Autor Tópico: Qual melhor equipamento para fotografar surf da areia?  (Lida 15921 vezes)

GugaHN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 10 de Setembro de 2017, 22:00:30
Salve galera! Estou entrando agora no mundo da fotografia, e tenho como objetivo fotografar surf e ganhar um dinheirinho. Estou disposto a investir ate R$5000,00. Ja sei que preciso de lentes tele com minimo de 300mm. Me indicaram a camera Sony Alpha A6000, porem vejo que o mercado de lentes tele é pequeno e caro para as "alphas". Dizem que uma lente sony e-mount 55-210mm equivale a uma 315mm. Verdade isso? Se eu usar essa lente com um teleconversor OLYMPUS TCON-17, ela perde a qualidade da foto? Se não, que dica de camera voces tem pra me dar?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2017, 22:39:02
Salve galera! Estou entrando agora no mundo da fotografia, e tenho como objetivo fotografar surf e ganhar um dinheirinho. Estou disposto a investir ate R$5000,00. Ja sei que preciso de lentes tele com minimo de 300mm. Me indicaram a camera Sony Alpha A6000, porem vejo que o mercado de lentes tele é pequeno e caro para as "alphas". Dizem que uma lente sony e-mount 55-210mm equivale a uma 315mm. Verdade isso? Se eu usar essa lente com um teleconversor OLYMPUS TCON-17, ela perde a qualidade da foto? Se não, que dica de camera voces tem pra me dar?

Sim, distancia focal só faz sentido associada ao tamanho do sensor.
As 55-250mm da vida seriam o minimo para começar. Maior que isso já deve levar seu orçamento todo só na lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2017, 22:41:22
Ah, a Sigma tem uma 150mm-500mm que talvez dê se você pegar uma camera de no maximo 1.500,00 reais.
A Tamron tambem tem lentes assim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


GugaHN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2017, 00:57:49
Setups profissionais para quem fica na areia, há +-40m de distância (não é muito), são:

O setup mínimo de boa qualidade profissional é:
- Lente: só a 55-250mm STM (Nao compre as zoom 70-300mm)
- Câmera: Uma dessas 3: Canon 70D ou 80D. A câmera ideal seria a 7D Mk II (veja que é mk 2) mas, estoura seu orçamento (não aceite nenhuma outra câmera, preste atenção)


Como um parâmetro, um setup médio, uns 60m de distância, ótimo, já vai pra +- 12mil e é:
- Lente: só a 100-400mm USM (Nao compre as zoom 70-300mm)
- Câmera: Canon 7D Mk II (veja que é mk 2)


Um setup bem profissional, para conhecimento, excelente, já dará pouco ganho de qualidade sobre os anteriores mas, é o top, caro e grande, seria:
Nikon D500 (9mil) com uma 300mm 4.0 fixa (+5mil) ou 400mm 2.8 fixa: (+40mi) ou 800mm 5.6 (+60mil) . A 800mm é +-120m de distância.
 

Os melhores profissionais desse esporte não usam nada disso, eles ficam na água. De onde vem fotos incríveis.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Entao, me recomendaram bastante essa 7D Mark II. Tem muita diferença p 7D normal (acho que é MKI)? Me indicaram tambem a lente SIGMA 150-600mm C, ela fica em torno de 3 a 4 mil. Ja aceitei a ideia de estender um pouco meu orçamento. Qual a sua opiniao sobre a lente? Me indicaram tambem a Canon 100-400mm.


GugaHN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2017, 00:59:27
Sim, distancia focal só faz sentido associada ao tamanho do sensor.
As 55-250mm da vida seriam o minimo para começar. Maior que isso já deve levar seu orçamento todo só na lente.
Entao, mas ai nao entendi, compensa ou nao compensa o teleconverter?


GugaHN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2017, 02:51:15

Esquece a 7d mk 1, tem qualidade ultrapassada.

Sobre as lentes
Pô mano, tu quer uma aula de zoom aqui em poucas linhas ?  :D  É complexo dar aula aqui, vou resumir:

Antes de seguir, você tem que saber o objetivo de um Teleconverter..

