa estar evidente e nem o ambiente. Na verdade, quanto menos evidente melhor, deixando so uma parte de de tais elementos para apenas nos trazer a ideia.


A numero 12 eu tambem acho que da para aproximar mais e eliminar o vazio desnecessario. aproximando as bordas do circulo destacado na parede e destacando a expressao da modelo e a luz no rosto da modelo

Em geral eu penso que as fotos estao muito distantes, ambientacao muito entregue nao restando muito para a imaginacao e memoria visual do expectador

E tirando essas tres que comentei, nao gostei da ambientacao das demais (nao quero dizer que eu nao tenha gostado do local, mas sim da maneira que o segundo plano eh enquadrado e como a modelo e arranjada no ambiente).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2017, 02:17:42
Um aspecto legal q ninguém comentou que to repensando aqui na minha auto-análise

é não centralizar, nem colocar em uma das linhas verticais do terço. Se repararem bem eu não corto a mina exatamente ao meio em 90% das imagens

ás vezes ela ta raspando na linha do meio. Eu acho essa idéia de composição diferente. Pra minha percepção ele é efetivo pq não vai para os clichês e continua legal em termos de espacialização.

Acho q o resultado no final teria ficado mais legal se ela fosse melhor dirigido e tivesse feito umas poses mais diferentes como levantaram aí no tópico (que eu concordo 100%)

DISCLAIMER:

Não interpretem meus questionamentos das análises recebidas como "cabeça dura" "não sabe escutar crítica negativa" "retrucada" etc nem nada. O que quero é justamente algo melhor embasado nas questões mais substanciais da fotografia, que alguns conseguiram fazer muito bem na avaliação (maioria na verdade. agradeço à todos).

O que não quero é análise meio superficial como se eu não soubesse do que to fazendo. Tipo.. existem coisas óbvias nas fotos que quem tem olho, vai enxergar na lata logo de cara tendo ou não experiência na fotografia. Por exemplo, eu tenho consciência de que a composição da menina ta quase ou 100% centralizado na foto e que é algo muito recorrente no ensaio todo. Só que apontar isso como um problema só pela repetição de uso ao invés de apontar que funciona ou não funciona para uma determinada foto não acho lá tão interessante. Sei lá. Não sei e entenderam o que quis dizer.
Esse negocio de colocar a modelo no centro, linha do terco ou entre eh irrelevanre em si. O que inporta eh a composicao da imagem, o arranjo da modelo com os demais elementos e mensagem visual, ou seja equilibrio e mensagem visual. Se a modelo aparece centralizada ou no canto deve ser apenas a consequencia do que se busca trasmitir e do arranjo da foto. Nao o objetivo em si sem proposito nenhum. (Digo tudo isso nao insinuando critica ao que vc disse ou a suas fotoa, mas sim aproveitando o assunto que vc levantou).

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2017, 10:27:13
Nao gostei, mas vi potencial em tres para a minha educacao visual...

A numero 8 e penso que seria uma otima imagem se na vertical, que da mais imponencia ao sujeito retratado e cechado na modelo, a ponto de deixar apenas um pouco dos predios e algums lastros de elementos da rua e calcada no segundo plano. deixando aquele homem sentado na atras para fora da foto. Assim penso destacar a expressao dela e criam uma foto mais interessante e centrada no sujeito.

A 9 tambem, um pouco mais fechado destacando somente os cartazes e ela entre os cartazes. Nao precisamos ver e nem saber o que esta alem dos cartazes no ambiente. Na verdade esse espaco acima dos cartazes e essa distancia do da modelo deixa a foto muito entregue visualmente falando. Penso que ai tem a oportunidade de criar algo em que so exista ela e os cartazes e o resto fica para a imaginacao do espectador.

