Autor Tópico: Fujifilm anuncia o desenvolvimento do “FUJIFILM X RAW STUDIO”  (Lida 11564 vezes)

Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Uma boa notícia para quem usa / trabalha com as câmeras Fujifilm X-Pro2; X-T2 e X100F:



Fujifilm announces development of new RAW conversion system “FUJIFILM X RAW STUDIO”.
September 7, 2017

FUJIFILM Corporation (President: Kenji Sukeno) has announced that it is developing a new RAW conversion system, “FUJIFILM X RAW STUDIO”.

“FUJIFILM X RAW STUDIO” enables users to quickly and easily convert RAW files with outstanding image quality, once a camera is connected to a Mac or PC via USB cable.

Exceptional image quality is retained, as the X RAW STUDIO system utilizes the X Processor Pro in the camera instead of the CPU in the computer,

Due to the increasing size of RAW files, users have found batch conversion to be an issue, as it takes more and more time as a result. However, using the high performance “X Processor Pro” processor, this batch conversion is handled far more efficiently as a result.

This new software is due to be available from late November 2017.

<Main Features>

- Convert RAW images on the computer (Single / Batch Process)
- Preview converting images
- Save, load, or copy conversion profiles.

    * Specifications, window images subject to change without notice.
    * RAW conversion is compatible with a RAW file taken by the same model as the connected camera.

<Due Release>

Application Software “FUJIFILM X RAW STUDIO”

for Mac :            Late November 2017
for Windows :    Late January 2018

“FUJIFILM X RAW STUDIO” system compatible camera firmware

FUJIFILM GFX 50S:    Late November 2017 (Ver.2.00)
FUJIFILM X-T2:            Late November 2017 (Ver.3.00)
FUJIFILM X-Pro2:    Late December 2017 (Ver.4.00)
FUJIFILM X100F:    Late December 2017 (Ver.2.00)

Fonte: http://www.fujifilm.com/news/n170907_08.html


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2017, 14:13:36
Ponto pra Fuji.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2017, 15:07:43
Olha outro tópico aqui que vai causar...
 :snack: :snack: :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2017, 15:47:35
Ponto pra Fuji.
achei também


Show me the photos.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2017, 16:37:21
Outro ponto, PhaseOne e Hasselblad já largaram a Adobe, DxO & Friends... há anos

E se consagraram sem sites, sem youtubers....

Seus softwares Phocus e CaptureOne são ótimos e se eu fosse a Fuji, faria o mesmo. Um software dedicado que converta o RAW dela melhor que todos.

Se ele couber dentro da câmera, será mais uma quebra de paradigma, coisa que a Fuji já se acostumou a fazer no APS-C.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

E o Capture One é ótimo pra Fuji também, mas o grande problema é que a suite mais usada ainda é da Adobe.

A Adobe é malandra, hoje a compatibilidade com a Fuji já é muito boa.


Show me the photos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2017, 18:49:43
E o Capture One é ótimo pra Fuji também, mas o grande problema é que a suite mais usada ainda é da Adobe.

A Adobe é malandra, hoje a compatibilidade com a Fuji já é muito boa.


Show me the photos.


Problema para quem usa, não para quem não usa  :D

A versão mais recente do Raw File Converter EX 2.0 , vulgo Silkypix OEM para Fuji, está bem razoável, só continua lerda de doer. O macete é usar o sharpen do tipo "pure detail". Mas o programa deixa a desejar na interface de japones com a cara cheia de saquê, tem coisas repetidas e alguns termos que ninguém mais usa. Se bem que a interface do Iridient não fica atrás em "ruinzisse".

Só que essa de usar o processador da camera não me convence muito, a USB, mesmo 3.0 é lenta para isso. Só vendo mesmo para opinar.




cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2017, 23:35:44

Problema para quem usa, não para quem não usa  :D

A versão mais recente do Raw File Converter EX 2.0 , vulgo Silkypix OEM para Fuji, está bem razoável, só continua lerda de doer. O macete é usar o sharpen do tipo "pure detail". Mas o programa deixa a desejar na interface de japones com a cara cheia de saquê, tem coisas repetidas e alguns termos que ninguém mais usa. Se bem que a interface do Iridient não fica atrás em "ruinzisse".

Só que essa de usar o processador da camera não me convence muito, a USB, mesmo 3.0 é lenta para isso. Só vendo mesmo para opinar.

A grande questão é que inevitavelmente a Adobe tem o melhor workflow e as melhores ferramentas pra profissionais, renegar isso é renegar o mercado e a Fuji precisa estar no mercado já que chegou depois na festa.


Show me the photos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2017, 02:09:07
A grande questão é que inevitavelmente a Adobe tem o melhor workflow e as melhores ferramentas pra profissionais, renegar isso é renegar o mercado e a Fuji precisa estar no mercado já que chegou depois na festa.


Show me the photos.


Não sei. A Fuji está fazendo o que ela sempre fez. Não será o mau suporte de um fabricante de software, por mais que seja o padrão que irá definir se a Fuji irá ou não ter sucesso, e sim a qualidade do seu sistema e o respeito que a Fuji terá pelos seus seguidores. Nenhum outro fabricante implementa tantas modificações de firmware baseadas no que os usuários querem como a Fuji.

Acho que foi o contrário, a Adobe que comeu mosca e esnobou o sistema no início e várias pessoas migraram para o C1, além do fato de muita gente estar de saco cheio da estória da assinatura anual. Agora está correndo atrás do prejuizo e da má imagem que ficou com o péssimo resultado do processamento do x-trans.

