Autor Tópico: Fujifilm anuncia o desenvolvimento do “FUJIFILM X RAW STUDIO”  (Lida 11570 vezes)

davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2017, 21:22:15


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Setembro de 2017, 21:32:15
Interessante a informação... vamos aguardar para ver o que virá de novidade para o processamento RAW da FUJI.
Como a maioria também me acostumei com o fluxo do LR e consigo resultados com maior rapidez através dele... mas... a FUJI me fez um enorme favor....no início o suporte ao XTrans era bem pior do que hoje no LR, então tive um estímulo para testar Capture One, RawTherapee, Silkypix, PhotoNinja, Iridient X Transformer.... estes testes foram muito importantes para mim, percebi o quanto o LR é deficiente em uso do hardware e demosaico do RAW - não só da FUJI, mas também dos RAWs que possuía da Canon 6D... enfim foi muito bom enxergar fora da caixinha !
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2017, 00:25:42
O protocolo usado pela USB, infelizmente é lento e não aproveita toda a banda teórica.

O USB2 nunca dá taxa sustentada de mais de 30 MB/s e o USB3 sustenta uns 80 MB/s. Teoricamente deveria dar uns 400 MB/s

Não sei se por causa do gargalo da USB, se a CPU da câmera compensaria. Só esperando para ver.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2017, 00:29:13
... estes testes foram muito importantes para mim, percebi o quanto o LR é deficiente em uso do hardware e demosaico do RAW - não só da FUJI, mas também dos RAWs que possuía da Canon 6D... enfim foi muito bom enxergar fora da caixinha !

Ja testou o DxO ? Na minha opinião é o melhor para Bayer.

Vou dar uma futucada melhor no Silkypix novo e ver como se comporta com a Fuji. Uma coisa que me surpreendeu foi o suporte nativo da Apple para o X-Trans, via Aperture.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2017, 12:14:05
O protocolo usado pela USB, infelizmente é lento e não aproveita toda a banda teórica.

O USB2 nunca dá taxa sustentada de mais de 30 MB/s e o USB3 sustenta uns 80 MB/s. Teoricamente deveria dar uns 400 MB/s

Não sei se por causa do gargalo da USB, se a CPU da câmera compensaria. Só esperando para ver.

O problema não é o padrão USB 3.0 o problema são as controladoras que usam na montagem dos equipamentos que não sustentam o padrão.

Acredito que as câmeras usem uma controladora boa. Fica o problema nos computadores que só os tops usam controladoras capazes de sustentar essa velocidade.

Tenho um notebook da Avell, estes caras são feras e dão pau nos Dell alienware. Só que se paga o valor por isso.

Tanto que da pra comprar aquelas placas externas que conecta no USB 3.0 e tem saída até pra Hdmi. O padrão é de 5gbit sustenta até vídeos em 4k de banda.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 10 de Setembro de 2017, 12:21:26
Olhem o que um único USB 3.1 sustenta
http://m.orico.cc/goods.php?id=6361
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Setembro de 2017, 12:38:21
pessoal, vamos focar no assunto do tópico por favor.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Setembro de 2017, 12:44:47
pessoal, vamos focar no assunto do tópico por favor.

Ué... Se o processamento vai ser na câmera saber se o padrão USB sustenta ou não isso não é importante?

Blz.  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 10 de Setembro de 2017, 19:41:21
Ué... Se o processamento vai ser na câmera saber se o padrão USB sustenta ou não isso não é importante?

Blz.  :ok:

Isso vai depender de como for feito. Se for algo tipo cliente-servidor, o programa manda comandos para a câmera e ela processa, retornando para o computador o resultado para ser visto. De qualquer forma, tem dois gargalos, que é a velocidade do barramento SD da câmera que vai ler e escrever feito doido nele e a transferencia de uma imagem grande para o micro. Só vendo mesmo, não dá muito para chutar.

O que eu não gostaria seria o excesso de escritas no cartão.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Setembro de 2017, 20:39:26

O que eu não gostaria seria o excesso de escritas no cartão.

Que acho que é exatamente o que vai acontecer... a RAM da câmera não vai conseguir guardar tudo que precisa... vai tostar o cartão kkkk
Só não entendi pq centralizar na câmera... será que é pra evitar hackear o fonte do RAW? até onde sei dos programas de terceiros não traduzem muito bem o RAW da Fuji, talvez seja por isso.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 10 de Setembro de 2017, 23:32:39
Isso vai depender de como for feito. Se for algo tipo cliente-servidor, o programa manda comandos para a câmera e ela processa, retornando para o computador o resultado para ser visto. De qualquer forma, tem dois gargalos, que é a velocidade do barramento SD da câmera que vai ler e escrever feito doido nele e a transferencia de uma imagem grande para o micro. Só vendo mesmo, não dá muito para chutar.

O que eu não gostaria seria o excesso de escritas no cartão.
Também acho que vai ser assim... E, se for assim, realmente pode acabar diminuindo a vida útil do cartão...
A RAM que ela deve usar na câmera deve ser a mesma utilizada para fazer o buffer nas rajadas contínuas... E também não sei se isso é muito bom...
Que acho que é exatamente o que vai acontecer... a RAM da câmera não vai conseguir guardar tudo que precisa... vai tostar o cartão kkkk
Só não entendi pq centralizar na câmera... será que é pra evitar hackear o fonte do RAW? até onde sei dos programas de terceiros não traduzem muito bem o RAW da Fuji, talvez seja por isso.
Acho que pode ser mesmo pra proteger o processo de demosaicing proprietário da Fuji... E tem tbm a questão de se evitar a variabilidade de performance do software e facilitar a questão do suporte aos eventuais erros. Utilizando a câmera como central de processamento, todo mundo vai ter praticamente a mesma performance e os mesmos erros.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2017, 23:44:42 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Setembro de 2017, 00:39:38
Só acho completamente idiota querer proteger o algoritmo de demosaic, eles precisam que isso seja aberto e não fechado.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Setembro de 2017, 21:09:19
Talvez a Fuji não tenha interesse que se fotografe em RAW e lançou isso só para dizer que tem solução RAW...


Não entendo porque a GFX nem é X-trans...




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


Pelo que pude entender para o que o XTrans se propõe a fazer o máximo seriam 24mpx, mais que isso os problemas de moirê desaparecem e nesse caso torna-se desinteressante.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 18 de Setembro de 2017, 22:51:04
Só acho completamente idiota querer proteger o algoritmo de demosaic, eles precisam que isso seja aberto e não fechado.


Duvido que seja o caso de ser fechado.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2017, 22:51:17 por AFShalders »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 05 de Novembro de 2017, 22:00:16
Eu instale esse treco e achei muito ruim. Nem suporte pra tela 5k ele tem. Interface toda borrada.

Em compensação, o Silkypix Pro 8 é um espetáculo de um conversor.

E nem só pra Fuji não, as imagens da 5DSr convertidas no LR parecem fotos de smartphone fora de foco se comparadas à saída do Silkypix.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk
« Última modificação: 05 de Novembro de 2017, 22:02:06 por Claudio Rombauer »