A numero 10, penso que na vertical ficaria melhor nessa cena. Ha muito espaco vazio a esquerda da imagem que cria um certo desequilibrio na minha opiniao. A partir do final da vitrine no segundo plano ja nao interessa a imagem, e retirando essa parte vazia e que nao interessa a imagem, a imagem passa a destacar o que interessa, que eh a composicao do corpo dela e o arrando dela no ambiente.
A linha do balcao na diagonal que ela se apoia, cria um balando legal com a linha da direcao dos olhos dela. E para complementar a linha do corpo dela a isso cria um triagulo harmoniano e dinamico a imagem, realcado pelo angulo do balcao que tambem cria uma certa dinamicidade, que junto com a atencao dos olhos voltado para fora da imagem, mas visivelmente a janela evidenciada pelo reflexo nela, da uma otima narrativa.
Mas tudo isso perde um pouco do impacto pela distracao e desequilibrio causado pelo epaco vazio e desnecessario.
A vitine no segundo plano nao precisa estar evidente e nem o ambiente. Na verdade, quanto menos evidente melhor, deixando so uma parte de de tais elementos para apenas nos trazer a ideia.


A numero 12 eu tambem acho que da para aproximar mais e eliminar o vazio desnecessario. aproximando as bordas do circulo destacado na parede e destacando a expressao da modelo e a luz no rosto da modelo

Em geral eu penso que as fotos estao muito distantes, ambientacao muito entregue nao restando muito para a imaginacao e memoria visual do expectador

E tirando essas tres que comentei, nao gostei da ambientacao das demais (nao quero dizer que eu nao tenha gostado do local, mas sim da maneira que o segundo plano eh enquadrado e como a modelo e arranjada no ambiente).

valeu pela análise bacana  :ok: Achei válido algumas questões. Com relação à foto vertical da 10 eu concordo sim. Tenho uma inclusive na vertical tbm mas não postei.

É engraçado pq os espaços negativos já eu tenho opinião diferente. Eu gosto dos vazios. Eu gosto da distância e o "fundo aparecer demais". Não é uma abordagem tradicional de retrato pq o retrato é basicamente quase preenchido pelo objeto principal (a pessoa). Errando ou não, não foi sem querer. Eu sabia q estava mais longe q o usual e que não estava dando devida atenção à modelo.

sobre "não deixar na imaginação da pessoa" é extremamente questionável. Pra mim é justamente o contrário. O que eu apresento no frame/background não é grande coisa à ponto de tirar a imaginação do espectador. Em contra partida, fazer o contrário (seguir o que vc fala) corta até espaço pra imaginação na realidade pq é a pessoa e só. É um "canvas branco" onde não dá margem alguma pra contextualizar  :ponder:


Não sei. A distância q tomei achei interessante mesmo. Aquela dos posters do fundo, por exemplo, me remetem ao frame de cinema. Widescreen só q natural. Sem cropar a foto. A 8 tem um efeito similar. Nessa em específico, acho q na horizontal tem muito mais força em questões de composição que na vertical. É que a idéia é dividir 50/50. Retrato é 80% modelo mas eu tentei outra abordagem mesmo (tendo funcionado ou não).
« Última modificação: 07 de Setembro de 2017, 10:36:44 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #24 Online: 07 de Setembro de 2017, 10:29:45
Esse negocio de colocar a modelo no centro, linha do terco ou entre eh irrelevanre em si. O que inporta eh a composicao da imagem, o arranjo da modelo com os demais elementos e mensagem visual, ou seja equilibrio e mensagem visual. Se a modelo aparece centralizada ou no canto deve ser apenas a consequencia do que se busca trasmitir e do arranjo da foto. Nao o objetivo em si sem proposito nenhum. (Digo tudo isso nao insinuando critica ao que vc disse ou a suas fotoa, mas sim aproveitando o assunto que vc levantou).

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk

Mas é o que penso. Por isso achei vazio o modo como ele transmitiu a crítica. Não entendi o problema q ele estava querendo apontar pq eu penso o q vc basicamente escreveu. Mesmo q eu tenha falhado em acertar alguma composição

Enfim. To até relendo se post anterior pra ver os pontos q posso melhorar  :ok:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 07 de Setembro de 2017, 11:16:36
Em contra partida, fazer o contrário (seguir o que vc fala) corta até espaço pra imaginação na realidade pq é a pessoa e só. É um "canvas branco" onde não dá margem alguma pra contextualizar  :ponder:
Se chegar a esse ponto eh pq passou do limite.