Autor Tópico: Voltando do Exterior ALFANDEGA  (Lida 9725 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2018, 10:57:50
Sim!! Nessa viagem eu não tive nada a declarar, passei na fila tranquilamente, eu e gente que tinha coisa pra declarar e não declarou, rs.
 
« Última modificação: 18 de Junho de 2018, 10:59:19 por Helena Bsb »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2018, 07:19:51
Tudo depende da interpretação do fiscal, mas uma coisa é certa e inquestionável: vc pode trazer uma câmera e uma lente (no caso das DSLR/mirrorless) sem caixa e usadas na viagem, e isso nem entraria na cota dos US$ 500, pois é de uso pessoal, assim como um relógio de pulso e um celular.
Então não emitem nenhum documento para provar que entrou isento, pois nem na cota entraria.
Mas já li 2 relatos de fotógrafos que viajaram com o kit completo, e ao desembarcar no Brasil, foram parados. Eles mostraram a carteira de trabalho indicando serem fotógrafos profissionais e foram liberados, porém, foi a decisão daquele fiscal, e que não é uma regra geral. Vai depender da sorte.

Um absurdo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2018, 14:06:54
Pra saber, passei na alfândega do Rio de Janeiro. Seis malas grandes (somos 2 adultos e 2 crianças), contendo uma câmera com várias lentes, dois notebooks, dois tablets, 5 celulares e várias coisas de bebê, incluindo um carrinho. Passamos no raio X e... fomos liberados. Minha impressão é que se eles não encontrarem uma maçã na bagagem, passa tranquilo.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #18 Online: 04 de Julho de 2018, 08:45:29
Pra saber, passei na alfândega do Rio de Janeiro. Seis malas grandes (somos 2 adultos e 2 crianças), contendo uma câmera com várias lentes, dois notebooks, dois tablets, 5 celulares e várias coisas de bebê, incluindo um carrinho. Passamos no raio X e... fomos liberados. Minha impressão é que se eles não encontrarem uma maçã na bagagem, passa tranquilo.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Não sei se tá aí em cima em alguma mensagem minha, na minha última viagem aos States em 2016, pediram pra eu abrir a mala (mesmo tendo declarado o que deveria ser declarado) e mostrar um notebook, que segundo a interpretação deles pela visão do raio-x, era "modelo novo". Aí eu mostrei meu Samsung de 2013, com selo da Anatel.  :D


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #19 Online: 05 de Julho de 2018, 22:59:55
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Não sei se tá aí em cima em alguma mensagem minha, na minha última viagem aos States em 2016, pediram pra eu abrir a mala (mesmo tendo declarado o que deveria ser declarado) e mostrar um notebook, que segundo a interpretação deles pela visão do raio-x, era "modelo novo". Aí eu mostrei meu Samsung de 2013, com selo da Anatel.  :D

Se você declarar algo vão olhar sempre toda a sua bagagem.
Por isso ou não se declara nada e tenta a sorte ou declara tudo. Declarar só parte pode dar aborrecimento.
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 06 de Julho de 2018, 10:40:09
Se você declarar algo vão olhar sempre toda a sua bagagem.
Por isso ou não se declara nada e tenta a sorte ou declara tudo. Declarar só parte pode dar aborrecimento.

E onde exatamente eu disse que declarei só parte?  :ponder:
Da primeira vez que declarei, ninguém olhou a mala... só me apontaram o caminho da saída.
Essa vez aí do computador, foi só pra mostrar o quão ridícula foi a pessoa que passou a mochila do computador e me mandou abrir falando que meu note era "modelo novo", olhando somente aquele monte de imagem esquisita do RX. E que de novo não tinha nada, era um computador samsung comprado aqui mesmo 3 anos antes da viagem, que obviamente não precisava ser declarado.
« Última modificação: 06 de Julho de 2018, 10:41:11 por Helena Bsb »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 06 de Julho de 2018, 11:04:48
E onde exatamente eu disse que declarei só parte?  :ponder:
Da primeira vez que declarei, ninguém olhou a mala... só me apontaram o caminho da saída.
Essa vez aí do computador, foi só pra mostrar o quão ridícula foi a pessoa que passou a mochila do computador e me mandou abrir falando que meu note era "modelo novo", olhando somente aquele monte de imagem esquisita do RX. E que de novo não tinha nada, era um computador samsung comprado aqui mesmo 3 anos antes da viagem, que obviamente não precisava ser declarado.

Acho que eles fazem isso pra ver a reação da pessoa. Se ficar em pânico, aí vão em cima. No meu caso, todo mundo com cara de cansado e p*** da vida, resolveram passar no raio X e mandar embora.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #22 Online: 06 de Julho de 2018, 11:23:10
Acho que eles fazem isso pra ver a reação da pessoa. Se ficar em pânico, aí vão em cima. No meu caso, todo mundo com cara de cansado e p*** da vida, resolveram passar no raio X e mandar embora.

Pode ser...


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #23 Online: 06 de Julho de 2018, 14:03:53
(mesmo tendo declarado o que deveria ser declarado)

Entendi por causa dessa frase acima. Mas tudo bem, engano meu.
Mesmo assim eu acho bom esclarecer para o pessoal que isso pode acontecer.
Um amigo quase se ferrou porque declarou um computador mas não o resto. O fiscal chegou a falar que poderia taxar inclusive as roupas mas deixou passar.
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #24 Online: 06 de Julho de 2018, 14:38:08
Geralmente quem passa na fila do "Bens a Declarar" é de praxe verificarem toda a bagagem. O contrário é exceção.
Inclusive na fila de nada a declarar, em alguns casos a fiscalização escolhe por amostragem ou quando o sistema acusa que determinado passageiro deve ser parado com base no sistema deles.