Um Teleconverter decente Nikon TC 2x (amplia 100%) ASPH já é 2mil reais e a qualidade da foto ampliada é a mesna que sem ele. Ou seja, sem ele, ampliando no micro, você vê igual mas, o foco poderia ser difícil sem ele... porque o objeto a focar poderia ser pequeno demais sem ele...

Um Teleconverter que amplie e tenha certa qualidade como se fosse a lente ampliada tem que ser de no max 1.4x. (40%)

Para analisar uma lente zoom, você precisa de uma régua  :D

É assim:

Muitas zoom, para ficar compactas, tem Teleconverters dentro delas e estas zoom perdem qualidade mas, focam de longe, como se fossem lentes reais de XYZ mm


Veja, uma 55-250mm STM esticada ao máximo, tem +-21cm (some 4,4cm, valor padrão a somar na Canon, chama flange).
Ou seja, a 55-250mm STM é 25cm (250mm) real

As 300mm não são 30cm...por isso perdem qualidade mas, não em foco e nem em distância (elas tem teleconverter dentro que já ocupa 2cm).
Como saber ? Você põe a régua nela e vê..  :D
Esticada, acho que dá uns 20cm... logo ela tem teleconverter... Uma vez descoberto isso, vamos a conta:
20cm (tem que subtrair menos 2cm do espaço do teleconverter interno) some mais 4cm do flange da canon, logo, ela é uma lente 220mm. tem qualidade de 220mm mas foca como 300mm (porque amplia)
QUAL a força desse teleconverter ? bem a lente é 22cm...qto faltou para chegar a 30cm ? X%. Então faça a conta e veja se o teleconverter interno deu mais de 1.4x (40%) Se deu, ela só ajuda foco. Se der 40% ou menos, ajuda um pouco a definição de uma 22cm (pois ela é 22cm) para tentar imitar a definição de uma 30cm mas, ela nunca terá a definição de uma 30cm (300mm) porque, simplesmente ela não tem 300mm.  :snack:


Outra coisa, lentes grandes (mais que 300mm) pedem tripé  :eek:
E tremem feito loucas até no tripé...
Por isso, seu objetivo pode ser ganhar só foco na lente compacta. E não usar tripé.

Outro ponto, é problema por um Teleconverter em uma Lente que tem teleconverter dentro...aí fica feiooooo, perde muito. Então sabemos que uma 300mm mesmo que aceite teleconverter, ficará uma porcaria.

Nao sei se a 55-250mm tem teleconverter mas, se fizerem, sei que não vai ficar podre.

Aí entra outro ponto: Nem todas as Lentes aceitam Teleconverter...Se quer um, pesquise antes de pegar a lente

Mas se seu objetivo é focar a mais distância... com algo compacto mesmo... a 70-300mm e a 100-400m..podem atender... principalmente em Surf... Apenas saiba que a qualidade será, por ex, de 220mm ampliada no micro...mas, na 400mm, você tem quase dobro da distância do surfista (comparando a uma 220mm que é o que ela é de fato) E terá o foco perfeito de uma 400mm e sem pesar 3kg  :D Porém vai tremer feito doida como uma 400mm.

Apenas compre consciente



Enfim, agora sabendo isso, podemos analisar,  a essas 500mm. Eu nunca vi essas 500mm...mas, se elas tiverem, quando esticadas perto de 44cm (+4,4cm do flange da canon), elas terão a qualidade real de uma 500mm... Se eles tiverem até 40% menos (depois de subtraído o teleconverter e somado o flange). Você tem a resposta acima...se der mais de 40% a menos você também tem.

O foco da distância de 500mm. Ficará há uns 60-70metros


Como saber a distância que você quer ? Depende da praia
Pegue uma 55-250mm de 600 reais e teste, xingue e tire suas conclusões antes de ir para algo caro.


As Sony superaquecem e param. Esqueça Sony em praia por mais de 2hrs

Nem toda Sigma não foca bem em qualquer câmera, verifique antes.
A Sigma não tem assistência no Brasil.