Não é porque 90% do mercado usa Adobe que eles são os melhores. Eles não tiveram concorrentes sérios por muitos anos e dominaram o mercado, mas isso está mudando. Lembra muito a farra das montadoras nacionais antes da abertura para os importados aqui no Brasil. Todo mundo achava Fusca e Gol o máximo, quem não tinha era considerado quase um pária.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, 02:12:44 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2017, 06:53:50

Não sei. A Fuji está fazendo o que ela sempre fez. Não será o mau suporte de um fabricante de software, por mais que seja o padrão que irá definir se a Fuji irá ou não ter sucesso, e sim a qualidade do seu sistema e o respeito que a Fuji terá pelos seus seguidores. Nenhum outro fabricante implementa tantas modificações de firmware baseadas no que os usuários querem como a Fuji.

Acho que foi o contrário, a Adobe que comeu mosca e esnobou o sistema no início e várias pessoas migraram para o C1, além do fato de muita gente estar de saco cheio da estória da assinatura anual. Agora está correndo atrás do prejuizo e da má imagem que ficou com o péssimo resultado do processamento do x-trans.

Não é porque 90% do mercado usa Adobe que eles são os melhores. Eles não tiveram concorrentes sérios por muitos anos e dominaram o mercado, mas isso está mudando. Lembra muito a farra das montadoras nacionais antes da abertura para os importados aqui no Brasil. Todo mundo achava Fusca e Gol o máximo, quem não tinha era considerado quase um pária.

Verdade, mas a Adobe não é a melhor mesmo, o que ocorre é que ela (como você disse) foi a única opção por anos.


Show me the photos.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2017, 08:15:02
Legal essa opção.

Creio que a USB 3.0 não será muito uma limitação, pois os RAWs vão estar na câmera, e o que vc vai baixar serão os JPGs que vc estará processando, que são bem menores. E o fluxo de dados dos comandos de edição é pequeno.

A questão é que software de fabricante de câmera tem sempre alguns pontos fracos cruciais, seja na interface, no workflow, ou na qualidade e disponibilidade de ferramentas.

Ainda acho que a melhor opção foi a adotada pela Sony: fazer um bem bolado com uma empresa de software, fornecendo toda a sua tecnologia de debayering para a Phase One, e depois lançar uma versão do Capture One exclusiva pra Sony, por uma fração do preço do programa completo.

Aí vc tem o melhor dos dois mundos: um software ótimo, e com um demosaicing perfeitamente ajustado pra sua câmera.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, 08:15:58 por davi_ssilva »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2017, 08:15:29
Verdade, mas a Adobe não é a melhor mesmo, o que ocorre é que ela (como você disse) foi a única opção por anos.


Show me the photos.

x2

Única opção por anos, comparo isso com o Windows, tem vários problemas mas é ainda a única opção que 90% dos usuários consideram de fácil uso.

Sem contar que o core de processamento do Lightroom é muito pouco otimizado para processadores novos, segundo a Adobe eles teriam que refazer o core inteiro previsão para os próximos anos... (?)
É triste ver 8 núcleos de processamento em 35% ao exportar RAW para JPG...

Adobe, Microsoft, Autodesk esses caras andam de acordo com a maré...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2017, 08:22:36
Creio que a USB 3.0 não será muito uma limitação, pois os RAWs vão estar na câmera, e o que vc vai baixar serão os JPGs que vc estará processando, que são bem menores. E o fluxo de dados dos comandos de edição é pequeno.

 :ok:

Só complementando que USB 3.0 já tem velocidade de 4.8Gb por segundo (480MBytes/segundo).
Velocidade de um SSD. ou compatível com a SATA3, neste sentido seria virtualmente a mesma coisa que ter um disco interno.

A limitação não será pelo barramento USB 3.0 e sim pela controladora USB da câmera que acredito ser mais lenta mas que não comprometerá a velocidade de processamento (também a controladora do PC que será usado que cada fabricante limita em alguma coisa).

Usar o barramento USB 3.0 é a mesma coisa que ter 5 cabos de rede conectados ao seu computador operando em FULL, é muita velocidade.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, 08:23:09 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2017, 09:50:50
:ok:

Só complementando que USB 3.0 já tem velocidade de 4.8Gb por segundo (480MBytes/segundo).
Velocidade de um SSD. ou compatível com a SATA3, neste sentido seria virtualmente a mesma coisa que ter um disco interno.

A limitação não será pelo barramento USB 3.0 e sim pela controladora USB da câmera que acredito ser mais lenta mas que não comprometerá a velocidade de processamento (também a controladora do PC que será usado que cada fabricante limita em alguma coisa).

Usar o barramento USB 3.0 é a mesma coisa que ter 5 cabos de rede conectados ao seu computador operando em FULL, é muita velocidade.
Não sei se estou vendo certo, mas a velocidade padrão da USB 3.0 é de 480 megabits/segundo. Convertendo para megabytes, isso dá algo como 60MB/s, ou seja, bem abaixo da velocidade de um bom SSD (que costuma ser da ordem de 500 - 550MB/s).


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2017, 21:11:30
Não sei se estou vendo certo, mas a velocidade padrão da USB 3.0 é de 480 megabits/segundo. Convertendo para megabytes, isso dá algo como 60MB/s, ou seja, bem abaixo da velocidade de um bom SSD (que costuma ser da ordem de 500 - 550MB/s).

USB 2.0 480Mbit ou 60MB
USB 3.0 5Gbit ou 480MB

https://www.showmetech.com.br/usb-2-0-vs-usb-3-0-vs-usb-3-1-tipo-c-qual-e-a-diferenca/

 :ok:
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, 21:17:12 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2017, 21:18:35
Agora pensa na USB 3.1 10Gbit  :eek:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.