Dois links de como funciona o sistema (um de 2014 e outro atual):

http://www.melhoresdestinos.com.br/receita-federal-novo-sistema-fiscalizacao.html

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/03/pf-desmantela-esquema-de-contrabando-em-aeroporto-do-rio.html


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 11 de Julho de 2018, 01:22:15

Desse assunto posso falar com conhecimento .
Hoje estou aposentado , mas até 5 anos atras passava 4x por semana , 2 indo e 2 voltando .
Tudo o que nós sabemos , tenham certeza amigos , eles sabem muito mais .
Existem as regras e existem os chefes de equipe . Necessariamente a primeira irá determinar o certo e o errado , mas com certeza , a segunda ditara o que será feito dentro do errado sendo certo ou do certo sendo errado .
A partir do momento que as portas da aeronave se abrem , cameras te vigiam até mesmo na cor da cueca . A linguagem corporal , e NÃO pensem que é besteira , diz muito do que voce é naquele momento . Voo chegando da europa tem a tendencia a serem MENOS verificados do que aqueles que vem da America , por uma questão de preços praticados lá fora .
Nós sempre passamos por fora dos portões , e eramos proibidos de trazer qualquer coisa . Ser pego com itens na mala , caso acontecesse , significava demissão na maioria das vezes . Nos meus 42 anos eu trouxe apenas uma unica vez , uma lente da Holanda , que tenho ate hoje ( fazem mais de 20 anos ) , eu sempre preferi comprar aqui por causa da NF . Eu pago para nao me aborrecer .
Quanto ao que disseram sobre os bens a declarar e toda a bagagem ser verificada , foi uma exceção , e dependeu mais do fiscal do que das regras . Eu já trouxe 95 mil dolares em especie em um voo , declarei o montante , e nada meu foi verificado . Tudo depende do fiscal .
Via de regra , não há como declarar o que se leva . POREM .... uma declaração em cartorio com os numeros de serie do equipamento e firma reconhecida , costuma ser aceito na quase totalidade dos postos de aduana .
Nos meus 42 anos na profissao , cerca de 30 foram indo e vindo ao exterior , me lembro de ter sido perturbado uma vez em Londres , uma em Bangalore ( na India ) e duas vezes em Foz do Iguaçu.
Ou eu sou muito sortudo , ou eles realmente sabem o que fazem pois nunca trouxe nada .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Julho de 2018, 01:32:51

Ate alguns anos atras , tinhamos um documento da propria receita , para declararmos itens que naturalmente causam problemas . Era muito pratico e evitava enormes problemas no retorno . Infelizmente acabaram com ele .

A nota fiscal resolve tudo , mas na ausencia dela , a declaração de que falei acima , é na esmagadora maioria das vezes , plenamente aceita . A foto de que falaram nem sempre tem a mesma receptividade da declaração.

No entanto , o humor do funcionario será fator determinante na ocasião da sua passagem.
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Julho de 2018, 01:40:11

Se alguem for para Foz do Iguaçu , fiquem alertas com uma loura de seus 38 anos mais ou menos , feia como a peste bubônica e tremendamente mau humorada . Se ela não for com a sua cara , com certeza fará de tudo para infernizar a sua vida . Ela e eu já fomos parar na sala do delegado da federal no aeroporto , por animosidade e antipatia mutua . Nas duas oportunidades ela perdeu . NÃO dei a ela a terceira chance .... (  :hysterical:   )


A filha da @#%×  implicou com a minha Df e não aceitava a NF eletronica ...
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #28 Online: 11 de Julho de 2018, 09:31:55
Se alguem for para Foz do Iguaçu , fiquem alertas com uma loura de seus 38 anos mais ou menos , feia como a peste bubônica e tremendamente mau humorada . Se ela não for com a sua cara , com certeza fará de tudo para infernizar a sua vida . Ela e eu já fomos parar na sala do delegado da federal no aeroporto , por animosidade e antipatia mutua . Nas duas oportunidades ela perdeu . NÃO dei a ela a terceira chance .... (  :hysterical:   )


A filha da @#%×  implicou com a minha Df e não aceitava a NF eletronica ...

Eita, aí é pámatá, hein! Haja saco.

Agradeço as informações. Vou providenciar as declarações sugeridas, da próxima vez que eu for viajar.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Julho de 2018, 12:25:05
Se alguem for para Foz do Iguaçu , fiquem alertas com uma loura de seus 38 anos mais ou menos , feia como a peste bubônica e tremendamente mau humorada . Se ela não for com a sua cara , com certeza fará de tudo para infernizar a sua vida . Ela e eu já fomos parar na sala do delegado da federal no aeroporto , por animosidade e antipatia mutua . Nas duas oportunidades ela perdeu . NÃO dei a ela a terceira chance .... (  :hysterical:   )


A filha da @#%×  implicou com a minha Df e não aceitava a NF eletronica ...

Ela não aceitava a NFe? Se ela faz isso comigo, eu que transformaria sua vida em um inferno. Denunciaria a desgraçada na Corregedoria e abriria um processo contra ela e seu superior imediato. >:D