Repito, apenas compre consciente


Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Uma verdadeira aula! Nao sabia desse lance das medidas nao... Alias sou um amador e a camera que eu comprar será a minha primeira. Entao vc me recomenda a 70D? Ela é realmente muito melhor que a 7D MKI? A 80D é muito melhor que a 70D? Desde ja agradeço pela atenção e paciencia que esta tendo comigo, como pode ver sou muito leigo no assunto, como se trata de um alto investimento quero dar o tiro certo!


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2017, 07:09:47
A Canon 70-300 IS II Nano USM não sofre de focus breathing, é uma excelente opção em termos de velocidade de foco, muito superior à linha STM.

Já utilizei todos os modelos de 55-250 e esta lente atualizada Canon, com Nano USM, é considerada hoje a lente mais rápido em auto foco.

Com a 70-300 IS II Nano USM você vai ter uma equivalência/angulo de visão de aproximadamente 112-480mm.

Só que ela custa praticamente o triplo do modelo 55-250 STM, que é um melhor custo benefício.

Na única vez que fotografei surf da areia, usei à época uma D7000 e Nikkor 70-300VR

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

O meu atual conjunto, 80D e 70-300 IS II Nano USM, é muito superior ao conjunto Nikon, tanto em velocidade/assertividade de foco e qualidade de imagem.

Boa sorte na compra!  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2017, 07:43:18
Na Canon a cilada é a 75-300, as 70-300 são boas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2017, 20:48:41
Obrigado Ernesto,

Fotografei em RAW  :ok:


GugaHN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2017, 21:16:28

A mais barata (e atende) é a 70D. Só é mais barata que a 80D porque não fabrica mais.

A diferença está nas rajadas em JPG. Se você for fazer RAW, todas estas engasgam (só a 1D X Mk II de 25mil faz sem parar)

 
Ou seja, quantos segundos você quer ficar com o botão apertado sem ela engasgar e quantos segundos você pode esperar (parado) até a camera te liberar para fazer isso de novo...

A diferença em megapixels entre elas você não vai ver porque não vai usar lentes fixas de 50mm a 135mm e nem fotografará em F11 (as Teleobjetivas que você vai usar são de baixo custo (as caras são 35mil). Elas devem dar em 5.6 e 8.0, uns 16Mpix) Você vai usar entre ISO 100 e 400 e veloc 1/1000.


70D e 80D vai dar no mesmo. Mas a 70D, como disse, não fabrica mais.
+-6 fotos por segundo (de fato).
Uma aguenta uns 15 segundos, a mais nova uns 18 segundos.... Espera 8 segundos quase parada (bem lenta) e volta...
Ou você faz rajadas curtas de 5 segundos e vive feliz.  :ok: Em RAW elas aguentam uns 4 segundos e engasgam por uns 8 segundos... não dá.


A diferença da 7D Mk II é que faz 9 fotos por segundo, e dispara, em JPG, em parar, com cartões CF Extreme Pro (observe o PRO). É mais útil em UFC, Boxe, Karate e obrigatória em Ginástica Olímpica.
Em RAW, aguenta uns 4 segundos e engasga por uns 8...





Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Entendi. Então, mais pra frente eu vou partir pra água mas por enquanto vou começar da areia, até porque vou ensinar minha mae a fotografar (quando eu aprender obvio =D) pra fazer umas fotos minhas surfando... Pelo que to vendo camera com ISO alto nao vai fazer diferença nenhuma pois estarei fotografando de dia. Eu preciso mesmo é de autofoco rapido. Se eu quiser estender meu oramento, vale muito mais a pena entao uma 7D MKII que uma 70d ou 80d. Correto?


GugaHN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2017, 22:09:21
A Canon 70-300 IS II Nano USM não sofre de focus breathing, é uma excelente opção em termos de velocidade de foco, muito superior à linha STM.

Já utilizei todos os modelos de 55-250 e esta lente atualizada Canon, com Nano USM, é considerada hoje a lente mais rápido em auto foco.

Com a 70-300 IS II Nano USM você vai ter uma equivalência/angulo de visão de aproximadamente 112-480mm.

Só que ela custa praticamente o triplo do modelo 55-250 STM, que é um melhor custo benefício.

