Autor Tópico: Vcs se preocupam em ter um estilo bem definido pra si?  (Lida 8521 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #15 Online: 13 de Setembro de 2017, 09:03:25
Não tenho muita experiência profissional na fotografia ainda, mas posso falar sobre marketing com um pouco mais de base.

Isso é extremamente importante no aspecto comercial e de marketing.

Primeiramente pois evita confusões com os clientes.
Se você tem um estilo consistente no portfolio e redes sociais, eles sabem exatamente o que vão receber te contratando.

E como o Roberto disse, isso te ajuda a se separar da multidão.

Se separando da multidão, você tem algumas vantagens e mais liberdade comercialmente.
Uma vantagem comercial é que você terá mais liberdade para ajustar seus preços.
Se seu trabalho é igual o de todo mundo, seus clientes ficam mais inclinados em olharem para o preço e você vai ter que investir muito mais em relacionamento para conseguir mantê-los ou conquistá-los caso você queira trabalhar com um preço acima da média, já que eles podem conseguir o mesmo resultado com outros fotógrafos. Mas se você for o único que oferece o seu estilo e seus clientes quiserem isso, vai ficar muito mais difícil deles darem tanta importância pro preço.

Um bom exemplo de mercado dessa lógica é a Apple.
Muita gente paga mais caro em um produto da Apple que oferece menos desempenho que dos concorrentes pois eles querem ter um produto da Apple.
E se você for reparar, não existe um fanatismo por outra marca de tecnologia como você vê com os clientes da Apple.
Não se vê pessoas malucas por LG ou Samsung assim como pela Apple. No máximo rola uma guerrinha entre IOs vs Android/Windows, ou seja, Apple vs todos os outros. Se você quiser um android/windows, pode escolher entre inúmeras marcas do mercado, procurar o melhor preço e ser feliz, mas se quiser um IOs, vai ter que ir pra Apple.