Autor Tópico: Minhas fotos ficaram realmente muito ruins?  (Lida 4139 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #15 Online: 14 de Setembro de 2017, 08:49:30
Tem algumas fotos boas e outras que realmente não ficaram legais, principalmente pelo uso do flash direto.

Exemplo:
https://scontent.fpoa8-2.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/21427556_510540269296057_3561481950312869236_o.jpg?oh=72a1d9a0da80e1177313d37734994a6f&oe=5A52079F

Essa não é a foto que eu esperaria de um profissional que tivesse fotografado o casamento, e sim de alguém que pegou a câmera, botou no automático e clicou. Torta e com luz estourada.

Acho que é uma questão de estudar um pouco mais e praticar. Você pode praticar em casa, fotografe a mesa do almoço, do jantar. Obviamente não vai ser uma cena tão bonita, mas o principal é você entender como a luz aparece em cada situação. A luz é o elemento principal da foto.
Durante os eventos temos muitas situações que precisamos entender bem para poder fotografar da melhor forma.. luz contra, objetos indesejados no fundo, etc.

Mas esse é o caminho, vai em frente, no próximo com certeza será melhor.

« Última modificação: 14 de Setembro de 2017, 08:52:08 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


misael lorena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #16 Online: 14 de Setembro de 2017, 09:15:25
Exatamente! bruno muito obrigado pelas palavras, abraço!


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Setembro de 2017, 09:31:49
Pois é ricardo, vivendo e aprendendo, creio que assim como eu, todos aqui teve a sua primeira vez na fotografia, ninguém se torna um Fotógrafo de uma hora pra outra. Mesmo com tantas teorias, é preciso saber na prática, e ter sempre a sabedoria de aprender com os nossos erros... na verdade eu não cobrei para fazer esse serviço, quer dizer cobrei, apenas a gasolina para ir até o local..


Então por isso que eu disse, que quem errou foi o contratante, nesse caso ele não tinha que ter muitas expectativas, e nem vc, analisando ele recebeu muito bem pelo que ele pagou.

Vc precisa estudar um pouco mais, sobre luz, enquadramento.

E claro na pratica se ganha mais experiência, tente fazer trabalhos de frella, para ter mais bagagem, fazer trabalhos gratuitos ou apenas o custo da gasolina, é ruim para vc como profissional pq aquele cliente nunca vai te pagar o que merece, e dificilmente desse tipo de cliente que quer so preço sai indicações, e tb é ruim para a classe de fotógrafos que perdem trabalhos para quem faz de graça, nivelando por baixo.

Boa Sorte, e a disposição.
Ricardo Ghion


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Setembro de 2017, 11:24:56
No geral achei as fotos bem legais, mas o que acho que o cara que fez a crítica queria era uma foto mais aconchegante, talvez sem estouros na luz de fora e talvez com um tiquinho a menos de exposição. talvez ele queria que as fotos ficassem um pouco subexpostas compreende. Nada que não dê pra fazer agora no Lightroom se você tiver os Raws.

O que você poderia fazer é fazer umas artes nos presets do Lightroom, deixar as fotos um pouco subexpostas, com um tom WB mais quente para favorecer a cor da madeira, e mandar pra ele ver se agrada. Tomar isso como um aprendizado em vez de uma crítica nada construtiva. Eu particularmente faria isso, tentaria mais uma vez... se ele mesmo assim não gostar, vc usa aquela técnica infalível... Liga o F****-se.  :assobi: :assobi: :assobi:

Do mais o pessoal já disse tudo, um detalhe realmente são as orientações da foto, muitas estão tortas mas eu tb erro muito nisso e corrijo no pós sem problemas. O plano holandês se era o objetivo não ficou legal mas dá pra fazer no pós com o crop.