Na única vez que fotografei surf da areia, usei à época uma D7000 e Nikkor 70-300VR

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

Praia de Itamambuca - Ubatuba - SP by Armando Ferreira, no Flickr

O meu atual conjunto, 80D e 70-300 IS II Nano USM, é muito superior ao conjunto Nikon, tanto em velocidade/assertividade de foco e qualidade de imagem.

Boa sorte na compra!  :ok:
Caraca mano só fotão!!! Claro que a mao do fotografo é o que defini, mas nao pensei que com um conjunto em conta eu alcançaria tal qualidade! Impressionante... Pesquisei a NIKON D7000 com essa lente e o conjunto sai em torno de 3500,00, abaixo do que eu espero gastar. Agora voce diz que seu conjunto com a 80D mais a lente 70-300mm é ainda melhor que essa da NIKON, entao ela faz o que? Derruba o surfista da prancha? rsrsrs
Essa lente 70-300mm da canon, o NANO, é especifico? Ou é a mesma que essa https://www.americanas.com.br/produto/16088285/lente-canon-ef-70-300mm-f-4-5.6l-is-usm?WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla_rlsa_novos_gmv&gclid=EAIaIQobChMI_avX7bme1gIVBgiRCh1EIgadEAQYASABEgINVfD_BwE&opn=YSMESP&sellerId=12160187000170? Obrigado desde já!


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2017, 22:23:36
Oi Guga  :ok: ,

Este modelo é o antigo, não acho uma boa opção, muita gente acha bem soft em 300mm

O modelo novo que eu uso atualmente é este aqui:
http://www.loja.canon.com.br/product/cameras-digitais-eos/164959/ef-70300mm-f-45.6-is-ii-usm

Se for de Nikon, uma D7200 com a nova 70-300VR é uma opção bem válida,
só não sei como anda o buffer da Nikon em RAW, nesta classe de câmeras a Canon se dá melhor neste aspecto.

Não adianta você gastar horrores agora, é importante experimentar na prática, seja com uma 60D, 7D, 70D, D7000, mais acessíveis, usadas, ou 80D e D7200 novas.

Tenho certeza que uma D7000 ou Canon 60D te atenderiam por um preço bem em conta, invista nas lentes.

Este é o álbum com as fotos que fiz em Itamambuca - Ubatuba - SP
https://www.flickr.com/photos/professorarmando/albums/72157632249559256

Lembrando que não sou profissional da área, foi minha primeira experiência com surf, em algumas fotos eu estava na beira da praia, com água nos joelhos, torcendo para não molhar câmera e lente!  :hysterical:


GugaHN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2017, 13:41:47
Oi Guga  :ok: ,

Este modelo é o antigo, não acho uma boa opção, muita gente acha bem soft em 300mm

O modelo novo que eu uso atualmente é este aqui:
http://www.loja.canon.com.br/product/cameras-digitais-eos/164959/ef-70300mm-f-45.6-is-ii-usm

Se for de Nikon, uma D7200 com a nova 70-300VR é uma opção bem válida,
só não sei como anda o buffer da Nikon em RAW, nesta classe de câmeras a Canon se dá melhor neste aspecto.

Não adianta você gastar horrores agora, é importante experimentar na prática, seja com uma 60D, 7D, 70D, D7000, mais acessíveis, usadas, ou 80D e D7200 novas.

Tenho certeza que uma D7000 ou Canon 60D te atenderiam por um preço bem em conta, invista nas lentes.

Este é o álbum com as fotos que fiz em Itamambuca - Ubatuba - SP
https://www.flickr.com/photos/professorarmando/albums/72157632249559256

Lembrando que não sou profissional da área, foi minha primeira experiência com surf, em algumas fotos eu estava na beira da praia, com água nos joelhos, torcendo para não molhar câmera e lente!  :hysterical:
Suas fotos ficaram demais!! É exatamente esse nivel de qualidade que eu procuro. Quesito lente, voce conhece bastante sobre as lentes SIGMA? Tem uma 150-600mm Contemporary que me indicaram bastante.