Autor Tópico: onde focar para se ter uma maior nitidez?  (Lida 5732 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #15 Online: 22 de Outubro de 2017, 21:49:13
Discordo frontalmente quanto à sua afirmação de existir pessoas de "nomes genéricos, sem galeria de fotos, site, Flickr, sempre com as mesmas perguntas polêmicas ou infantis...", associada à perfis falsos ou de pessoas que necessitam de "ajuda psiquiátrica' apenas ao apresentar questão como a deste post que, para os mais experientes, pode ser banal e sonolento.
Eu acredito que existem pessoas amadoras ou profissionais da fotografia com diversos níveis de conhecimento ou que têm equipamentos fotográficos que o seu dinheiro pode comprar.
Sendo assim, acredito que o seu comentário não deveria ser direcionado apenas a esta publicação, mas, sim, em tópico aberto especialmente para esse tipo de discussão.

Froids...  :no:


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 22 de Outubro de 2017, 22:05:34
oi?

Tudo bom?  :ok:  Froids, abreviação com liberdade do autor para "phoda"... Mas o amigo Sigmund Freud também explica!

O texto não foi direcionado ao autor do tópico, apenas uma constatação que os amigos e eu estamos percebendo, tem mais fakes rodando por ai, ou esqueci de tomar meu remédio!

A intenção não foi nem de longe desprezar/menosprezar os iniciantes, todos somos eternos alunos  :ok:


Bruna Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2017, 02:22:17
A Bruna eu acredito que não seja fake, pois ela me adicionou no Facebook e queria ter algumas aulas de fotografia comigo.



Muito pior do que as perguntas, são as respostas, em muitos posts (inclusive neste aqui), vemos respostas errôneas, equivocadas, e as vezes até absurdas, as pessoas "acham", e disseminam o seu "achismo", e quem esta aprendendo não tem discernimento para filtrar, e vai aprender errado, e vai fazer mais perguntas "inocentes".
Muito obrigada Roberto, suas respostas e orientação estão me ajudando muito.
Desculpa as demais pessoas que responderam "ofendendo" a minha pergunta... acho q posso ter entendido errado a intensao desse forum,pensei q seria tbm para se tirar duvidas.
mas obrigada a todas pela atenção e respostas.quando estamos iniciando realmente acaba surgindo muitas duvidas, e acredito q isso n quer dizer tenho problemas pisicológicos rs.

Att,
Canon 5DMarkII | Canon t3
EF 85mm 1.8 | EF 50mm 1.8 STM | 18-55mm
https://m.facebook.com/fotografiaartederegistrar/




cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Outubro de 2017, 08:38:23
Tem muita gente que escreve pouco e lê muito, isso não é problema e não vamos deixar que se torne um ok ?  :ok:


Vamos em frente!


Bruna (ou Luiz Antônio, sei lá  :assobi: )


Eu nunca tive câmera Full Frame, mas acredito que o conceito de Profundidade de Campo seja algo que você precise estudar, especialmente porque já anda fazendo trabalhos envolvendo pessoas como pude ver na Galeria de Fotos. Me preocupa bastante você fazer esse tipo de questionamento, é uma das principais coisas que se deve saber quando queremos fotografar.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2017, 08:38:51 por cfcsosa »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 23 de Outubro de 2017, 09:39:09
Não sei por que as vocês se importam tanto se é fake ou não...
Qualquer dúvida, por mais básica que seja, pode ajudar alguém no futuro.
E, além disso, quando o carinha procurar lá no seu Google, aparece a resposta aqui no fórum e acaba trazendo mais atenção ao Fórum e mais um participante pra cá.. E é esse o objetivo do MF, né?

Em relação à pergunta da colega.. O que o pessoal tentou te explicar até agora é que existe uma abertura de maior nitidez em cada lente. Isso acontece por causa do desfoque e também de alguns fenômenos físicos como a difração da luz, por exemplo.
Por isso, à abertura com maior nitidez dá-se o nome de "Sweet Spot". Existem alguns sites, principalmente os que fazem reviews de equipamentos, que indicam o sweet spot de cada lente.
Junte isso, um foco bem feito, uma boa iluminação e o DoF Calc, que lhe foi indicado no outro post, e conseguirá alcançar a maior nitidez que o seu equipamento poderá lhe entregar.
 :ok:
« Última modificação: 23 de Outubro de 2017, 09:40:49 por nandoespinosa »


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Outubro de 2017, 15:10:35
Pessoal tem umas teorias que já não valem muito  isso mais. Ou só lêem na internet e repassa, sem ao menos fotografar para testar ou são leigos mesmo, que é super normal isso, todos nós somos, sempre aprendendo.

Uma 85mm f/1.8, bem calibradinha, microajuste feito com perfeição, em f/2.0.. f/2.8 já apresenta uma nitidez muito boa, que dá para contar os pelinhos ou marcas de póros da pele da pessoa fotografada.
Eu nunca cai nesta lenda de fechar 3 a 4 stops para ter nitidez máxima, se fosse para fechar tudo isso, para que eu iria pagar caro numa lente clara ?????

Esta lente em f/1.8 dá para usar em festas e locais escuros, sem medo de aberração cromática, algo que ela causa em situação de alto contraste ou muita luz, mas fechando para f/2.0 já para fazer fotos belas sem problema algum.


É uma excelente lente para retratos.
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 23 de Outubro de 2017, 15:36:49
Quando se fala nesse nível de nitidez, geralmente, está se referindo a nitidez de uma ponta a outra no quadro.

Lentes claras de projetos antigos não tem muita nitidez na borda em grandes aberturas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #24 Online: 23 de Outubro de 2017, 21:57:12
Qualquer dúvida, por mais básica que seja, pode ajudar alguém no futuro.

... sem precisar abrir novo tópico de mesmo assunto e, de quebra, evitar a tal poluição de assuntos repetitivos no fórum.