Acho que você tem tudo aí, pegou muitos detalhes que fotógrafos as vezes deixam passar, só precisa trabalhar um pouco mais a edição.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Setembro de 2017, 12:47:55
Faltou estudo (da sua parte), mas você está aprendendo!!!!!
E faltou conversa (da parte dele). Se você não tem experiência ainda, ele tinha que te explicar as coisas com mais calma, infelizmente ele foi um insensível.
Sony a6500
Tamron 17-70 mm
Sony 11mm 1.8


misael lorena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #20 Online: 14 de Setembro de 2017, 16:18:51
Valeu pelas palavras ai em cima pessoal! eu reconheço meu erro, um erro foi ter usado o flash externo sem ter a necessidade, e a respeito do enquadramento realmente tem fotos bem tortas, acho que foi porque eu cheguei correndo pq tava quase acabando a cerimonia, e iria lotar de gente no local para a festa... a respeito do cara que me contratou, estive conversando com ele, expliquei tudo que tinha que explicar, e acabou, que ele vai me dar outras chances para eu estar aprendendo e evoluindo na fotografia de decoração, esse final de semana ja irei fotografar novamente, agora com uma nova visão, já não irei usar o flash sem necessidade, e irei tomar cuidado com objetos, pessoas no fundo das fotos.... eu posto os resultados aqui, ficaria muito feliz se vocês julgassem novamente o meu trabalho, se melhorei ou não! então, até breve! abraço


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Setembro de 2017, 17:05:57
Valeu pelas palavras ai em cima pessoal! eu reconheço meu erro, um erro foi ter usado o flash externo sem ter a necessidade, e a respeito do enquadramento realmente tem fotos bem tortas, acho que foi porque eu cheguei correndo pq tava quase acabando a cerimonia, e iria lotar de gente no local para a festa... a respeito do cara que me contratou, estive conversando com ele, expliquei tudo que tinha que explicar, e acabou, que ele vai me dar outras chances para eu estar aprendendo e evoluindo na fotografia de decoração, esse final de semana ja irei fotografar novamente, agora com uma nova visão, já não irei usar o flash sem necessidade, e irei tomar cuidado com objetos, pessoas no fundo das fotos.... eu posto os resultados aqui, ficaria muito feliz se vocês julgassem novamente o meu trabalho, se melhorei ou não! então, até breve! abraço

Mas pra te dizer a verdade... não vi quase nenhuma foto com flash estourado, como te disse, tem mais a ver com exposição do que com flash.

tenta rebater ele mais, e usar om controle de bracketing do flash, eu deixo sempre com 1 ponto a menos pra não estourar no TTL. aí a foto geralmente fica com um tiquinho subexposta que dá pra corrigir facilmente no LR.

não tenha medo de usar flash, lembre-se que fotografia é escrever com a luz...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Setembro de 2017, 09:22:14
Mas pra te dizer a verdade... não vi quase nenhuma foto com flash estourado, como te disse, tem mais a ver com exposição do que com flash.

tenta rebater ele mais, e usar om controle de bracketing do flash, eu deixo sempre com 1 ponto a menos pra não estourar no TTL. aí a foto geralmente fica com um tiquinho subexposta que dá pra corrigir facilmente no LR.

não tenha medo de usar flash, lembre-se que fotografia é escrever com a luz...

Tome cuidado com essa ideia de:

deixo sempre com 1 ponto a menos pra não estourar no TTL. aí a foto geralmente fica com um tiquinho subexposta que dá pra corrigir facilmente no LR.

Cara, até onde eu sei a câmera procura o cinza médio, o correto é quando existir uma predominância de preto, utilizar a compensação para -1 -2 etc
e quando tiver predominância de branco, utilizar a compensação para +1 +2 etc.

Se utilizar -1 o tempo inteiro no flash, quando estiver fotografando uma noiva por exemplo, o vestido vai ficar cinza


Por favor me corrijam se eu estiver errado.
Sony a6500
Tamron 17-70 mm
Sony 11mm 1.8


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Setembro de 2017, 09:41:13
Tome cuidado com essa ideia de:

Cara, até onde eu sei a câmera procura o cinza médio, o correto é quando existir uma predominância de preto, utilizar a compensação para -1 -2 etc
e quando tiver predominância de branco, utilizar a compensação para +1 +2 etc.

Se utilizar -1 o tempo inteiro no flash, quando estiver fotografando uma noiva por exemplo, o vestido vai ficar cinza


Por favor me corrijam se eu estiver errado.

certo mas lembre-se, eu disse colocar -1 na compensação do flash e não na compensação da exposição. isso só vai influenciar no flash, ou seja, o TTL vai identificar a quantidade de luz correta e mandar -1 ponto (uma luz um pouco mais fraca). se fosse mexer na compensação da exposição aí sim o vestido da noiva ficaria subexposto.

mas acredito que isso tudo também vai do modo como a câmera está setada se está com medição matricial ela vai tentar igualar pra não estourar nada, se colocar no spot ela não vai analisar o restante e se usar um ponto de foco com spot no rosto da noiva ela vai estourar o vestido pra otimizar as cores do rosto.

PS: acho que faltou eu explicar melhor no post anterior... li de novo e eu não falei pra colocar na compensação do flash o -1    :( :( :(
« Última modificação: 15 de Setembro de 2017, 09:45:37 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Setembro de 2017, 12:45:57
Além do que foi dito anteriormente, essa imagem abaixo está totalmente confusa.

A planta está na frente do rosto do noivo.
Aparece um meio rosto ao lado da noiva.
O suporte do microfone está aparecendo como destaque, bem no primeiro plano.
O fundo da imagem distrai o olhar, principalmente o teto.
As velas estão na frente do vestido da noiva.
O rosto da noiva está sem foco.
Em suma, a composição está bem ruim.
Quando o fundo não ajuda e não há como mudar o ângulo, o melhor é usar uma abertura grande e desfocá-lo.
Uma foto dessa jamais poderia ser mostrada ao cliente.

Você tem que analisar cada imagem e decidir o que está bom e o que não está. O que ficar ruim não pode ser mostrado.
Essa imagem ficaria melhor com um fundo mais limpo, sem as interferências que falei, certamente de outro ângulo.


https://scontent.fjpa1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/21433073_510521772631240_3485431427405083621_n.jpg?oh=f743a667b3e75a9871dfb3569bbd3a8a&oe=5A4220B4
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


misael lorena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #25 Online: 15 de Setembro de 2017, 12:50:32
na verdade as fotos da noiva eu tirei de inchirido mesmo rs tipo eu só fui para fotografar a decoração, como estava tendo a cerimonia logo ao lado do local eu fui lá só por curiosidade rs nunca fotografei casamento não, alias nessa cerimonia tinha três fotógrafos la, essa foto eu tirei tala do lado de fora da igreja no meio de um tanto de gente...mas obrigado pelas palavras!


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Setembro de 2017, 13:23:26
Para entender como funciona o clima de fotos de casamento, visite os sites de bons fotógrafos de casamento e observe como eles fazem as imagens. Há muita criatividade envolvida. Até a decoração tem ser registrada de modo criativo, os detalhes, as lembranças, a decoração.
É importante ver para aprender e não para imitar.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


misael lorena

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #27 Online: 15 de Setembro de 2017, 14:49:38
verdade! vou começar a observar mais esses trabalhos... valeu!


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Setembro de 2017, 15:01:53
Para entender como funciona o clima de fotos de casamento, visite os sites de bons fotógrafos de casamento e observe como eles fazem as imagens. Há muita criatividade envolvida. Até a decoração tem ser registrada de modo criativo, os detalhes, as lembranças, a decoração.
É importante ver para aprender e não para imitar.

Verdade. e Youtube tb tem muita coisa legal.

O pessoal gravando Vlog ao vivo no casamento e mostrando como faz... é essa modernage de hoje em dia... kkkk compartilhando informações...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.